sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

11 de dezembro de 1983


O que vc estava fazendo quando tal coisa aconteceu? Quem já não se deparou com essa pergunta que mexe com a memória da gente?

Algumas coisas antigas a gente guarda pra sempre; outras, mais recentes, muitas vezes são esquecidas com facilidade.
Tenho um amigo que não lembra de nada que aconteceu em 2006. É como se o ano não tivesse existido. Fenômeno.

Já eu não esqueço, por exemplo, do que eu estava fazendo quando John Kennedy foi assassinado, novembro de 1963. Incrível. Eu era um piá, morava em Lajeado. Caminhava numa calçada quando passei por uma casa com janela aberta, rádio ligado anunciando a morte do presidente dos Estados Unidos. Parei pra ouvir.

Eu não esqueço, também, nem poderia, o que estava fazendo dia 11 de dezembro de 1983.

Alguém se lembra do que fazia nesse dia histórico, quando um clube gaúcho conquistava pela PRIMEIRA vez o título de campeão mundial de clubes?

Pois eu varei a madrugada comendo sanduíche e tomando refrigerante numa redação improvisada da revista Gool, na Av. Getúlio Vargas, onde funcionava o estúdio fotográfico de um colega fotógrafo.

Se o Grêmio fosse campeão sairia uma edição especial. Se perdesse, apenas algumas páginas.

Eu e mais um grupo de colegas estávamos ali para cobrir o jogo pela TV, uma de 20 polegadas, a maior que havia na época. Fomos contratados pelo guerreiro Aveline, que até hoje mantém a revista.

Eu fiz a crônica do jogo e mais alguma coisa. O Marco Antônio Schuster e o Ari Teixeira as reportagens, entrevistas, etc. O editor era o inesquecível Paulo Acosta, que faz muita falta por sua inteligência e humor, sempre com uma piada pronta.

Além de bons amigos, quatro gremistas. Os três mosqueteiros, mais o D'Artagnan.

Quando Renato fez o segundo gol o Acosta se ajoelhou diante do monitor e beijou a tela, olhos cobertos de lágrimas.

Grêmio campeão do mundo!

Eu fiquei paralisado, estático, olhos arregalados. Depois, nos abraçamos felizes e abrimos uma cerveja qualquer - a '1983' sairia muito tempo depois, só em 2010.

Escrevi cada linha com emoção. Lembro-me que escrevi que o Grêmio havia vencido o Hamburgo com sua alma gaúcha, sua garra, sua bravura, aliada ao talento de alguns jogadores. Arte e força.

Nem sonhava que 23 LONGOS ANOS DEPOIS, teria que redigir o texto principal, de capa, da conquista do mundial pelo Inter. Encarnei tanto o sentimento colorado naquelas linhas escritas em 2006 para o Correio do Povo que tem gente que até pouco tempo atrás jurava que eu sou colorado.

O jornalista é antes de tudo um prostituto. Pagou, a gente escreve. Por isso, na hora do trabalho não tem essa de gremista ou colorado. Pelo menos comigo foi sempre assim.

Agora, depois de 30 anos de mordaça, não tenho mais a obrigação de ser imparcial. Mas também não vou deixar de ser crítico e também de reconhecer a grandeza do Inter.

O futebol é coisa séria, mas pode ser tratado com humor, com brincadeiras, com provocações...

Mas, vc sabe dizer onde estava e o que fazia no dia 11 de dezembro de 1983?




8 comentários:

  1. Pois é!

    Que dia! Eu vi tantas conquistas, mas essa não tive a chance! Eu tinha apenas 1 ano e meio!

    Mas a minha família jura que eu estava dormindo numa bela cama toda TRICOLOR!

    Eu vi o Grêmio Ganhar todas as Copas do Brasil, um Brasileiro, 1 LIBERTADORES e vi o Grêmio renascer das Cinzas do Inferno por duas vezes, sendo uma delas algo impossível para qualquer outro time do mundo, pois para o Grêmio nada é impossível, apenas mais difícil.

    2011. O ano TRICOLOR! O Ano Azul, Preto e Branco!

    E tenho dito.

    ResponderExcluir
  2. Assisti ao jogo em casa tomando um verde.

    Na SC CUP sub 16 já somos segundo no mínimo.

    O Botafogo garante o 3 lugar cabendo ao Internacional de Porto Alegre a quarta colocação no torneio. A final será amanhã, entre Grêmio e Atlético PR, as quatro horas, em Santo Amaro.

    Como não foi transmitido ainda não sei o resultado da sub 20.

    ResponderExcluir
  3. A equipe venceu mais uma partida pelo Brasileiro Sub-20 na tarde desta sexta-feira, no estádio Morada dos Quero-queros, em Alvorada. Com gols de Bergson, Leandro e Almir, o Tricolor bateu o Ceará por 3x2 e assumiu a liderança isolada da chave 3, com 6 pontos em três jogos.

