quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Tcheco e as arbitragens: a arte de deixar no time na mão

Tcheco reclama dos árbitros. Perseguição contra o Grêmio, disse ele, ontem, depois de outro jogo em que ganhou cartão amarelo por reclamação.

Jogador experiente, tarimbado, conhecedor dos atalhos dos gramados e das manhas dos apitadores, deveria ser uma bússola a guiar os mais jovens, os mais afoitos.

Ao contrário, é um líder negativo na abordagem aos juizes. Um exemplo nefasto, que compromete todo um trabalho. Pode até ser uma liderança positiva no vestiário em outros aspectos, mas dentro de campo ele estimula os colegas a também reclamarem.

Tcheco, que já havia deixado o time na mão no Gre-Nal ao ser expulso - de novo por reclamação - contra o Coritiba. Deu até a impressão de que estava querendo escapar do clássico. Mas foi só uma impressão. Forte, mas uma impressão. Afinal, ele não teria razão para fugir de um Gre-Nal. Ou teria?

Aí, ele volta ao time, que estava abalado pela derrota no Beira-Rio, e de novo leva o cartão amarelo. Qual a credibilidade desse jogador (veterano jogador), que cansei de elogiar aqui por sua técnica, inteligência e visão de jogo, para levantar qualquer tipo de suspeita contra a arbitragem?

Se tivesse um comando forte no clube, desde a presidência até o vestiário, esse jogador seria punido duplamente por ser reincidente sistemático. Useiro e vezeiro, como diria um personagem antigo da TV.

EM TEMPO

Por que Paulo Autuori não deu entrevista depois do jogo contra o Avaí? Estava irritado, ao que parece. E com razão: é muita gente levando cartão por reclamação. A continuar assim, ele terá desculpa por seu fracasso no Grêmio.

QUESTÃO DE ORDEM

O Inter é RS no Campeonato Brasileiro. O simpático e afável Duda Kroeff diz que o Grêmio vai ganhar todos os jogos que faltam e vai entrar no G-4. E eu vou ganhar na Megasena, é mais fácil. Sobre o Inter, grande jogo contra São Paulo. Se tivesse jogado assim contra o Grêmio, teria goleado.

DIZEM POR AÍ...

... que Celso Roth vai, de novo, morrer na praia.

(escrevo quando o Atlético está perdendo para o Flu por 2 a 1).

DIZEM POR AÍ...

... que os doutos do Grêmio e alguns torcedores neófitos agora vão desistir do Washington, vaiado até por sua torcida.

11 comentários:

  1. Dia 31/10 (Sábado), às 16:30 hs, no Estádio Estrelão, em Porto Alegre, Cruzeiro x Grêmio, pela Copa Arthur Dallegrave. Favor quem assistir comentar o que viu.

    ResponderExcluir
  2. Ilgo; tu não sabe que a praia de mineiro é Guarapari em Vitória - ES? KKKK O Rotho ja renovou para 2010 e vai continuar no torresminho e leitão a pururuca acompanhado de um tutu.

    ResponderExcluir
  3. Sei que o futebol não é uma ciência, pois se assim fosse garrincha e suas pernas não jogaria nunca. Cadu que teve de se esconder para não ser visto por um dirigente que queria se livrar do magricelo e colocar um mais coradinho na base só pela convocação deve colocar 500 mil dólares na cx azul. Fatalmente uma transferência ocorrerá em breve e mais verdes virão do “magricelo” de Ajuricaba. O Grêmio é um porto quase seguro e navios chegam e partem.

    ResponderExcluir
  4. Todo o porto tem seus segredos e somente um prático habilitado conhece seus caminhos. Prático hoje é uma das atividades de melhor remuneração. Supera treinador de futebol e a maioria dos jogadores. Jornalista ganha merreca. Um bom treinador é como um bom prático e tem de conhecer as correntezas bancos de areia e profundidade. Um bom treinador tem de ter o plantel na mão e tirar de cada indivíduo o melhor para o coletivo. Autuori ao que tudo indica não tem o plantel na mão e o plantel tem seus grupinhos.

    ResponderExcluir
  5. Estou torcendo para o washington não vir. Eu vi o segundo tempo do jogo do inter e a atuação dele foi sofrível. De ver, claro.

