sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O clássico dos poltrões

O botequeiro Francisco, parceiro de muitas rodadas, acabou com a minha tese (Lúcio no meio-campo e Colaço na lateral-esquerda) sem dó nem piedade, assim como faz quando vai talhando um pernil de ovelha, enquanto entorna uns goles de Norteña.

O Francisco publicou a relação dos concentrados para o Gre-Nal, pelo Grêmio: "Victor e Grohe, Lúcio e Thiego, Léo, Mário, Rafael e Réver, Adilson, Rochemback, Maylson, Túlio e Willian, Douglas, Renato e Souza, Bérgson, Herrera, Perea e Roberson. Collaço está fora e assim, será Lúcio. Estou sentindo a escalação de Bérgson para que seja o homem grenal e renovar o contrato...".

Bruno Colaço saiu do time titular, foi para o banco e agora nem concentra. Estranho.

Confesso que superestimei o filósofo. Pelo jeito, ele vai mesmo com três volantes. Por momentos pensei que ele fosse um pouco mais ousado. Pode dar certo? Claro. Mas o Grêmio sem seus dois goleadores, Jonas e Maxi, terá muita dificuldade de fazer gol. A saída será mesmo a bola parada (mas sem o Tcheco para lançar?), o cabeceio de Réver.

Então, consciente disso, Autuori vai se fechar para garantir o empate, e quem sabe especular um golzinho mágico. Maylson é uma boa alternativa, assim como William Magrão, que volta depois de longa parada. Se ficar no banco é sinal de que pode jogar, pelo menos parte do jogo.

Sobre Bérgson pouco sei, mas se o Francisco avaliza quem sou para contrariar.

Quem sabe o garoto não começa? Douglas Costa é uma esperança, mas não é um salvador. Até hoje não justificou tanta expectativa em torno dele. Duvido que faça isso num Gre-Nal em que o Inter está melhor arrumado, sem desfalques tão importantes quanto os do Grêmio.

O Inter, que joga em casa, com apoio de 90 por cento da torcida, é o favorito. Seu desfalque é um zagueiro, mas há substitutos de bom nível. Se Mário Sérgio for ponderado, e não inventar, o Inter deve ganhar o jogo. E pode ser até sem muita dificuldade, porque, repito, o Grêmio não terá seus dois goleadores e também o homem da bola parada de qualidade, Tcheco.

Pelos murmúrios que saem do Olímpico e do Beira-Rio, os dois técnicos estão, digamos, borrados. Eles só não querem é perder. O clássico dos poltrões.

17 comentários:

  1. Olá Ilgo; realmente foi estranha a ausência do Collaço na relação divulgada pela manhã, pois é a meu ver melhor marcador que o Lúcio. Já no clicrbs consta como concentrado. Agora fiquei na dúvida, pois no site oficial nada consta. Pode ter sido pegadinha de semana grenal para confundir a divulgação da manhã ou erro.

    ResponderExcluir
  2. A CBF divulga em seu site: O técnico da Seleção Brasileira Sub-17, Lucho Nizzo, escalou a equipe que estréia neste sábado, às 19 horas (16 horas de Brasília), contra o Japão, no Mundial da categoria, na Nigéria. O Brasil joga com: 2 do Inter, 1 do Grêmio e 1 do Juventude. O Brasil está no Grupo B, ao lado de México, Suíça e Japão.
    1 - Alisson
    2 - Crystian
    3 - Gérson (capitão)
    4 - Romário Leiria
    5 - Elivélton
    14 - Guilherme
    7 - João Pedro
    8 - Wellington
    9 - Zezinho
    10 - Coutinho
    11 – Neymar

    ResponderExcluir
  3. Também já há a informação da renovação do alegretense Bérgson até 2014. Bérgson inspirado é um capeta. Lembra aquele guri que aceita provocações e não desiste. Com uma estatura avantajada de 1,79 (site do Grêmio) tem velocidade e ginga buscando sempre o caminho mais curto para marcar gols. Não o conheço pessoalmente, mas é assim que o vejo nas partidas da Copa Arthur Dallegrave. O que considero primordial nesta garotada da base é que além de ter bola no couro tem de ter personalidade e olhar nos olhos. Quem olha nos olhos cai levanta e segue em frente. Não gosto do jogador que cai e fica arrumando as meias olhando pelo canto do olho para o juiz ou treinador. Ouvi algumas respostas do Bérgson no intervalo de jogos e sempre foi positivo alem de saber se expressar como o Gérson. Não ficam na “tudo faremos...” onde o Souza e Tcheco falam demais...

    ResponderExcluir
  4. Na RG Iura detona o Maxi. O ex-jogador do Grêmio Iúra, que jogou no clube nos anos 1970, concedeu entrevista à Rádio Gaúcha na noite desta terça-feira e deu uma declaração polêmica. Para ele, o atacante Máxi Lopes atrapalha o ataque do time:
    — Estou feliz que o Maxi López não vai jogar — disse.
    Iúra explicou a opinião dizendo que o argentino faz muitas faltas e não deixa os meias do time jogarem. O mau momento de Tcheco e do Souza seria, também, culpa do atacante, segundo o ex-jogador.
    Mas não foi apenas Máxi Lopes que recebeu críticas. O presidente Duda Kroeff também não foi poupado. Iura afirmou que fez campanha para ele, mas que se arrependeu da escolha:
    — Nunca vi um presidente ficar tão omisso na realidade de um clube — afirmou.

