domingo, 1 de agosto de 2010

O fim está próximo, irmãos!

O Grêmio jogou como nunca e não venceu como sempre. A frase é exagerada, quase tão exagerada quanto os discursos ufanistas que ouvi do vestiário tricolor após o 0 a 0 no Beira-Rio.

Dos jogadores, passando pelo Aprendiz, até a direção, o que se ouviu, em linhas gerais, é de o time está começando a ficar ajeitado, agora no novo esquema com três zagueiros, e que a partir disso as vitórias irão ocorrer naturalmente.

Tudo isso poderia ser dito, sem qualquer oposição, uns três ou quatro meses atrás, mas não hoje, quando ingressamos no oitavo mês do ano, com o Campeonato Brasileiro a pleno e com o Grêmio na zona de rebaixamento.

Se alguém quiser se iludir, que se iluda. Mas eu repito o que venho pregando qual um desses alucinados pastores de seitas na rua da Praia: o fim está próximo. Por enquanto, o rebaixamento é apenas uma tendência, mas o clube se aproxima a cada rodada do abismo da segunda divisão.

Não resta dúvida - penso que até os colorados menos fanáticos, incapazes de cortar a água do vestiário do time visitante como aconteceu mais uma vez no Beira-Rio neste domingo - de que o Grêmio foi o time que mais chances de gol criou, que mais esteve próximo da vitória.

E não poderia ser diferente: o Grêmio jogou com sua força máxima - ao menos dentro dos (des) critérios do Aprendiz e dos Doutos do Olímpico - contra o time misto do Inter.

O goleiro Renan fez duas grandes defesas (chute do Maylson e cabeceio do Hugo), enquanto Victor fez apenas uma.

A oportunidade mais clara de gol foi do Grêmio: no primeiro tempo, o Centroavante Pigmeu recebeu a bola redondinha, livre na marca do pênalti, implorando para beijar a rede do goleiro Renan. O Centroavante de Futebol de Botão chutou para fora. Era a bola do jogo.

No mais, foi um jogo horrível, truncado, com pequenas faltas de ambos os lados.

O Inter, mais preocupado com o SP, e bem que faz, estava no seu papel. Só não podia perder, mesmo sem seis titulares, diante de sua torcida.

A responsabilidade de buscar a vitória cabia ao time que não vence há horas e que continua na zona de rebaixamento.

O que fez o Aprendiz?

A primeira substituição: Mailson marcava e aparecia na frente sempre que possível, e quase fez um gol. Ele NÃO poderia sair do time. Edmilson entrou no seu lugar (seis por meia dúzia). O certo era sacar Ferdinando, passando Maylson para o meio. O time ganharia qualidade no meio, marcação e chegada à frente.

A segunda substituição: Souza no lugar de Borges. O Pigmeu, apesar de estar mal, até porque a marcação colorada era muito forte, deveria continuar. Souza poderia ter entrado no lugar de Ferdinando (que continuava trombando em campo). É claro que o meio ficaria mais vulnerável, mas nem tanto assim, porque o Inter teria mais preocupação em sua defesa. O Grêmio veria aumentada suas chances de vitória. Mas Silas, assim como Roth, e os técnicos de modo geral, na hora que aperta só pensam em salvar sua própria pele. Então, vamos ousar, mas não muito.

Roth interrompeu sua séria de vitórias seguidas, com atenuante de que escalou time misto, enquanto o Aprendiz garantiu seu emprego sob proteção dos Doutos do Olímpico pelo menos até a próxima rodada, sábado, contra o Fluminense.

Para repetir os pregadores da rua da Praia: o fim está próximo, irmãos.

17 comentários:

  1. no tópico anterior, o David pergunta se é verdade que o Meira já trabalhou no Inter.
    Resposta: não sei.
    Se ele fez algum negócio com o Inter dentro de sua atividade profissional, não vejo nada demais.
    Mas se trabalhou como dirigente, o que acho impossível, deve ter sido na época em que o Inter quase caiu pra segundona...

    Aliás, o Meira estava brabinho hoje depois do jogo, foi pro ataque. Desespero?

    ResponderExcluir
  2. Valeu Ilgo. Li que ele tinha trabalhado no Inter na década de 80.

