domingo, 20 de setembro de 2009

Nova goleada no Olímpico e suspeitas na série B

Pela primeira vez aplaudo o Paulo Autuori. Gostei de sua reação forte para impedir que Jonas cobrasse o pênalti. O jogo estava 1 a 0 e, independente do adversário, ainda era de risco. O pessoal em campo fez que não percebeu o técnico gesticulando e gritando à beira do campo, exigindo que Tcheco, o cobrador oficial, batesse o pênalti. Jonas, ansioso para ser goleador do campeonato, que esperasse nova oportunidade.

Foi uma irresponsabilidade dos jogadores, principalmente do Jonas. Se o jogo estivesse definido, tudo bem, que cobrasse. Não era o caso. Portanto, Autuori fez a sua parte. Com certeza esse tipo de coisa não se repetirá. Insubordinação não.
Por castigo, Jonas errou. O juiz mandou repetir a cobrança. O goleiro se adiantou realmente, como muitos se adiantam e não acontece nada. Mas quando o time está na situação de penúria, tudo se volta contra ele. O Fluminense está vivendo esse momento em que nada dá certo. A queda é inevitável.

O Grêmio goleou por 5 a 1. Mais uma goleada no Olímpico. Foi um placar elástico, justo pelo que aconteceu na partida. Mas o time não jogou tão bem, como parece indicar o resultado. A realidade é que o Fluminense contribuiu fortemente para a goleada. A começar pelo seu começo marcado por infortúnios típicos de quem está caindo. Porta aberta, escancarada, tudo ficou muito fácil, até mais fácil do que se poderia imaginar.

Jonas, finalmente, com a sequencia de jogos que lhe foi sonegada desde sua contratação há uns dois anos, está cada vez mais confiante e seguro, o que é fundamental para quem chega na cara do goleiro, com a obrigação de fazer o gol.

Durante muito tempo escrevi aqui que Jonas precisava apenas disso: confiança. Só não precisa abusar e se atravessar no caminho do cobrador de pênaltis da equipe. Ansioso para marcar, Jonas atingiu seu objetivo no finalzinho. E fez um belo gol, mostrando uma de suas virtudes, o drible.

Em lance semelhante, o Herrera perdeu o duelo com o goleiro. Jonas chegou a chorar na comemoração, comprovando o peso que trazia nos ombros. É importante que alguém no clube converse com ele para que entre mais tranquilo em campo, sem a obsessão de marcar e ser goleador do campeonato.

O Grêmio está cada vez mais próximo do G-4. Há umas duas semanas escrevi que o adversário direto pela última vaga era o Goiás. Pois bem, domingo, no Serra Dourada, tem Fernandão, Iarley e cia. Eles detonaram o Corinthians ontem. Jogo decisivo em Goiânia.

Agora, com os times da ponta patinando, até dá pra sonhar em brigar pelo título, mostrando que realmente há um equilíbrio técnico muito grande no campeonato.

EM TEMPO

Escândalo é a palavra que define o gol de mão feito pelo Paraná contra o Ceará, sábado. Mesmo com a derrota, o Ceará está no G-4 para subir para a série A. Encostadinho nele, um clube paulista, o São Caetano. A direção do Ceará denuncia complô para favorecer os times de SP. "Toda a sexta-feira o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sergio Correa da Silva, dá expediente na Federação Paulista de Futebol e temos clubes paulistas como Guarani, Portuguesa, Ponte Preta e Sao Caetano brigando pelo acesso a Serie A", diz um dirigente.

O árbitro (?) alagoano Charles Hebert Cavalcante Ferreira foi punido com três meses. Ele não viu a mão escandalosa e ainda por cima, o que é mais grave, não atendeu à marcação do seu auxiliar. Estranho. Muito estranho. Paira no ar um cheiro de podridão na série B.

3 comentários:

  1. Olhei mas não gostei. Novamente Autuori troca uma duzia por 6 visando segurar o resultado. Mesmo com atacantes no banco o multicampeão apelou para o retrancão. Com o centroavante Ricardo e o meia direita Roberson optou em colocar Renato, Léo e Túlio. Em minha modesta avaliação os laterais foram os melhores em campo. Souza no Olímpico quando quer joga mas hoje não foi soberbo. O ictericia agora deu para passar a maior parte do tempo dobrando a perna. Para quem gravou o jogo veja aos 2:33' e 20:14' do que falo. Dirão alguns defensores que ele marcou o penal e eu pergunto:- é pago para o que? Só faltou tirar o Herrera ou o Jonas para colocar o Saimon nosso frouxo treinador. O Goiás dos machos vai tocando 4 a 1 no Mano e o Coritiba levando 3 do Fla. Amanhã sim tem jogo dos bons com o B em campo. Agora vou me recolher e fazer uma compressa no pé esquerdo pois levei uma queda com o bagual mas nada de grave. Amanhã grande partida entre Grêmio e Cruzeiro. Não sei se o Mithyuê jogará. Mas se jogar assim como o Bérgson e Pessalli já enchem meus olhos pois jogam muito... O Inter vai caindo na real...

    ResponderExcluir
  2. Só o Grêmio alegra o RS na sua data pois os vermelhos marcharam no 19. Espero que o Goiás tenha gasto seu estoque contra o Mano e que Autuori coloque algum atacante. Ja falava não sei quem que a melhor defesa é um bom ataque. No site da Federação tem a súmula dos jogos da B detalhando tudo para quem gosta. Vale uma espiada.

    ResponderExcluir
  3. O Autuori vai retrancar o time contra o goiás. Ele sempre faz isso quando joga fora. Espero um rendimento melhor do time longe de seus domínios.

    ResponderExcluir