quarta-feira, 31 de março de 2010

A mídia e o jogo de vida ou morte

Hoje é um dia daqueles! Desde antes das 8h só se fala no jogo entre Inter e Cerro. Aliás, desde a derrota para o Caxias que começou essa onda levantada pela direção colorada e impulsionada pela mídia.

O jogo contra o Cerro é tratado como uma final de Libertadores. O que não chegar a ser errado, porque se o Inter perder, o que é improvável, mas não impossível, será mesmo o fim do Inter na competição. É claro que restarão dois jogos e ainda haverá chance de buscar uma vaga à próxima fase. Mas será muito difícil.

Então, vencer o Cerro é uma questão de vida ou morte para os colorados.

Diante disso, dirigentes colorados saem de uma emissora de rádio ou de TV para a outra. O clube está gastando uma grana preta em publicidade para chamar a torcida. Além de sobrevivência na Libertadores, está em jogo a continuidade do atual grupo no comando.

Vale tudo, só não vale homem com homem e mulher com mulher, já cantava o saudoso Tim Maia.

Até para o Walter o pessoal apelou. De ovelha negra ele passou a salvador da pátria. De promessa, à craque de uma hora para outra. Teve colorado dizendo que o guri teria de ser mandado embora depois de faltar dez dias e não dar a mínima aos apelos dos dirigentes.

Sobre os ombros de Walter repousa agora uma enorme responsabilidade.

Um jogador que revelou fragilidade emocional diante de um tratamento que considerou injusto do técnico Fossati tem agora que levar o Inter à vitória.

CLUBE E MÍDIA

Ainda sobre a mídia. Os setoristas dos clubes encontram enormes dificuldades para trabar no Olímpico e no Beira-Rio. É treino secreto, é limitação nas entrevistas, etc. Entrevista exclusiva é coisa do passado.

Na hora do aperto, os mesmos clubes que restringem o acesso à imprensa no cotidiano apelam para a mídia para ajudar a tirar a corda do pescoço.

A imprensa foi convocada, convidade, praticamente intimada, a fazer todo um trabalho positivo em torno do jogo, em torno do Inter. Nada de críticas nessa hora. Precisamos nos unir para vencer o Cerro. E todo vão juntos nessa canoa.

Superado o temporal, tudo voltará ao normal, como se nada tivesse acontecido. Os setoristas continuarão cerceados em sua atividade, com vitória, empate ou derrota. Tanto faz.

Os clubes de um lado, a imprensa de outro.

Os dois podem andar juntos, com liberdade, crítica e congraçamento quando necessário, como acontece agora.

SAIDEIRA

A direção colorada também não se preparou adequadamente para disputar a Libertadores. Não está tão ruim quanto foi a do Grêmio no ano passado, mas também cometeu erros.

10 comentários:

  1. Parece que os times grandes nessa libertadores estão mal. O sp não joga bem, o flamengo só joga no estadual, o corinthias não aparenta ter lenha para queimar. Mesmo com os erros, essa libertadores não é o bicho que outrora fora.
    A mídia nem precisava ser convocada, vermelha do jeito que é, já era esperado tal comportamento. O FC está com medo de não fazer sucessor.
    Bem ou mal, parece que o fossati tem o grupo na mão e o time tem organização tática, mesmo que não seja 'aquela organização'. O problema dele é mais de conceito de futebol e exigência. Ele é muito retranqueiro e se abraça em alguns jogadores que não tem mais o que dar, como esse bruno silva.

