domingo, 25 de outubro de 2009

Deu a lógica

O Inter confirmou seu favoritismo. Contra um Grêmio desfalcado de Tcheco e, principalmente, de Jonas e Maxi López, e considerando ainda que o adversário é um notório perdedor em jogos fora de casa neste Campeonato, tudo indicava que o Inter venceria, credenciando-se a brigar pelo título do Brasileiro.

O que ainda sustentava o Grêmio para o embate e dava alento à sua torcida é a velha máxima “Gre-Nal é Gre-Nal”. E vice-versa.

O Grêmio foi bravo. Seus jogadores lutaram até o limite de suas forças, como costumam fazer, com uma ou outra exceção. Se já não tem sido fácil vencer, em especial fora do Olímpico, o que dizer quando aquele jogador que tem salvado o time em inúmeras oportunidades erra.

Se quando até Victor falha, pouca coisa mais resta. O goleiro gremista tem atenuante. A bola desviou numa saliência na risca da pequena área, mas não era um chute forte. Faltou reflexo. O fato é que o gol não chegou a abalar o Grêmio, o que seria perfeitamente aceitável, já que se tratava de um clássico.

Esse Grêmio de Paulo Autuori tem sido assim: calmo e sereno, até nas adversidades.

Com o gol logo no começo, o Inter poderia ter mantido aquele ímpeto inicial sob o comando do meia argentino. Mas nitidamente o time se mostrou satisfeito com a vantagem. O técnico Mário Sérgio posicionou sua equipe mais atrás, preocupado não se sabe exatamente com o quê. Com certeza não poderia ser com Perea, de atuação apática, mostrando que Herrera é quem deveria ter começado.

Ah, havia Douglas Costa. O garoto estava bem, driblava, se movimentava e dava trabalho aos atentos marcadores colorados. Sua saída no intervalo foi surpreendente.

Herrera entrou disposto como sempre, mas não era Douglas Costa quem deveria sair. Talvez Rochemback, de atuação decepcionante.

Mas os técnicos hoje são assim: primeiro é jogar para não perder. Depois, para perder por pouco. Se Autuori não queria levar mais gols, Mário Sérgio temia levar um e colocar em risco uma vitória que se encaminhava tranquila diante de um Grêmio sem a menor ousadia. Deu a lógica.

EM TEMPO

O Inter venceu o Gre-Nal. Jogou um futebol pragmático, buscando os três pontos que o credenciam a seguir na disputa pelo título brasileiro. Mas não foi um futebol convincente. Não é jogando assim, com tamanha penúria ofensiva, que o time será campeão. Ontem, nem a defesa chegou realmente a ser testada.

22 comentários:

  1. Tirar o Douglas e colocar o Herrera? Meu deus. Rochemback???Não marca, não cria e não acerta um lançamento. Desde que entrou no time, o Grêmio se perdeu. Gostei do Mário( depois do Victor é o melhor), do Túlio, do Adílson e do Souza, além do Douglas. Não vou falar do goleiro, porque se não fosse por ele, estariamos atrás do Fluminense. Com essa direção e este treinador, 2010 será sombrio.

    ResponderExcluir
  2. Segundo informa há algum tempo o Vidarte o primeiro reforço gremista seria Carlos Henrique Barbosa Augusto volante do Azulão emprestado ao Campinense da Paraíba. Ele teria sido indicação do Mário Doril que jogaram juntos no Azulão. O Campinense é virtual rebaixado com 30 pontos e -22 gols de saldo. Terá alguém (Autuori, Weber ou Rospide) assistido umas duas partidas do Campinense para avaliar o jogador? Será carente esta posição (volante) para a contratação de um jogador de 20 anos? Não seria melhor um jogador tarimbado e respeitado para esta função ou aproveitar um dos vários já disponíveis no Olímpico? Não teria sido melhor ter avaliado em junho um Thiago Humberto Gomes ou Luiz Fernando Pereira da Silva do Barueri? Também um Marcos Vicente dos Santos do Avaí? Após a derrota vem o Kroeff falar que agora vai planejar 2010 com mais vontade. Sinal que não planejou ou não teve vontade em 2009.

