quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Roth, Renato e a urgente volantização do Grêmio

Celso Roth tem seus defeitos, mas ele guarda uma virtude que aprecio muito: gosta de armar seus times a partir de volantes. O Tite, que deveria ter voltado ao Grêmio há muito tempo, também é assim. Idem o Mano. E mais que idem o Felipão.

O Grêmio campeão da Libertadores com Felipão tinha três volantes: Dinho, Goiano e Émerson. Mais solto, Carlos Miguel. Na frente Paulo Nunes e Jardel.

É claro que ter três volantes não garante vitórias, mas é uma base para armar uma equipe capaz de vencer mais do que perder.

Se a felicidade não existe, não passa de um número maior de situações felizes; também não existe o time imbatível, mas aquele que vence mais do que perde. E, principalmente, vence na hora certa, na hora da decisão.

O Inter encarou o SP com três volantes. Dois deles reservas, só Tinga de titular. Mas manteve a estrutura, a ideia, a proposta, a filosofia de jogo.

Coisa simples, mas talvez por ser tão simples não existe no Grêmio, que ficou sofisticado com seu presidente fashion e com aquele vice que inventou o gentleman Autuori.

O Inter venceu por 3 a 1, humilhou o SP diante de sua torcida. O SP virou freguês de caderno.

Gostaria que Renato Portaluppi se mirasse nos técnicos que citei, e não no Silas, ou no Autuori, que passagem danosa pelo Olímpico. Renato, como seu antecessor, gosta de jogar com dois volantes. E, a exemplo de seu antecessor, vai dançar logo, logo, e com ele o Grêmio.

A salvação de Renato, e do Grêmio, é mudar seu conceito. ainda há tempo. Se ele tivesse dois meias de grande qualidade, ainda seria aceitável que mantivesse o esquema atual, mas nem Douglas, e muito menos e ventilador Souza, que parece ter um cérebro do tamano de uma ervilha, são craques. Longe, muito longe disso.

Gosto do Douglas, e também acho que Souza, em forma, pode ser útil. Mas não é o que estamos vendo. Não há nada que justifique sua presença no time. Ainda mais que no banco está Maylson. Ah, mas Maylson é comportado, não cria caso, não dá declarações polêmicas, não fala demais. E ainda por cima é da casa. E se é da casa, que espere sua chance, que virá quando 'os de fora' não puderem jogar.

Maylson não é o salvador da pátria, mas ao menos com ele se reconstitui um modelo que deu certo no próprio Grêmio, três meses atrás.

Não há no Olímpico alguém para encostar no Renato e transmitir essa informação pra ele? Ou já fizeram isso e ele não deu bola?

E mais: quando contrataram Renato não perguntaram qual o esquema que ele gosta de usar? Ou se preocuparam apenas em trazer um nome para sacudir a torcida?

Não é assim que se faz futebol.

Futebol exige planejamento, seriedade, organização. O factóide no futebol tem a duração de um grito de gol.

Se Renato não seguir o exemplo de Roth, povoando o meio-campo com jogadores que marquem e saiam rapidamente para o ataque, será atropelado e sequer terá tempo para anotar a placa.

Volantização é a salvação!

Vamos ver o que ele fará contra o Avaí. Estou começando a ficar apavorado. Pior que isso só o que estão apontando as pesquisas eleitorais.

5 comentários:

  1. Eu estou rezando por um gol salvador contra o Avaí, pois nos últimos embates em Floripa a coisa não foi nada boa!

    O Renato é mágico e como tal apenas arquiteta esquemas que somente ele entende, como diria o Reche, professor pardal!

    No último jogo ao sacar o Adilson, único que da consistência ao meio-campo, e, pasme, manter o ventilador de hélice quebrada, Souza, cometeu um grave erro, provou não entender nada de tática ou esquema, pois somente um time equilibrado é capaz de angariar vitórias.

    Vou sugerir ao ODONE que contrate o JACK BAUER, do seriado 24 horas, para organizar o time, só assim se coloca ordem na casa, ehheeh!

