sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A Arena desmorona

Depois de ler o relatório oficial de uma comissão do Grêmio sobre a transação Olímpico x Arena (confira no blog do Grêmio Sempre Imortal: http://sempreimortal.wordpress.com), fiquei ainda mais convencido de que, do jeito que está proposto, o negócio deve ser desfeito. E será desfeito, não tenho dúvida.

O relatório é de dezembro do ano passado, e se tudo que ali está é realmente verdadeiro e/ou não sofreu alteração, fica difícil entender como o contrato com a OAS ainda não foi rompido.

Resumindo e simplicando, o negócio, que realmente só é bom mesmo para a empreiteira, é mais ou menos o seguinte:

1 - A OAS ergue a Arena, linda, maravilhosa, exuberante, moderna e tudo mais numa área total de 32 hectares.

2 - O espaço do Grêmio, que somente poderá ser chamado de seu depois de 20 anos, é de 4,9 hectares. Toda a área restante, 27,1 hectares e o que nela for erguido, é da OAS. Nem um mísero campo suplementar sobrou para o clube.

3 - Para receber essa reluzente Arena, com capacidade para 53 mil pessoas, o Grêmio entrega uma área de 8,8 hectares que é quase o dobro da que receberá, com um imóvel usado, mas em bom estado, e que é exclusivamente seu.

Vale a pena uma leitura atenta do relatório, feito por gente idônea e capacitada. Há muitos detalhes preocupantes e intrigantes, para dizer o mínimo.

E pensar que tinha (e ainda tem?) gremista brigando com gremista por causa da Arena.

Só uma perguntinha: por que a nação gremista não teve acesso antes a esse documento, se tudo era para ser 'transparente'?

Bem, acho que está chegando a hora de olhar com um pouco mais de carinho para o projeto de reforma e modernização do Olímpico.

O importante não é o lugar em que se mora, mas como se mora.

14 comentários:

  1. O ADALBERTO PREIS EM ENTREVISTA CONCEDIDA HOJE, DESMENTE TUDO ISSO AÍ, E DIZ QUE A ARENA SAI.

    http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=242801&blog=30&coldir=1&topo=4238.dwt

    ResponderExcluir
  2. Alguns bons jogadores passam por clubes e não conseguem espaço e em outros brilham. Vou citar alguns que chegaram quase desconhecidos e fizeram seus nomes.
    William Machado de Oliveira
    1997-1998: Sete de Setembro-RS
    1999: Ipatinga-MG
    1999: Desportiva Capixaba-ES
    2000: Ipatinga-MG
    2000: Cruzeiro-MG
    2001: Ipatinga-MG
    2001: Cabofriense-RJ
    2002: América-MG
    2003: Francana-SP
    2004: Portuguesa-SP
    2004: Joinville-SC
    2005: Ipatinga-MG
    2005: Sport Recife-PE
    2006-19/12/2007: Grêmio-RS
    20/12/2007: Corinthians-SP

    Victor Leandro Bagy
    2001: Paulista-SP
    2002: Ituano-SP
    2003-17/12/2007: Paulista-SP
    18/12/2007: Grêmio-RS

    ResponderExcluir
  3. Já é dada como certa a saída do Mário Doril para a Inter de Milão em dezembro. Sua valorização pelo talento e trabalho do procurador deve deixar algo como 3,5 milhões de Euros no cx azul. Mais talentos terão de sair para equilibrar o buraco dos péssimos administradores do dinheiro alheio. Provavelmente o destino de Mário estará ligado ao de outro brazuca o Lucimar Ferreira da Silva. Será Saimon Pains Tormen 1,83 3/3/91 seu substituto? Façam suas opções.

    ResponderExcluir
  4. Assisti a entrevista. Não vi desmentira a questão dos hectares.

    ResponderExcluir
  5. É lógico que seria ótimo ter uma arena, mesmo no Humaitá.
    mas é preciso garantir mais vantagens nesse negócio. por enquanto, quem mais ganha é essa empreiteira de longa história e muitas histórias.
    O Gremio é muito maior que a OAS.
    Alguém torce pela OAS?
    Quem leva adiante esse negocio deve ter consciencia acima de tudo de que o Gremio nunca precisou da oAS para ser grande.

    ResponderExcluir
  6. Segundo o finalsports.com.br os que seguem para SP visando o jogo com o Santo André são: Victor e Grohe, Lúcio e Fábio, Réver, Rafael, Thiego e Saimon, Adílson e Túlio, Souza, Tcheco, Roberson, Douglas Costa, Renato e Maylson, Herrera e Ricardo.