    ResponderExcluir
  2. Enquanto a Europa sabe tudo de Grêmio os gaúchos e brasileiros quase nada. O clicrbs informa que o site calciomercato anuncia que a Inter de Milão estaria de olho em Mário, Saimon, Émerson e Pedro Yuri. Já falei umas 3 vezes em Pedro Yuri, mas praticamente ninguém o conhece. Poucos acompanham as partidas da base e os setoristas atuais além de pouco contato com os profissionais creio que não recebem apoio dos editores para este acompanhamento. As noticias de futebol da Europa e de alguns medalhões é + importante. A dor de barriga do KAKA ou o novo penteado do Ronaldinho vende mais que Pedro Yuri o desconhecido ou de Émerson o baianinho que poucos sabem quem é. O clube também é culpado, mas por precaução evita divulgar suas promessas, pois sabe que na atual política perderia os melhores jogadores rapidamente. A situação financeira critica faz com que alguns tenham de ser vendidos para manter outros. Os principais destaques jovens dos times brasileiros estão fatiados ou já vendidos para fazer cx e pagar compromissos criados por outros péssimos dirigentes e cada um vai passando para o próximo os pepinos. Esta passagem de bastão (dividas) é típica da política partidária e de grupos que se formam nos clubes buscando o poder e votos das massas. Poucos ou quase nenhum tem real compromisso com o futebol sem segundas intenções. Bastaria os conselhos criarem dispositivos estatutários que possibilitasse ação contra os dirigentes que faltariam candidatos à vagas politicas. KKK

    ResponderExcluir
  3. Bah, essa do chefe de vcs hj, na coluna dele, é de amrgar. O cara consegue escrever uma coisa com SIM e NÃO ao mesmo tempo.
    "Invencibilidade (q rima com imbeciliade, nesse caso)". Ele dá a entender q a Fifa e a Conmenbol pensam diferente da CBF na questão, mas no final mistura tudo, dando a entender que todas concordam, Fifa, CBF e Conmebol, hehehehe o cara é uma figura mesmo.
    Falar nisso, depois o Brasil (aliás, a AMérica Latina toda) não sabe pq fracassa em Joso Olímpicos: aquele quadro de medalhas do tal Su-Americano de Medellin é pra LOUCO!
    Até cuspe em distância dá medalha naquele troço??? Barbaridade....

    ResponderExcluir
  4. Ilgo, a mídia aceita a convocação quando é o Inter que convoca, quando é o Grêmio, não é bem assim, ou te esqueces esse ano o pau que o Silas levou de todos os veículos de comunicação quando pediu um pouco de cooperação da imprensa? Escutei vários cronistas dizendo que essa não era a função da mídia, e esses mesmos, hoje, vestiram a camisa colorada com grande vontade de cooperar! Teve gente que ano passado criticou o Grêmio por não dar valor ao Gauchão, e esse ano, diz que o Gauchão não vale nada. Aí é f... de aguentar né!

    ResponderExcluir
  5. Usei a palavra anuncia, pois normalmente os clubes desmentem para evitar que os valores sejam aviltados. Todavia todos sabem que onde há fumaça normalmente tem fogo. Já vi muita gente queimada brincando em casca de arroz, pois não via fogo e só alguma fumaça. Mas a coisa é séria e o Grêmio não tem como segurar a venda do Mário onde detém 50% e do Victor. Não sei se Saimon, Émerson e Pedro sairão agora e para a mesma equipe, mas com a incapacidade de avaliação correta das necessidades do Grêmio e de quem contrata com os valores absurdos pagos por Meira com o aval do Kroeff jamais as dividas do Grêmio serão pagas. Ilgo; para uma empresa do porte do CP bastaria colocar no espaço normalmente destinado ao clube A e B uma nota informando que em virtude da dificuldade criada por dirigente X e Y não será possível apresentar matéria sobre o clube. Garanto que rapidamente as coisas mudam. Quando eles têm interesse adoram pedir cobertura. Espere para ver na época da eleição se houver oposição que vais receber ligação o dia todo pedindo apoio e cobertura até para corte de grama. KKKK

