quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Volver porque 20 anos não é nada

“Uno busca lleno de esperanzas
el camino que los sueños
prometieron a sus ansias.
Sabe que la lucha es cruel
y es mucha pero lucha y se desangra
por la fe que lo empecina...
Uno va arrastrándose entre espinas...”

Começo com a letra do tango Uno, de Mariano Mores e Henrique Discépolo, um dos mais bonitos e cuja letra sei de cor.

Alguém pode pensar que é uma gozação em cima do Maradona e/ou da seleção argentina, que no momento em que escrevo está levando 1 a 0 do Paraguai e ainda acabou de ter o veterano Verón expulso.

Quer dizer, Maradona está se ‘arrastando entre espinhos’. Acho que ele vai cair. A Argentina está indo para a repescagem.

Apesar das afrontas de Maradona ao Rei do Futebol, Pelé, eu o respeito por tudo o que fez no futebol. Foi um craque em campo, um peladeiro fora dele. Torço pelo Maradona desde que o conheci, ainda no Argentinos Jrs., numa tarde de muita chuva...

Bem, essa história já contei aqui.

Apesar também das brincadeiras do jornal Olé, algumas pesadas, de mau gosto, outras hilárias, inteligentes, torço também pela Argentina. Já torci pela Argentina até contra o Brasil. Gosto da Argentina, do tango, do seu povo, que tem um espírito de luta, de indignação, que admiro e invejo. Ah, as mulheres argentinas. Elegantes, belas...

Abri este texto com a letra de Uno porque amanhã, neste horário, estarei em Buenos Aires. Numa casa de tango, claro. Os desmandos de sucessivos governos abalaram a economia argentina. Talvez a cidade que deixei pela última vez há uns 20 anos esteja muito diferente, como a mulher que um dia amamos e reencontramos muito tempo depois. Mas, quando miramos no fundo de seus olhos, ainda encontramos a antiga beleza, a velha paixão, os encantos que um dia nos seduziu.

Imagino mesmo que irei encontrar uma Buenos Aires diferente, mas hei de redescobrir em cada rua, em cada café, em cada livraria, em cada canto, o antigo fascínio, e recuarei no tempo embalado por um tango entre um gole e outro de vinho tinto, encorpado e forte como minha saudade.

Afinal, como cantava e ainda canta Carlos Gardel (outra coisa que admiro nos argentinos, a preservação de seus ídolos), no inolvidável tango Volver, letra do paulista naturalizado argentino, Alfredo Le Pera: “...veinte años no es nada...”

VOLVER
yo adivino el parpadeode las luces que a lo lejosvan marcando mi retorno
son las mismas que alumbraroncon sus pálidos reflejos hondas horas de dolor
y aunque no quise el regreso
siempre se vuelve al primer amor
la vieja calle donde el eco dijo
tuya es su vida, tuyo es su querer,
bajo el burlón mirar de las estrellas
que con indiferenciahoy me ven volverVolver...con la frente marchita
las nieves del tiempo
platearon mi sien
sentir...que es un soplo la vida
que veinte años no es nada
que febril la mirada
errante en la sombra
te busca y te nombra
vivir...con el alma aferrada
a un dulce recuerdo
que lloro otra vez

13 comentários:

  1. Coitada da argentina. Até tem uma seleção boa, mas o comando... sem falar na política, claro.
    Essa vai ao Francisco: o Romário gordinho não me dá esperanças. Não vejo atacante na base. Mas, como os gordinhos estão em alta, talvez ele possa resolver o ataque do Grêmio.

    ResponderExcluir
  2. Tá de férias Ilgo? Siga la vaca em minha opinião é o melhor de carne no porto. Como está o choro argentino? É Rafael; um gordinho como o Romário que corra como a lebre Nilmar é melhor que um Zé Colmeia como o Adriano. chicoelho kkkk

    ResponderExcluir
  3. As argentinas realmente arrancam suspiros.
    Talvez três volantes melhore o time. Tcheco e Souza as vezes resolvem sumir do jogo juntos. Um volante, bem ou mal, está sempre no jogo. Mas não sei, continuo achando que falta organização.

