quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O Enem, a morte anunciada e o caso Gérson

Foi suspensa a prova do Enem. Motivo: vazamento das questões. A prova foi furtada, admitiu o ministro da Educação. Centenas de milhares de jovens se preparavam e agora terão de esperar a definição de nova data.

Tempos atrás, acho que no outro blog, escrevi que o governo que aí está desde 2003 não deixaria pedra sobre pedra, árvore sobre árvore, comprometendo o futuro.

Infelizmente, os fatos apontam para isso.

Como é que o governo que quer obrigar a substituição do vestibular pelo Enem não consegue se garantir? Não consegue preservar o sigilo das provas. É muita incompetência. Quem assegura que as próximas provas também não serão fraudadas? Quem garante que alguns espertalhões não terão informação privilegiada?

Agora, preocupante é a frase do ministro Haddad: ‘a sorte é que eram amadores’. Quer dizer, se fosse coisa de profissional.... Deixa pra lá.

Essa bomba, que não caiu de um desses aviões franceses que o governo quer comprar, sucede outra: a confirmação de Toffoli para ministro do STF. Alguém acreditava que os senadores não o aprovariam?

Diante desses fatos, é difícil falar de futebol. Ainda mais sobre o Inter. Nem o mais fanático colorado acreditava que o Inter passaria pelo Universidad depois do empate em casa e também pelo time desfalcado que entrou em campo.

Saíram Fabiano Eller, Kleber, Guiñazu e Taison e entraram, respectivamente, Sorondo, Marcelo Cordeiro, Glaydson e Marquinhos. E aí o treinador é culpado.

O Inter jogou a não jogar. Jogou porque precisava valorizar a competição que ele comemorou com tanta euforia no ano passado, para atenuar o fracasso no Brasileirão. Hoje, o clube comemora – não abertamente - a eliminação prematura, porque só assim poderá se dedicar ao que realmente interessa: o Brasileirão.

Sobre o Grêmio, a lamentar a facilidade com que o clube perde jovens valores. O zagueiro Gérson, cantado em prosa e verso há muito tempo, mais de um ano, pelo botequeiro Francisco, pode sair do Olímpico ‘de grátis’.

Li que a direção descarta pagar 100 mil reais de luvas para garantir mais um contrato com o jogador. O diretor Luís Onofre Meira disse que não é essa a política do clube.

Nós sabemos, desde o caso Ronaldinho, qual é a política do clube.

5 comentários:

  1. Majstorovic e Sebastian Saja dão a vitória o ao AEK por 1 a 0 contra Benfica pela Liga européia. Majstorovic marcou o gol e Saja fez ótimas defesas.

    ResponderExcluir
  2. Sobre política é sempre difícil falar. Tem gente atada. Esse governo está nivelando tudo, e por baixo. Mudando o que deve e o que não deve, sempre para pior.
    O inter perdeu para aquele time que os colorados diziam ser 'nada'. Quando o Grêmio enfrentou o cruzeiro, eles diziam que até o momento o tricolor não havia enfrentado ninguém. E agora? Simplesmente se calam. Parcialidade é dose...
    Eu venho dizendo também que essa direção é muito fraca. Entendem de tudo, menos de futebol.

    ResponderExcluir
  3. 2010 o ano que vai começar com pé esquerdo e amarelado.

    ResponderExcluir
  4. Para que fique bem claro: nada tenho contra o Anderson Simas Luciano, mas sim contra o jogador Tcheco. Não gosto do comportamento do mesmo dentro de campo o no que tange à futebol. É um direito meu não gostar deste ou aquele jogador, pois sou torcedor. Também não gosto do Maxi e do Herrera como não gostava do Saja como goleiro. Pessoalmente acho Saja mais legal que a dupla de atacantes como pessoa. Agora ridícula é a tentativa da ZH em jogar a renovação do Gérson em boas condições financeiras como fosse a de um mercenário. O Grêmio contrata um bando de cabeça de prego por milhões e não pode pagar um valor razoável para ter um bom jogador. Segundo consta o salário seria de 10 mil em 2010. Só o do Tcheco deve ser uns 150 mil sem falar no treineiro que falam ser de 250 mil. O Gérson tem 16 anos e o Tcheco 33, ou seja, 17 anos de diferença. Sim, outro Gérson de diferença. Fábio Santos, Perea, Jonas, Túlio e até Cajá podem desocupar a moita pois sua contribuição é muito pouca para o que ganham. Só escapa o Souza por enquanto e Rochemback ainda esta devendo muito na minha maneira de ver. Willian está voltando Maylson aparecendo e o Bruno Renan disponível mas quem vem crescendo é o MAGRO. Fernando renovou também e ja está pedindo vaga.

    ResponderExcluir
  5. Se não pagaram a pexinxa de R$ 100.000,00 pra ficar com o jogador, tem que deixar de ser dirigente de futebol! O salário do Orteman era de R$ 120.000,00 por mês, aquele que nunca jogou!
    Por favor, se esse Gerson sair pq nao querem gastar 100 mil, eu rasgo minha carteira de sócio e nunca mais piso no olímpico!
    Cláudio

    ResponderExcluir