segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Tite segue mostrando como se faz

Quem assistiu a Inter 2 x 0 Avaí, com um mínimo de isenção, conhecimento de futebol e senso crítico, percebeu que ali estavam dois times organizados, é visível ‘a mão do técnico’.

O mesmo não se pode dizer do Grêmio, por exemplo. Até a chegada de Autuori, havia uma mecânica de jogo, uma proposta, uma filosofia, funções bem definidas. Hoje, o time do Grêmio é um sorvete ao sol, se desmanchando.

É lógico que o Autuori tem o direito, e o dever, de moldar a equipe dentro de suas convicções. O problema é que ele está mostrando que não tem convicção de nada, é tudo muito difuso, indefinido. Ele me parece perdido, desorientado, embora passe a impressão de serenidade, de alguém que sabe o que está fazendo.

Autuori, a meu ver, está mais perdido que cusco em procissão e cego em tiroteio.

O treinador que eu queria é o técnico Tite. Seria o sucessor do Mano Menezes. Aí, veio o Mancini e depois o Roth. Quando se erra na origem, tudo mais é resultante, consequencia.

Pois o Tite, apesar da desconfiança dos colorados, segue firme. O Inter contra o Avaí chegou a dar espetáculo, palavra usada pelo narrador da SportTV. Tocou a bola com rapidez e eficiência. Passes certos, muito diferente do Grêmio. Aí tem a mão do treinador.

O Avaí começou sua séria invicta contra o Grêmio, a perdeu contra o Inter.

O Inter fez 1 a 0 no primeiro tempo (Fabiano Eller, que o Grêmio desprezou, é o zagueiro arruma defesa). Índio foi expulso no final do primeiro tempo. No segundo, nem parecia que o Inter tinha um jogador a menos. Criou tantas situações de gol quanto o Avaí, do Silas, este sim um técnico de enorme potencial.

Magrão foi o nome do jogo. Além de proteger a defesa, apareceu duas vezes de surpresa na cara do Martini, que grande atuação. Na segunda, fez 2 a 0, num toque magistral do Kleber. O Inter ainda jogou uns dez minutos com dois a menos (Bolívar foi expulso).

O Inter, que começou o Brasileirão como forte candidato ao título, até mesmo favorito, hoje é sem dúvida o único clube que pode evitar que São Paulo ou Palmeiras sejam campeões, e que o título continue com o futebol paulista. Os três estão na briga. O resto é coadjuvante.

Já o Grêmio tem chance no G-4, se o funcionário público (tem estabilidade) parar de inventar e dar oportunidade a alguns jovens talentos da base, entre eles o próprio Douglas, mas nunca, nunca, na função de Tcheco, algo que ele, com seu currículo, já deveria saber, até mais do que nós todos.

Por fim, gostei da manifestação do presidente Duda Kroef, que admitiu após o jogo que o Grêmio havia escapado de derrota. É sinal de que ele está percebendo o que acontece e não deixa de ser uma crítica sutil ao trabalho do Vitalício, herança deixada pelo Sr. André Krieger, que largou o barco depois do que fez na Libertadores.

7 comentários:

  1. Só matando; Rospide me tira o melhor jogador em campo e o mais criativo (Bérgson e mantém o Makelele. É brincadeira.

    ResponderExcluir
  2. Bérgson atuou como segundo atacante e pelas pontas criou as melhores jogadas do Grêmio. Deu uma tijolada de primeira pegando rebote que merecia ter entrado. Disparado o melhor em campo. Pessalli me pareceu sem força e provavelmente gripado. Cajá fora sofrer o penal pouco jogou. Ricardo cobrou muito bem o penal repetido marcando as duas com belas cobrança. Os demais não foram efetivos o tempo todo não merecendo destaque. A chuva atrapalhou para os dois lados. Quando for com tempo levo uma costela de novilho e uma paleta de Santa Inez. Pode guardar o vinho pois prefiro as loiras. KKKK Se Bérgson repetir o que jogou hoje quarta é melhor colocar no A pois joga mais que os que lá estão.

