quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O volantão, a soberba e a demolição

O Inter é um volantão e mais dez.

A direção colorada, com Fernando Carvalho no comando das coisas do futebol, tem adoração pelo volante tradicional, o volantão, o cabeça-de-área, o antigo centromédio. O cara que vive pra desarmar, ou seja, pra dar vida mansa aos zagueiros.

A prova disso é que menos de 24 horas do monumental fiasco no mundial o Inter anuncia interesse no tal camisa 5. E o primeiro nome que surge é Edinho, um jogador que nasceu e foi batizado pra ser volante na vida.

O mentor intelectual desse endeusamento do volante é o sr Ibsen Pinheiro, o mesmo cidadão, que corroído pela inveja ou por dificuldade na análise, um dia declarou que não sabia qual a posição de Ronaldinho Gaúcho, insinuando que seria mais um jogador daqueles que em breve desapareciam, e seriam esquecidos, ou terminariam num time da segunda divisão ou vendendo sapatos numa loja.

Se alguém tem dúvida, peço que leiam a ZH do dia 14, onde há um pequeno artigo do Ibsen clamando por um volantão para enfrentar o poderoso Mazembe. Ele não pediu um atacante goleador, nem um meia habilidoso para furar a defesa adversária. Pediu um volante pra vencer o time africano.

Terminado o vexame, o que faz o Inter? Busca um volante. A solução de todos os problemas.

O ataque colorado vive uma crise terrível desde a saída de Taison. E o problema é o volante...

Com esse pensamento...

SOBERBA

Antes do jogo, no dia do jogo contra o Mazembe, eu escrevi que o Inter era só festa, que todos já contavam com a vitória, que a torcida e direção estavam de salto alto, acometidos da soberba gremista pós a estupenda conquista do mundial de 1983, e que se isso passasse para os jogadores a situação poderia ficar complicada.

Pois passou para os jogadores. Eu afirmo, agora com o aval do grande zagueiro Lúcio, que também fala em soberba colorada. "Foi um desrespeito aos adversários", disse.

A direção nega o salto alto. Claro, ela, mais do que ninguém, estava de salto alto.

Bem, acho que agora sim acabou a soberba colorada.

O único time com soberba em Porto Alegre, agora, é o Cruzeiro, que subiu pra primeira divisão...

SAIDEIRA

Assumiu o Paulo Odone. E já começou provocando. Legal para um discurso de posse logo após um dos dias mais tristes da história do Inter e mais felizes para os gremistas. Mas agora é trabalhar sério para não proporcionar a mesma alegria aos colorados.

FECHANDO A CONTA

Bateu uma melancolia ao ver imagens da demolição de parte das arquibancadas do Beira-Rio. Triste ver aquelas máquinas frias, as montanhas de tijolo e concreto.

Como irei me sentir quando isso acontecer com o Olímpico?

19 comentários:

  1. O Carvalho comentou q achava otimo pegar o Grêmio na Libertadores pq seria "morre-morre", o Pífio vive cutucando o Grêmio. Agora os coloradinhos da imprensa se revoltaram, ta doendo...

    Temerário destruir um estadio sem garantia de dinheiro pra reconstruir. Acho q 2011 todo orçamento colorado vai ser pro remendão.

    ResponderExcluir
  2. Ilgo e colegas do BOTECO, proponho um debate sobre o nosso Grêmio, em especial, sobre a montagem do time para a Libertadores 2011.

    Nº 1. No gol temos Victor, que depois de passado a melancolia pós-copa, voltou ao bom futebol.

    Nº 2. Lateral Direita: Gabriel, uma grandiosa contratação, há muito o Grêmio não tinha uma resposta pela direita.

    Nº 3. Zagueiro: Paulão, uma alternativa simples, mas precisa ser melhorada. Talvez com o retorno do Mário Fernandes, isso se ele parar de sofrer lesão.

    Nº 4º. Zagueiro: Rafa Marques: uma alternativa simples também, voltou a ter um bom futebol, mas não podemos contar só com ele.

