domingo, 4 de outubro de 2009

Gracias a la vida, gracias Mercedes

O domingo amanheceu cinzento, gris, triste, apesar do sol lá fora.

Morreu Mercedes Sosa. Sei que muita gente não sabe quem foi (é e continuará sendo) uma das maiores intérpretes da música regional latino-americana, e a mais famosa artista argentina depois de Carlos Gardel.

Quase ninguém sabe, também, que ela é um dos inúmeros projetos que tive e não deu certo. Lá pelos anos 70, fã da Mercedes, cantava suas músicas (ainda guardo os vinil), enquanto tentava aprender violão, outro de meus projetos fracassados.

Trabalhava num banco e estudava na Fabico. Inventei de dar uma de promotor de eventos e trazer Mercedes para cantar em Porto Alegre. Era um período complicado, ditadura na Argentina. Ela era perseguida, contrária ao regime. É claro que não podia dar certo.

Muito tempo depois, diretor da Rádio da Universidade, encasquetei de localizar o Geraldo Vandré (pra não dizer que não falei de flores) e trazê-lo para um show comemorativo ao aniversário da emissora. Ele nunca mais se apresentou depois de algum ano qualquer do início da década de 70. Também não consegui.

A voz de Mercedes ecoa no meu apartamento neste domingo ensolarado com cara de velório.

O mundo ficou mais pobre.

Gracias a La vida. Gracias, Mercedes.

EM TEMPO

Confiram e/ou descubram Mercedes no You tube. Ali ela continua viva.

Um comentário:

  1. Nem a mística do Olímpico salvou. Não assisti ao jogo só ouvi. Vou assistir mais tarde ou ver os gols. Pode ser que agora os iludidos acordem para sacudir a poeira, pois só restou à sul-americana por enquanto se não desandar mais. Quando vi a relação dos escolhidos senti o drama: Grohe e Matheus, Léo, Réver e Thiego, Mário, Collaço e Lúcio, Rochemback, Adílson e Túlio, Tcheco, Souza e Renato, Jonas, Maxi, Perea e Herrera.
    Jogaram: Grohe; Mário (Thiego), Léo, Réver e Collaço (Lúcio); Adílson (Túlio), Rochemback, Tcheco e Souza; Jonas e Maxi.
    Os bancários: Matheus, Perea, Thiego, Lúcio, Túlio, Herrera e Renato.
    Depois deste resultado troco a Cristiane e a Marta do Santos pelo Tcheco e Maxi. Facilitar com o Magrão acostumado a pegar pênalti é displicência. Agora a deficiência física apareceu. Quem confia nesta zaga? Matheus vem jogando e Grohe só treinando. Renato vai ser usado ou só ficar no banco? Adeus La Negra.

    ResponderExcluir