sábado, 25 de setembro de 2010

Um pensador do futebol esquecido no Grêmio

Enquanto o Inter joga uma partida de seis pontos contra o líder Corinthians, com esperança ainda no título brasileiro, o Grêmio faz o mesmo, mas na ponta de baixo, enfrentando o Atlético MG.

Se o Grêmio conseguiu vencer o Timão, ainda por cima em SP, por que o Inter não pode também dar uma surra no seu mais cruel algoz desde 2005?

O Timão está entalado na garganta de todos colorados. Arrisco um palpite: empate.

O Grêmio pega um Atlético desesperado. Desconfio que sem Vanderlei Luxemburgo o Atlético vai jogar mais. Não tenho dúvida de que Diego Tardelli vai fazer o seu, ele sempre vai bem contra o Grêmio.

Se Renato escalar mesmo três volantes, aproveitando-de da providencial lesão de Souza, ainda acredito que possa voltar com um empate. Vitória acho difícil. A não ser que na última hora ele descubra que tem Maylson no grupo.

Só o fato de testar o time com três volantes já é um alento.

DICA DE FIM DE SEMANA

A propósito dessa história de dois ou três volantes.

Há uma interessante série de artigos publicados no blog gremioacimadetudo.blogspot.com que deve ser lido por todos os que se interessam em analisar o futebol com mais profundidade.

Futebol não é um jogo de azar, nem de sorte. Esses dois fatos influem, claro, mas futebol precisa acima de tudo de ideias, planejamento, administração e execução.

Os artigos são de Paulo Deitos, que comandou o amador do Grêmio. Conquistou títulos e revelou jogadores. Talvez por isso tenha batido de frente com o Sr Meira.

Só agora descobri que Deitos é um estudioso do futebol. Tem ideias e sabe colocá-las em prática. Vale a pena dedicar um tempo para ler seus artigos com atenção.

O que ele escreve é mais ou menos o que penso e tenho dito aqui no boteco.

Resumo:

- é precido decidir a forma de jogar do Grêmio, faça chuva ou faça sol. Deitos cita o exemplo do Ajax, que institucionalizou o 4-3-3, e dele não abre mão.

- Decidido o esquema, de preferência com três volantes, ele deve ser mantido, aceitando-se sutis alterações. Assim, quando se buscar um treinador, ele deve se enquadrar ao que o clube quer, e nunca o contrário. Com isso, não se contrataria nunca um Paulo Autuori, um Silas ou um Renato.

- nunca poderá ser um time faceiro, alegre, como os que temos visto nos últimos anos.

- os jogadores deverão ter determinadas características básicas. O time deverá sempre contar com um autêntico camisa 9, com tamanho de camisa 9 de preferência. É claro, sem radicalismo.

- o time principal deverá ter pelo menos uns 4 ou 5 jogadores criados em casa. Deitos comprova que os times vencedores do Grêmio sempre aproveitaram bem a base.

- preferência por jogadores de fora com trajetória vitoriosa, com personalidade de vencedor, profissionais sérios (chega de gambás)

- jogador da série B nunca para virem como solução.

- parágrafo 1, jogador do Avaí nem pensar (brincadeirinha).

Não quero me alongar e paro por aqui. Aconselho que leiam o material produzido pelo Deitos, desde já meu candidato a comandar o futebol do Grêmio, de cima para baixo, verticalmente.

Contra ele, apenas uma coisa: foi indicado pelo sr. André Krieger, aquele que ficou 40 dias esperando por um treinador (com o agravante de ser Paulo Autuori, aquele que deixou Jonas e preferiu Alex Mineiro, o dos gols perdidos contra o Cruzeiro) em plena disputa da Libertadores, ambição maior dos gremistas.

Mas ainda assim fico com Deitos e suas ideias lúcidas e inteligentes sobre futebol.

ATENÇÃO

VEM AÍ '1983'. ESTE BOTECO NUNCA MAIS SERÁ O MESMO...