    Nº 6. Lateral Esquerdo: Posição aberta. Não sei se Lucio fica, pelo que leio e ouço por aí, creio que não. Uma pena, pois é um grande jogador.

    Também o Fábio Santos, creio que não fique, na minha opinião já deveria ter ido embora no começo de 2010.

    Eu daria uma chance ao Collaço, mas mesmo assim contrataria outro para a posição.

    Nº 5. Primeiro Volante: Posição em aberto, aguardo nomes.

    Nº 11. Segundo Volante: Adilson.

    Nº 8. Terceiro Homem.: Fabio Rochemback, pelo que mostrou no segundo semestre. Ajudaria na marcação e tem um bom passe e cobra faltas.

    Nº 10. Armador: Douglás.

    Nº 7. Primeiro Atacante: JONAS. (mas traria algum guri bom da base, para o profissional, para ser reserva do Jonas)

    Nº 9. Centroavante: André Lima e Borges.

    Resumindo, temos que contratar no mínimo um zagueiro, um lateral esquerdo e um volante, para brigarmos pelo título da LA11.

    ResponderExcluir
  3. ILGO, PARABENS AO ODONE PELO MENOS UMA VOZ QUE SE LEVANTA DE ENCONTRO AOS PÍFEROS E OS CARVALHOS...A DIRECAO COLORIDA PASSOU E PASSA DEBOCHANDO, GOZANDO E MENOSPREZANDO O GREMIO! AGORA QUE TEM UM LEVANTE CONTRA A "ISENTA" IMPRENSA GAUCHA FICA BRAVA? O TAL DE E ALDO PINHEIRO, O QUE CHAMAM DE "MESTRE" CLAUDIO CABRAL E O JOAO GARCIA FICARAM ENFURECIDOS? TA BOM, PAU DE BATE EM CHICO, BATE EM FRANCISCO....AGORA TEM DIRIGENTE COM SANGUE NOS OLHOS! ACABOU OS TEMPOS DE OUVIR QUIETINHO BABAQUICES LA DA BEIRA DO LAGO!!!!

    ResponderExcluir
  4. João Garcia qdo abre a boca é pra debochar o Grêmio, a Band AM ta quase sendo superada o Ibope pela Pampa que não existe, a maior torcida do estado não ouve essa radio. Sergio Boaz, Mauricio Saraiva, Flavio Dalpizol, Rech, os caras tão se assumindo qdo demonstram q estão brabinhos, podiam tentar disfarçar.

    ResponderExcluir
  5. Marcelão; aqui não bate nada. Brincadeira a parte e respondendo ao Denigelson coloco:

    Nº 1. Victor, Grohe e Matheus.

    Nº 2. Gabriel e Spessato.

    Nº 3. Paulão, Mário, Gérson e Saimon

    Nº 4º. Rafa Marques, Neuton e Vilson (falta 1)

    Nº 6. Gilson, Collaço e Dener.

    Nº 5. Rodrigo Souto, Claudio Ariel Yacob, Mateus Magro

    Nº 11. Adilson. Almir e Weverson
    Nº 8. Rochemback, Fernando e Émerson

    Nº 10. Douglas. Pessalli e Bergson (Falta 1 indiscutível)

    Nº 7. JONAS, Wesley e Junior

    Nº 9. André Lima, Diego e Schumacher

    ResponderExcluir
  6. ANONIMO,
    POIS É MAS EU SEI O QUE É...COMO NESSES ULTIMOS ANOS TIVEMOS DIRIGENTES "BONS" MOÇOS COMO O PRESIDENTE DUDA QUE NAO TINHA BOCA PRA NADA. DAÍ VEM O ODONE, QUE COMO EU DISSE TEM SANGUE NOS OLHOS E NAO FICA QUIETO, DAI OS 98% DA CRONICA VERMELHA URUBULINA (COMO DIZ O TOTONHO) SE ENFLAMA CONTRA, PQ NAO ESTAVAM MAIS ACOSTUMADOS A TER RETRUQUE DO OLIMPICO! O TAL DE GARCIA É INSUPORTÁVELMENTE F*** DE ATURAR..SO ZOMBA DO GREMIO! E TEM A CARA DURA DE CRITICAR O RENATO!!!

