sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Vanusa e o choque dos iguais

A maldade humana não tem limites. A cantora Vanusa tem sido motivo de chacota na internet e também em programas de TV porque cantou o hino nacional de forma errada, trocando palavras, durante uma cerimônia. Vanusa, que no começo da carreira fazia rir participando do grupo dos Trapalhões, ao lado de Renato Aragão, fez muita gente rir com essa cena triste, digna de pena, porque ali estava uma pessoa doente, expondo, involuntariamente, seu mal de forma pública.

Dito isso, vamos a outro drama: o time do Grêmio. Neste sábado, enfrenta o Vitória. O ponto em comum: os dois times são treinados por jogadores que não fazem o perfil do Grêmio. Mancini, que não tinha contrato vitalício nem grande prestígio, dançou rapidamente. Houve quem lamentasse. Autuori segue a mesma linha, é um técnico sem vibração, menos ainda que o Mancini. A seu favor, porém, títulos importantes e um contrato de pai para filho.

Autuori tem estabilidade, é como um funcionário público. Só que ao contrário da imensa maioria dos servidores públicos é extremamente bem remunerado. Bom pra ele. Ruim para o clube. Mas clube rico é assim, pode dar-se a esse luxo.

Já escrevi aqui e repito: o Grêmio está mais perto de perder em casa do que vencer fora.

Contra essa profecia, que está longe de ser desejo, está a presença de Fabio Rochimback. Levou muita fé nesse jogador, que no início da carreira tinha um estilo semelhante ao de Lucas. Vamos conferir como está hoje. De qualquer modo, é um acréscimo de qualidade no setor vital de qualquer equipe. Parabéns, portanto, à direção gremista.

Na Argentina, Dunga tem o desafio de superar Maradona. Em 90, Maradona deixou Dunga quase sentado e fez a jogada que eliminou o Brasil da Copa. Hoje, Dunga se firma como técnico, enquanto Maradona tenta avançar na carreira, num esforço para vencer a luta contra as drogas. Li a escalação da Argentina. Tem jogadores que não conheço, mas desconfio que não sejam grande coisa. Faltam titulares importantes. Acho que o Brasil sai de Rosario ao menos com um empate, o que será um bom resultado para os dois, até mesmo para a Argentina, que está em quarto lugar.

9 comentários:

  1. Eu acho que a argentina vence. Lembro muito bem o totó que o Brasil levou do equador. Esse time não inspira confiança quando joga fora.
    O jogo do Grêmio é sabado mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Eu lamentei a saída do Mancini e continuo lamentando. Se o mesmo não sabe das coisas porque o Vitória o foi recontratar? Foi o Vitória de Mancini que colocou o Grêmio Rotho na lona. Vamos ver hoje como será o Grêmio “Autuol”. Autuori até pode vir a fazer um bom time para 2010 com a saída de algumas medalhas e dos avantes atuais “em uso” pois Ricardo é raramente bancário. Em 2009 está difícil. Tem de se livrar dos relatórios de Weber e Rospide passando a ver os jogos da base. Quanto ao Rochemback só após alguns jogos fora poderá ser avaliado. Pessoalmente prefiro alguém da base pois funcionando logo vai retornar à seleção e voltar para as zoropa.

    ResponderExcluir
  3. Aliás eu não sei se o jogo de hoje será o mais importante para mim. Pessoalmente tenho algumas duvidas pois para meu gosto o de segunda as 15:30 no Olímpico é importantíssimo. Ótima oportunidade para o Ilgo e o Rafael avaliarem o Émerson, Pessalli, Bérgson, Neuton, Matheus Magro, Roberson, Matheus Silva, Fernando, Felipe, Ricardo, Spessato, Renato Cajá e principalmente o Mithyuê. Dos profissionais a imprensa já dá destaque até demais a meu ver no dia a dia.

    ResponderExcluir
  4. Estava vendo a relação do escolhidos do Autuori: Grohe e Alessandro; Collaço, Joílson e Lúcio; Mário, Rafael e Réver; Adilson, Rochemback, Makelele e Túlio; Douglas, Souza e Tcheco; Herrera, Jonas, Perea. Não sei não... Mudar uma partida com Makelele???