    ResponderExcluir
  5. Ilgo; o tempo apaga o passado e quem não é visto não é lembrado. Desde Danrlei não havia referencia nas traves e mesmo conquistando a juventude e principalmente a ala feminina o Saja ao levar uns frangos perdeu a confiança e o posto. Victor é unanimidade e toda a unanimidade é tida como burra. Pois vou ser a voz discordante para o debate. Jamais algum goleiro poderá superar LARA. Já tem torcedores e comentaristas pedindo a substituição do Lara pelo Victor. São os deslumbrados e sem memória da turminha da “Maria vai com as outras”. Defender um petardo de uma bola costurada com tento é diferente das bolas sem costura aparente de hoje e das luvas especiais. Uma bola molhada ganhava peso e virava sabão molhado. Já que tem quem quer se comparar ao Getúlio tenho três 32 para emprestar...

    ResponderExcluir
  6. O Iura está meio certo. O Duda realmente é omisso, e ainda caça todos que votaram no opositor. Porém, o Maxi ficou algum tempo fora do time e os meias não tiveram rendimento destacado.
    Três volantes não é uma boa. Contra o corinthias, os três estavam perdidos.

    ResponderExcluir
  7. Olhem só o que revela o Cosme Rímoli sobre o Washington: (atentai bem para as respostas) No início do ano, o blog falou de forma exclusiva com ele.
    Antes de mesmo do atacante se apresentar ao Morumbi.
    A pergunta mais significativa…
    Por que o São Paulo já que você tinha proposta maior do Grêmio?
    Não só do Grêmio como a do Fluminense era maior que a do São Paulo. (leia novamente)
    Mas eu tinha um grande sonho.
    Jogar no Morumbi, marcar muitos gols, ganhar o Paulista, a Libertadores, Mundial, o que aparecer.
    A infraestrutura do São Paulo facilita a vida de qualquer jogador. (leia novamente)
    Será ótimo trabalhar com o Muricy.
    O tempo passou e as previsões não deram certo.
    Mesmo com toda a infraestutura do São Paulo, o clube perdeu o Paulista, a Libertadores.
    Muricy foi demitido.
    E Washington entrou na improdutiva dança de cadeiras.
    Durante o ano todo brigou com Dagoberto e Borges.
    Foram três atacantes lutando por duas vagas.
    Washington se irritou, xingou, esbravejou.
    Com raiva da situação acabou tomando cartões, sendo expulso.
    O rendimento foi muito abaixo do que ele mesmo esperava.
    Faltam oito partidas para o seu ciclo acabar no São Paulo.
    Ele tem consciência que, com 35 anos e meio, não renovará seu contrato.
    Em abril completará 36 anos e a diretoria o considera bem acima da idade ideal.
    Ele perdeu o seu maior defensor no clube: Muricy.
    Seu empresário, Gilmar Rinaldi, já viajou para a Europa.
    Está na Grécia.
    Tenta buscar um clube para ele.
    Fazer o negócio mais lucrativo que puder.
    Há contatos com Emirados Árabes e Japão.
    Mas antes de viajar, Gilmar recebeu novamente a proposta do Grêmio.
    O técnico Paulo Autori se cansou dos poucos altos e muitos baixos de Herrera.
    Maxi Lópes vive falando em voltar para a Europa.
    Washington está propenso a ficar e atuar em Porto Alegre, tendo como companheiro Hugo, que deve desembarcar também no Olímpico, a pedido da esposa.
    O ego de Washington está ferido.
    Em conversa com Ricardo Gomes, ele se sentiu importante.
    Foi considerado pelo treinador peça fundamental no clássico de domingo contra o Santos.
    E nos últimos jogos que sobram para o São Paulo no Brasileiro.
    Washington encara as oito próximas partidas como uma missão pessoal.
    Quer marcar o que puder, levar o time não só para Libertadores como para o título, o quarto Brasileiro seguido.
    Tem ‘apenas’ nove gols.
    Adriano, Tardelli e Alecsandro têm 15.
    Vai tentar buscar a artilharia do Brasileiro.
    Ele se recusa a sair do São Paulo sem conseguir nada do que sonhou…

    Ou seja: para jogar no SP ganham menos para aparecer mais e Hugo vem porque a mulher quer ficar provavelmente perto familiares. Este é o Grêmio de Kroeff, Cacalo e Koff sob a batuta do Autuori & CIA.

    ResponderExcluir
  8. Tudo o que eu imaginava com essa gestão no poder, está acontecendo. soube agora que o Meira vai continuar em 2010. antes, a inform ação era em contrario.
    tem gente que quer o washington, um jogador decadente.
    Hugo é outro, jogador preguiçoso, muito talentoso, mas que nao marca, só joga com a bola nos pes.
    se 2010 começa com eles, vai terminar antes de começar, como este 2009, que alias prognostiquei em dezembro passado.