    ResponderExcluir
  7. Esse relatorio ja foi desmentido a mais de 9 meses, a area da arena ja mudou todo layout faz tempo, surpreende esses conselheiros não saberem ainda. Normal, sao da turma do Duda, o G6 q so pensa em arranjos politicos, q ta acabando com o Gremio. Mandaram o Caetano embora e colcoaram o Meira do Obino no futebol, é triste. Falam mal da Arena pra nao dar moral ao Antonini e Odone. Não dê credito a essa gente Ilgo, essa turma não tem a cara do Gremio, esse time apatico, sem garra nao é o Imortal Tricolor, são uma vergonha.

    ResponderExcluir
  8. Resposta do Preis qdo esse relatorio requentado foi lançado ano passado, só nao entendi pq o Hiltor voltou com esse assunto:

    "Essa ressalva acaba de ser superada com a realização de novo lay-out para todo o empreendimento. Com o desmembramento da área em vários lotes a ser oportunamente realizado, o terreno da arena no Humaitá passa a ser um lote individualizado com uma área de 8,9 hectares, um pouco maior, inclusive, do que a área do estádio Olímpico."

    A Guaiba/CP metia pau na gestão Odone td dia, devem estar felizes com essa gestao fracassada Duda. 2010 será um pesadelo, Obino 2.

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, tá feia a coisa. O próximo ano pode ser até pior mesmo, mas vamos acreditar que assuma um dirigente com outro perfil e mais conhecimento.
    Sobre a Arena, rolou agora esse relatorio de um ano atrás. por que esse documento não apareceu antes, não foi mostrado a todos?
    é preciso mais transparencia.
    sobre o que Preis disse: ele diz que 'oportunamente' será feito um aumento na área do Humaita para o Gremio, que ficará então com área equivalente a que hoje tem no olímpico.
    gostaria de ver algo assinado pelas partes nesse sentido. gostaria mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Cara... não escreve besteira. Os sócios do Grêmio que participaram de uma reunião com o Preis naqueles "encontros com a direção" sabem que o projeto mudou, a disposição dos empreendimentos foi modificada e a área do estádio (que será registrada em nome do Grêmio) será de mais de 8,9 hectares, ou seja, maior que o Olímpico.
    Informe-se antes de escrever!!! Os sócios já viram a planta da arena com o novo layout, com a área do Gremio sendo maior... Outra coisa: ainda quero saber o pq da campanha que o Grupo Record está fazendo contra a Arena... o não-sei-o-quê Mombach só escreve pra criticar... agora é tu com esse relatório antigo... o bispo Macedo tem interesses na Azenha? Qual é a de vcs???

    ResponderExcluir
  11. Ilgo...

    Primeiramente, este documnto é um parecer do conselho do Gremio, e portanto deveria ser SECRETO, por isso nao apareceu ate hj e nao devia ter aparecido.

    Segundo, a questao do tamanho da area ja foi corrigido e o tamanho da area da azenha e Humaita sao identicos, 8 hectares. E agora sao 8 hectares de area construida.

    ResponderExcluir
  12. E tambem temos outro detalhe importante Ilgo, veja o panorama atual da copa do mundo, NINGUEM encontra investidores. Sabe Porque? Ora, porque nenhum investidor vai construir estadio pra ninguem se nao obtiver retorno financeiro consideravel. É a realidade, ou se faz nesse modelo de negocio, ou nao faz. Tanto eu quanto vc sabemos que o futebol, apesar de rentavel, nao é um meio muito firme para se investir, portanto tem que valer a pena, e é por valer a pena para a Oas que o negocio ta de pé ate hj.

    ResponderExcluir
  13. Vou continuar escrevendo minhas besteiras.
    Só acredito que houve ampliação na área se eu puder ver o contrato com a OAS.
    Agora, o que me parece é que acima de tudo estão os interesses da OAS, a frase do anonimo é emblemática: tem que valer a pena para a OAS.
    por que ele não escreveu : tem que valer a pena para o Gremio e para a OAS, mas primeiro para o Grêmio.
    Eu escrevo besteira, agora tem gente fazendo besteira.

    ResponderExcluir
  14. Ilgo, eu escrevi a frase simplesmente pq o negocio JA E otimo para o Gremio, eu nao preciso dizer isso. O simples fato de conseguir erguer esta Arena ja vale muito a pena. O fato de ter de ser bom para o Gremio é tao obvio que nao precisa nem ser mencionado em meu comentario.

    Agora, fazer um negocio desses valer a pena para o investidor é muito mais dificil. Por isso reintero, tem que valer a pena para a Oas sim, senao ela nao bota dinheiro.

    ResponderExcluir