    ResponderExcluir
  7. E COM QUESTAO AO ANTONIO AUGUSTO É A UNICA COISA QUE DÁ PARA OUVIR NO RÁDIO GAUCHO....PENA QUE AS DIREÇÕES DO GREMIO NAO USAM INTELIGENTEMENTE O ESPAÇO QUE ELE DÁ PARA O GREMIO E DE GRAÇA!!!

    ResponderExcluir
  8. Concordo contigo Francisco!

    Rodrigo Souco seria uma ótima contratação.

    ResponderExcluir
  9. Olha aí Ilgo... da pra lançar a versão Malzbeer da 1983. Pode chamá-la de Mazembeer - A cerveja que toda mulher gosta. Toma duas e volta correndo pra casa. hahaha

    olha o link:
    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAPsYtq1LP56adFgSXD66EMY6O5qOhHS4cHQ3RjMcI7gTXAdOUf-WUVKeyBzalYlYQJDopEeByiVRN87rCeIq9s0Am1T1UDUMgQeqONq_bUhlT-luN4zhTofB.jpg

    ResponderExcluir
  10. Deni,
    tua lista tá boa. realmente, faltam pelo menos três titulares: um volante (Rodrigo Souto é ótimo nome), um zagueiro e um lateral esquerdo.
    o resto dá pra completar com a gurizada.
    Mas eu confio no Renato pra montar um time capaz de ser campeão da Libertadores.

    Antonio, malzembeer seria um sucesso, mas teria de ser lançada já.
    de repente eu lanço antes do inverno, em plena Livbertadores.

    ResponderExcluir
  11. ILGO, AQUELA OBRAS NO BEIRA LAGO É PARA COLOCAR A COBERTURA, E VIRAR O CIRCO MAMBEMBE! POIS OS PALHACOS JÁ TEM: FERNANDO CARVALHO E PÍFERO! PROTAGONIZARAM O MAIOR FIASCO DA HISTORIA DO FUTEBOL, DESDE QUE OS INGLESES INVENTARAM!
    PELOS PROXIMOS 1000 ANOS VAMOS LEMBRAR DO DIA 14-12-2010, O DIA DO MAZEMBE DAYS!!!!

    ResponderExcluir
  12. hahaha o chico tem de se transvestir de anonimo pra falar mal do RECHE. Antes não precisava. Mas aí o Reche, espertamente, deu uma colher de chá pro blogueiro no programa da Rádio,aí o blogueiro CINÍCO QUE EH, proibiu o chico de criticar o Reche, a não ser anonimamente hahahaha

    ResponderExcluir
  13. de Fernando Carvalho para P Odone: "É Melhor Perder em Abu Dahbi, do que Ganhar em Recife. HUÁ HUÁ HUÁ

    ResponderExcluir
  14. Denigelson, ótima proposta de debate.

    Acho que o Rochemback é mais primeiro ou segundo volante. Tem jogado como primeiro ou segundo muito bem. Como terceiro homem, fica muito pesada a meia cancha.

    Acho que precisamos de no minimo mais uma meia de qualidade indiscutível. Até pode ser o Souza, se ele voltar como nos melhores dias. Dependemos muito do Douglas. Imagina um jogo decisivo sem ele, quem escalar?

    Lucio é peça chave nesse time do Renato. Tem muita mobilidade e velocidade. Deixa o time rápido, já que os demais jogadores do meio são lentos (douglas, adilson, roca). Tomara que renove.

    Falta reposição na volância e na zaga e no lugar do Jonas. Mas o principal reforço, na minha opinião, seria um meia de qualidade!

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho este blog pra dizer o que penso. não preciso de porta-voz, menos ainda de laranjas.

    Respeito os colegas de jornal, rádio e TV, e não tenho dúvidas de que seus comentários são absolutamente honestos.

    Admito que na hora da dor a análise sofre algum tipo de alteração. O mesmo na hora da felicidade. Mas sempre com honestidade. São todos profissionais acima de tudo.