    ResponderExcluir
  3. Não sei o que pensam os que frequentam este boteco limpinho e bem abastecido mas eu penso que o problema do Grêmio esta nos volantes e meio campo. Quando os homens da armação tem de marcar não criam e não criando ficam os trombadões perdidos e dando trombadas na frente. Assisti hoje Liverpool x Manchester United onde a bola corre e os jogadores buscam alternativas. Lucas que não estava bem na primeira parte (na minha visão) melhorou na segunda e deu passe para o gol de N'Gog. Mesmo não sendo um bom finalizador Mascherano é mais efetivo e arrisca chutes. Antes que alguém pergunte o Gérson não foi bem e aos 28 do primeiro conseguiu vencer uma corrida pela lateral direita do Brasil desarmando sem falta um veloz japonês. Depois deste lance perdeu varias disputas individuais. Os volantes brasileiros não foram felizes e as laterais propiciaram ataques. Tenho visto bons laterais direito em ação e só o Grêmio do Autuori não usa o Spessato ou contrata alguém. Provavelmente sem Léo e Rafael, Mário vá para a zaga. Spessato seria o correto, mas provavelmente será Thiego. Com a saída do Túlio pode ser que arrume o meio não pelo retorno do Tcheco, mas por sair um peso morto. Também o Rochemback está um zero a esquerda. Urge a entrada do regular Matheus e quiçá do Bruno.

    ResponderExcluir
  4. Indicação do Mário ou do empresário do Mário?
    O Rochemback foi muito mal, mas estava jogando fora de posição. A saída do Douglas é muito simples, se explica pela filosofia do Autuori 'estoura no mais fraco'. Ele é o primeiro a ser torrado.
    A meu ver, o Grêmio pode ter problemas físicos. Uma coisa é resistência, outra é força, arrancada. Mas o problema certo é o Autuori. Uma equipe sem jogadas ensaiadas, sem jogadas pelas laterais, sem ultrapassagens, movimentação, sem abrir espaços, só pode ser falta de trabalho. Espero que ele esteja pensando em 2010, e não que este seja o nível de seu trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Eu como colorado fiquei satisfeito com a troca do Douglas, que era o único que poderia num lance individual fazer alguma coisa, pelo Herrera, até pq chega a ser engraçado ver esse argentino jogar, como é ruim!!!!!!! Teve lances bizarros na partida, chegou a reclamar do Souza numa furada que deu!

    E o Alecsandro... ahhh ... esse é o legítimo "putanheiro", não fosse e já seria disparado artilheiro do campeonato, o que foi aquele gol que perdeu, teria matado o jogo! Mais um jogo em que ele não define o placar, assim como tinha feito no Rio tentando encobrir o goleiro!

    ResponderExcluir
  6. Alguém viu o Rever chutando (ou tentando chutar) o juiz na confusão da expulsão???

    D'alessandro ficaria no mínimo 2 anos afastado!!!

    ResponderExcluir
  7. Não vi esse lance do Rever com o juiz. mas não duvido. o Gremio tá perdido, sem orientação, é um time de colegio de freiras. quer dizer, tem orientaçlão, de ser passivo. só Adilson teve peito de encarar o Guinazu.
    Sobre o Douglas, ele fazia sua melhor partida. aliás, acho que ele nunca jogou 90 minutos no time principal.
    Por fim, o Autuori tem seus pecados, e são muitos, mas depender de um ataque como esse para vencer gre-nal é brabo.

