domingo, 6 de setembro de 2009

A torcida do Grêmio pipocou?

Não vi e não gostei. Ontem à noite, no retorno de Jaguarão, onde fui para comprar uns vinhos, liguei o rádio para saber como estava o jogo Grêmio x Vitória. Ruído forte, estridente, mal dava para ouvir a transmissão. Tentei as três emissoras, uma pior do que a outra. E isso foi até na região de São Lourenço do Sul. Mal deu pra ouvir que Douglas Costa estava no lugar de Tcheco. Levei um susto. Quase saí da estrada.

“O funcionário público enlouqueceu”, pensei. Logo em seguida, o narrador, nem sei quem era porque não consegui identificar a voz, anunciou que a torcida gritava o nome de Tcheco. É o que sempre digo: se é ruim com o Tcheco, pior sem ele.

E mais, quem que conheça minimamente futebol pode cogitar que Douglas Costa possa jogar na função de Tcheco? Quem? Só um embusteiro ou um inventor maluco. Ou alguém interessado em colocar o Douglinha na vitrine, o que é uma temeridade. Já escrevi aqui: o Douglinha quanto mais joga menos vale. Até ficou de fora da seleção sub-20 por conta disso. Ele deve jogar na função do Souza ou como segundo atacante. E só. Será que o treinador não vê isso? Peluamordedeus!

Depois, ouvi que o treinador estava satisfeito porque havia conseguido anular o lateral Apodi, que agora virou um Garrincha ou um Renato Portaluppi da lateral, mas que infelizmente faltou a jogada ofensiva por aquele setor. É assim que ele justificou Douglinha no time, no lugar do único jogador que pensa o jogo no time do Grêmio. ‘Péra aí, tão de brincadeira’, esbravejei, esmurrando o volante.

Ainda em meio a ruídos, que torcia para que fossem de vaias ao treinador, mas era mais por problema de sintonia das rádios mesmo, ouvi um grito de gol, que crescia e sumia. Gol do Vitória. É, o Grêmio está mais perto de perder em casa do que de vencer fora.

Mas aí o funcionário estável corrigiu suas, digamos, falhas (a palavra seria outra, mas este é um boteco família). O Grêmio melhorou, pelo que deduzi do que podia ouvir das narrações (saía de uma rádio para outra). Mas o time do Mancini meteu duas bolas na trave.

A acomodação que foi mandar Túlio para a direita não deu certo. Adilson afundou na lambança, pelo que ouvi e li na internet. Até Réver fraquejou. Quer dizer, o treinador está conseguindo desmanchar o time, a cada jogo é uma surpresa. Ah, ele quer ajustar o time de acordo com o adversário.

Aí me lembro do mestre Ênio Andrade, que também aprontava de vez em quando, mas com muito mais acertos. Futebol é repetição, ensinava ele. Defina o time e insista com ele, evite improvisações ao máximo, crie uma estrutura e trabalhe em cima dela. Ênio foi campeão brasileiro em 1981 vencendo o São Paulo, que era uma seleção brasileira, com um 4-3-3, em pleno Morumbi. Na época, eu achava até que ele deveria fechar mais o time, tirando o ponta Odair. Mas ele manteve o time que vinha jogando. Foi campeão.

Depois de muito sofrimento, o gol de Jonas, que dessa vez não foi substituído. É um dos goleadores do campeonato. Jogada de quem? Tcheco, claro.

No final, parece que ocorreram algumas vaias, ou era o chiado do rádio, não sei. Tenho certeza absoluta que fosse outro o treinador, alguém sem tamanho currículo, as vaias seria estrondosas, acompanhadas de gritos: 'burro, burro'.

A torcida do Grêmio pipocou?

7 comentários:

  1. Eu acho que a torcida já percebeu que, pior que o treinador, mas muito pior, é a direção.
    Se vinha ganhando em casa, e ganhando bem, tinha que manter o time em casa. Eu acreditava que a vitória fora viria contra o náutico. Agora tenho certeza que não.

    ResponderExcluir
  2. Funcionário público é tu Ilgo, que emprego melhor que esse hein!? É só corneta, sempre do lado da razão, é muito fácil ser pedra e não vidraça, aliás, não existe melhor emprego do que ser uma pedra, Ilgo, de futebol, tu entende tanto quanto uma pedra, parabéns, méritos teus.

    ResponderExcluir
  3. Caro Celso Roth, tu sempre azedo, né?
    Agora, reconheço que tu farias melhor que o Autuori com esse time do Grêmio, muito melhor.
    Tu ao menos já havia percebido que o Douglas não é meia armador.
    O teu sistema defensivo não vazava tanto.
    Agora, grato pelo teu elogio:
    "É só corneta, sempre do lado da razão..."
    Quer dizer que eu estou sempre com a razão, nunca ninguém reconheceu que eu entendo muito de futebol.
    Antes do Autuori ser contratado eu colocava dúvidas aqui sobre sua qualidade como técnico (Inter 0 x 4 Juventude, lembra?, beira-rio lotado, nem tu conseguiria isso, Roth, nem tu).
    Agora, sobre tua primeira frase, o emprego é bom, mas o salário é zero. gosto mais do salário do Autuori, o Vitalício.
    A próxima ceva é por minha conta.

    ResponderExcluir
  4. Tem de colocar antena neste carro Ilgo. Antena de vidro é só para região metropolitana. Foi chibiar vinho no Uruguai é? Pegou queijos e embutidos? Mas voltando ao FUTEBOL após olhar as caras e ler quase tudo o que foi escrito e ainda algumas entrevistas tenho 2 dúvidas. Se algumas peças são ruins mesmo como o Réver ou se ouve protesto pelo banco do Tcheco. Estou mais fadado a acreditar na PANELINHA.

    ResponderExcluir
  5. Certamente Autuori deve estar de olho em algumas peças e vai substituir no momento adequado. Eu o faria pois não sou burro e leio muito bem o jogo. Não tenho nenhuma preferência por Autuori mas já que o contrataram vamos ter de aguentar ele e a gestação atual salvo renuncia coletiva. Aguardemos e veremos. Agora vou comer uma costela de novilho com salada e aguardar o Grêmio B que será transmitido. Espero ver no B a salvação do A.

    ResponderExcluir
  6. tem que trazer uma costela dessa aqui pro boteco. o pessoal fica salivando...

    ResponderExcluir
  7. Imagina se fosse o Roth o técnico! Continuo afirmando, Celso Roth é melhor treinador que Paulo Autuori.

    ResponderExcluir