terça-feira, 29 de setembro de 2009

Perguntas, apenas perguntas

Não sou muito ligado em estatísticas e em projeções matemáticas sobre quem vai ser campeão ou será rebaixado. Por isso, levei um susto quando ouvi que o Santo André tem melhor aproveitamento que o Grêmio em jogos fora de casa.

O time de vovôs ganhou uns cinco pontos a mais que o Grêmio, que ainda ostenta o 'título' de vice-campeão brasileiro de 2008.

Aí eu me pergunto, como uma equipe com jogadores experientes, de qualidade acima da média, fracassa tanto fora de seu estádio, longe do calor de sua torcida?

E mais, eu pergunto, de que adianta pagar alto salário a um treinador que não consegue fazer seu time ter um rendimento superior ao do modesto Santo André?

E pergunto ainda mais: um treinador médio, que ainda não deu um salto na carreira (por exemplo, o Bonamigo) ou um que recém começa a mostrar serviço (Gilmar Iser, por exemplo), faria pior que o Paulo Autuori?

Afinal, qual o mérito de um treinador que só consegue vencer com a torcida ao lado, junto, apoiando, metendo pilha nos jogadores?

Por fim, como é que um clube com tantas dívidas (está pedalando até hoje a dívida com Zinho e outros) pode pagar tanto para um treinador, quando se sabe - e os próprios técnicos exaltam isso - que quem ganha jogo são os jogadores?

É uma pena que lições do passado não tenham sido aprendidas pelos gestores do futebol gremista, que contribuiram fortemente para perder a Libertadores só para esperar o técnico milagroso, e caro.

10 comentários:

  1. Bom é o Tite... Nossa, como é fácil ser jornalista, que barbada, é só análise superficial, sem embasamento nenhum, só chute, só oportunismo, que burro que fui ao escolher minha profissão, tive que estudar, pro vestibular, estudar na faculdade, estudar pro concurso... Enquanto outros levam uma vidinha criticando quem não gosta, não criticando quem gosta... Pô, na próxima encarnação serei jornalista esportivo, não é a toa que nem diploma é necessário, a maioria não aprende nada mesmo na faculdade... ehehe

    ResponderExcluir
  2. Respostas, apenas respostas. Quem mandou votar nos homens? Não adianta reclamar depois do leite derramado. Tem é de saber escolher dirigentes com real capacidade administrativa. Ação entre familiares amigos e de pai para filho como cartório termina assim. Veja na política onde alguém que obtenha algum destaque já vem logo com um bando de sucessores. Agora mesmo estou observando que pela falta de programa partidário e lideres estão na gestação um monte de candidaturas de EX jogadores no “tudo faremos para uma vitória”. Os partidos sem programas e necessitando de eleitos buscam populares visando fazer números mesmo que estes números não signifiquem propostas e sim cabides de empregos. Quer melhorar o Grêmio melhore o Conselho, pois a maioria só é conselheiro para ter status de conselheiro e visando às benesses do poder...

    ResponderExcluir
  3. Mas voltando à redonda não vejo como ser diferente pela falta de transparência a atual situação. Também boa parte da falta de transparência se deve aos veículos da comunicação que não cobram de seus funcionários uma cobertura mais completa e isenta do assunto FUTEBOL. É como coluna social onde sempre só aparecem os mesmos. Raramente vemos matérias completas sobre elenco escolinhas... Sempre os espaços cada vez menores são usados com cores clubisticas ou em busca de ibope. Já estamos findando 2009 e não vi ainda nenhuma entrevista com dirigente sobre as pretensões e providencias para 2010 ou ainda alguém acredita em campeonato? A minha preocupação não é com “onde será feita a pré temporada” e sim com quem. Ninguém sabia da nova lesão e da nova intervenção cirúrgica do Mithyuê? Será culpa da cirurgia ou da fisioterapia? Andam muito superficiais as coisas e reporter tem medo ou não sabe o que perguntar.

