terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Jonas, a grande virada, e o bronze para Renato

Jonas, goleador do Brasileiro 2010 (não ganhou também no ano passado porque se lesionou umas sete ou oito rodadas do final quando liderava a tabela de artilheiros), e melhor atacante.

Está com um pé na seleção brasileira. O técnico Mano Menezes acenou com essa possibilidade durante a entrega dos prêmios, ontem.

O patinho feio, o cara que foi considerado o pior atacante do mundo por uns afoitos da mídia; o cara que ficou na reserva do decadente Alex Mineiro (afinal, por onde anda esse jogador um ano depois de ser titular do Grêmio?) na Libertadores do ano passado, perdendo um gol que nem Jonas em seu pior momento perderia na decisão contra o Cruzeiro.

Jonas deu a volta por cima. Imagino que hoje seja unanimidade entre os gremistas. Sei que existem alguns com um pé atrás, prontos para disparar contra ele na primeira queda de rendimento. "Esse nunca me enganou", vão dizer.

Vale o mesmo para o Renato. Tem gente na mídia também pronta para atacar na primeira sequencia de resultados negativos ou não tão bons.

Até eu cheguei a perder a paciência com Jonas algumas vezes. Mas sempre vi nele qualidades, e isso está escrito em inúmeros comentários. Escrevi que faltava ao Jonas mais confiança, mais moral, o que era difícil de conseguir no entra-e-sai, sem uma sequencia.

Existem jogadores que tem auto-estima elevada, que já entram arrebentando. Renato, jogador, foi assim. Alexandre Pato a mesma coisa.

Outros, como Jonas, e coloco na lista o André Lima, precisam de mais tempo.

Há tempo estou convencido de que o atacante, o centroavante, o matador, é o jogador mais sensível, aquele mais suscetível à crítica, e que precisa de plena confiança em si mesmo para render tudo o que pode.

O centroavante sempre entra em campo preocupado em fazer gol, porque sabe que se não marcar vai durar pouco. Eles, os atacantes, costumam repetir nas entrevistas que 'atacante vive do gol'. Então, já entram em campo com essa pressão.

Jonas não se firmava como titular porque perdia gols; ou perdia gols porque não se firmava como titular?

O que começou primeiro?

Assim que adquiriu confiança, melhorou sua auto-estima, Jonas mostrou a todos aquilo que eu já havia escrito e dito em programas de rádio e TV: ele é tão bom quanto Nilmar, só precisa de tempo para provar isso.

Agora, poderemos ter Jonas e Nilmar juntos na Seleção.

O futebol é mesmo fascinante.

SAIDEIRA

Renato Portaluppi foi o melhor treinador do campeonato. Pegou um time arrasado e colocou no topo. Muricy e Cuca pegaram times prontos, deram uma ajustada e o time andou.

Renato ficou com o bronze. Não deixa de ser uma conquista para um técnico sobre o qual pairavam dúvidas e desconfianças.

Mas ele merecia mais. Agora, respeito o critério de premiar o campeão. Não é justo, mas respeito.

Vejamos o Tite: entrou quase no final e poderia ter sido campeão. Seria ele o técnico do campeonato?

GORJETA

O botequeiro 'nordestino' Francisco lembra que o Roth deixou o Conca, o craque do campeonato, na reserva em sua passagem pelo Flu.

FECHANDO A CONTA

Muricy destacou a vitória sobre o Grêmio como decisiva na campanha. Só esqueceu de agradecer a Heber Roberto Lopes pelo apito amigo.

Aliás, Heber merece uma homenagem do Fluminense.

Sobre arbitragem: Simon é arrogante, mas é um bom juiz. Sem o Gaciba concorrendo, foi o melhor do Brasileiro deste ano. O Ricci, depois daquele 'erro' que afastou o Cruzeiro da briga pelo título, não poderia jamais ser eleito o melhor.

Ah, ontem vi o presidente da Comissão de Arbitragem, o Sérgio Correa, entregando os troféus. Um bandeirinha obscuro, que prejudicou o Grêmio escandalosamente numa decisão da década de 90, comanda a arbitragem brasileira.

21 comentários:

  1. Concordo contigo Ilgo!

    Devido a campanha que o Grêmio vez, liderado por Renato, sem dúvida deveria ter ganho o premio do melhor técnico.

    Jonas para mim foi o cara, sempre gostei dele, as vezes ele me irritava ao perder alguns gols, mas só perde gols quem está lá para conferir. Jonas quando jogava pelo Guarani tinha uma certa habilidade, mas não tinha sequencia.

    Sequencia essa que ganhou neste ano no Grêmio, apesar do cabeça oca do Silas ter deixado-o na reserva no começo do ano.

    Agora tudo fica para o ano que vem, uma nova década! Espero que essa seja AZUL.

