terça-feira, 9 de novembro de 2010

Se não for Renato, quem?

O Grêmio deve ou não pagar 400, 500 mil reais por mês para Renato?

Esta é a pergunta que mobiliza multidões, mais até do que o show do Paul, que eu assisti emocionado, principalmente quando ele homenageou George com a belíssima Something que eu sei quase de cor. Admito que não consegui conter algumas lágrimas...

A questão, porém, deveria ser outra:

Se não for Renato, quem virá?

Posso acrescentar ainda outra perguntinha:

E quanto irá receber esse alguém? Esse 'alguém' me lembra as canções açucaradas da Jovem Guarda.

Dia desses o David Coimbra falou sobre essa polêmica em seu blog, destacando que a nova direção do Grêmio está na obrigação de renovar com Renato.

Eu concordo. Odone e cia. não tem outra saída. David foi xingado por muitos torcedores.

Eu me satisfaço se for avacalhado por uns dois ou três, até porque meu universo de leitores é mais pra show do Luiz Carlos Reche cantando Roberto Carlos, como ele fazia até pouco tempo na rádio Guaíba, provocado pelo Mendelsky.

- É tu, Ilgo, quem vai pagar essa grana pro Renato?, podem perguntar já com duas pedras na mão ou uma garrafa vazia da minha 1983.

Se dependesse de mim, treinador não receberia mais do que uns 200 mil. E olhe lá, que estou sendo até generoso.

Agora, quando um Silas da vida veio pra cá ganhando uns 200 mil, o Celso Roth ganha uns 300 mil, o Luxemburgo embolsa algo como 1 milhão de reais, então não vejo por que não pagar
meio milhão de reais para um treinador que já provou sua capacidade.

Com Renato, o Grêmio tem agora um Douglas valorizado, por exemplo. Poderia citar outros jogadores, mas fico só nesse que muita gente, inclusive eu, já queria ver longe do Olímpico. Só com a diferença entre o que valia e o que passou a valer Douglas o Grêmio paga um ano de Renato e ainda tem lucro.

Se o clube cortar alguns jogadores que só dão despesa já paga Renato.

Quem é mais caro, Silas ganhando 200 mil ou Renato ganhando 500 mil?

Renato já pagou com sobras o que o Grêmio lhe deu de remuneração nestes poucos meses.

Alguém pode imaginar quanto custaria cair pra segundona?

Se Renato tivesse vindo três rodadas antes, o Grêmio estaria agora disputando o título do Brasileirão. Quando custa isso? Ou melhor, o que rende isso?

Podemos acrescentar esse prejuízo - o de estar fora da briga pelo título e praticamente fora da Libertadores de 2011 - ao que foi pago para Silas.

Treinador que dá resultado, dá resposta positiva, se paga. Não importa o que custe.

Agora, é importante, fundamental até, estabelecer cláusulas que não penalizem tanto o clube no caso de uma rescisão antecipada com o técnico - Renato pode não repetir o que fez até hoje, é difícil, mas não impossível.

Então, penso que respondi: Renato deve continuar.

Aqueles que pensam o contrário podem começar a sugerir nomes para o lugar de Renato.

9 comentários:

  1. Boa tarde Ilgo. Tava sumido um pouco, mas nao do futebol. Olha, hoje de manha eu tava vendo a Band e me apareceu o Tite. Daí me veio uma tramoia na cabeça.

    O papo que rola é que o Joel iria para o Corinthians junto com o Parreira em 2011, e o Renato seria o favorito do Botafogo. Até ai tudo certo. Quem ficaria livre? Tite. E o Tite senao em engano trabalhou com o Vicente, e o Odone nao tem restrição a ele. Será?

    Fico na torcida, mas espero que o Renato fique.

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo ILGO, se o Grêmio já pagou 200 mil para o aprendiz de aprendiz, chamado Silas, tem que pagar, brincando brincando, 500 mil para o Renato!

    A direção corre muito risco em não acertar a permanência do Renato, e mais, caso traga um nome aprendiz como foi o Silas, esse não terá a menor chance! Será vaiado e corrido do Olímpico antes de monstrar ou não serviço!

    Por fim, concordo com o David, caso Renato não fique, que venha o TITE, mas o momento do Renato é grandioso e se chegar a classificar para a Libertadores entaõ!

    ResponderExcluir
  3. O ODONE NAO TEM SAÍDA É RENATO OU ELE NAO SE ELEGE MAIS NEM PARA SÍNDICO DE CONDOMÍNIO!!!!!

    ResponderExcluir
  4. parece uma obviedade q o Odone vai manter o Renato, senão a torcida já sairá atirando ocntra desde o princípio.
    Mas é futebol, no Flu, num momento ele estava há um passo do paraíso (em final de Libertadores contra equipe de menor tradição q a dele), depois deixou o Flu na zona de rebaixamento ou perto dela.