    ResponderExcluir
  4. A diferença entre A e B pode ser a educação e a maneira de colocar as opiniões e convicções. Autuori me parece um tanto sonhador com suas idéias de formar jogadores em extinção (laterais) sem que seja uma decisão de clube. Não vejo na base tais elementos (treinadores) que possam dar contribuição neste aprimoramento, pois não se formam jogadores da noite para o dia e a passagem de Autuori assim como a de inúmeros treinadores será breve. Não vejo nos sites ou jornais matérias com os treinadores das bases falando sobre elenco nem com olheiros sobre peças sendo buscadas. Serão mudos ou sem interesse jornalístico? Pessoalmente até gosto da idéia do 4 4 2, mas ainda não me convenci com o material (jogadores) escolhidos. Colocar um zagueiro ou volante na direita não me agrada. Para quem não sabe o próximo confronto do Grêmio será contra o Sport que tem em Dutra e Fininho seus laterais esquerdos o ponto forte de apoio e ataque.

    ResponderExcluir
  5. Hoje é dia de avaliação. Ilgo e Rafael; quem irá ao Olímpico assistir Grêmio B x Milan? Só espero que a internet não me falhe na hora do jogo. Bérgson tem 4 e Pessalli? Juliano e Everaldo irão jogar? Ricardo será usado para ganhar movimentação?

    ResponderExcluir
  6. Estava lendo um artigo do olheiros sobre a sub 20 e me chamou a atenção: 7 jogadores são de equipes do Rio; Dalton (Fluminense), Fabrício (Flamengo), Wellington Júnior (Botafogo), Souza (Vasco), Alex Teixeira (Vasco), Maicon (Fluminense) e Alan Kardec 4 jogadores paulistas, 2 por mineiros, 2 por pernambucanos, 3 por gaúchos, 2 por goianos e 1 por paranaenses. Termina o artigo com: Difícil dizer se as opções de Rogério Lourenço estão pautadas apenas na análise do desempenho no clube e retrospecto na seleção ou se a explícita proximidade dos clubes do Rio com a CBF influenciou de alguma forma. A meu ver não há dúvidas e ainda bem, pois assim Pessalli, Bérgson, Magro, Émerson, Dener e Vinicius dentre vários outros são preservados de assédio imediato. Aliás, tem clube que faz um esforço danado para promover sua base e depois ficam solicitando desconvocação para atrair mais atenção. Douglas mesmo sem jogar domina as atenções da sub 20 onde alguns estão fulos, pois colocaram seus produtos na vitrine e ainda não receberam ofertas como o Santos e Vasco que querem é faturar.

    ResponderExcluir
  7. Resultados: nem com a entrada do SALVADOR DA PÁTRIA do Douglas com a 13 a Sub 20 conseguiu vencer a postura tática da República Tcheca. Os santistas devem estar fulos, pois justamente o seu melhor produto Paulo Henrique (Ganso) foi justamente substituído pelo Douglas Costa. Douglas em poucos minutos abriu espaços ajudou na marcação e criou jogadas perdendo de marcar com um chute mascado. Coitado do Flamenguinho do Alegrete; Morano guardou 3 Josias e Vander 1 cada na Vitório do Grêmio juvenil. No Grêmio B de uma partida até agradável de assistir o treineiro com suas modificações quase vê a maionese desandar. Coisas de Rospide e continuo sem entender: no interior Andrey e na capitá Rospide. Será que não dá para fica 1 só? Pena a imagem não permitir ampliação, mas hoje a internet não falhou.

    ResponderExcluir
  8. Cadê os escribas? Ninguém me contesta? Assim não tem graça. Vai ter espaço no R7 Ilgo? Fico provocando e nada? Falando em provocar ontem o Tcheco treinou virar narrador de futebol na GrêmioTv. Pode ser comentarista ou algo assim, pois com a avançada idade e deficiência física já está difícil justificar sua escalação e pior só o Túlio que não sabe a que veio. A informação do Rafael agora apareceu e dá conta que o empresário grego Dimitrios Tzalas (procurador do Gérson) teria exigido em torno de R$ 100 mil de luvas para aceitar a prorrogação, que o Grêmio se nega pagar. Pagam milhões se o cara falar espanhol e ficam mesquinhos na hora de pagar uns Pilas para um PRATA reconhecido mundialmente. São estas cabeças de prego de duas cabeças que levaram o Grêmio a ter quatro folhas. Fábio Santos deve seguir seu caminho em outra freguesia e já vi comentários que somente Souza ficará no plantel 2010 de jogadores com mais de 28 anos, mas havendo alguma proposta boa sai também. Estes mesmos comentários são da negociação em andamento com dois centroavantes (Leandro e outro) e ainda o Renato Abreu. Pessoalmente prefiro ver o meio com Pessalli e Souza com o Mithyuê entrando aos poucos e com um meia atacante flutuante tipo Roberson ou Bérgson mo 4 5 1. O Douglas fatalmente será vendido ou emprestado assim como o Rever e provavelmente Léo para manter o Mário e Gérson. Lúcio terá de mostrar serviço ou Collaço toma conta. Ainda não entendi o Autuori não ter usado ainda o Spessato.