    ResponderExcluir
  3. Dei uma lida no que falam do Grêmio os palpiteiros de plantão após o feriado. No CP uma foto com Jonas sendo erguido por Tcheco após mais um erro de finalização insinua que o Tcheco tenta erguer o moral do time e não erguer o “Pior atacante do MUNDO”. Fala o palpiteiro: “tem mais um minuto de jogo, dá para virar' ou foi cobrar por não ter recebido o passe e desistiu de fazer isto em público, preferindo conversar com o atacante depois? Eu continuo com minha impressão de PANELA. No DG uma historinha esta real da negociação frustrada do Leandro com o Verdy Tokyo para sua liberação. A direção gremista ficou sentada no palácio e o jogador não foi liberado. Como se fala: quem quer vai e faz. Será que ninguém fala Japonês ou Inglês no Olímpico? Falar só Frances é complicado...

    ResponderExcluir
  4. Na ZH; Jonas: de pior atacante do mundo a goleador do Grêmio conta que: - em terra de cego quem tem um olho é REI. kkk Aliás, que dancinhas ridículas... A coluna Preleção de Eduardo Cecconi foi a que mais me chamou a atenção. Comenta do buraco no meio campo com Adilson e Fábio onde ambos teriam a mesma característica de segundo volante e não de primeiro. Se há algum setor no Grêmio onde sobra material de qualidade é na volancia e da primeira à quinta função. KKK Se não arrumam um primeiro volante é por desconhecimento da matéria pois esta cheio de cegos no Olímpico. Rospide e Weber fazem LEITURA BRAILLE. Bastaria Autuori ter passado Réver para o meio entrando Rafael no buraco do Perea ou Jonas. Claro que após a partida é fácil falar mas estas alterações já deveriam ser alternativas pensadas. Continuo mais convicto que no momento seria melhor jogar no 4 5 1 com hora Roberson pela direita e Douglas ou Bérgson pela esquerda até encontrar o equilibro.

    ResponderExcluir
  5. No FinalSport DEIXEM O HOMEM TRABALHAR do Vidarte traça um comparativo entre os ajustes de Tite e Autuori. Mesmo conteúdo de matéria da Tatiana Lopes da RBS: Tcheco: Temos que entender a filosofia do Autuori. Na gangorra GRENAL é necessário alguém bem e alguém mal. Como não falo com Autuori não sei de sua filosofia. KKK Com falo a muito tempo os olheiros do Grêmio estão sem visão e o Galvão está acomodado para não se indispor com os homens da atual gestação. O Coritiba foi buscar no desconhecido Nueva Chicago-ARG um centroavante além de contratar o velho Paraíba. Por falar em Coritiba visando eventuais faltas por cartões ou lesão foi se reforçar com Rômulo do Cruzeiro. Mas para provocar o Rafael creio que o gordinho Romário jogue mais que Maxi, Jonas, Perea e Herrera. Não sei que mal ataca os avantes gremistas após idade Junior. Guilherme Morano que vivia em seleções sumiu. Fernando Genro que jogou pelo Cerâmica ontem fracassou. O engraçado é que Genro continua vinculado ao Grêmio como o Sarney na vida. Já estou preocupado com o futuro do Mamute.

    ResponderExcluir
  6. Já que muitos preferem atacantes argentinos quem sabe o Lucas Martin, VILLAFAÑEZ do CAI  de Comodoro Rivadavia? Agora com a Sub 20 e sub 17 poderiam mandar alguém que não seja cego e mal intencionado dar uma olhada. Creio que sai mais barato que contratar por DVD ou vaga lembrança. kkk Poderia ser também por lambança. Mas falando sério 2010 ja esta chegando...

    ResponderExcluir
  7. Com 2 de TUTA e 1 de Gabriel o Grêmio apanha do Porto Alegre mesmo Pessalli carimbando 2. Bastou encontrar uma boa equipe e os treineiros fracos do Grêmio levam pau. Não sei quem dirigiu o Grêmio se Rospide ou Andrey Lopes pois a partida não foi transmitida e fui no ACA arrumar um avião para ir até Recife. Mas Andrey ou Rospide são farinha … ACA é Aeroclube de Alegrete. O ruim é que a partida será as 18:30 nos Aflitos.

    ResponderExcluir