    ResponderExcluir
  5. Buenas, vamos por partes.
    O silas ganhava 150.
    O Grêmio possui, segundo fontes, um déficit perto de 2 milhões/mês. Claro que a folha terá alguns alívios com o término dos contratos de empréstimo do Ferdinando (80), Joilson (60) e Ozéia (75). Porém, será o suficiente para manter a saúde financeira do clube? O omisso já antecipou 20 milhões de reais e pegou mais 5 de euros do exterior.
    Outra coisa, não sei se seriam 500, talvez sejam mais.
    Temos que analisar com muito cuidado.

    ResponderExcluir
  6. Ilgo,
    Já ouvi dizer que se Renato tivesse chegado antes já estaria na libertadores com chances até de ser campeão.
    Quem sabe como funciona futebol sabe que não é uma ciência exata, assim sendo, grande chance dos jogadores fazerem corpo mole assim como fizeram com Silas e antes ganharam gauchão, provavelmente o discurso fica repetitivo e os jogadores não continuam com mesmo foco, porque quem acompanha os treinos sabe que Renato trabalha muito menos que silas, a diferença está no fato de quando Renato chegou a corda estava no pescoço do time e como ele aqui é ídolo os jogadores não tiveram coragem ainda de derrubar ele, mas mesmo assim não pensa que no vestiário não tem tido problemas de conduta, a diferença é que os resultados estão à favor, Leandro continua aprontando impune mesmo com Renato e Guerra(faltando treino, sendo desleal com colegas por estar descontente com situação dele no clube, pelo que ouvi até riscando nome dele da lista de concentração andou fazendo, mas como resultados estão à favor não vazou nada e Renato e Guerra não fizeram a mesma coisa que fizeram com rodrigo), você que é um defensor da base quem Renato valorizou no time com oportunidades p/ valorizar e equilibrar as finanças do clube, ele não está nem aí p/ gremio e sim p/ si mesmo, sua valorização e seu dinheiro no fim do mês, então vamos parar com essa mentira de ser gremista, pelo salário que ele recebe muitos colorados também usariam esse argumento de amor ao gremio, antes de ele vir p/ grêmio estava no bahia e sem credibilidade como treinador no mercado nacional, então assim como ele veio numa hora oportuna p/ Grêmio, o Gremio também veio numa hora oportuna p/ ele.
    Ele teve méritos na contratação do Gabriel, Vilson, Paulão.
    Agora esses Gilson, Diego Clementino(apesar de ter feito gols não joga nada)e Junior Viçosa não podem vestir esse manto sagrado.
    Odone e Vicente Martins estão sendo refém da situação, mas acho que devem sim tentar manter Renato mas dentro dos padrões do Gremio e Renato deve seguir a cartilha da direção se não for assim paguem uma passagem só de ida p/ Rio Janeiro e deixem ele aproveitar o sol e chopp do Rio não precisando reclamar de ficar preso no hotel dele sem liberdade.
    Abraço.
    Marcos

    ResponderExcluir
  7. MAS QUE ANALISAR, 500 MIL, NUM PAÍS QUE O SALÁRIO MÍNIMO É DE R$ 510 REAIS, MAS POR FAVOR..........
    GOSTO DO RENATO, ACHO QUE ELE FEZ MUITO COM O GRUPO QUE TEM E POR MERECIMENTO ACHO QUE DEVE FICAR, MAS COM SALÁRIOS COMPATÍVEIS COM O CARGO E COM O QUE O CLUBE PODE PAGAR... ATÉ PQ O TREINADOR NUNCA PODE GANHAR MAIS QUE O JOGADOR, MESMO NÃO SENDO O QUE ACONTECE NO FUTEBOL BRASILEIRO.
    MAS IMAGINA, COM 500 MIL MENSAIS, JUNTO COM OS SALÁRIO DO LEANDRO, OZÉIA, FERDINANDO, EDÍLSON, RAFAEL MARQUES, VILSON(PQ ACHAR ELE BOM JOGADOR POR FAVOR ELE QUEBRA GALHO MAS NA BASE TEM Q TER UM JOGADOR MELHOR), SOMA TDS COM O SOUZA E VE O TOTAL.... DAVA PRA TRAZER NO MÍNIMO 2 GRANDES JOGADORES PRA SEREM TITULARES E QUE FOSSEM CONTRATAÇÕES QUE NINGUEM CONTESTASSE.
    EX- FALARAM DIAS ATRAS NO AIMAR QUE ESTA NO BENFICA, INVESTE ESSE $$$$ NESSE JOGADOR, OU TENTA OUTRO, POR EX O SANTOS ESTA TENTANDO REPATRIAR O LUCAS, PQ O ODONE NÃO ENTRA NA BRIGA E BUSCA ELE......
    POR FIM SE O RENATO NÃO FICAR, 1 OPÇÃO SERIA O NEY FRANCO FAZ BONS TRABALHOS, E DUVIDO QUE NÃO SERIA MAIS BARATO QUE OS TITES, ROTHS, MURICYS DA VIDA.....

    ResponderExcluir