Depois de ler o relatório oficial de uma comissão do Grêmio sobre a transação Olímpico x Arena (confira no blog do Grêmio Sempre Imortal: http://sempreimortal.wordpress.com), fiquei ainda mais convencido de que, do jeito que está proposto, o negócio deve ser desfeito. E será desfeito, não tenho dúvida.
O relatório é de dezembro do ano passado, e se tudo que ali está é realmente verdadeiro e/ou não sofreu alteração, fica difícil entender como o contrato com a OAS ainda não foi rompido.
Resumindo e simplicando, o negócio, que realmente só é bom mesmo para a empreiteira, é mais ou menos o seguinte:
1 - A OAS ergue a Arena, linda, maravilhosa, exuberante, moderna e tudo mais numa área total de 32 hectares.
2 - O espaço do Grêmio, que somente poderá ser chamado de seu depois de 20 anos, é de 4,9 hectares. Toda a área restante, 27,1 hectares e o que nela for erguido, é da OAS. Nem um mísero campo suplementar sobrou para o clube.
3 - Para receber essa reluzente Arena, com capacidade para 53 mil pessoas, o Grêmio entrega uma área de 8,8 hectares que é quase o dobro da que receberá, com um imóvel usado, mas em bom estado, e que é exclusivamente seu.
Vale a pena uma leitura atenta do relatório, feito por gente idônea e capacitada. Há muitos detalhes preocupantes e intrigantes, para dizer o mínimo.
E pensar que tinha (e ainda tem?) gremista brigando com gremista por causa da Arena.
Só uma perguntinha: por que a nação gremista não teve acesso antes a esse documento, se tudo era para ser 'transparente'?
Bem, acho que está chegando a hora de olhar com um pouco mais de carinho para o projeto de reforma e modernização do Olímpico.
O importante não é o lugar em que se mora, mas como se mora.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O ADALBERTO PREIS EM ENTREVISTA CONCEDIDA HOJE, DESMENTE TUDO ISSO AÍ, E DIZ QUE A ARENA SAI.
ResponderExcluirhttp://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt§ion=Blogs&post=242801&blog=30&coldir=1&topo=4238.dwt
Alguns bons jogadores passam por clubes e não conseguem espaço e em outros brilham. Vou citar alguns que chegaram quase desconhecidos e fizeram seus nomes.
ResponderExcluirWilliam Machado de Oliveira
1997-1998: Sete de Setembro-RS
1999: Ipatinga-MG
1999: Desportiva Capixaba-ES
2000: Ipatinga-MG
2000: Cruzeiro-MG
2001: Ipatinga-MG
2001: Cabofriense-RJ
2002: América-MG
2003: Francana-SP
2004: Portuguesa-SP
2004: Joinville-SC
2005: Ipatinga-MG
2005: Sport Recife-PE
2006-19/12/2007: Grêmio-RS
20/12/2007: Corinthians-SP
Victor Leandro Bagy
2001: Paulista-SP
2002: Ituano-SP
2003-17/12/2007: Paulista-SP
18/12/2007: Grêmio-RS
Já é dada como certa a saída do Mário Doril para a Inter de Milão em dezembro. Sua valorização pelo talento e trabalho do procurador deve deixar algo como 3,5 milhões de Euros no cx azul. Mais talentos terão de sair para equilibrar o buraco dos péssimos administradores do dinheiro alheio. Provavelmente o destino de Mário estará ligado ao de outro brazuca o Lucimar Ferreira da Silva. Será Saimon Pains Tormen 1,83 3/3/91 seu substituto? Façam suas opções.
ResponderExcluirAssisti a entrevista. Não vi desmentira a questão dos hectares.
ResponderExcluirÉ lógico que seria ótimo ter uma arena, mesmo no Humaitá.
ResponderExcluirmas é preciso garantir mais vantagens nesse negócio. por enquanto, quem mais ganha é essa empreiteira de longa história e muitas histórias.
O Gremio é muito maior que a OAS.
Alguém torce pela OAS?
Quem leva adiante esse negocio deve ter consciencia acima de tudo de que o Gremio nunca precisou da oAS para ser grande.
Segundo o finalsports.com.br os que seguem para SP visando o jogo com o Santo André são: Victor e Grohe, Lúcio e Fábio, Réver, Rafael, Thiego e Saimon, Adílson e Túlio, Souza, Tcheco, Roberson, Douglas Costa, Renato e Maylson, Herrera e Ricardo.