    ResponderExcluir
  9. Vcs só corneteiam, se o Hugo e o Washington não são bons, quem vcs indicam? O Kaká? o Messi?
    É muito fácil só falar que é ruim, e em 2006 não vi esse Hugo preguiçoso, fez um belo campeonato pelo Grêmio, tanto é que o São Paulo o comprou. Eu aprovo a contratação do Hugo, acho um jogador de qualidade, sobre o Washington, é um centroavante dependente, assim como Maxi López, Alecssandro e tantos outros, mas já mostrou que é goleador, prefiro o Borges, mais movediço,mais novo, mas não criticaria a vinda do Washington, que em 2008, fez 36 gols na temporada, não faz tanto tempo assim...
    Ilgo, tais ficando tão chato quanto o Luiz Zini Pires, mais açucar e menos limão nessa caipirinha...

    ResponderExcluir
  10. Quanto ao Hugo, tudo bem. Acho este bom jogador. Mas Washington não. Este está na decadente, tende a cair ainda mais, a idade pesa. É um jogador caro e viria a contragosto.
    Se for pra trazer o Washington, o Nunes joga igual e é mais barato. Mas sou contra a vinda dos dois.

    ResponderExcluir
  11. O Reche garante que o atacante do São Paulo que o Grêmio realmente quer é o Borges, aliás, o Reche diz que Hugo, Leandro e Borges estão quase certos com o Grêmio. Pra mim, três ótimos reforços, que com mais um lateral direito e um primeiro volante formariam um bom time. Já que o Rafael Carioca está querendo voltar, e na falta de um lateral direito melhor, acho o Jancarlos, reserva do Cruzeiro, um jogador razoável, o que acham desta suposição de time para 2009:

    Victor, Jancarlos, Mário, Réver e Lúcio. Rafael Carioca, Rochemback(W.Magrão), Souza e Hugo. Leandro e Borges.

    Acho um bom time, com condições de conquistar a Copa do Brasil de 2010.


    Óbvio, torcendo que a direção não venda ninguém até o final da Copa do Brasil!
    Saudações tricolores

    ResponderExcluir
  12. ERRATA:

    Suposição de time para 2010.

    ResponderExcluir
  13. Nada como se vacinar antes, ainda não vi tu dizer q o Grêmio vai vencer algum classico, nem qdo era melhor em 2007.

    ResponderExcluir
  14. Juntando treinadores e comissão técnica deve passar de 50 pessoas recebendo salários no Grêmio: Mauro Galvão, Cícero Souza, Paulo Autuori, Rene Weber, Gilvan Santos, Francisco Cersósimo, Luis Cezar Martins, Marcelo Rospide, Rafael Vieira, Luciano Ilha, Alarico Endres, Felipe do Canto, Márcio Bolzoni, Paulo Rabaldo, José Leandro, Henrique Valente, Rafael Gobbato, Roberta Santos, Vitor Rodriguez, Marcos, José Flores, João Nery, Marco Aurélio, Cássio Fagundes, Luiz Fernando Cardoso, Pedro Carvalho, André Trisch, Valdeci Coelho, Moacir, Mauro Rocha (não sei se remunerado), Edson Aguiar, Cláudio Djair Barbosa – Cacau, Francesco Garcia Barletta, Ronaldo Becker, William Silva dos Santos, Celso Vieira, Thiago Machado Figueiró, Bruno Frota Presotto... Francisco

    ResponderExcluir
  15. Não há como na minha matemática somar 2 + 2 e não encontrar 4. Com esta formação não há como criar pois Adilson, Túlio e Rochemback não são criativos e sim defensores e marcadores. Só quem não acompanha futebol pode IMAGINAR que possam criar algo. Quando muito alguma cobrança de falta ou rebote do Rochemback e mais nada. Túlio não mostra nada e Adilson é desarme coração eventualmente alguma jogada pela esquerda e zero em finalização. Vitor; Mário, Léo, Rever e Lúcio; Adilson, Túlio, Rochemback e Souza; Douglas e Perea. Victor falhou e não importa se estava frio ou não. Dos jogadores atacantes do SP o único que poderia servir ao Grêmio é Dagoberto. Gostar de A ou B é uma coisa; ter regularidade e desempenho é outra. Com esta gestação 2010 termina antes de começar, como este 2009 da previsão do Ilgo. Não me venham com desculpa que falta jogadores. Falto é conhecimento trabalho e criatividade.
    Francisco

    ResponderExcluir
  16. Novamente para os leigos fica Douglas como vilão. Vilão é a direção e suas escolhas. Herrera Autuori é brincadeira...

    ResponderExcluir
  17. Não tenho dúvidas do projeto Volta Ronaldinho descrito pelo Mendelski. Koff, Cacalo e Kroeff são só marketing sem resultado. Até me lembram Odone e suas Pelaipadas.
    Francisco

    ResponderExcluir