domingo, 4 de outubro de 2009

Autuori e seu currículo

POR FALTA DE TEMPO PUBLICO AQUI PARTE DA COLUNA QUE SAI NESTA SEGUNDA FEIRA NO NOVO CADERNO DE ESPORTES DO CP.

Se tradição e camisa não ganham jogo, currículo muito menos. O treinador Paulo Autuori precisa mostra na prática que é muito mais do que um currículo vencedor, no qual reluzem um título Mundial de clubes, duas Libertadores e um Campeonato Brasileiro.

O resultado de seu trabalho até aqui, em quase cinco meses, é de um técnico comum, como qualquer outro, que faria a mesma coisa - se não melhor - por uma remuneração muito inferior. Autuori não está honrando seu prestígio, o seu currículo.

No jogo de ontem, ele foi infeliz nas substituições. Jogo empatado por 3 a 3 - resultado por si só inaceitável para um clube que ambiciona uma vaga na Libertadores diante de um adversário que luta para não cair - , entram na equipe Túlio (mais para bater o ponto), o instável William Thiego e o Lúcio, que ainda não justificou seu retorno ao Grêmio.

Mas por que não colocar mais um atacante? Mário Fernandes pediu para sair? Que entre o Herrera, que o próprio Autuori coloca para fazer jogadas pela direita. Nunca o Thiego, ao menos em tais circunstâncias.

Ah, colocar atacantes para atacar seria óbvio demais. É preciso mostrar “criatividade”, como trocar um volante por outro, Adílson por Túlio. É claro que a torcida gremista, até pouco tempo fascinada pela bagagem cintilante do técnico, vaiou. E vaiou forte, com total razão, principalmente a entrada de Thiego. Autuori foi chamado de “burro”, um exagero, porque de burro ele não tem nada.

O fato é que aquele era momento, faltando uns 15 minutos para terminar o jogo, sair para o abafa, pressionar, porque o time estava perdendo dois pontos preciosos em casa.

Fosse o Celso Roth a fazer essas alterações, o estádio Olímpico viria abaixo para alegria dos que defendem sua demolição. Agora, o mais grave é que a cada jogo, gradativamente, o Grêmio vai perdendo sua personalidade de equipe vencedora, guerreira, que não se entrega.

Ontem, faltou ao time e ao seu técnico, aquilo que sempre sobrou no Grêmio: capacidade de indignação.

9 comentários:

  1. Não apenas deixou de ser um time guerreiro, parece que os jogadores estão cansados. Rochembach não esteve bem. Mário saiu mais cedo, de língua de fora. Este teria lugar certo no titular da sub 20. Tcheco, obviamente, sentiu a idade. Entre outros.
    As substituições foram terríveis. Inexplicáveis.
    Já que o g4 está perdido (embora, acreditem, Duda Kroeff continue falando em título), por que não colocar uma gurizada à prova? Quero dizer, tem gente boa que não tem vez.
    Herrera e Thiego tem que sair urgente.

    ResponderExcluir
  2. Assisti e revi os melhores momentos, pois não tive saco para assistir na integra os 90 minutos de má vontade e falta de brio dos jogadores gremistas. É de longa data que alertamos para as falhas de posicionamento nas bolas cruzadas e inúmeras vezes salientei que Grohe busca algumas indefensáveis, mas não sabe sair e repor a bola. Decididamente a dupla Léo e Rever tem de ser desfeita, pois não funciona. Não vi erros de Collaço que justificassem a substituição e menos ainda a contratação do Lúcio. Não sei o motivo da escalação do Matheus e não do Oltramari, mas a meu ver o Matheus deveria ser o titular na próxima partida, pois está com ritmo de jogo. Digo por acreditar que está melhor e não por ser alegretense embora Alessandro tenha 6 cm a mais de altura treino é treino e jogo é jogo. Também não estou creditando somente ao Grohe o empate derrota, mas sim a todos em campo. O Sport entrou em campo com o coração na chuteira e o GRÊMIO de salto 9. Em minha opinião os que estão em melhores condições fisica e atletica são os que devem jogar. Pelo que tenho visto Magro e Fernando vem sobarndo na volancia com Pessalli e principalmente Bérgson voando como meias atacante finalizadores. Boa estreia Ilgo no caderno novo.