    Tá brabinho por que o Pelaipe acertou ele em cheio. Babaca. Devia ter vergonha na cara e pedir pra sair. Tirar não vão tirar, por que devem ter rabo preso com ele.

    Faltam só 3 meses pra eleição. Aleluia!!!

    ResponderExcluir
  3. OLHA ILGO COMO BOM GREMISTA NUNCA VOU TORCER CONTRA O MEU TIME, MAS AS VEZES DA VONTADE DE FAZER ISSO. HJ VI NO GRE-NAL(QUE O GREMIO FOI MELHOR SIM E MERECIA A VITÓRIA), QUE O TREINADOR FEZ O SEU MAX(E O TIME VEM MELHORANDO MAS PRECISA GANHAR). OU SEJA, NÃO TEM MAIS O QUE ELE POSSA FAZER PARA O TIME, AI FICA A PERGUNTA. MANDA EMBORA E TRAZ QUEM PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA?
    ALGUNS NOMES, VEJAMOS-
    *RENATO- ÍDOLO DA TORCIDA, PRECISA MOSTRAR MAIS COMO TREINADOR E NO MOMENTO ACHO QUE PRECISAMOS DE 1 TÉCNICO EXPERIENTE.
    *TITE- DUVIDO QUE COM ESTA DIREÇÃO ELE SEJA CONTRATADO, NÃO TEM CHANCE.
    *BETO ALMEIDA- BOM NOME, VEM FAZENDO BONS TRABALHOS COM TIMES DO INTERIOR DO ESTADO, MAS NO MOMENTO SERIA O PLEIN DE 2004.
    *QUEM SOBRA, CLAUDIÃO DUARTE, GENINHO, ALGUM QUE ESTA NO EXTERIOR?
    DEPOIS DE COLOCAR ALGUNS NOMES, PERGUNTO PRA TDS DO BLOG E PRA TI ILGO, SERÁ QUE AGORA O MELHOR PARA O TIME SERIA DEMITIR O TREINADOR? QUEM SERIA MELHOR? O QUE O NOVO TÉCNICO FARIA QUE O ATUAL FAZ COM ESTES JOGADORES E ESTA DIREÇÃO? SÃO APENAS ALGUMAS PERGUNTAS QUE FICAM NO BLOG E ESPERO A OPINIÃO DOS LEITORES.
    ABRAÇO A TDS.

    ResponderExcluir
  4. Fui acreditar no Luxa, Jonas, Rafael Toloi e Bruno César caí para quarto no Cartola. Cuca sabe arrumar um time e encucou o Luxa.

    Meira acuado late e rosna desesperado. Segundo ouvi ele falou que está a 28 anos servindo ao Grêmio. É desserviço demais. Tem cabo véio que passa 35 anos e não chega a sargento…
    Definitivamente tem jogadores que não podem jogar no Grêmio. Ozéia e Hugo são exemplos. De onde menos se espera é que não sai nada mesmo.

    Souza que não foi operado pelos indicados gremistas já está 100%. E os demais?

    ResponderExcluir
  5. A questão silas é muito simples. Ele não está pronto. Todos jogadores passam por períodos de crescimento. Todas as pessoas passam por isso. É como colocar um assistente administrativo para comandar a empresa. Não dá certo.
    O silas já deveria ter caído. Quanto mais demorar, mais razão terão os que dizem que pode ser tarde ou que não há opções.
    O que um novo técnico poderia fazer que o atual não faz? Simples. Inicialmente, não se abraçar em alguns jogadores. Todos estamos vendo o silas abraçar o ferdinando, o ozéia e outros, em detrimento de um prata da casa ou de outro jogador experiente que rende mais. Falando em pratas da casa, o silas só lança eles na ruim. Um novo treinador poderia revisar alguns conceitos impregnados no vestiário. Mais algo? sim, trabalho. Essa equipe parece mal treinada. Gols infantis são tomados, não existe uma jogada ensaiada, movimentos mecanizados, nada. Fica tudo por conta da criatividade de cada um. Entre outros erros.
    Até o turista autuori (toc-toc-toc) não perdia em casa.

    ResponderExcluir
  6. Por falar em cartola, meu time vai bem. Consegui recuperar o fôlego. Estavam quase me alcançando.