    Não concordo que haja maldade nos comentários.

    O que tenho pra dizer ao Reche, digo pessoalmente. Não preciso de intermediário.

    Não devo nada ao Reche e a ninguém.

    A imprensa não tem o poder de fazer um time jogar mais ou menos, alterar resultados, etc.

    O fanatismo cega e ensurdece.

    Lamento que o Élvio Silveira (vulgo Esquilo e outros codinomes), uma pessoa que sempre prestigiei e respeitei quando me procurou no Correio do Povo (um dos poucos aliás na imprensa), venha aqui apatifar este blog modesto, um boteco simples, sem maiores pretensões, e com número reduzido de leitores.

    Vale lembrar um escritor que não lembro o nome:

    Que bem que te fiz pra que me queiras tanto mal?

    ResponderExcluir
  16. O pessoal ta esquecendo o Mário Fernandes! Não pode. Agora qu temos lateral pode por o guri na zaga. A técnica dele completa a raça do paulão.
    Victor, Gabriel, Paulão Mário e Lúcio, Roca, Adilson (Ibson ou Carioca) Douglas, Jonas e Kleber cotevelo de ouro. Pior que esquecer o Mário só mesmo se surpreender com a imprensa vermelha. Deixei de ouvir a 640 quando o garcia disse que o taison era melhor que o cristiano ronaldo, 2 anos atrás.

    ResponderExcluir
  17. Concordo com as considerações do Claudio.
    Sobre a imprensa, realmente eles não se contém. Se são honestos, eu não sei. Sei que alguns profissionais não conseguem esconder o fanatismo colorado e comentam como torcedores.
    Todos os gremistas que ouvem rádio sabem que a band não se ouve. Deve ter uns dois gremistas no máximo. O cabral foi dirigente do inter, conselheiro, filho de conselheiro, etc. O garcia é sócio do inter, um dos 100 mil. O tal baldasso já se entregou ao vivo. O espaço esportivo da band pertence a um dirigente do inter. O meneghetti, por ex, é filho de um ex dirigente (acho que patrono) do inter. O daniel oliveira é outro filho de conselheiro do inter. Nem se policiando a band conseguirá ser isenta e imparcial.

    ResponderExcluir
  18. Eu não gosto da Band! Também não gosto da Gaúcha. Sempre ouvi a velha Guaíba! Não vejo e, também, não tenho problemas se Reche, o Flávio, Ernani e outros mais são ou não colorados.

    Agora que na Band as coisas são bem vermelhas, isso são! Na quarta-feira pela manha, algo em torno das 6:30, estava ouvindo as rádios AM, para saber do trânsito e me deparo com o Comentário do João Garcia. Ah! Aquele "pseudo-isento comentarista" estava indignado com o Eduardo Antonini, dizia que o mesmo tinha que se retratar perante o torcedor colorado, que como secretário extraordinário da copa não podia se manifestar sobre a derrota do inter. Mas o que é isso, a imprensa tentando amordaçar as opiniões.

    Gosto do futebol e das brincadeiras que o mesmo nos proporciona. O folclore da gozação caminha na mesma linha da paixão pelo esporte, enquanto exteriorizado de maneira sadia faz muito bem para todos, mas ressalto, que colorados não sabem perder.

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  19. Ilgo, infelizmente hoje em dia no futebol não podemos mais brincar, a velha flauta se transformou em brigas, violencia, morte(veja o caso do torcedor do cruzeiro que foi morto pelos do galo em minas, 1 barbaridade).
    Ja se foi o tempo em que se brincava, oras é esporte, e esporte é diversão, isso não ocorre nos tempos de hoje.
    Me lembro ainda piá qdo o gremio perdeu pro corinthians a copa do br, em 1995, foi criadas varias piadas, contra o ajax nem se fala.
    Hoje se eu faço 1 brincadeira com o inter e o tal time mambembe, posso ser agredido.
    Aqui no boteco deve existir uma discussão saudavel, até pq como diziam os mais velhos não sabe brincar não brinca!!!!!!!!

    ResponderExcluir