sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A hora de Tite

O técnico nunca foi completamente aceito pelos colorados. É um direito deles como torcedores. Diferente, por exemplo, da relação dos gremistas com Paulo Autuori, algo quase reverencial.

As poucas vaias que Autuori ouviu no Olímpico quase vieram acompanhadas de um pedido de desculpas.

É verdade que os resultados no Olímpico contribuem, porque são vitórias e algumas goleadas. Mesmo assim, em alguns jogos o técnico comete alguns desatinos, que no início eram aceitos pela torcida. Agora, não mais.

Veremos qual será a reação da massa que tem levado o time dentro de casa na hora ruim, na hora da derrota no Olímpico, cada vez mais próxima.

Já o Tite convive com a adversidade desde que pisou no Beira-Rio. Conseguiu algumas vitórias, inclusive o tão festejado título da Sul-Americana, hoje transformado num reles torneio sem menor sentido, como sempre foi, pela direção colorada. O pessoal quase soltou foguete com a eliminação.

Passado um ano, o trabalho do Tite pode ser considerado de médio para bom. Só não foi melhor porque lhe foram retiradas as condições de trabalho pela diretoria. Com a consciência pesada, já que tem culpa no cartória, a direção o mantém. Pelo Tite, Nilmar estaria no time até hoje.

Pelo Tite, Nilmar teria jogado as duas partidas da decisão da Copa do Brasil contra o Corinthians. O resultado seria muito diferente, não tenho qualquer dúvida.

Além da venda de jogadores, ocorreram lesões, crise interna e convocações, como a do Nilmar naquele momento decisivo do clube. Colorados, agradeçam ao Dunga.

Todos os colorados destacam que a venda de jogadores e as convocações prejudicaram o time até agora. Mesmo assim, pedem a cabeça do Tite.

É injusto? Sim, mas é do futebol. Se pudessem, os colorados tiravam também o presidente e mais alguns nomes coroados.

O fato é que nenhum de nós tem condições de analisar corretamente o trabalho do Tite. Não sabemos exatamente o que acontece nos bastidores.

Agora, pelo que vemos, chegou a hora de Tite sair, a não ser que reverta a situação já contra o Coritiba, o que acho muito difícil.

Se Tite treinasse com portões abertos, todos nós saberíamos realmente como estão os jogadores, principalmente aqueles que não aparecem, nunca recebem chance. Então, saberíamos se os recursos humanos do treinador são mesmo apenas estes, Glaydson, Maicon, etc.

No meu tempo de setorista, eu sabia quais os jogadores que poderiam ser aproveitados no time titular tanto do Inter como do Grêmio. Os treinos não eram fechados. Então, tínhamos condições de criticar o técnico com mais conhecimento de causa.
Lembro, por exemplo, que o Paulo Roberto arrebentava nos treinos, mas quem jogava era Uchoa. Lá ia o Ilgo escrever que era hora de Paulo Roberto (o coelhinho) jogar, que estava bem, enquanto o titular não era essas coisas. O guri entrou no time e só saiu para outros clubes, onde também conquistou inúmeros títulos.

Hoje, o técnico detém o conhecimento absoluto. Tem seu lado positivo, para ele, mas tem também o outro lado da moeda.

Quem garante que outro treinador não descobre nos jovens anônimos que treinam protegidos pelos muros do estádio, distante do olhar crítico da imprensa e da torcida, alguns aptos a jogar imediatamente?

Tite fez isso logo que chegou, descobriu Taison, que era ignorado pelo festejado Abel.

Os treinadores são assim como nós, não são perfeitos, nem fazem milagres. Agora, na maioria dos casos, ganham um dinheiro que não fazem por merecer.

QUESTAO DE ORDEM

MEU VOTO É CONTRA AS OLIMPÍADAS NO BRASIL. SOU TAMBÉM CONTRA A COPA DO MUNDO NO BRASIL. E CONTINUO SECANDO A ARENA NO BANHADO...
SIM, SOU DO CONTRA.

5 comentários:

  1. Ilgo; tu secas tanto que vais acabar com o banhado facilitando o trabalho dos caras. KKKK A verdade é que tu dás a cara para bater e fala o que pensa onde a maioria se esconde. Como também gosto de falar o que penso e não devo nada que continuemos assim. Mas falando em troca de treinador só os que têm planejamento independente conseguem seguir na frente. O SP independe de treinador e o Palmeiras está a caminho. Eles têm (SP) Milton Cruz e Jorginho (Palmeiras) enquanto o Grêmio não tem Rospide... KKKK

    ResponderExcluir
  2. Ilgo; saberia qual é o salário do Léo e do Rafael Marques? É só para ter uma idéia do que custam para comparar com a pedida do Gérson de 500 de luvas e 10 mil mês se os números divulgados forem estes. É importante comparar pois um tem mercado imediato para venda (cheque ao portador) e os demais????

    ResponderExcluir
  3. Francisco, se o Gerson nao ficar é pq ha razoes ocultas. a gente nunca sabe exatamente qual o jogo qu e esta sendo jogado.
    500 mil é o salário do técnico. o tecnico vai embora e deu pra esse dinheiro.
    500 mil no gerson é investimento. e tem retorno garantido.g

    ResponderExcluir
  4. Fazendo as contas dos 26 que Autuori pretende para 2010. 1. Victor, 2. Grohe, 3. Alessandro, 4. Mário, 5. Saimon, 6. Thiego, 7. Léo, 8. Réver, 9. Rafael, 10. Collaço, 11. Rochemback, 12. Bruno Renan, 13. Willian Magrão, 14. Souza, 15. Tcheco, 16. Mithyuê, 17. Maylson, 18. Douglas, 19. Julio Cesar, 20. Adilson, 21. Pessalli, 22. Bérgson, 23. Matheus Magro, 24. Ricardo, 25. Roberson, 26. Jonas. Façam suas apostas em quem sai e quem fica. Já eliminei Túlio, Lúcio, Maxi, Herrera, Perea e Cajá. Provavelmente o Réver que tem mercado e Douglas Costa sejam vendidos assim como partes de outros. Segundo informa Autuori as laterais, meia de ataque e avante faltam. Sendo assim seriam, 2 laterais, 2 meias e 2 atacantes totalizando 6 (seis). Na minha visão o Pessalli é meia atacante assim como o Bérgson e o Mithyuê. Os mais comentados são Leandro e Renato Abreu.

    ResponderExcluir
  5. Por favor, alguém convence o homem a liberar o Thiego. Esse não joga nada.

    ResponderExcluir