domingo, 1 de novembro de 2009

O fracasso da dupla Gre-Nal

Se antes do jogo contra o Botafogo as chances de o Inter conquistar o título brasileiro no ano do centenário já eram escassas, a surpreendente derrota em pleno Beira-Rio na tarde quente da véspera do Dia dos Finados rebaixa a pretensão neste final de temporada a uma vaga no grupo que irá disputar a Libertadores no próximo ano.

Mas o que está ruim ainda pode piorar. Se o time seguir com esse futebol mambembe, logo irá nivelar com o seu vizinho da Azenha, acomodando-se entre os remediados, aqueles que irão participar da Copa Sul-Americana, conhecida no Olímpico como a Segundona da América.

É claro que o competente departamento de Marketing do Inter irá encontrar uma maneira de valorizar a “conquista”, como fez na temporada passada com a própria Sul-Americana depois de fracassar no Brasileiro.

Ainda é prematuro, mas a tendência é que teremos Gre-Nal na Sul-Americana. O “Campeão de Tudo” contra o “Campeão de Nada”, como o Grêmio pode ser chamado por algum colorado que ainda tiver ânimo para brincadeira, lembrando os fracassos gremistas no Gauchão, na Copa do Brasil, na Libertadores e, agora, no Brasileirão.

Tudo dentro de um criterioso planejamento da direção Tricolor, que incluiu a extravagante espera por 40 dias de um treinador com a Libertadores em andamento.

Em matéria de trapalhadas, a direção do Inter não fica atrás. Ao negociar o principal jogador da equipe, Nilmar, fez a sua opção: melhor dinheiro no cofre do que faixa no peito. O Inter caiu de produção, sobrou para o técnico. Muricy estava desempregado quando a torcida pedia a cabeça de Tite. O cavalo passou encilhado. Aí, quando deveria seguir com Tite até o final, trouxe Mário Sérgio.

Ontem, o técnico colorado, que havia armado com sabedoria a equipe contra o São Paulo, apesar da derrota, falhou em suas opções. Jogando em casa, não poderia ter começado o jogo com três zagueiros. Até porque o Botafogo está longe de ser uma potência futebolística. D’Alessandro ficou isolado na articulação. Depois, as alterações equivocadas que abalam o ditado “quem escala mal, substitui bem”.

12 comentários:

  1. Alguma coisa me dizia que o inter iria perder. O Grêmio, claro, eu tinha certeza que perderia (jogo fora de casa, sabe como é).
    O problema do inter não foi a venda do nilmar, mas a falta de reposição. O atletico-mg, por ex, quer ser campeão. Não será, mas fez e faz de tudo para ser. Contrataram carini, ricardinho, correa, entre outros. Seguraram o tardelli, quando a proposta chegou. Trazer edu para substituir o nilmar é dose.
    Autuori fala em mudar o perfil dos jogadores. Ficou claro, para mim, que esse time tem perfil perdedor, acomodado ou pouco profissional. Veremos quais serão as grandes alterações para 2010. Não tenho mais certeza na renovação do contrato do Tcheco.

    ResponderExcluir
  2. Na mosca. Só resta limpar o fogão após derramar o leite.
    O Santo André é uma equipe relativamente lenta e penetra mais pelo toque de bola e lançamentos para o Nunes ou Pablo. Tem bons batedores de falta como o Marcelinho. Assim sendo não há necessidade de tanta força e sim de capacidade para marcação e desarme sem faltas. Ricardo, Marcelinho, Júnior e Elvis têm formado o meio campo e Nunes e Pablo o ataque. Às vezes um cartão ou um choque arruma o time.
    30 de Outubro de 2009 12:47

    francisco disse...
    Segundo comentam seria esta a equipe: Victor; Thiego, Rafael, Réver e Lúcio; Adilson, Túlio, Tcheco e Souza e Douglas; Roberson. Roberson que é meia direita de formação pode e vem atuando como segundo homem de ataque. Ele gosta de entrar na área com a bola dominada vindo de trás. É Rápido e oportunista, mas se colocado fixo vira poste. Na área é com o Ricardo. Pessoalmente não gosto da zaga com Rafael e Réver principalmente tendo Thiego e Lúcio nas laterais. Preferia Saimon e Réver.
    30 de Outubro de 2009 13:38