    ResponderExcluir
  5. E agora Rafael e Ilgo o que falar sobre o Mário Doril ??? Salvou tudo o guri. A meu ver é melhor que o Léo. Agora querer a cronica creditar ao Tcheco o empate é desconhecer futebol. Que gostem do Tcheco tudo bem mas vamos ser imparciais. Túlio, Rochemback, Lúcio, Souza, Réver, Adilson e até o Grohe falharam. Jonas e Perea tiveram oportunidades e não marcaram. Querer crucificar o Douglas que jogou uma partida melhor que a maioria é errado. Não foi o Douglas que escalou o Costa e sim o Autuori. Para quem viu erros do Collaço falar o que do Lúcio. Resumindo: Mancini leu melhor o jogo e o resto é consequência.

    ResponderExcluir
  6. Ouvi atentamente várias entrevistas e por ser coerente a que mais retratava o que vi foi a do Túlio. Autuori dirimiu algumas duvidas que eu tinha e pensou certo só que algumas peças não funcionaram. Claro que era importante segurar o Apodi pois alem de rápido e finalizador é um abridor de espaços. Pelo que entendi a direita que deveria estar mais livre é que não funcionou como a contenção dos volantes. Réver provavelmente (espero) tenha feito a pior partida no Grêmio. Continuo batendo na tecla que Roberson merece ser testado e Mithyuê logo será uma opção com a 7. Pela esquerda temos várias mas na direita estas se destacam. Souza tem de parar por uns 2 jogos e melhorar o condicionamento físico emocional.

    ResponderExcluir
  7. Mordi a lingua com o brasil e argentina. A seleção do maradona é pior que eu pensava. Culpa dele, claro.
    O mancini, ao meu ver, é um péssimo treinador. Esse eu quase fui no aeroporto me despedir dele, em 2008.

    ResponderExcluir
  8. Eu não peguei no pé do doril. Eu só disse que ele havia falhado no outro jogo, como falhou nesse, em uma péssima finalização do vitoria. Mas ele havia jogado muito bem, e dessa vez jogou melhor ainda, sendo o craque do Grêmio. Quanto ao Réver, não sei se a gravidez, o casamento ou a janela afetaram ele, pois já havia balançado no rio.
    Também acho que o Douglas não pode ser culpado. Esteve melhor que muitos. Mas, em casa, onde o Tcheco vinha rendendo, tirá-lo é absurdo. Não entendi a entrada do Joílson, aliás, não sei o que ele ainda faz lá. Não sabe dominar uma bola. Apanha sozinho. Ruim demais.
    Pro meu gosto, no mínimo, Jadilson, Joílson, Makelele e Herrera deveriam ser mandados embora. No mínimo.
    Vamos dar mais tempo ao Rochembach.
    O Autuori esteve muito mal. Mudou três posições de uma vez. Perdemos a chance de ganhar em casa. Uma vitória a menos no final do campeonato. Sim, pois impossível recuperar ganhando fora.

    ResponderExcluir
  9. Rafael; vais ao Olimpico amanhã? Se o Mário que é tecnico e agil ainda sofreu imagina o balaio que teriamos levado com o Léo. Provavelmente teria levado vermelho. Mas eu não culpo o Autuori por ontem e sim a direção. Demoraram demais com Roth e esperaram demais pelo Autuori e só foram buscar reforços no fim do primeiro turno. Como resultado temos vários atletas em diferentes estágios de preparação tecnica e fisica e Autuori pegou um grupo destrocado moralmente resultando em um time caseiro. Assim como o Luís Fabiano fez a diferença ontem não tem nos usados pelo Grêmio alguém que faça. O Grêmio vai ter se se ajeitar jogando e só espero que o treinador mantenha a coragem de colocar no banco algumas medalhas. Sempre falo que treino é treino e jogo é jogo. Não gosto de treino...

    ResponderExcluir