ResponderExcluirEsse relatorio ja foi desmentido a mais de 9 meses, a area da arena ja mudou todo layout faz tempo, surpreende esses conselheiros não saberem ainda. Normal, sao da turma do Duda, o G6 q so pensa em arranjos politicos, q ta acabando com o Gremio. Mandaram o Caetano embora e colcoaram o Meira do Obino no futebol, é triste. Falam mal da Arena pra nao dar moral ao Antonini e Odone. Não dê credito a essa gente Ilgo, essa turma não tem a cara do Gremio, esse time apatico, sem garra nao é o Imortal Tricolor, são uma vergonha.
ResponderExcluirResposta do Preis qdo esse relatorio requentado foi lançado ano passado, só nao entendi pq o Hiltor voltou com esse assunto:
ResponderExcluir"Essa ressalva acaba de ser superada com a realização de novo lay-out para todo o empreendimento. Com o desmembramento da área em vários lotes a ser oportunamente realizado, o terreno da arena no Humaitá passa a ser um lote individualizado com uma área de 8,9 hectares, um pouco maior, inclusive, do que a área do estádio Olímpico."
A Guaiba/CP metia pau na gestão Odone td dia, devem estar felizes com essa gestao fracassada Duda. 2010 será um pesadelo, Obino 2.
Pessoal, tá feia a coisa. O próximo ano pode ser até pior mesmo, mas vamos acreditar que assuma um dirigente com outro perfil e mais conhecimento.
ResponderExcluirSobre a Arena, rolou agora esse relatorio de um ano atrás. por que esse documento não apareceu antes, não foi mostrado a todos?
é preciso mais transparencia.
sobre o que Preis disse: ele diz que 'oportunamente' será feito um aumento na área do Humaita para o Gremio, que ficará então com área equivalente a que hoje tem no olímpico.
gostaria de ver algo assinado pelas partes nesse sentido. gostaria mesmo.
Cara... não escreve besteira. Os sócios do Grêmio que participaram de uma reunião com o Preis naqueles "encontros com a direção" sabem que o projeto mudou, a disposição dos empreendimentos foi modificada e a área do estádio (que será registrada em nome do Grêmio) será de mais de 8,9 hectares, ou seja, maior que o Olímpico.
ResponderExcluirInforme-se antes de escrever!!! Os sócios já viram a planta da arena com o novo layout, com a área do Gremio sendo maior... Outra coisa: ainda quero saber o pq da campanha que o Grupo Record está fazendo contra a Arena... o não-sei-o-quê Mombach só escreve pra criticar... agora é tu com esse relatório antigo... o bispo Macedo tem interesses na Azenha? Qual é a de vcs???
Ilgo...
ResponderExcluirPrimeiramente, este documnto é um parecer do conselho do Gremio, e portanto deveria ser SECRETO, por isso nao apareceu ate hj e nao devia ter aparecido.
Segundo, a questao do tamanho da area ja foi corrigido e o tamanho da area da azenha e Humaita sao identicos, 8 hectares. E agora sao 8 hectares de area construida.
E tambem temos outro detalhe importante Ilgo, veja o panorama atual da copa do mundo, NINGUEM encontra investidores. Sabe Porque? Ora, porque nenhum investidor vai construir estadio pra ninguem se nao obtiver retorno financeiro consideravel. É a realidade, ou se faz nesse modelo de negocio, ou nao faz. Tanto eu quanto vc sabemos que o futebol, apesar de rentavel, nao é um meio muito firme para se investir, portanto tem que valer a pena, e é por valer a pena para a Oas que o negocio ta de pé ate hj.
ResponderExcluirVou continuar escrevendo minhas besteiras.
ResponderExcluirSó acredito que houve ampliação na área se eu puder ver o contrato com a OAS.
Agora, o que me parece é que acima de tudo estão os interesses da OAS, a frase do anonimo é emblemática: tem que valer a pena para a OAS.
por que ele não escreveu : tem que valer a pena para o Gremio e para a OAS, mas primeiro para o Grêmio.
Eu escrevo besteira, agora tem gente fazendo besteira.
Ilgo, eu escrevi a frase simplesmente pq o negocio JA E otimo para o Gremio, eu nao preciso dizer isso. O simples fato de conseguir erguer esta Arena ja vale muito a pena. O fato de ter de ser bom para o Gremio é tao obvio que nao precisa nem ser mencionado em meu comentario.
ResponderExcluirAgora, fazer um negocio desses valer a pena para o investidor é muito mais dificil. Por isso reintero, tem que valer a pena para a Oas sim, senao ela nao bota dinheiro.