    ResponderExcluir
  3. Não sou dono da verdade nem o soldado de passo certo. Victor deveria ter saído e Rafael cabeceou no gol. Pode ser que a pressão ou lapso tenha levado Rafael a marcar contra, pois não saber a posição do gol e qual lado defender culpando a luminosidade é brincadeira. Zagueiro ter de usar óculos de visão noturna? Ta perdidão com esta justificativa se o Fernando ou o Marcelinho pela idade que já usam óculos não erram...
    Réver também se perdeu na zaga dos desesperados e já não vem bem nos últimos oito jogos. Não vi na TV tanta justificativa para a expulsão, mas necessitava Roberson recuar tanto para ajudar no desarme? Continuo vendo que o problema está no meio e ainda ninguém conseguiu mostrar-me o contrário. Souza e Tcheco estão enganando e definitivamente a volancia tem de ser modificada. Não sei se Bruno e Matheus, Willian e Matheus só sei que Matheus tem lugar neste time. Por não ter usado alternativas em algumas partidas Autuori (que detesta mudar aparentemente) na hora do aperto tem de usar o que não vem funcionando. Herrera já mostrou inúmeras vezes que de onde menos se espera é que não sai nada. Douglas enquanto teve gás foi o mais efetivo. Atentai bem para o banco que o Autuori levou: Grohe, Saimon, Fábio, Renato, Maylson, Herrera e Ricardo.

    ResponderExcluir
  4. Agora na quarta que será o único jogo do meio de semana e que todos estarão acompanhando. Se estiverem em campo Souza e Tcheco vão fazer jogadas de efeito. Pessoalmente preferia entrar com a equipe B, pois tenho mais fé na garra da gurizada. Prefiro cair combatendo a morrer fugindo. Autuori já está falando em um novo time e quer jogadores com personalidade mais vitoriosa para a próxima temporada. Ja tem um time de 3,5 milhões que perde para equipes de 600 mil. De quanto seria esta novo time? Nomes não ganham jogos e Nunes não deve ganhar 30 mil. Quanto ganham Réver e Rafael?

    ResponderExcluir
  5. Esse é o problema de colocar a gurizada pra jogar. O Roberson teve oportunidade e foi expulso. O mesmo aconteceu com Dougas Costa quando entrou no jogo contra o flu, lá no rio.
    Infelizmente não poderei ver o jogo da quarta.

    ResponderExcluir
  6. Cada vez mais me convenço que não entendo nada de futebol. Acho o Mano um treinador um medíocre. O Grêmio subiu e foi para libertadores apesar dele. O Roth foi levado nas costas por Victor e pela dupla Carioca e Magrão. E deixava o Matione no banco do P. Sérgio. Agora vem o Autuori, com uma conversa de estilos e idéias de futebol totalmente diferentes. E por mais que eu não goste dele não consigo ver culpa dos resultados na sua conta. Não me lembro a última vez que o Grêmio jogou menos que o adversário fora de casa. A história é sempre a mesma. Joga bem, perde todos os gols possíveis e impossíveis, e em lances bobos, falhas individuais, acaba sofrendo gols. Cruzeiro, Sport, Coritiba, Atletico PR. Acho que só contra o Santos não teve o controle do jogo. Mesmo assim Autuori pode ser questionado sobre escolhas como Alex Mineiro, Rochemback e, sempre que há disputa, vence o maior salário. Pior do que saber que o Autuori é o treinador pro ano que vem, é saber que a direção é a mesma pro ano mque vem.

