sábado, 28 de março de 2009

O golaço de Nilmar, Iser e Mendes, cujo maior defeito é não falar espanhol



O gol de Nilmar, dando um balãozinho no zagueiro e batendo no canto esquerdo sem deixar a bola cair no chão (lembrando Pelé na Copa de 1958), foi a cereja do grande jogo disputado no Alfredo Jaconi.

Cada vez que vejo Nilmar em ação, mais estranho aqueles que o criticam ou que pedem por um atacante bom, mas comum, como Alecsandro.

O Juventude começou o jogo passando um atestado de inferioridade em relação ao Inter. Sou da opinião que todo o time que começa batendo para se impor está admitindo a superioridade do rival e, na intimidação, busca equilibrar uma disputa.

A entrada de Zezinho no zagueiro Álvaro no começo do jogo foi o cartão de visitas de um Juventude mordido pelos 8 a 1. Na arquibancada, a torcida do Ju, pouca gente diante da grandeza do jogo, parecia que estava numa arena da Roma antiga. Queria sangue. Do outro lado, os colorados pedindo outra goleada.

Era um clima de clássico, quase de Gre-Nal. Está bem, como dizem alguns coleguinhas, de certa forma foi um Gre-Nal, porque o Ju, segundo os colorados, é filial do Grêmio.

O gol de Mendes – aliás, se Mendes falasse espanhol talvez tivesse sido contratado pelo Grêmio para disputar a Libertadores – fez justiça ao esforço do time comandado por Gilmar Iser, que fazia de tudo para neutralizar a melhor técnica do Inter.


Aí, mérito para Iser. Seu time é inferior, mas por estar bem estruturado e com algumas jogadas rápidas e, principalmente, uma bola aérea perigosa, soube conter a melhor equipe do Gauchão, terminando com os 100% de aproveitamento returno.

Na sexta-feira, na rádio Guaíba, programa Terceiro Tempo, e na redação do CP, comentei que o Inter teria seu maior teste, porque pegaria um Ju em crescimento sob o comando de Gilmar.
Andrezinho empatou com um belo gol, em jogada tramada do Inter. Outra prova da melhor técnica colorada.

Colorados gritaram: “Agora, faltam sete gols”, provocando os caxienses e a colega Mariana Oselame, que viajou a Caxias para ver o jogo e torcer pelo ídolo, o Mendes.
Aos 28, o golaço de Nilmar, virando o jogo.

O Juventude empatou seis minutos depois, após Ivo (outro bom jogador) sofrer pênalti, cometido por Sandro, que foi expulso no lance. Mendes, claro, fez o gol.

No segundo tempo, o Inter foi para cima e por pouco não marcou de novo. Aos 19, Juan Perez, aquele que levou o balãozinho de Nilmar, aparou cruzamento da direita, após escanteio, e cabeceou para rede: 3 a 2. Nesse lance, o melhor cabeceador do Inter, Índio, estava atracado em Mendes. O que facilitou para o zagueiro do Ju.

Pouco depois, Nilmar, o melhor do jogo, foi seguro na área por Walker (este jogador estava sendo atendido fora de campo no segundo gol do Inter, o de Nilmar), que nem reclamou quando o Fabrício Correa (de boa atuação a meu ver, com alguns erros, mas grande parte de acertos, em especial nos lances decisivos) marcou o pênalti. Nilmar cobrou: 3 a 3.

Também na sexta-feira, projetei que se o Ju confirmasse o que eu imaginava, enfrentasse o Inter com dignidade e não perdesse, logo, logo, Gilmar Iser, revelação de treinador neste campeonato, estaria no Grêmio.

Questão só de tempo.

Ah, se o Grêmio for para o mata-mata com o Ju, será eliminado.

15 comentários:

  1. Eatá na ISTOÈ: Aos que acham (inclusive entre altos representantes da República brasileira) que os integrantes das Farc têm de ser tratados com diplomacia e não como criminosos comuns, registre-se o seguinte fato: a namorada do recém-falecido terrorista Manuel Marulanda, conhecido como Tirofijo (Tiro Certo) e líder máximo das Farc, mandou assassinar os quatro coveiros que sepultaram o corpo.
    Ela, também das Farc, fez isso para que nunca revelassem onde o enterraram.
    Qualquer semelhança com a máfia...