    Grêmio: Thiago; Rodolfo, Jailton, Dener, Dener Assunção; Matheus (Calyson), Almir (Fogaça), Leandro (França), Everaldo; Bergson e Luan (Guilherme)(Cleber).
    Técnico: Cristian de Souza

    ResponderExcluir
  4. eu estava na casa de um gremistão com uma camiseta por baixo que dizia Hamburg, mas não era sacanagem, é q pedi pra minha mãe bordar p mim e ela achou q sendo alemão era assim q escrevia, faz parte.
    Mas não vibrei na hora do gol dos reservas do Hamburgo, pq o irmão do meu amigo, também amigo, mas daquels híper fanáticos era capaz de me atirar pela janela, hehe
    Então, achei, de repente, q o Grêmio ia desempatar e fui embora.
    E u tava secando como seco sempre. Como sequei contra o Botafogo em 19 de maio de 1991, com grande SHOW do Piquet.
    HEHE
    E como sequei em 2003 e 2004, dando muito certo em 2004, HEHEHE
    Aliás, só torço pro Grêmio em uma ocasião, em treino coletivo, aí eu torço pros reservas ganharem dos títulares, p ver se pinta uma crise por lá, heheheh.
    P.S. Pro tue filho, lembra pra ele (até p ele não ficar dando fora) que o "pênalti ANULADO" foi invenção de um tal de Agomar Martins, q se cagou nas calças quando oOberdan deu uma peitada nele, num Gre-Nal, de um gauchão que se vcs não ganhassem, morreriam. Aliás, RENDEU até mesmo calçada da fama, sim, tem jogador que ganhou Libertadores p vcs q provavelmente não está na tal calçada, mas daquele gauchão, do "PÊNALTI ANULADO", sim. HEHE

    ResponderExcluir
  5. e lembro dos dias seguintes também:
    DESPREZO TOTAL AO GAUCHÃO, q virou Ruralito" por vcs, COISA Q JAMAIS foi feito por nós, MESMO QUANDO ÉRAMOS OS ÚNICOS CMAP~EOS e BI CAMPEÕES e TRI CMAPEÕES Brasileiros, NUNCA fizemos aquil ocom o Gauchão até então.
    Mas aprtir daquilo o Gauchão foi execrado pela MÍDIA GREMISTA, de forma que parece pouca coisa e claro q o Inter teve de entrar enssa onda, ou ia bancar o trouxa se dedicando quando está na Libertadores.
    Lembro que os gremistas DE FORMA ARROGANTE, diziam q tinham de se ajoelharem os Colorados q quisessem falar com eles, etc...
    Em 2006, quando ganhamos um MUNDIAL DE VERDADE, o papo dos azuis, sempre comandados pelo imbecil do P Santana: "Os Colorados não podem fazer isso,menosprezarem o título do Grêmio. Nós sempre fomos legais com eles nesses 20 poucos anos". E pensouq todo mundo ia acreditar nas mentiras dele, ARROGANTE, agora se f....

    ResponderExcluir
  6. Que engraçado, DE REPENTE, não mais que de repente, PARARAM de falar em nóis, nese conceituado blog.
    Lembram? Até ano passado (e começo desse, inclusive) era "Once Caldas pra lá, Once Caldas pra cá". HEHHE
    Talvez despeito, pois parece que algum time de sua aldeias andou tomando UMA SENHORA SURRA de um tal de Boca, ao qual nós vergamos bem direitinho.
    Pois agora, na hora em que anunciam sua festeja classificação, arrotando grandez, quero lembrá-los que os palntões esportivos anunciaram, AINDA NA PRORROGAÇÃO da aprtida na Argentina, a NOSSA CLASSIFICAÇÃO, sim, NÓS DO ONCE CALDAS garantimos vaga antes do "grande" time de vcs, hehehehe

    ResponderExcluir
  7. Sub 20,
    Mais uma vez Vitoria com grande atuação desse jovem Bergson que é tão falado por esse blog, o segundo gol foi una jogada maravilhosa dele deixando deitado seu marcador e deixando seu companheiro na cara do gol, realmente vocês tem razão é um jogador de outra turma.
    Abraço.
    Andre
    Abs.

    ResponderExcluir
  8. Estávamos lá... Belo texto, Ilgo. Só fui localizá-lo agora, veja só! Mas não esquece daqueles dias e da conquista inacreditável do Grêmio, eu gremista, que por uma dessas coisas do destino, no período de repórter esportivo, sempre fui mais escalado para o setor do Inter. Tem gente que até hoje jura que sou colorado. Acho que fiz direito a minha parte. Parabéns, Ilgo.

    ResponderExcluir