    ResponderExcluir
  6. O desespero vermelho é grande assim como de vários clubes brasileiros na atualidade. A folha do Inter é bem maior que a do Grêmio e seus jogadores não estão tendo a procura que esperavam. Hoje o Inter tem quase o dobro de jogadores que o Grêmio e isto custa muito com atletas e apoio. O SP esta tendo que fazer alguns acordos com jogadores da base e só com o lateral esquerdo Diogo foram 400 mil de luvas. Imaginem uma derrota do Inter hoje e como justificar aos torcedores o acumulo de erros desta gestação. Alguns dos principais jogadores atuais: Ganso = 45% Santos, 45% DIS e 10% jogador, Neymar= 35% Santos, 40% Cabofriense e 25% DIS, Hernanes= 75% do São Paulo, 17% da Traffic e 8% do Hernanes, Welligton Silva= 40% da empresa de Reinaldo Pitta e 60% do Fluminense. Números não mentem e sim as pessoas. KKKKKKK

    ResponderExcluir
  7. Onde consta Neymar é André. Neymar = 60% Santos e 40% DIS.

    ResponderExcluir
  8. Qual será a jogada da CBF e da Globo para afastar Koff e colocar o Kleber. Porque mudar o K? Nesta tuba tem gato e gordo. Só com direitos de imagem deve ser coisa de 700 milhões por ano e ai a coisa fica complicada frente a tantas dividas e bolsos loucos para serem recheados. Tem clube que já comeu parte da cota de 2011 e nem pagou os salários em atraso. Além de todas as despesas pagas nos melhores hotéis e viagens 1000 o salários é de mais de 1/2 milhão anual. Assim os candidatos estão em batalhas e pisam em qualquer pescoço. Quem tiver mais para oferecer será o vencedor. Alguém duvida?

    ResponderExcluir
  9. Bom como não gosto de perder meu tempo falando de Inter vou voltar a bater na tecla BASE. A Seleção sub 19 estreou nesta quarta-feira contra o FE Palamós, às 18 horas (23 horas de Brasília), com a seguinte escalação:
    1. LUIS GUILHERME (BOTAFOGO F.R.)
    2. KLEBER ( S.C. INTERNACIONAL)
    3. SAIMON (GREMIO F.P.A.)
    4. BRUNO UVINI (SÃO PAULO F.C.)
    5. BRUNO RENAN (GREMIO F.P.A.)
    6. ALEX SANDRO (SANTOS F.C.)
    7. JOÃO PAULO (S.C. INTERNACIONAL)
    8. WELLINGTON (SÃO PAULO F.C.)
    9. DIEGO MAURICIO (C.R. FLAMENGO)
    10. WENDEL (C.ATLETICO MINEIRO)
    11. LUCAS GAÚCHO (SÃO PAULO F.C.)
    No banco de reservas ficarão:
    12. RAFAEL BORGES (S.E. PALMEIRAS)
    13. LUCAS ZEN (BOTAFOGO F.R.)
    14. THIAGO CARDOSO (C. ATLETICO MINEIRO)
    15. EDGAR (C. ATLETICO PR)
    16. FERNANDO (S.E. PALMEIRAS)
    17. WELLINGTON SANCHES (FLUMINENSE F.C.)
    18. TAUBATÉ (S.C. CORINTHIANS)
    Saimon e Bruno Renan são titulares lá mas aqui Saimon seria a meu ver reserva do Mário mas ficar usando Ferdinando tendo Renan é dose. Olha que ainda creio ser o Matheus Magro melhor volante que o Bruno.

    ResponderExcluir
  10. Assisti ao jogo do Inter pelo canal FX com imagem de qualidade. Sem qualquer duvida o Inter não vai longe com este time. Desculpem-me os colorados e tem 2 aqui ao meu lado que estão desolados com a atuação frente ao Cerro. Ganhou o jogo, mas não conquistou a confiança. Que Silas não me invente mais tarde e provavelmente por covardia da direção deve sobrar do banco Fernando ou Bérgson para manter Rochemback ouFerdinando. Os convocados: Adilson, Bérgson, Douglas, Edilson, Rochemback, Fábio, Ferdinando, Fernando, Hugo, Jonas, Grohe, Mário, Maylson, Mithyuê, Rafael, Rodrigo, Victor, William e Willian.

    ResponderExcluir