    ResponderExcluir
  8. Enquanto se gasta milhões com nomes conhecidos os que guardam a redonda no fundo da rede como o Paulo Krauss de Oliveira (26 anos) seguem desconhecido dos doutos em futebol gremista. http://www.youtube.com/watch?v=P6AHcGCjxVk ou http://www.youtube.com/watch?v=eOjBcfEITGo&feature=related
    Krauss (14/04/1984)está marcando muitos gols no Votoraty campeão da A3 paulista de 2009. Só que passa na Rede Vida e não na Globo. kkkk

    ResponderExcluir
  9. Por que não testaram o Róberson no lugar do Herrera ou do Perea?
    Grenal à parte, me convenço de que o Autuori não é técnico para o Grêmio. Filosofia, conceitos demais, não combinam com futebol. Futebol é resultado e não é absoluto. "Trabalho com conceitos". Fodam-se os conceitos, eu quero é ganhar, independente se jogando em ou mal.
    O Celso Roth é dos melhores que tem no país, pois pega um grupo mediano e faz campanha de campeão ou vice-campeão. Na frente dele tem poucos, como o Mano Menezes, Muricy. Não entendo a birra do Ilgo (que não é so do Ilgo) contra o Roth.
    Abraços,
    Cláudio

    ResponderExcluir
  10. Errei ao digitar, pois o Paulo Krauss tem 25 anos. Netbook Booklet tem o teclado bem apertadinho como os demais. Me referi aos Doutos do Olímpico.

    ResponderExcluir
  11. Segundo o “FinalSports Luiz Onofre Meira: - Washington eu posso falar que não está nos planos do clube”, Tomara, pois do time atual só o Dagoberto a meu ver teria lugar no Grêmio... É evidente que Maxi apesar da esposa não vai ficar, pois seu custo benefício é pífio. Herrera já devia seguir seu rumo, pois em nada acrescenta. Jonas não vai querer ficar agora que ganhou alguma visibilidade. Autuori deveria colocar Ricardo e ir montando o time de 2010 com a base. Tcheco e Souza provavelmente também estão de partida e o Grêmio tem de aliviar a folha. O Avaí do Silas só com o salário de seis jogadores gremista paga sua folha. Avaí e Vitória do Mancini estão com os mesmos 44 pontos do Grêmio milionário do Autuori.

    ResponderExcluir
  12. A meu ver as decepções do brasileirão 2009 ficam por conta do Santos, Corinthians, Sport, Goiás, Grêmio e Palmeiras que ainda tem chance. Chamusca chegou a pouco e ainda tenta montar um time, mas os demais treinadores fracassaram redondamente. Sim, dentre eles estão Mano, Muricy, Autuori e Luxemburgo os medalhões. O badalado Muricy fracassou no SP e no Palmeiras e Luxa no Palmeiras e Santos.

    ResponderExcluir
  13. Ilgo; marquei o Juremir Machado da Silva na paleta e vou ficar de lupa nos textos deste colorado das pombas. Aliás o correto agora seria MICO Juremir Machado da Silva. Na primeira derrapada entrego o Mico DAS POMBAS (Palomas).

    ResponderExcluir
  14. Esse Paulo Krauss parece ser bom. Vários gols e jogadas. Mas gostaria de ver ele contra marcações mais pesadas. Francisco, sabes dizer a altura dele?
    Do santos eu não esperava mais. O time é fraco. O goiás só cai, parece o palmeiras.
    Colocar o Ricardo? Não sei não. Não levo muitas esperanças nesse jogador.

    ResponderExcluir
  15. Francisco, deixa o Juremir pra lá. ele só quer fazer onda.
    Paulo Krauss numa hora dessa? Pô, vcs descobrem cada um...

    A gurizada da base tem qwue entrar na fila no gremio de autuori e cia. tem uns que poderia estar no time, pq nada devem ao perea e ao herrera.

    ResponderExcluir
  16. Juremir Machado da Silva é um baita cronista, LIXO É O ROGÉRIO MENDELSKI, reaça DE PRIMEIRA, ou de última, q simplesmente NADA FALA SOBRE O MAIORESCÂNDALO Q O RS já viveu.
    Mas escrever sobre a Ford, sobre não terem dado o dinehiro do povo praquela M, isso o canalha tem a cara-de-pau de lamentar.

