quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Tite perdeu o rumo

O que mantém um treinador são os resultados. Venceu, tá dentro. Perdeu, é expelido, ejetado, deletado, mesmo que a culpa maior nem seja dele, muito mais dos dirigentes, dos jogadores, etc.

O que ajuda um treinador a se manter, mesmo em situações mais adversas, são as suas convicções.

Tite perdeu as suas. Está, portanto, a um passo do abismo. É claro que contribui para isso o desmantelamento da equipe, causado pela direção que não pode ver um cifrão acenando do outro lado do Atlântico.

A perca (como dizia o Lula antes de dar aula de português para o Genro) de Magrão foi a gota d’água. Bah, mas Magrão não é tudo isso, alguém irá dizer. Admito, mas com Magrão o Inter sempre teve mais consistência, força e indignação no meio-campo. Questão de bola e temperamento. Magraão teve uma fase ruim e até foi afastado, isso há menos de dois meses. Voltou a mil e o Inter acumulou três vitórias seguidas, resultados que o mantém no grupo de cima da tabela. Ele saiu, voltou Sandro (que é bom tecnicamente, mas marca mal e não tem a garra do Magrão, menos ainda do Guinazu), e o time desandou de novo.

Nem vou lembrar o Nilmar, com quem D’Alessandro chegou a virar craque.

Diante dessas mudanças no grupo, mudanças para pior, Tite se perdeu. O pastor já não consegue agrupar as ovelhinhas.

Revi ontem o Universidad do Chile. Imaginei uma vitória tranqüila do Inter, porque o Universidad levou um banho de bola do Grêmio há uns quatro meses, no Olímpico. Saiu com um empate, mas poderia ter levado uns cinco ou seis que não seria injustiça. Depois, o Grêmio ainda o venceu no Chile.

O Universidad é um daqueles times ‘fracos’ que o Grêmio enfrentou na Libertadores. Ou esse time fraco é hoje base da seleção chilena, ou nunca foi tão fraco, ou o Inter realmente está descendo a ladeira.

O fato é que Tite, em razão de suas últimas decisões nos jogos, está perdendo o rumo. Ele se atrapalha na hora de substituir, se deixa influenciar pela torcida. Já não sabe qual esquema escalar. Ontem, começou com três zagueiros, depois passou para o 4-4-2. O 3-5-2 deu certo em alguns jogos, aliás em todos que o Inter jogou neste ano. Bem, neles sempre esteve o Magrão. Coincidência? Pode ser. Sem Magrão, o esquema de sucesso e o preferido do Tite, desandou.

Uma vitória sobre o Flamengo, domingo, pode ajeitar a sala, mas a casa continuará desarrumada.

Tudo isso para dizer que larguei o Tite, a quem sempre defendi.

Minha decisão é influenciada também pelo mesmo motivo que combati o Mano Menezes e o Celso Roth: os treinos com portões fechados. Soube que ele faz todos, todos os coletivos com portões fechados. Que faça isso eventualmente, tudo bem, mas impedir o acesso da imprensa e da torcida (em especial o pessoal que vem do Interior conhecer o Beira-Rio) sempre, aí já é demais.

É coisa de técnico que não quer expor as suas limitações. Vale para o Mano, o Celso e também para o Tite.

EM TEMPO

Até que enfim a direção gremista se tocou que Jadilson, Joilson e Makelelê só estavam atrapalhando, bloqueando a ascensão da gurizada do Olímpico. Demorou e custou caro ao clube e à torcida. Alertei sobre eles há muito tempo. Tem gente que demora a ver as coisas. Mas antes tarde do que nunca.

5 comentários:

  1. Para encontrar o rumo basta seguir o coração ou o sol. Seguindo o coração chega em Alegrete e seguindo o sol em Uruguaiana. KKKK Agora está uma briga de foice no escuro com a gurizada para saber quem sobe. Matheus Magro com a 5 ja treinou 2 dias com Autuori e vem bem.

    ResponderExcluir
  2. Não sei se o 3-5-2 tinha ido bem em todos os jogos. Há controversias. Contra o galo não foi. Entre outros jogos, me falam colorados conhecidos.
    Esses mesmos dizem que o Tite é um cavalo de tróia, que vai dar o ataque agora, no final do campeonato.
    Sempre achei ele limitado. Mesmo assim, é um bom treinador, e só.

    ResponderExcluir
  3. Saiu a súmula do Grêmio B. Basta olhar comparar com as que ja informei. http://www.fgf.com.br/sistema_sumula/sumula_online_fgf_detalhe.php?id=123

    Grêmio 1x2 Cruzeiro
    21/09/2009
    01. Grohe
    02. Saimon
    03. Spessato
    04. Neuton
    05. Felipe
    06. Marçal
    07. Fernando
    08. Bruno Renan
    09. Ricardo
    10. Vinicius
    11. Roberson
    12. Busatto
    13. Sérgio
    14. Gérson
    15. Dener
    16. Bérgson
    17. Alex
    07. Fernando Lucas Martins saiu aos 61 minutos para entrada do 17. Bérgson Gustavo Silveira da Silva.
    02 Saimon Pains Tormen saiu aos 67 minutos para entrada do 14. Gerson Fraga Vieira
    10. Vinicius dos Santo Reis saiu aos 71 minutos para entrada do 16. Emerson Gustavo dos Santos

    Certo Ilgo? Alguma dúvida dos motivos da derrota?

    ResponderExcluir
  4. Rafael; tu andas tão econômico nos comentários por quê? Hoje não vou escrever falando que o Léo é fraco e lento nem que o Tcheco além de dobrar o joelho toda hora anda se arrastando em campo. KKKK Mas quem será a ESTRELA GUIA pretendida pelos vermelhos da Beira d’água com a saída do TITE?

    ResponderExcluir
  5. SABE TUDO ESSE ILGO!
    Tinha que divulgar mais teu blog. Escreve melhor que qualquer um lá da RBS.

    Abraçoz

    ResponderExcluir