domingo, 27 de setembro de 2009

Autuori e Tite erram e jogam agora só pelo G-4

Poucas vezes neste ano o Grêmio teve um jogo tão na mão para vencer como esse de hoje no Serra Dourada, estádio que provoca calafrios nos gremistas, e também nos colorados.

O Goiás jogou e deixou jogar, com a mesma intensidade. Foi para cima do Grêmio e deu espaço para o contra-ataque. Em momento algum apelou para a violência. Não contei, mas imagino que tenha sido o jogo com menor número de faltas no campeonato até agora.

O Grêmio largou na frente, exatamente num contra-ataque, depois que o Goiás havia criado uma grande chance de gol. Jonas enfiou para Souza, que driblou o goleiro e só não entrou com bola e tudo porque teve humildade’, como cantava Jorge Bem. Eu sei que é com ‘n’, mas o computador insiste no ‘m’.

Depois, o Grêmio teve chance de ampliar. Perdeu as chances e o Goiás voltou a crescer. Incrivelmente, o lateral Júlio César (o jogador campeão em assistência para gol no campeonato passado) jogou livre todo o primeiro tempo. Assim, não foi surpresa quando ele, marcado à distância pelo Thiego) cruzou com carinho para Léo Lima empatar.

Eu pensei que treinador é para corrigir essas coisas. Se tem alguém perigoso, deve merecer mais atenção. Bem, pode ser que Autuori não tenha visto, o que é duro de acreditar, ou que Thiego tenha sido incompetente na marcação. O fato é que Júlio César jogou livre quase todo o tempo.

No segundo tempo, Iarley infernizou. O baixinho jogou muita bola. Foi dele a jogada que resultou no gol de Felipe, que recém havia substituído Fernandão, de atuação apagada. Thiego foi cortar e deu o passe para o atacante fuzilar Victor.

O Mário Fernandes estava no banco, e ali permaneceu olhando o Thiego.

Agora, a coisa complicou quando Tcheco saiu e entrou Túlio. O que é pior? A saída do capitão ou a entrada de Túlio? O Goiás, que estava satisfeito com o empate, se agigantou. O meio-campo do Grêmio não ganhou consistência com Túlio, como era de se esperar, e perdeu em qualidade na articulação.

A gota d’água foi a entrada de Herrera. No lugar de quem? Jonas, claro. Estou convencido de que Autuori não gosta de Jonas. Ele agüenta Jonas porque ele está fazendo gol. Mas na primeira chance ele vai tirar o goleador e colocar a dupla ‘bate-cabeça’, os trombadinhas argentinos, como fez hoje. E deu no que deu.

Havia quem acreditasse que o Grêmio ainda poderia brigar pelo título do Brasileiro. É melhor se preparar para festejar se o time entrar no G-4, o que considero muito difícil. Vaga na Libertadores é o máximo que o time pode atingir. O máximo.

O Inter também deve se preocupar apenas em garantir uma vaga no G-4. O empate no campo encharcado afogou as esperanças coloradas. Tite foi vaiado por tirar Taison e Andrezinho. Vaias justas, merecidas.

A torcida colorada ao menos mostra indignação e vaia seu técnico.

O Palmeiras, que penou para vencer o Atlético Paranaense, em casa, se distanciou de seus perseguidores. O São Paulo parou no Corinthians.

O título da minha coluna anterior segue muito atual.

O Palmeiras é o novo campeão brasileiro. Tem time, treinador e 'influência política'.

2 comentários:

  1. Autuori tira Tcheco para colocar o Túlio. O Grêmio leva a virada. Autuori, tentando corrigir o erro, tira Adilson e coloca Lúcio no meio. Lamentável.
    Insistir com o Thiego é burrice. Esse joga muito pouco ou quase nada. É o maior exemplo que, com a base, temos que ter cuidado. As vezes sai cada coisinha. Não é o primeiro jogo que perdemos por causa desse cabeça de bagre.
    Estou jogando a toalha. Apenas sul-americana. Não temos a menor chance de pegar vaga no G4. E, do jeito como as coisas andam, o inter também fica fora.

    ResponderExcluir
  2. Ilgo; vamos falar sério? A meu ver não adianta gostar de A ou B. O que importa é jogar os que estão no momento melhores técnica e fisicamente. Grohe, Léo, Mário, Lúcio, Túlio, Renato e Herrera foram os bancarios. Mário e Renato deveriam ter entrado. Se era para reforçar o meio cadê o Matheus Magro que não ficou no banco. O Túlio já mostrou que é zero à esquerda. Qualquer um que acompanhe treinos e principalmente os jogos sabem que Bérgson no momento é disparado o melhor meia atacante ao lado do Pessalli no plantel do Grêmio. Se antiguidade é posto muito sargento deveria ser general. Assim como pedimos os melhores na seleção devemos pedir os melhores em campo. Não adianta falar "se" pois "se" não bota a bola no barbante. Pessoalmente prefiro mais um meia com fôlego aos atacantes descalibrados que tu chama de: - a dupla ‘bate-cabeça’, os trombadinhas argentinos. Eu vi o CADU hoje jogando solto e mais pela direita; foi o nome do jogo na vitória do Hoffenheim que humilhou o Hertha Berlim em casa neste domingo com o placar de 5 a 1.

    ResponderExcluir