    ResponderExcluir
  3. Rafael; hoje até que o Thiego segurou bem a parte mais forte e efetiva do Sport. A opção pelos PRATA é fundamental, pois nos que estavam em campo hoje a língua virou gravata. Em minha opinião a maior participação do Maxi foi na assistência ao Jonas. Os demais lances foram momentâneos mais de reflexo que planejamento. Souza e Tcheco estão saturados e repouso é a indicação. Penso que 50% do empate derrota deve-se ao Autuori nas escolhas e banco.

    ResponderExcluir
  4. E o Tite Ilgo, que tem nas mãos um dos melhores grupos do país? O Tite olha pro banco e vê o Edu e o Dallesandro, o Autuori, o Thiego, o Túlio e o Herrera... Se o Autuori tá mal, imagina o teu bruxinho Tite, que leva banho até no currículo!

    ResponderExcluir
  5. Ilgo, me perdoe, mas como jornalista esportivo tu deveria estar mais atento ao que aconteceu no jogo de ontem. Duas substituições foram queimadas por problemas físicos. Tanto o Adílson como o Mário Fernandes "apagaram" no segundo tempo e não tiveram condições físicas de terminar a partida. A terceira substituição talvez pudesse ser questionada, mas qual seria a outra opção : tirar o Maxi, Jonas, Tcheco ou Souza ?! Vejo como grande problema do Grêmio o seu sistema defensivo, jogadores com pouca garra e que só jogam quando o time está de posse da bola. O meio de campo marca mal e deixa a defesa desprotegida. Seria preciso uma reformulação do plantel, mas como se o Clube está cheio de dívidas e vária folhas "paralelas". Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Eu não questiono a saída de quem pudesse estar cansado, mas quem o técnico colocou no lugar quando o jogo estava 3 a 3, faltando menos de 15 minutos.
    Ah, mas só tinha o Thiego, alguem pode dizer. Antes so tinha o Joilson, Jadilson e Makelelê. foram embora tarde. será que não tem um guri para fazer o lado direito? pq insistir com Thiego?
    e por aí vai...
    Outra: o Lúcio ganha 150 mil. pra um clube que dizem estar mal de grana...
    bem, não é dinheiro deles, os dirigentes

    ResponderExcluir
  7. Sobre o Tite, não escrevi na coluna sobre o Inter pq tinha um problema de fechamento do caderno de esportes.
    O tite deixou de ser meu 'bruxo' qdo descobri que ele só faz treino fechado, que pra mim é coisda de t[écnico incompente.
    depois que eu o larguei, ele caiu em desgraça.

    ResponderExcluir
  8. Que saudade do Celso Roth! Sem ironias! O elenco desse ano é bem superior ao do ano passado! Roth esse ano seria campeão no Grêmio. Ano passado nao tinhamos ataque, por isso perdemos, mas todos insistem que foi o técnico que perdeu o time. Quem perdeu foi o Krieger, qdo deixou de trazer um atacante que prometeu e trouxe o Morales.
    Roth treina uma baba do atletico-mg e tá em 4 lugar! O problema é que a imprensa odeia o roth e a torcida, na onda da mídia, tb o odeia. Como eu odeio a imprensa gaúcha. Nao sabem nada de futebol e são os formadores de opinião. Por que não se calam, como diria o Rei Espanhol.

    Vejam o caso do Tite. Os ditos cabeças da RBS até pouco tempo, questão de semana, retiravam toda a responsabilidade do tite, o sr. boa entrevista. Se fosse o Celso Roth o tecnico colorado, já teria caída há muito. Tite é outro enganador, assim como Autuori.

    Volta Roth - bom técnico, mas ruim de entrevista - ou chamem o Beto Almeida pra treinar o gremio, enquanto nao seja tarde demais!

    Cláudio

    ResponderExcluir
  9. Correção: onde se lê "...mas todos insistem que foi o técnico que perdeu o time..." leia-se :

    todos insistem que foi o técnico que perdeu o título.

    Cláudio

    ResponderExcluir