    ResponderExcluir
  9. Mário Doril e Maylson. TORINO, 23 settembre - La Juventus vuo­le comprare il prossimo Die­go direttamente in Brasile: importazione diretta, senza costosi passaggi dalla Ger­mania. E’ per questo che Alessio Secco ha ingaggiato un osservatore che lavora a tempo pieno per i biancone­ri sul territorio brasiliano. E’ la prima volta che succede e l’intento del ds è chiaro: ar­rivare ai campioni in antici­po rispetto agli altri. Anche perché con Amauri, poi Feli­pe Melo e Diego, la Juven­tus ha sdoganato i brasilia­ni, a lungo “banditi” duran­te la gestione Moggi e fra i nuovi talenti verdeoro nel mirino di Junior Chavari, l’uomo di Secco a San Paolo, potrebbe finirci il prossimo Diego. Anzi, magari il pros­simo Lucio.

    IN DIFESA - Che potrebbe chiamarsi Mario Fernandes. Il laterale de­stro del Gremio ha solo 19 anni ma il piglio che mostra in campo ricorda proprio quello del recente acquisto dell’Inter. Ed è anche più al­to e prestante del capitano della Seleçao: quasi un me­tro e 90. Fernandes appar­tiene alla nuova scuola dei difensori brasiliani, quindi è più attento in marcatura, più difensore puro. Ma ov­viamente, per non smentire la tradizione brasileira, ha la solita buona attitudine of­fensiva e riesce ad essere pe­ricoloso in area specialmen­te sulle palle inattive.

    A CENTROCAMPO - In que­sto settore i nomi da tenere a mente sono due: uno è quello di Maylson Barbosa Teixeira, anche lui in forza al Gremio e alla Nazionale Under 20. Con i piccoli ver­deoro ha all’attivo 7 presen­ze e due reti. Il club di Porto Alegre, invece, l’ha scoperto nel giugno del 2005, a 16 an­ni, mentre disputava un tor­neo amatoriale con la ma­glia del San Bernardo. Al Gremio è in prima squadra dal 2007, complici anche la squalifica di un compagno di reparto ( Tcheco) e l’infortu­nio di un altro ( Ramón). L’allenatore della Nazionale Under 20 Rogerio Lourenço l’ha convocato per la prima volta lo scorso novembre. La prima rete arriva il 26 gen­naio, contro i pari età del Ci­le. Con lui la squadra di Lourenço arriva a vincere il campionato sudamericano di quest’anno che si è gioca­to in Venezuela. Un altro os­servato speciale è il 21enne Willians dos Santos Santa­na, appena passato al Pal­meiras dove gioca con il nu­mero 8. Ha vestito la maglia del Vitoria fin da ragazzino, facendosi notare per le sue giocate individuali e per la sua creatività in campo. Ti­tolare nella squadra di Sal­vador dal 2007, è stato pro­tagonista del ritorno nella prima divisione dei rossone­ri baiani. La sua caratteri­stica principale è la velocità e, nonostante non sia parti­colarmente prolifico in ter­mini di gol segnati, la sua agilità e la sua caratura tat­tica ne fanno un ottimo uo­mo assist.

    ResponderExcluir
  10. Francisco, o R7 é só pra elite.
    Se o Grêmio perder o Gérson será por negligencia, pq há tempo o cara é destaque na base.
    não acredito que seja 'negligencia' proposital.
    pode ser erro de avaliação em tempo.
    Maylson tem tudo para se destacar, mas no Gremio perdeu espaço para talentos como Joilson e Makelelê.
    É isso

    ResponderExcluir