    P.S.: Eu não daria um aumento significativo para estes jogadores que estão com o contrato para encerrar e querem a qualquer custo ganhar um rio de dinheiro, em virtude de 4 meses de bons jogos.

    P.S.2.: Odone deveria chamar o lateral LUCIO, apenas como exemplo e dizer que ele ficou boa parte do ano machuco e outra sem monstrar um grande futebol. Assim, não pode querer um salário astronômico, porque na reta final foi um destaque.

    ResponderExcluir
  2. engraçado, não vi NINGUÉM dizer q o Hélio dos Anjos deveria ser o TÉCNICO do campeonato quando ele pegou o GOIÁS, de rebaixado no primeiro turno à LIBERTADORES, no segundo.
    HEHEHEE

    ResponderExcluir
  3. engraçdao, não vi o bloguerio dizer q o Ber mereceria agradecimento do CURINTINA pela Copa Do Brasil 2009.
    P.S. Mais engraaçdo, pensei ter lido aqui mesmo q talvez Renato não devesse ter vindo pro Grêmio. hhehehe

    ResponderExcluir
  4. Ilgo; como gosto de provocar no momento eu prefiro o futuro. Jonas e André Lima são passado. Camisa 9 no momento é Lucas Heinzen Coelho. Sobrenome de matador tem. kkkkk

    ResponderExcluir
  5. São técnicos cabeça de bagre que matam o bom futebol. Quando Anderson tomou a iniciativa só faltava alguém gritar volta para marcar e não haveria IMORTALIDADE. Estes tolhem a criatividade e matam os talentos. Quando um Douglas Costa, Anderson, Ronaldo, Bergson ou Pessalli tentam uma jogada e perdem já abrem os braços reclamando. Não terá Renato ou Messi perdido varias? Quantos mantiveram Conca e Montillo no banco?

    ResponderExcluir
  6. Fiquei em segundo no cartola. Exatamente da mesma forma que o rotho em 2008. Que azar...
    Se for verdade que a traffic consegue fazer o leandro andar, a parceria pode ser uma boa opção. Se for verdade que o souza ganha 498 mil/mes, é outro que tem que passear.
    Eu discordo dos amigos de boteco que acham que o Renato não aproveita a base. Acho que ele aproveita sim, a medida do possível.
    Esquilo, eu sempre disse que o heber mete a mão nos gauchos, incluindo o inter em 2009.
    Francisco, sabes de algum canal que passa os jogos do Grêmio sub-21?

    Abraços a todos;

    ResponderExcluir
  7. http://pt-br.justin.tv/mastertv1122#/w/626620112

    ResponderExcluir
  8. Eu devendo a colocação progressiva da base no time, no intuito de não queimar jovens talentos.

    Por outro lado, se for para contrar um Ozeia ou Joilson, devendo a entrada dos jovens diretamente no time, pois no caso destes dois exemplos, dúvido que não tenha na base do Grêmio jogares melhores que Ozeia e Joilson!

    Grande abraço ao clube!

    ResponderExcluir
  9. Rafael; quem está transmitindo o brasileiro sub 20 é http://sportv.globo.com/programacao/#.

    ResponderExcluir
  10. Goiás x Corinthians as 19 e Internacional x Vasco as 21.

    ResponderExcluir
  11. Na SC CUP: 07/12/2010 - Atlético-PR bate Cruzeiro O time Curitiba venceu agora pouco o Cruzeiro por 2 x 0. Gols de Douglas Cupim e Marcos. O Cruzeiro teve Erick Gabriel expulso pela arbitragem. O furacão está classificado para as quartas-de final e enfrenatá o Juventude-RS.

    07/12/2010 - Botafogo vence Corinthians e se classifica No final desta manhã, o Botafogo venceu o Corinthians por 1 x 0 e se classificou para as quartas-de-final da Havan/Sc Cup. O gol da classificação veio através de Romário Costa. O time do RJ enfrentará o Caxias-SC na próxima quinta-feira, já valendo pelas quartas. O horário e local da partida ainda não foram definidos.

