terça-feira, 1 de setembro de 2009

Futebol: dúvidas e suspeições

A coisa está posta assim: nós não sabemos mais se um jogador entra no time, é contratado ou convocado para alguma seleção apenas por suas qualidades técnicas.

No início dos tempos era mais fácil. Era tudo muito claro. O jogador precisava apenas de suas qualidades individuais, como talento, perseverança, determinação, etc. E uma boa dose de sorte, claro.

Não existiam as forças estranhas, as sombras atuando nos bastidores. No máximo, um padrinho para conseguir um teste. E ficava por aí.

Assim, quando o jogador era escalado, não havia qualquer suspeita sobre a decisão do treinador.
Hoje, a gente é assombrado por dúvidas, suspeitas, de que o treinador escalou ou indicou determinado atleta porque tem outro interesse.

Talvez seja amigo do empresário ou do procurador do atleta. Talvez seja porque o dirigente insistiu muito por mais adiante terá algum tipo de recompensa. Pode ser apenas porque o clube quer projetar o atleta a fim de negociá-lo, sem que ninguém receba uns trocados por isso. Mas apenas para beneficiar o clube, como quero acreditar. Nunca para favorecer o investidor, o procurador, o empresário.

Nós não sabemos exatamente se um jogador jovem foi alçado ao time profissional apenas por seus méritos, passando por cima de outros do mesmo nível, mas que são ligados (pertencem) a esse ou aquele investidor, procurador ou empresário, gente não tão afinada com a direção ou com o treinador.

Por vezes, um técnico insiste demais com um determinado jogador, contrariando o senso comum. Por que não escala o outro, por que só esse joga e a gente vê que ele não dá boa resposta? A questão é técnica simplesmente, ou comercial?

Outras vezes, o treinador pode não dar chance para um garoto porque ele é de outro empresário, não daquele que é seu parceiro. Será mesmo que isso acontece, ou eu que sou muito paranóico?

E juiz engavetado? Depois que o Edilson foi absolvido cheguei à conclusão de que, na verdade, o futebol é como PT até 2003: um ninho de anjos.

No ano passado, o atacante Finazzi acusou o técnico Mano Menezes de privilegiar no time do Corinthians apenas os jogadores do empresário Carlos Leite, que também representa o técnico. Volta e meia surge esse tipo de coisa. Tudo indica que é uma calúnia, coisa de jogador despeitado. Mas quem garante que é uma coisa ou outra?

Esse tipo de denúncia só reforça suspeições sombrias.

Lembro de uma do Mabília, que num jogo no Olímpico disse, em emissoras de rádio, que não tinha retornado ao Grêmio porque um dirigente gremista da época havia pedido que ele desse um recibo com um valor acima do que ele realmente ganharia a título de luvas. É mais ou menos isso. E deu nomes aos bois.

E quando um técnico convoca a Seleção Brasileira? Existe alguma coisa por trás?

Um pequeno empresario do interior, ingressando agora no mercado, descobriu o Saimon, junior do Gremio. Ele viu que o caminho para quem começa nesse ramo é espinhoso. Procurou um empresario grandao. Transferiu os direitos para o poderoso, recebeu alguns trocados e ficou com um percentual para o futuro. Assinado o contrato, o grandao telefonou na hora para alguem dizendo simplesmente:

- Pode convocar o Saimon.

O Saimon foi convocado. Teria o tal empresario grandao informação privilegiada e apenas fez um grau na frente do empresário pequeno – não telefonou para ninguém. Ou realmente ele deu o sinal verde para Saimon, agora seu jogador, ser convocado?

Quer dizer, a coisa esta tao feia que tem gente suspeitando que Fernandão forçou sua expulsão. Claro que não foi isso, mas há quem suspeite, e tudo por causa dessa serie de falcatruas que ocorrem no futebol e em toda a sociedade.

Dúvidas e suspeições. O futebol hoje infelizmente está assim.

5 comentários:

  1. Sim, tem muita coisa estranha. Na seleção, temos a convocação do sandro, antes dele o afonsão e o henrique. Entre tantos outros. A própria insistência no wagner love. Aqui nos clubes, o inter passou por isso com michel e não sei quem. O Tricolor também passou por isso.

    ResponderExcluir
  2. Avisei com antecedência mas aparentemente ninguém viu o Grêmio B. Pessalli até sentir dores (câimbras) esteve bem. Bérgson sem crescendo e pedindo cancha. Mithyuê com mais uns três jogos já merece lugar. O zagueiro Neuton pode repetir Mário colocando medalhão no banco. Pode dar M & N na zaga. Os volantes Matheus Magro assim como Fernando e Émerson estão tratando a redonda com luvas de pelica. Renato Cajá ainda não está na melhor forma e necessita de companheiro com raciocínio rápido pois toca a bola bem e de primeira. Aparentemente Léo para desgosto do Rafael perde o lugar para Mário pois o Túlio vai para a lateral e Autuori coloca Mário na dele. Rochemback fatalmente entrará e alguém vai sobrar. Acredito que a equipe terá: Victor, Túlio, Mário, Réver (Neuton) e Lúcio; Adílson, Fábio Rochemback, Tcheco (Renato) e Souza (Mithyuê), Jonas (Douglas) e Maxi (Perea).

    ResponderExcluir
  3. Para os que tem problemas e os que ainda não tem: Com apenas 24 anos, o ex-meia do Grêmio Paulo Ramos morreu em Goiânia na noite de terça-feira, dia 1º de setembro, em decorrência de problemas cardíacos. O jogador sentiu dores enquanto jogava futebol com amigos em um sítios nos arredores da capital de Goiás e foi levado ao Hospital Monte Sinai, mas não resistiu. Paulo Ramos havia abandonado a carreira em março de 2008 devido a uma arritmia cardíaca.

    ResponderExcluir
  4. Francisco, é incrivel isso com o Paulo Ramos. Uma pena. Agora, é impressionante o que tem de atleta novo com problemas do coração (não amorosos).
    sobre o time do gremio: vcs ainda vao implorar pela volta do Leo.
    tenho dito.

    ResponderExcluir
  5. Bem, só para lembrar que, contra o galo, o Mário falhou no gol que tomamos. Fora isso, ele está jogando bem, tem um futuro daqueles.
    Ouvi dizer que o nosso capitão zagueiro da sub 18 andou treinando bem na granja comary. É comum chamarem jogadores de baixo para treinar com a seleção do Dunga. Esse parece que tem mais futuro ainda que o Neuton.
    Vamos ver se esse Rochembach joga mesmo. Tomara que sim.
    Eu não achava o Paulo Ramos ruim. Eu sempre achei o Pedro Jr ruim. Mas fazer o que. Pena que aconteceu isso com ele. Não sei que instruções passaram a ele, mas com problemas cardíacos ele não deveria facilitar. Nem jogar com os amigos.

    ResponderExcluir