segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

RG e a arte de desconstruir a história

RG segue dividindo opiniões.

Percebo que há um esforço grandioso dos adeptos da contratação em colocar atenuantes ao comportamento da família Moreira quando da estrondosa saída do Grêmio.

Além de perder muito dinheiro, o clube virou motivo de gozação aqui e no exterior. Pior, por este ângulo, só mesmo a derrota colorada para o glorioso Mazembe.

Existem bons argumentos a favor da volta de RG.

São tão bons que não precisam de ‘informações de bastidores’ para descontruir a história, mudar os fatos.

O que anda surgindo de gente com dados que atenuam a culpa de Assis e RG, e aumentam a responsabilidade da direção do clube para o desfecho do caso.

Eu acompanhei de perto o que aconteceu, passo a passo.

Assis agiu como um procurador frio e calculista. Fez o melhor, em termos financeiros, para o seu cliente. Neste aspecto, foi perfeito.

Um estrategista, um mestre do xadrez. Previu todas as jogadas.

Agora, tem o outro lado, que diz respeito à ética, valores morais, questões como gratidão, afeto, história de vida.

RG e seu procurador/irmão poderiam ter agido de outra maneira, mais transparente, mas optaram por um caminho obscuro, marcado por falsas promessas de amor e simulações.

A direção gremista pode ter cometido erros, mas por maiores que sejam em nada diminuem o que realmente aconteceu: uma traição.

E é isso que a torcida, ou parte dela, não perdoa. A traição.

É como o sujeito ser abandonado pela mulher, uma linda e cobiçada mulher, que muito tempo depois, sem o esplendor de outrora, pede pra voltar, pra viver em paz seus últimos dias com aqueles a quem abandonou, desprezando a dor e as cicatrizes de quem ficou.

Hoje, há um ressentimento enorme a ser superado.

Só uma pessoa pode mudar esse quadro. É ele, o RG.

Com boas atuações - o que não é impossível porque é muito mais uma questão de vontade e determinação pessoal -, o jogador que um dia encantou o mundo, irá reconquistar o coração dos gremistas.

Vai depender unicamente dele.

Agora, se ele falhar, a própria instituição ficará abalada.

SAIDEIRA

Só pra efeito de comparação. Alexandre Pato poderia ter saído quase de graça do Inter, como RG. Mas ele e seu pai preferiram renovar. Queriam ajudar o clube que formou o jogador. Uma questão de gratidão, de caráter. Deixaram de ganhar mais dinheiro, mas estão em paz com a torcida.

Existe algo mais valioso do estar em paz consigo mesmo e com os moradores de sua aldeia?

SAIDEIRA

Celso Roth não fica. F. Carvalho diz que, por ele, Roth não sai. Vejam a ressalva: por ele.

Começar o ano com Roth depois do vexame no mundial é provocar a torcida.

Se bem que os colorados, terminada a Libertadores, gritavam Fica Roth.

Torcedor é mesmo um ser volúvel.


Lista de Mensagens Mensagem Anterior Próxima Mensagem Próxima mensagem não lida Responder ao Remetente Responder a Todos Encaminhar Mensagem Encaminhar como anexo Excluir Mensagem Imprimir Mensagem Visualizar Origem da Mensagem Copiar/Mover seleção

5 comentários:

  1. Ilgo!

    Não posso dizer que Ronaldinho dará certo no Grêmio, ele já não é mais aquele jogador de 6 anos atrás quando encantou o mundo! Mas como tu disse, se ele quiser, irá fazer a diferença sim.

    Outro fator, que concordo plenamente contigo, RG saiu como um Traidor! Até hoje os gremistas lamentam tal feito.

    Mas a direção contribuiu e muito para a saída dele.

    Como disse no outro tópico jogadores que não tinham qualquer contribuição para o clube ganhavam rios de dinheiro, enquanto o moleque nada!

    Sei que isso não tira a culpa que RG e seu irmão Assis têm com o Grêmio, e, principalmente, com sua torcida, mas já é uma atenuante.

    Finalizo com o pensamento que, se o Grêmio contratá-lo com parcerias, que visem cobrir o seu salário, tudo bem. Não pode é o Grêmio se comprometer mais do que já se compromete financeiramente.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. HEHEH VIRAM COM MEU PAIAPI eh brabo? não respondam comentários dos finhão q ele censura, heheheeheh

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, tem uma coisa, eu só volto se o tiozinho das categorias de base for o mesmo da minha época. Senão não volto, bato pé e não volto.

    ResponderExcluir
  4. Tchê! Lamentável, o cidadão em questão está fora de forma, fora de foco. O irmão mais velho, não seria nada na vida se não fosse o tricolor. Colocou seu filho nas categorias de base no beira rio e ainda chamou uma entrevista coletiva! será que ninguém viu ainda o caráter dessa gente? será a primeira laranja podre nesse grupo que tem tudo para recolocar o tricolor no caminho dos grandes canecos!
    Abç!

    ResponderExcluir
  5. só uma coisa: a questão do Pato é beeeeem diferente. Pato jamais teve contrato renovado com o Inter - ele assinou o primeiro em 2006, com multa rescisória de 20 milhões de dólares, o Milan pagou a multa e levou em 2007.

    O que aconteceu foi que, em 2006, o Geraldo e o Gilmar Veloz fizeram doce para ASSINAR o primeiro contrato com o Inter. O Pato deveria ganhar como um semi-profissional, como todos os outros, mas ele já jogava pelo Inter B (a pedido do Abel) e destruía na Copa FGF, assim como teve grandes atuações no Brasileiro sub-20. No dia em que completou 17 anos, conforme a lei, assinou o primeiro contrato com o Inter já como profissional, ganhando 45 mil reais por mês e com multa rescisória de 20 milhões.

    ResponderExcluir