    ResponderExcluir
  2. Tá bom mãe Dinah, tais fazendo a linha Luis Zini Pires, gremista com raiva do Grêmio! Compra uma camisa do Inter e te abraça com o pastor Tite, o bom moço, pergunta pro Paulo Paixão...
    Essa imprensa é brincadeira, a Guaíba dá até nojo de escutar, é o idiota do Reche, o Santana paraguaio colorado,tal de Juremir, o Edegar, todos puxando o saco dos colorados, por isso estão cada vez mais levando laço da Gaúcha no Ibope! Até parece que é o Inter que está na Libertadores!!

    ResponderExcluir
  3. Mendes não tem bola pra jogar no Grêmio, na minha opinião. Acho que o tricolor titular ganha fácil do ju, mas tem que ser o titular, se cair o reserva aí estamos fritos.
    Sobre as Farc: no governo Olívio, representantes das Farc foram recebidos com diplomacia, como representantes de país importante, no Palácio Piratini. A identificação vem de longe.
    Sobre as rádios: eu estou com um problemão pra ouvir, todas as rádios estão ruins. A gaúcha tem um comentarista de arbitragem vermelhinho & parcial. Comentaristas também. O Wianey teve a coragem de comparar o Danilo Silva, em sua segunda partida, ao Mauro Galvão. A band nem precisa dizer. O tal Cabral e o tal Garcia (supostamente xavante) sempre se unem pra falar mal do tricolor. Fora o fato do chefe máximo ser identificado com os vermelhos. A guaíba também, vou te contar, o Edegar compara o Giuliano ao Carpegiani, em poucos jogos. Juremir é insuportável. Reche é colorado doente. A guaiba ainda fez o que fez no grenal do penalti do Renan. Lamentável. Se alguém souber de outra rádio avise.

    ResponderExcluir
  4. André, não vem chorar no meu ombro depois.
    Estar na Libertadores é bom, mas com perspeciva de vencer, o que não é o caso.
    Rafael, o Maxi Lopes tem bola pra jogar no Gr|êmio, um cara que fez menos de 3 dezenas de gols em toda a carreira?
    sobre rádio, todo esse pessoal citado não ganha jogo, falem o que falem.
    eu, idem.
    outra coisa, o Grêmiodificilmente irá jogar com titulares, é o que dizem os dirigentes. por isso, sendo assim, dá Ju contra o Grêmio. Até porque o Roth já foi eliminado pelo Ju, dentro do Olímpico, ou já esqueceu?
    Sobre o Tite, tu acredita muito no Paixão e na sua versão da história.
    Nao tem anjinho no futebol.

    ResponderExcluir
  5. Bem, se for de reserva então dá Juventude mesmo. Maxi Lopes também não, mas pelo menos tem experiência internacional. Ainda não tenho uma opinião bem clara sobre ele. O Mendes pra mim não dá. Acho ele fraco, se quiser vôos mais altos. Ps: só eu to levando fé no Maxi Lopes, hein?

    ResponderExcluir
  6. Ilgo, no caso Tite x Paixão, tem outra pessoa que acredita demais na versão do Paixão: O pastor Tite! Ou não estás lembrado que ele deu entrevistas nas rádios após ter assumido o Inter dizendo que queria pedir desculpas ao Paixão?
    Essa história não tem como contestar, o professor Paixão tinha acabado de perder um filho de 25 anos e teve sua demissão armada pelo anjinho Tite para ser substituído pelo bruxo do pastor, Geraldo Delamore. Tu não sabes desta história? Porque o Tite nunca desmintiu? Alguém que é capaz de fazer tem bom caráter? Viu Ilgo, esse é o teu pastor, e tu, estás parecendo uma das ovelhinhas, eheheh

    ResponderExcluir
  7. Não vi o jogo, mas ouvi dizer que foi uma carnificina... orgulho machucado dá nisso. Não sei se não teria sido melhor uma derrota, para o colorado. Embora saiba que o time tem uma boa estrutura, é preciso derrubar logo este mito de invencibilidade no Gauchão, para não acabar em salto alto nas primeiras rodadas do Brasileirão. Ou com uma eliminação prematura na Copa do Brasil. Confiança demais tem sido um histórico arrepiante na beira do Guaíba... Bom domingo a todos!

    ResponderExcluir
  8. Não vi essa carnificina toda. Mas que foi um jogo duro, foi. O Nilmar joga muito. O Ivo foi muito bem.