    ResponderExcluir
  17. Acabei de ler uma entrevista do Presidente Duda. Ele justifica a saída do Douglas, e não do Rockembach, dizendo que foi para evitar uma goleada.
    Deve haver alguma maneira de impedir que ele continue na presidência. Será que apenas improbidade é motivo para mandar alguém embora?
    Ilgo, faça alguma coisa. Consulte conselheiros, o estatuto. Se continuar essa turma nós vamos para série b. O Obino pegou o Grêmio na libertadores e entregou na B, ninguém lembra disso? Não existe cobrança, tudo que esse naba de treinador faz é aplaudido. Tem que mudar, antes que seja tarde...

    ResponderExcluir
  18. Ilgo; temos de indicar, pois o Kroeff afirma que não sabem. Está no clicrbs: – Claro que um atacante era mais necessário, mas não tinha nenhum atacante pra trazer. Ai tem mais um. Thales Corigliano Magalhães 06/07/1989. Rafael, o Paulo Krauss tem 1,80. Como não disputam o brasileirão é registrar aguardar o BID e por para jogar... Só não tem solução para a morte e quem espera sentado.

    ResponderExcluir
  19. The Day After proporciona umas coisas ridículas. Palavras do Kroeff: – Tenho obrigação de pensar em 2010. Eu convoco a torcida gremista para apoiar o time. se não der, não deu. Já temos alguma coisa alinhavada. Temos um banco de dados lá no Grêmio com todos os profissionais do mundo com contrato encerrando em dezembro. Vamos trazer jogadores em condições de vestir a camiseta do Grêmio. Atentai bem: Temos um banco de dados lá no Grêmio com todos os profissionais do mundo com contrato encerrando em dezembro. A perguntinha: de que adianta um banco de dados se falta quem entenda destes DADOS? Lembra aquele cara que fez um gol de bicicleta e passou na ESPN em um dia destes...
    Vai ver que está pensando em: Ruud van Nistelrooy, Andriy Shevchenko, Zlatan Ibrahimović, Samuel Eto'o, Karim Benzema, Wayne Mark Rooney, Michael James Owen, David N'Gog, ou Fernando José Torres Sanz.

    ResponderExcluir
  20. Agora para acesar a página da base gremista tem de ver a foto do Paulo Deitos que “-serve ao Grêmio sem se servir do Grêmio”. O santinho esta ali mesmo é para... ficar bem DES conhecido. Nos profissionais não tem santinho... ainda? Estava lendo no belo site novo do CP: Léo desfalca o Grêmio por pelo menos três semanas. Confirma o que previa e sem Rafael fica entre Mário e Saimon indo Thiego para a lateral ou Spessato que é o correto a meu ver. O problema é que entre o correto e coisas do Olimpico há uma enorme diferença. Algo que talvez só o Telescópio Espacial Hubble alcance. O Hiltor já está escalando o Inter só falta combinar o resultado com o SP. kkkk Segundo pesquisa do Hiltor os Micos preferem Mano dos manos para o comando de 2010 com 10 votos e Luxa com 5 e 2 para Muricy e o Vesgo. Coisas de MICOS. Só fracassados de 2009. Sucesso é com Silas, Jorginho, Andrade...
    Preparem seus corações, pois 2010 promete. Arena, Borges, Emerson, Ronaldinho... Calma ILGO; muita calma que está só começando... abre mais uma gelada e vamos papeando que a carne está assando...

    ResponderExcluir
  21. Te acalma Francisco! Sobrou até pro Hiltor? Tudo bem que ele se excede às vezes, já que a paixão pelo clube fala mais alto.
    Esse banco de dados que o Kroeff se refere é o mesmo que a seleção brasileira tem, o flamengo e mais uma montanha de times. Só não lembro o nome do software, mas a empresa que bolou está nadando na grana.

    ResponderExcluir
  22. O Thigo no time só pode ser pressão da direção, para que o vendam de uma vez. Esse acho que nem como zagueiro serve. Spessato já deveria ter subido a tempos.
    Aproveitando, acho que Adilson caiu muito de rendimento depois que saiu do 3-5-2. talvez ele devesse ficar mais, sair menos pro jogo.

    ResponderExcluir