    ResponderExcluir
  4. Tem Volantes e volantes. Volante de contenção não sabe jogar de meia. Alguns dos poucos seriam Pierre, Émerson, Rodrigo Souto, Willian. Na base tem o Magro, Fernando e o Salini. Túlio não funciona em nenhuma.

    ResponderExcluir
  5. Quanto as meias Tcheco e Souza só com Douglas, Pessalli ou Bérgson mais adiantado na esquerda e Roberson na direita. Se for para atacar o melhor seria Bérgson e Roberson que podem entrar junto com qualquer avante.

    ResponderExcluir
  6. Estes são os que seguem para Recife. Adilson, Bruno Collaço, Douglas Costa, Fábio Rochemback, Herrera, Jonas, Léo, Marcelo Grohe, Mário Fernandes, Maxi López, Rafael Marques, Roberson, Renato, Réver, Souza, Tcheco, Thiego, Túlio e Victor.
    Victor, Mário, Réver, Rafael e Collaço com Rochemback (justificando a contratação), Adilson ou Túlio completando o meio. Os apagões Souza, Tcheco no meio (Douglas, Roberson, Renato) e Maxi e Herrera ou Jonas no ataque que espero não seja de raiva... Na minha maneira de ver Bérgson está em melhor forma que Renato, mas novamente a justificativa de contratação escala. Se o Ilgo assistir alguma partida ou pelada na Argentina pode descobrir o que ninguém do Olímpico descobriu até agora. Um lateral direito.

    ResponderExcluir
  7. Estamos mal de lateral. Não posso acreditar que não tenha ninguém na base. Mário na direita parece disperdício.
    Volantes mesmo que não saibam sair para o jogo sempre dão combate. Tcheco e Souza não. Saiu no G1 que 75% dos gols do Grêmio tem participação do Tcheco ou do Souza. Esse 'ou' não é exclusivo.
    E o Autuori ainda tirou o Tcheco do time no último jogo...

    ResponderExcluir
  8. Rafael; só vem jogando os dois 97% das partidas ou estarei enganado?? Só peço 2 partidas: 1 com Bérgson e Roberson e outra com Pessalli e Mithyuê. Sei que dificilmente irei ver. Douglas poderia entrar mas tenho de ser justo com o que tenho assistido e no momento me parece o Bérgson melhor para uma partida de força. O Pessalli não foi bem no empate de segunda mas na derrota de quarta marcou 2. Eu vejo o momento do jogador. Pessalli e Bérgson tem a mesma altura mas o Bérgson tem mais força e arrancada onde o Pessalli prefere espaços curtos como o Cajá. Ambos preferem jogar pela esquerda com Pessalli (destro) puxando para dentro ou indo para o centro nos arremates além de ser um exímio cobrador de faltas. Bérgson pelo que vi chuta com as 2 e também bate faltas. Só irão se destacar jogando mas quando o time estiver bem e não nas fogueiras que os treinadores tem colocado os guris como o Douglas. O Collaço e Mário vão penar com o Bala & cia sobre eles pois é rápido e o Náutico deve ir com Acosta pela esquerda, Kuki centralizado e Bala na direita. Outro que pode jogar é o ex Grêmio Rudnei.

    ResponderExcluir
  9. Acabei de ouvir a convocação do Douglas para a sub 20. Agora será Cajá a sombra do Tcheco até Autuori ver Pessalli ou Bérgson em ação. Provavelmente Douglas nem volte.

    ResponderExcluir
  10. Chove agora em Recife. Um gramado irregular com chuva é ruim para tocar a bola.

    ResponderExcluir
  11. Segundo ouvi na CBN a Seleção sub 17 venceu por 1 a 0 a Coréia do Sul. O GRANDE CAPITÃO GÉRSON marcou salvando a Pátria.

    ResponderExcluir
  12. To falando, o Gérson é o futuro lá atrás. O Douglas, um meia, foi convocado na vaga deixada por um volante. Legal. Já falei tantas vezes que aquele treinador da seleção é péssimo.
    O que falta ao Grêmio não são meias, mas que o treinador arrume a casa.

    ResponderExcluir
  13. Para quem queira acompanhar a Sendai Cup 2009 ai vai o site: http://www.sendaicup.jp/ O Brasil está vencendo o Japão por 2 a 1. Aviso: Não falo japonês tampouco leio.

    ResponderExcluir