7 comentários:

  1. Ilgo; algo acontece com as outrora grandes equipes. O Cruzeiro do Cuca leva 4 a 1 do Santos com interino. O SP do Baresi leva 3 do Goiás do Jorginho e o Atlético-Go com René Simões 3 x 0 e bate um prego na tampa do caixão do Marcelo Rospide com o Grêmio andarilho. Felipão parece ter acertado a mão e bate por 3 x 1 o Flamengo de Silas Uendel FC. O Guarani do Vagner Mancini 1 x 0 Vasco do PC Gusmão. Subindo na B vem o Coritiba do Ney Franco.
    A ZH colocou uns vídeos do Viçosa e pelo que assisti é bom garçom. Vamos ver se tem bom bebedor para aproveitar um abastecimento. kkk 1983 gelaaada!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ilgo; bem interessante o material do Deitos. Vem de encontro ao que venho preconizando nos meus pitacos e insistência com a base que considero fundamental. Tu tens defendido e entendido a importância de crias da casa mesmo contra nomes badalados.
    O que se desconfiou na época da saída está confirmado. Contrariou interesses. Resta saber de quem...
    Eu continuo defendendo que a base tem de ser treinada por quem tenha conhecimento e capacidade comprovada de formar e não por aprendiz de treinador. Um jogador que sobe independentemente da idade tem de saber os fundamentos e ter conhecimento tático. Não pode ter um juvenil e muito menos junior com altos erros de passes e que não saiba cruzar uma bola...

    ResponderExcluir
  3. Caro Ilgo:
    Li teu comentário no blog Grêmio acima de tudo e vim aqui e li este teu post e posso dizer que fiquei comovido.
    Muito obrigado pela palavras e incentivo.
    Uma hora destas, faço nosso amigo e teu fã Bernardon, nos propiciar um encontro e tomar uma café para conversarmos das coisas do Grêmio.
    Um grande abraço.
    Paulo Deitos

    ResponderExcluir
  4. Ilgo,
    postei no blog do movimento acima de tudo dando minha opinião sobre trabalho do Sr Paulo deitos, vou esperar que ele publique daí convido você à ler, mas afirmando que concordo plenamente à todos serviços prestados anteriormente a sua última gestão e também concordando que nosso Gremio tem que sempre valorizar a base ao invés de trazer jogadores com qualidade duvidosa.
    Abs. Andre Carlos

    ResponderExcluir
  5. Francisco, quem apostou no fracasso do Felipão vai se dar mal.
    Muita gente pensa como nós: apostar mais na base do que em jogadores rodados e de currículo pobre. Mas aí se desagrada empresários, os homens fortes do futebol hoje, e outros interesses.

    Deitos, eu só escrevo aqui o que penso e sinto. Gostei muito das tuas ideias, da tua história, e vi que tens bagagem para comandar uma virada no futebol do Grêmio, a exemplo do que aconteceu no Inter com Fernando Carvalho.
    Sobre o café com o Bernardon, outro gremista da melhor linhagem, pode ser a qualquer hora. Mas não aqui no boteco. Aqui não servimos essas coisas, eheheh.

    Pena que mais gente não comentou teus artigos, seja a favor, seja contra.

    André Carlos, se quiser mande o comentário pra nós aqui.

    Francisco, a 1983 ainda está em fase de teste. Se quiser participar, entre em contato. Até agora ninugém morreu ou teve disenteria

    ResponderExcluir
  6. Ilgo,
    Eu não tenho salvo o comentario, então não tenho como enviar, mas vamos aguardar que Paulo Deitos deve publicar porque acredito pelo que li dele que é uma pessoa íntegra e democrática, assim sendo não vai deixar de postar mesmo que seja opinião com divergências, até mesmo porque acredito que todos nós temos acertos e erros e não somos donos da razão.
    Abs.
    Andre Carlos

    ResponderExcluir
  7. Ilgo,
    Estou acompanhando o Sub23 inter x corinthians e mais um motivo p/ discordar das pessoas que estão na base do gremio(Paulo Deitos não está no momento, mas sei que as pessoas que estão lá são nomes endossados por ele e seu pensamento é igual à eles nas idéias), é um absurdo um clube grande como gremio não estar participando p/ fazer economia e pelo fato que eles acreditam que tem que ter grupo enxutos na base p/ que trabalho tenha mais qualidade, uma tremenda bobagem, estão perdendo oportunidade de dar experiência aos atletas e expor na vitrine p/ valorização de seus atletas, o resultado dessas pessoas que estão na base começou a surgir apartir desse ano, ano passado era consequência do trabalho do rodrigo caetano ainda.
    Abs.
    Andre carlos

    ResponderExcluir