    ResponderExcluir
  7. Vou discordar Rafael. Ontem teve uma jogada muito mais violenta onde um jogador do Palmeiras entrou de carrinho com o pé alto e nem amarelo levou. Roberson foi na bola. Quantos velhos foram expulsos? Não podemos nem devemos creditar aos guris e sim na falta de brio dos velhos. Tem uma foto na ZH e CP do Tcheco com a camisa limpando o rosto que é o retrato desde Grêmio sem alma. Até o Victor vem falhando e dando desculpas sem brio ou indignação. Todos os de mais idade se mostram acomodados. Não se vê ninguém reclamando com o companheiro e conduzindo o time ao ataque.

    ResponderExcluir
  8. Mantenho minha visão que há uma grande acomodação dos jogadores que sabem receber em dia seus salários, mas não dão resposta em campo. Tem muita gente ganhando muito e acomodados. O Grêmio tem plantel, mas não tem time. Thiego pode vir a ser um bom camisa 3 como nos juniores, mas com a 2 não. Réver vem mal e com um parceiro vindo de um tempo fora complica. Lúcio ainda não chegou nem justificou sua contratação. É o Lucio zumbi antes do Grêmio. Collaço foi queimado? Spessato não ganha oportunidade e continuidade porque? Qual o motivo da queda do rendimento de Douglas no segundo tempo. Só tem gás para 45 minutos como a maioria?

    ResponderExcluir
  9. Não vejo em jogadores caros a saída salvo alguma oportunidade e sim para bons jogadores de grupo como: Rafael Coelho Luiz 20/05/88 (atacante); Gilcimar Chaves Caetano 1/03/81(atacante); José Paulo Bezerra Maciel Júnior 25/06/88 (volante). O que não pode é ir buscar um Luca Toni Varchetta Delle Cave 26/05/77 sem ter como pagar. Mas pode propor alguma troca por empréstimo como Léo por Breno que jogou bem pela zaga direita do SP e está sendo liberado pelo Bayern München. Garanto que bem conversado os alemães topam liberar o centroavante e o zagueiro ja que iriam liberar mesmo. O Grêmio colocaria uns jogadores na vitrine e ganha cartaz. Luca Toni 1,93 pode ser que tope a parada de jogar no PAIS do futebol. Tem de ter é criatividade e opções. Creio que Matheus e Busatto merecem oportunidade para descanso do Victor e Grohe ganhar ritmo na equipe B.

    ResponderExcluir
  10. Acho que Luca Toni não toparia vir. Eu acho o Breno um zagueirinho, muito fraco mesmo.
    Ano passado o inter ficou um tempo sem preparador fisico e só conseguiu 3 vitórias fora de casa no brasileiro. Talvez esteja acontecendo o mesmo ao Grêmio, que ficou uns 40 dias sem treinador e preparador físico. O time até tem resistência, mas explosão, força e arrancada não.

    ResponderExcluir
  11. Douglas: a minha opinião é inversa. Acho o Mano bom treinador e vejo culpa do Autuori no que vem acontecendo. O Grêmio não tem jogada ensaiada nem indignação, ultrapassagem dos laterais/alas/volantes, movimentação para criação de espaços. É um time previsível. Falta o dedo do treinador nesse time, mas concordo que muito mais culpados são os dirigentes.

    ResponderExcluir
  12. Rafael, não quis eximir o Autuori. Só acho que ele não tem culpa se o Tcheco na frente do goleiro bota a bola na bandeira de escanteio, e que o zagueiro cabeceia pra dentro do gol, lance que na várzea, faz tempo que não rola. Ultrapassagem dos laterais, gostaria de ver, mas como ele escala sempre o Thiego, deve pensar diferente. E como estamos no boteco do Ilgo, acredito que posso te convencer que o Mano foi um treinador nota 5 no Grêmio, antes do segundo chop.

    ResponderExcluir