    ResponderExcluir
  2. Ilgo, que bom que tens revisto tua posição quanto ao Celso Roth. Mas lembro aos demais botequeiros que antes dele ir para o Inter, não era permitido falar em Celso Roth sem levar uma chinelada.
    Celso Roth é um dos 3 melhores tecnicos do Brasil.
    Por que será que o Gremio quase foi campeão em 2008 com um time ridículo? Bom mesmo era o Roth, já que o elenco era fraco.
    Abraços
    Cláudio

    ResponderExcluir
  3. Ilgo,

    onde eu assino? Perfeito!

    Leandro

    ResponderExcluir
  4. Ilgo, há anos que o Tinga é terceiro homem do meio e não mais volante. Na Alemanha ele nunca jogou de volante.

    É bom este empresário do MAYLSON...deve estar pagando um bom jabá pra todos os cronistas esportivos do RS pra elogiarem o cara, que não tem nada demais. Se realmente fosse a salvação da lavroura, o Grêmio já o teria vendido há muito tempo, assim como os "maravilhosos" Adilson "Mestre dos Desarmes" e William Magrão.

    Engraçado que não tem mais olheiro de time europeu querendo ver Maylson ou Adilson. E mais engraçado é que eles têm passaporte comunitário europeu e sequer um time sem expressão da ROMÊNIA ousa mandar uma proposta do DUDA.

    E isto que vocês não cansam de dizer que eles são o máximo !!

    Na boa, esta gurizada da base ai tá fraca demais pra ficarem elogiando.

    ResponderExcluir
  5. Historinha breve.
    Um clube com grande torcida e um estádio para 60 mil pessoas após péssimas administrações e negociatas de dirigentes acabou quase falido devendo uma vela para cada santo.
    Visando salvar a pátria o governador do estado mexeu pauzinhos e colocou um empresário e político na administração elegendo-o presidente do clube. Foi contratado um gerente remunerado para tocar o futebol. Após trocas de técnicos e elencos sem resultados significativos em 12/09/2010 o time dependendo só de um empate para continuar é derrotado com os jogadores passeando em campo.
    Fora de todos os campeonatos validos são demitidos o gerente de futebol e o treinador atual.
    Assume o treinador da base e com a base na base disputa uma partida de torneio vencendo e convencendo com jogadores desprezados pelos técnicos anteriores.
    Esta historinha é do Santa Cruz de Recife – PE.
    Raimundo Queiroz e do treinador Givanildo Oliveira são demitidos.
    Os jogadores Paulinho Pedalada, Alyson e Alexandro, contratados para reforçar a equipe tricolor no mata-mata contra o Guarany/CE, já acertaram seu desligamento com o clube coral.
    O goleiro Darci; os zagueiros Leandro Cardoso, Menezes, Sidraílson e Luiz Eduardo; os laterais Gilberto Matuto, Paulo César e Osmar; os volantes Goiano, Dedé e Evandro; os meias Alex Oliveira e Jackson e os atacantes Brasão, Souza e Jadílson.

    SANTA CRUZ/PE 2X0 CONFIANÇA/SE: CONFIRA A FICHA DO JOGO
    Publicado em 17 de setembro de 2010, às 00:03
    Por Redação CoralNET
    Jogo: Santa Cruz/PE 2 x 0 Confiança/SE
    Campeonato: Campeonato do Nordeste / 1º Turno / 1ª Fase
    Data: 16/09/2010
    Hora: 20:00
    Local: Recife/PE
    Estádio: Arruda
    Árbitro: Eder Caxias Aleixo (PB)
    Auxiliares: Luiz Felipe (PB) e Alan Dellon (PB)
    Público: 395
    Renda: R$ 3.650
    Santa Cruz/PE
    Escalação: Baggio, Memo, Éverton Sena e Douglas; Mizinho, Paulino, Wellington, Victor Hugo (Laranjeira), Natan (William) e Renatinho; Gilberto (Netto)
    Técnico: Henry Lauar
    Gols: Gilberto e Victor Hugo
    Cartões Amarelos: Éverton, Mizinho, Victor Hugo e Gilberto
    Confiança/SE
    Escalação: Rodrigues, Gonçalves, Breno e Valdosn; Dedé (Thalyson), Raulino, Ciro ( Neném), Da Silva e Saci; Reinaldo Aleluia (Binho) e Amauri
    Técnico: Maurício Simões
    Cartões Amarelos: Dedé, Raulino e Binho
    Cartões Vermelhos: Da Silva

    ResponderExcluir