quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O Grêmio B, cópia do Grêmio A

A tarde era bonita, e até quente ao sol. Mas nas sociais do Grêmio, franqueadas ao público, onde me sentei quando Grêmio B e Porto Alegre entravam em campo, estava frio. O sol atingia só o campo e o lado oposto do Olímpico. Nas sociais, havia sombra e um ventinho gelado.

No começo do segundo tempo, ali pelos 15 minutos, fui embora, afugentado pelo futebol ruim e pelo frio. Ainda tive tempo de ver o gol de empate do Porto Alegre.
Levei a ficha técnica enviada pelo meu sócio aqui no boteco, o Francisco, que acompanha a base gremista como poucos. Assim, pude analisar jogador por jogador.

Objetivamente: em linhas gerais não gostei do que vi.

O goleiro Busato me pareceu seguro.

Os laterais Sérgio (D) e Marçal (E) razoáveis. Apenas bons marcadores.

A zaga é boa. Spessato e Piccoli. Ambos têm futuro. Spessato vai mais ao ataque, e se não me engano participou do gol, dando o passe para Ricardo marcar.

Os volantes Matheus Magro e Bruno Renan, ambos com 18 anos, foram os melhores do time. Bruno Renan já poderia figurar no time titular, no banco por enquanto.
Matheus precisa ganhar corpo, é muito magrinho. Mas, tem tudo para ser um grande jogador.

Os dois meias foram Fernando Martins, que é volante na real, e Pessali. Não gostei de nenhum deles. Pessali é apontado no Olímpico como grande promessa. Acho que não deslancha. Já Fernando, jogando como volante, talvez tenha futuro. Como meia, não. Ele também é considerado um dos melhores do time.

Na frente, Ricardo e Roberson. Gostei mais do Roberson. Agora, sem entusiasmo. O Ricardo, em quem eu apostava tanto, é bom, mas não jogou o suficiente para ser aproveitado no time de cima. Talvez com jogadores melhores e mais experientes ao lado, ele renda mais.

É preciso considerar, claro, a força do adversário. O time do Porto Alegre é formado por jogadores mais encorpados, em média, um time mais forte fisicamente.

Saí antes e não vi o segundo gol do Porto Alegre, que venceu por 2 a 1.

O que mais me deixou preocupado foi o modo apático, quase displicente, do Grêmio, comandado pelo Marcelo Rospide. Cópia do tipo de jogo, de postura, do time titular. Não vi pegada, atitude, vontade de vencer. Vi jogadores trotando em campo. Os dois atacantes poderiam se espelhar no Maxi, ao menos na disposição.

Preocupante.

Efeito Autuori? Se for, a passagem desse treinador por aqui começa a se tornar nefasta. Que prejudique o presente, mas não comprometa o futuro.

A minha amostragem é pequena para tirar conclusões definitivas, é óbvio, mas que fiquei preocupado, fiquei.

6 comentários:

  1. Olá Ilgo. Fortíssimo candidato ao Cupim 2009 de assistente treinador a meu ver seria o Rospide que esperou até os 26 minutos do segundo tempo e levar o segundo gol para efetuar mudanças no Grêmio. No segundo tempo vi um maior domínio do Porto Alegre com a diminuição da movimentação dos atacantes gremistas. Seguindo a escola dos últimos mestres Rospide trocou errado a meu ver. Fernando era o homem a sair vindo Roberson para a direita entrando Bérgson que entrou aos 36’ para evitar as subidas pelas laterais do Porto Alegre. Aos 38’ com a entrada do meia Émerson a partida voltou a ter dinamismo e o Grêmio equilibrou a disputa. O Grêmio teve um pênalti em Ricardo não marcado, mas a meu ver a leitura do Lisca foi correta e matou o Rospide no segundo tempo. Manter três (3) volantes (Bruno, Magro e Fernando) {Autuori pretende Túlio, Adilson e Rochemback além do Tcheco que é volante de origem} sem articulador é dose de vinagre quente...

    ResponderExcluir
  2. A visão de quem está no campo é diferente da imagem da telinha. O goleador do "B" é Bérgson que gosta de jogar atacando e já guardou quatro. Como ataca muito marca pouco e ai deve estar de castigo no banquinho para aprender a marcar. Quais os defeitos que viste no Pessalli Ilgo. Hoje eu o achei um pouco contido e sem confrontos pessoais. Pode ser pressão do técnico na marcação.

    ResponderExcluir
  3. Não vi o jogo, estive off por um bom tempo e nem sabia que tinha jogo.
    Meu indicado para o prêmio Cupim 2009 como dirigente é o fc, com a sua cena junto ao fernandao.

    ResponderExcluir
  4. Olá, o Pessalli não é criativo, ou nao foi ontem. nem tem grande habilidade, é um meia discreto. um camisa 10, um articulador, precisa ter um algo mais. ealmente, ele jogou contido, ousou pouco. mas ele tavez nao estivesse num bom dia.
    FC por enquanto lidera o Cupim para dirigente.
    Mas tem o André Krieger, não podemos esquecer jamais.
    jamais.
    agora, um chope pra distrair, como canta o Paulo Diniz.

    ResponderExcluir
  5. Ilgo; hoje eu é que vou tomar umas cervas para acompanhar um carreteiro de charque de ovino e um feijão mexido. O tema da coluna de segunda será a BASE já que é dia da criança ou vai esperar o resultado do sábado? O Inter com 322 atletas no BID, o SP com 194 atletas e o Grêmio com 127 foi assunto do Hiltor Mombach. Estão confundindo quantidade com qualidade?

    ResponderExcluir
  6. esse carreteiro com feijão mexido acompanhado de umas cevas faz a gente esquecer o gremio, autuori, o lula, etc.
    322 atletas é muita gente. uma hora essa conta vai estourar.

    ResponderExcluir