domingo, 18 de outubro de 2009

Sorte e competência

Sorte e competência A sorte e competência que sobraram ao Grêmio no Olímpico faltaram ao Inter no Maracanã. Pela terceira rodada seguida no Brasileirão, a maioria dos resultados da ponta de cima da tabela foi favorável ao Inter, que ontem acabou cedendo empate ao lanterna nos minutos finais.

Com isso, deixou escapar a luminosa oportunidade de assumir a vice-liderança e dar um bafo na nuca do líder Palmeiras, que voltou a perder. Já o Grêmio mostrou que jogando em casa, mesmo quando a torcida nem é tão numerosa, como ontem, parece abençoado pelos deuses do futebol, expressão que o colega Milton Jung consagrou ao microfone da Rádio Guaíba.

Senão, como explicar o gol de Perea no finalzinho de um primeiro tempo de futebol apático da equipe? Um drible e um chute forte, cruzado, quase sem ângulo. Foi tudo o que Perea fez no jogo. Foi até muito diante do que ele e o time apresentavam. Mas seria insuficiente se Victor não tivesse erguido uma muralha em sua goleira, constantemente assediada por Marcelinho Paraíba e seus companheiros, que desfilaram diante de uma defesa que mais uma vez foi passiva e vulnerável.

Aos 32 minutos do segundo tempo, depois de salvar o time mais uma vez, o goleiro Victor virou-se para perguntar quanto tempo ainda faltava para o jogo terminar, conforme registrou o repórter Flávio Dal Pizzol. Era grande o sufoco do Coritiba, que desde os 10 minutos tinha um jogador a menos em campo. O gol de Souza, após jogada de Maxi López, foi providencial e garantiu os três pontos.

Agora, o preocupante é que o Grêmio aos poucos está trazendo para o Olímpico o futebol que acumula fracassos fora de casa. Ontem, Tcheco, jogador que admiro pela inteligência para jogar futebol, foi decepcionante. Chegou a trotar em campo em vários momentos, enquanto Marcelinho Paraíba, de idade equivalente, parecia um guri, esbanjando técnica e vitalidade.

E pensar que a diretoria do Grêmio – afinal, quem dá a última palavra? – desprezou o meia do Coritiba, um dos destaques do Brasileiro, muito em função de sua idade, 34 anos (Tcheco tem 33).

DIZEM POR AÍ...

... que Leonardo Gaciba, ao se indicado pelo Luis Meira para o Gre-Nal, perdeu qualquer possibilidade de apitar no clássico.

EM TEMPO

Inter favorito para vencer o Gre-Nal.

10 comentários:

  1. Borges, Hugo e Washington. Todos dispensados pelo São Paulo. Borges e Hugo não seria um ótimo ataque para 2010? No Beira-rio, Showza neles.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ilgo; venho alertando faz tempo que as baterias de alguns jogadores necessitam de reciclagem. Tcheco é um que necessita de um tempo e recondicionamento físico e mental. Tcheco em minha opinião esta enfadado de jogar e não será o maestro como foi Ricardinho na vitória do galo ou Petkovic com o Flamengo. Petkovic já esta no limite e qualquer batida provoca dores e câimbras. Marcelinho em algumas jogadas me lembrou Zidane na Copa. Chegando a pouco da rua fui assistir aos melhores momentos quatro vezes para não escrever bobagem. Segundo comentam o SP também vai liberar Marlos que não aprovou no SP. Este poderia ser interessante para o Grêmio pela idade e pelo que jogava no Coritiba. Tem jogador que não encontra canto em algumas equipes e cai como uma luva em outras. Xuxa hoje é maestro no Azulão e antes de vir para o Ju onde nada funciona jogava um bolão.

    ResponderExcluir
  3. Em minha modesta opinião Douglas não deveria ser colocado no Grenal. Grenal seria para Bérgson que é mais forte e agudo. Douglas poderia ser opção para o segundo tempo dependendo do andar da carruagem assim como Pessalli ou Fernando que vem dando ofensividade e velocidade pela direita. Autuori poderia surpreender com Mithyuê, mas o joelho ainda não foi testado e Grenal é jogo pegado. Também o Volante Matheus Magro e Bruno Renan seriam opções pois conseguem acompanhar a velocidade dos jogadores colorados que Adilson, Túlio e Rochemback não vão conseguir. A outra opção seria Collaço na lateral e Lúcio no meio com Bérson ou Douglas como segundo atacante povoando a esquerda. Lúcio não vem bem na lateral e Renato pode desencantar. Não descartaria Léo e Rafa com o Réver de libero. São opções pois ja falaram que Grenal arruma o time vencedor...