    ResponderExcluir
  6. Quem é o Tcheco pra chamar qualquer outro jogador de cai-cai???
    Logo ele que é o cara que mais se joga pra cavar faltas, aquela trotadinha cansada perto da área esperando o adversário se aproximar , pronto pra desabar. Nos últimos grenais que atuou cansou de fazer isso!!! Cara-de-pau e chorão dos piores!!!

    ResponderExcluir
  7. Perea, Rochemback e Léo fora do próximo jogo. Mário provavelmente não jogue também. Agora, Maxi sente uma lesão no treino. Daqui a pouco só restará o time b do Francisco para escalar.

    ResponderExcluir
  8. Comigo mesmo RAFAEL. Adilson e Tcheco, Souza e Douglas com Bérgson e Roberson dá Caldo. O Santo André é uma equipe relativamente lenta e penetra mais pelo toque de bola e lançamentos para o Nunes ou Pablo. Tem bons batedores de falta como o Marcelinho. Assim sendo não há necessidade de tanta força e sim de capacidade para marcação e desarme sem faltas. Ricardo, Marcelinho, Júnior e Elvis têm formado o meio campo e Nunes e Pablo o ataque. Às vezes um cartão ou um choque arruma o time. KKK Outro que eu levaria seria o Mithyuê para uns 20 minutos. O problema é que Autuori não gosta de mudar o time. E o coitado do volante Julio Cesar que treina sempre e nunca joga. Pior que o Túlio não deve ser. É um caso para análise do ILGO. Julio Cesar de Paula Muniz Junior o rei do treino.

    ResponderExcluir
  9. Segundo comentam seria esta a equipe: Victor; Thiego, Rafael, Réver e Lúcio; Adilson, Túlio, Tcheco e Souza e Douglas; Roberson. Roberson que é meia direita de formação pode e vem atuando como segundo homem de ataque. Ele gosta de entrar na área com a bola dominada vindo de trás. É Rápido e oportunista, mas se colocado fixo vira poste. Na área é com o Ricardo. Pessoalmente não gosto da zaga com Rafael e Réver principalmente tendo Thiego e Lúcio nas laterais. Preferia Saimon e Réver. Outro jogador que eu gostaria muito de ver na zaga e que não vem jogando é o Marcus Vinicius Moser Loos. Tem um bom nível intelectual e 1,93. Outro caso para o Ilgo desvendar. Fez uma ótima copinha e sumiu. Ele é de Blumenau e chegou com o volante Paulo Roberto Gonzaga se a memória não me trai. Paulo é o Paulinho que era uma grande promessa e foi liberado pelo cavalo paraguaio e está no Vasco.

    ResponderExcluir
  10. O atacante do Santo André Anderson Francisco Nunes já tem muitos kms rodados (Santo André-SP (03-04 e desde 09), Coritiba (05), Hatta Club-EAU (05), Rio Branco-SP (05), Fortaleza-CE (06), Juventus-SP (06), Gama-DF (06), América-RN (07), Al-Ahli-ARA (07) e Bragantino-SP (08-09)) e pelo que vem apresentando logo estará em um dos grandes.
    Nunes: 6 gols em 08 jogos do paulistão 09; 9 gols em 27 jogos do brasileirão.
    Herrera: 2 gols em 10 jogos gauchão 09; 3 gols em 19 jogos do brasileirão.
    Jonas: 7 gols em 15 jogos do gauchão 09; 14 gols em 26 jogos do brasileirão.
    Maxi: 1 gol em 7 jogos do gauchão 09; 10 gols em 21 jogos do brasileirão.

    ResponderExcluir
  11. O posicionamento tático e a qualidade suíça principalmente anulam a habilidade e individualidade brasileira. O ótimo goleiro Benjamin Siegrist 1,94m formado no Basel já está na Academy do Aston Villa e Charyl Chappuis e Frédéric Veseli formaram a zaga que limpou as pretensões brasileiras. Agora é torcer por uma repescagem sem glória e rever as partidas observando que toquinhos laterais e jogadas de efeito não guardam a redonda nos barbantes. A Suíça ganhou e ganhou jogando futebol. Deste time brasileiro só alivio a dupla grenal da zaga e o goleiro com sete, pois os demais ficam com nota cinco. A habilidade é importante quando voltada ao coletivo.

    ResponderExcluir