    ResponderExcluir
  9. Olá Ilgo; chegando. Qual será o esquema de : Matheus, Thiago Santos (Lucas), Marcus Vinicius, Jean (Inácio), Tiago Dutra (Diego Sapata), Marçal, Bruno Renan, Dhiego, Wesley (Collaço), Rafael Martins e Michel (Juninho). Como conta a piada da loira TAM TAM TAM TAM... Camargo nas pegados do Rotho. A grande diferença é que Rafael Martins (o preterido por Roth) marcou três (03) e Wesley um (01) para completar a vitória por 4 a 0 frente ao Noia.

    ResponderExcluir
  10. Enquanto Herrera, Maxi, Perea (está no estaleiro), Jonas, Alex e Reinaldo perderam o faro e não encontram o caminho para o GOL Martins continua com pleno OLFATO. Vou livrar o Roberson que não joga e segundo falam vem treinando com a 10 ou 8 ½ já tendo gente comentando que será o substituto do Douglas (Tcheco)em eventual venda. Das promessas da dupla o Lauro Quadros sempre fala bem do Roberson dizendo que este é CRAQUE. Roth é surdo... Se falarem que é perna de pau Roth escala e principalmente mantém jogando. Aparentemente o alegretense Matheus ganhou a titularidade com Camargo mas vou continuar com meu ponto de vista que embora o acerto Camargo é fraco. Ainda não vi nenhum jogador chegar pronto nos titulares. Cruzamento e passes é treino e repetição. Lembro-me de meu instrutor que após

    ResponderExcluir
  11. uns 50 tiros retirou a maça de mira de meu rifle e do revolver. Siga o cano e o instinto me determinou ele. Custei mas me adaptei. Defesa é uma coisa e tiro ao alvo outra. Peladeiro é uma coisa e jogador outra. Jogador tem de ter postura e compromisso com quem o paga. Para quem não entendeu as colocações sobre o Camargo é só anotar os nomes dos substituídos e substitutos e ver suas posições no site do Grêmio.

    ResponderExcluir
  12. Tinha gente que defendia o Camargo no lugar do Roth. Sempre achei absurdo. O Roberson nunca mais jogou, depois de entrar no segundo tempo contra alguma equipe do interior. Talvez seja porque se entrar não sai mais. Fábio Ferreira relacionado. Gostei do Julio Cesar. Espero que o Ilgo compreenda meu desabafo com relação as rádios. Não troco o correio do povo pelo rival.

    ResponderExcluir
  13. Adriano Jacques - PoA30 de março de 2009 às 09:51

    Só para não deixar passar, o Inter penou na gestão Miranda pro Carvalho poder apostar em cerca de 250 jogadores (final de 2008 tinha cerca 80 jogadores na CBF)para achar uns 19 que prestassem para levantar as taças que levantou. Teve de tudo, Sangaleti, Michel, Gabiru, Librelato, Clemer... Em 83 e em 95/96 o Koff não gastou pólvora a toa. Foram outros tempos, mas não foi preciso contratar mais de duas centenas de jogadores para levantar taça. Ai que ta a gritante diferença entre um e outro. Outra coisa, se a zebra de 2007 galopasse mesmo, teriámos uma Libertadores com um plantel mais econômico dos brasileiros campeões. Abraços e no aguardo do convite para a inauguração do Boteco no chalé da Praça XV. Adriano Jacques

    ResponderExcluir
  14. Julio Camargo no lugar de Roth não dá. São iguais.
    As emissoras de rádio de POA fazem um bom esporte, talvez o melhor do país. Agora, tem defeitos e não fico chateado com criticas. aqui tudo é válido.
    Como o Roberson pode ter chance se tem uma pilha de atacantes na fila, na frente dele?
    Boteco no chalé pode ser uma boa ideia.

    ResponderExcluir
  15. Mendes é o cara, mas não acho que ele seja jogador para o Grêmio. Ele funciona muito bem em clubes do tamanho do Juventude. Aliás, o Ju só não voltou para a Série A no ano passado porque o "Gladiador" (como o Mendes é chamado no Jaconi) se machucou nas primeiras rodadas e só foi voltar na reta final do campeonato. Enfim, méritos para o Gilmar Iser, a melhor contratação do Juventude em 2009.

    ResponderExcluir