    ResponderExcluir
  4. Victor com um tapinha tirando a bola de dentro do gol no momento é o único "São" goleiro do brasileiro. Marcos perdeu a coroa e levou um frango alado do Petkovic.

    ResponderExcluir
  5. Poxa, a turma esta com medo de escrever ou ausente. Diego Souza, Tcheco, e D'Alessandro tem em comuns apagões e em qualquer adversidade se recolhem na casca como caramujo. Ando observando o Douglas Costa e acredito estar entrando neste time. Para mim foi clara a intenção do Tcheco em fugir do Grenal com o destemprero nas reclamações.

    ResponderExcluir
  6. Por observar que Douglas após errar alguma jogada trava é que não recomendaria seu uso no Grenal. Bérgson é mais largado como o Gérson e não se abalam com eventuais erros, pois seguem buscando jogadas. É uma questão individual de cada pessoa, mas que reflete no futebol que é coletivo. Talvez um especialista em comportamento possa reverter esta situação. Eu só observo e não entendo do assunto.

    ResponderExcluir
  7. Acho que grenal não é jogo para lançar os guris da base. Ouvi que o Grêmio vai entrar provavelmente como entrou contra o corinthias, com três volantes. Acho que não é uma boa escolha...
    Esse Renato está mostrando cada vez mais que não deveria ter sido contratado. Está fora de forma e vem jogando muito pouco. Com ele em um grenal, produtividade zero.
    O Tcheco claramente quis ficar de fora do grenal. Talvez não tenha sua continuidade no Olímpico assegurada, ao contrário do que dizem. Talvez ele apenas queira mostrar que faz falta.

    ResponderExcluir
  8. Súmula do jogo Cerâmica 0 x 2 Grêmio dia 17/10/2009.
    1. GUSTAVO BUSATTO
    2. RENAN BIBIANO LSSA COELHO
    3. SAIMON PAINS TORMEN
    4. NEUTON SÉRGIO PICCOLI
    5. MATEUS ANDRÉ MAGRO (capitão)
    6. DENER ASSUNÇÃO BRAZ
    7. BRUNO RENAN TROMBELLI
    8. FELIPE DUARTE GUEDES
    9. ALEX SANDRO SILVA DE SOUZA
    10. JONAS HENRIQUE PESSALLI
    11. BERGSON GUSTAVO SILVEIRA DA SILVA
    12. TIAGO MACHOWSKI
    13. LUAN DIEGUEZ RODRIGUEZ
    14. EDUARDO SCHROEDER BROCK
    15. MARCUS VINICIUS FRARE LOURENZI
    16. EMERSON SATOSHI TAKADA DA SILVA
    17. JULIANO FOGAÇA SOARES
    18. EVERALDO STUM
    Aos 80 minutos sai o 10 Pessalli entrando o 16 Sato; aos 81 sai o 9 Alex entrando o 17 Fogaça e aos 83 sai o 11 Bérgson entrando o 14 Brock. Os gols foram marcados por Pessalli aos 21 e Alex aos 90. O 7 Bruno ganhou cartão vermelho aos 53.

    ResponderExcluir
  9. Eu juro que continuo sem entender estes treinadores. RENAN BIBIANO LESSA COELHO é zagueiro e o DENER ASSUNÇÃO BRAZ meio campo. Andrey os colocou nas laterais. Mas nesta vou discordar Rafael. MATEUS ANDRÉ MAGRO, JONAS HENRIQUE PESSALLI, BERGSON GUSTAVO SILVEIRA DA SILVA, SAIMON PAINS TORMEN, BRUNO RENAN TROMBELLI e FERNANDO LUCAS MARTINS vem jogando com times adultos na Copa Arthur Dallegrave. Nenhum destes é marinheiro de primeira viagem e certamente não irão AMARELAR. Grenal só é bicho de 7 cabeças pela imprensa e covardia de treinadores. Grenal vende de tudo e arrecada muito. Titio Joel caiu...

    ResponderExcluir
  10. Segundo informam o Grêmio irá punir Tcheco pela expulsão. Assim procedendo é como uma carta de advertência ao empregado e sinal claro de infração às regras. Sei que o Ilgo "era" admirador do futebol do mesmo e sempre cutuco o Ilgo, pois eu não gosto do futebol do Tcheco. O mesmo com Rafael sobre o Léo. Mas é só para colocar uma pitada de sal e nada mais. O Vesgo que adora um treino as escondida vai inventar alguma, pois para cada partida escala um time. Certamente entre um páreo e outro alguém soprará os pontos fracos do Grêmio para ajudar na montagem vermelha. Como estou com sobrepeso vou é montar meu PSI e dar uma cavalgada.

    ResponderExcluir