    ResponderExcluir
  12. daquelas tipo nada a ver, mas talvez pelo fato do Duda sair sem grandes conquistas pelo time de vcs:
    Eu lembro do Galia (não sei se chegou a ganhar algo, o gauchão de 85 era ele?), então os gremistas, claro, comparavam com o Koff e detestavam o Galia.
    Mas ele fez algo, pra mim, inesquecível para um futebol constantemente esbofeteado pela cbf/globo.
    Nos confrontos entre brasileiros, an Libertadores, a arbitragem era dos paztifes de pretod aqui. Em 1981 o Wright sapecou o Galo e praticamente deu a Taça pro Mengão.
    Em 1984, em grêmio X Flamengo, seria o Aragão.
    SERIA. Nas semi do brasileiro, no RJ, o Vadco ganhava de 1X0, mas o Grêmio era muito melhor e só precisava do empate. PÊNALTI CLARÍSSIMO (de apavorar secador, no caso eu), e o Aragão chega a vacilar, acho q pensa q não dá pra não marcar. MAS NÃO MARCA.
    Dos 4 em diante, do segundo tempo, o Grêmio vai pra cima e toma 3X0. Aí o cara-de-pau do Aragão decara pro ANt. Augusto q o Grêmio levou um banho de bola e tá reclamando à toa. Ele era debochado e arrogante como o Héber.
    AÍ O GALIA se enfurece, vai na SUL-AMERICANA e ALUCINADO DECLARA Q NÃO QUER o Aragão na Libertadores. É ATENDIDO.
    O Grêmio se classifica num jogaço de 120 m e 0X0 com o Fla, tinha avantagem não lembri pq e vai pra final, e o Burrochaga acaba com meu sofrimento de secador. HEHE
    Mas valeu, Galia fez algo pro futebol GAÚCHO

    ResponderExcluir
  13. Ainda bem que o simon se aposentou. Nunca esqueço da roubalheira pró-curinthia, na final da copa do br (mais uma) contra o brasiliense.

    ResponderExcluir
  14. Ilgo e Francisco Coelho,
    Hoje li notícia que gremio comprou os direitos do Viçosa.
    Gostaria de saber opinião de vocês em relação `}a esse jogador?
    Se realmente ele jogou e provou maturidade e futebol p/ vestir a tricolor ou se está indo na carona das outras boas contratações(Vilson, Paulão, Gabriel e Clementino).
    Minha opinião é que ele fez um gol contra Cruzeiro no final do 1ºt aproveitando uma falha da zaga em baixo da goleira, antes disso a bola estava queimando os pés dele e em outros jogos que jogou continuou sentindo o peso da camisa devido ao fato da diferença entre o ASA e Gremio ser enorme e diretoria deveria renovar emprestimo p/ observar melhor, acho que tem interesses financeiros nessa contratação do responsável pela indicação( Cícero), já que sabemos que Renato não indicou e nem fazia questão dele e pelas declarações do Duda Cicero fez enorme questão em contrátá-lo.
    Será que no momento que o time saiu da pressão e até o douglas voltou à jogar bem não seria melhor dar continuidade e tranquilidade p/ esse menino Bergson que vocês elogiaram várias vezes, já que quando ele teve chance foi um momento de pressão no time.
    Abraço.
    Marcelo

    ResponderExcluir
  15. Marcelo, o Viçosa leva jeito. se não for caro, acho que dá pra investir nele. lembro que o Palmeiras tentou sua contratação a pedido do Felipão.

    Sobre o Galia, grande ser humano, grande dirigente, campeão do mundo 1983
    Bah, não posso escrever 1983 que me dáuma sede...
    ainda mais com esse calor.
    Roedor, quantas 1983 tu queres pra parar de me torrar o saco?
    vamos negociar...

    ResponderExcluir
  16. Acho que tem espaço pro Bergson e pro Viçosa. Vamos dar um tempo ao Viçosa. Eu vi qualidades interessantes nele.

    ResponderExcluir
  17. Marcelo; Junior Viçosa é bom jogador. Falta um bom preparo físico e diminuir a ansiedade, pois alem de jovem em um clube grande é tímido. Tendo apoio do treinador e dos companheiros vai bem. É um investimento pequeno e retorno garantido em venda. Tem muito potencial. É melhor que o Ciro do Sport. Outro do nordeste com potencial é o pequeno Vitor Hugo do Santos.

    ResponderExcluir
  18. Ederson, Santiago, Matheus, Aldo, Jonathan, Misael, Rodrigo, Kelvy (Lucini), Pablo (Guilherme Bittencourt), Willian (Antônio) e Lucas (Neto).
    Técnico: Emanuel Freitas
    03/12 (17h) – Santo Amaro 1 x 8 Grêmio
    04/12 (17h) – Grêmio 3 x 1 Criciúma
    06/12 (15h) – Grêmio 5 x 0 Juventus/SP
    07/12 (17h) – Vasco da Gama 3 x 3 Grêmio (nos pênaltis Vasco da Gama 2 x 3 Grêmio)

    ResponderExcluir
  19. tenho alguns amigos gremistas q ainda vão ganhar da tua cerveja, mas por hora eles não merecem, hehe.
    Quanto ao Galia, a torcida é implacável, fizeram com ele, com o Cacalo e com o Piffero, nos pirmeiors maus resultados vaticianaMOS TODOS: "pode ser bom como vice de futebol MAS NÃO COMO PRESIDENTE." hehe é o futebol.

    ResponderExcluir
  20. E a inscrição do Rodrigo??? Eles não sabiam?

    ResponderExcluir