    ResponderExcluir
  7. Discordo de tua avaliação. Sou um crítico do Silas, mas ontem ele armou bem o time.
    Não creio que tirar o Ferdinando fosse a solução. Iriamos ficar muito abertos e provavelmente tomar um gol. Silas não tem culpa do Borges perder um gol imperdível para centroavante de sua categoria. Talvez a única medida questionável foi a saída do Borges para entrada do Souza. Eu teria tirado o Douglas.

    ResponderExcluir
  8. Melhorei um pouco no Cartola, mas como o Grêmio ainda corro risco de rebaixamento. Vergonha. Eu sou o Meira do meu time, o Alfredo. Mas, como ele, não peço demissão. Vão ter que me engolir.

    Silas - concordo que só a saída dele não vai mudar muita coisa, mas vai melhorar o suficiente para fugir do rebaixamento. Tinha que sair mais gente com ele.

    Candidatos - Paulo Bonamigo, Renato, Tite, Beto Almeida. Mas acho que todos precisariam de um dirigente forte no vestiário.

    ResponderExcluir
  9. Nelsinho Batista para encarar as medalhas e fazer estes caras correrem. Sabe com poucos recursos armar um bom time.

    ResponderExcluir
  10. há um lobby forte pelo Mário Sérgio...
    Nelsinho Batista é uma boa lembrança.
    além de bom treinador, irrita os colorados...

    ResponderExcluir
  11. É verdade Ilgo. Nelsinho só gosta de treinar time grande como o Grêmio. Pena que os dirigentes atuais do Grêmio sejam pequenos.
    Mario Sérgio deve ser por companheiros de hipódromo... A cada jogo um time.
    O Avaí com uma folha de 1/3 da do Grêmio mostra que tem direção e mesmo com a troca de três treinadores e mais de 1/2 time segue na cabeça do brasileirão.
    Estava observando que dos jogadores pretendidos pelo Grêmio que vieram ou que foram para outros clubes só o Rafael Carioca vem mantendo regularidade...
    Joilson é como erva daninha...

    ResponderExcluir
  12. INFELIZMENTE TEMOS QUE TROCAR DE TÉCNICO, OU VCS ACHAM QUE VAMOS GANHAR A SULAMERICANA E NÃO CAIR COM O SILAS? ELE NÃO TEM O PERFIL PRA TREINAR O GREMIO, PODE SER QUE SE DE BEM EM OUTROS CLUBES, MAS A DIREÇÃO NÃO PODE ESPERAR POR ISSO, PPOIS NÃO ADIANTA O TIME JOGAR BEM E EMPATAR OU PERDER. PRECISAMOS DOS 3 PONTOS PARA SUBIR NA TABELA. QUANTO MAIS TEMPO LEVAR PRA TIRAR O SILAS MAIS O GREMIO FICARA NA Z-4.
    UM BOM NOME SERIA O BONAMIGO, MAS NA SITUAÇÃO QUE ESTA ATÉ O MARIO SÉRGIO É MELHOR.

    ResponderExcluir
  13. E o Gilmar Iser, Ilgo? Não é possível que alguém ainda não tenha pensado nele. Mostrou bons trabalhos no interior gaúcho nos últimos anos. Tá merecendo uma chance em um time de maior expressão. Mais que o Beto Almeida, pode ter certeza.

    Sobre o Gre-Nal, eu concordo contigo sobre a retirada do Maylson. Ele deveria ter permanecido, estava jogando muito bem. Mas discordo sobre a retirada do Ferdinando. Não é o volante ideal, mas ainda é o único que ajuda o Adílson na marcação do meio campo (isso enquanto o Magrão não voltar a jogar o bom futebol dele).

    De resto, eu concordo. O empate ontem foi a pior coisa que aconteceu para o Grêmio. Não subimos na tabela e Silas não cai. Oremos.

    ResponderExcluir
  14. Um grande desejo das gestações gremistas (Carlos Renato de Abreu) reinicia carreira no Flamengo. Com 32 anos não sei se terá gás para 90 minutos e a preparação física atual. Leandro que o diga...
    Outro que desembaraça no Flamengo também com 32 anos é o Leandro Câmara do Amaral.
    Enquanto isso no Olímpico Joílson é reintegrado... Repetindo o Meira, Ferdinando diz que Grêmio está evoluindo. A meu ver está crescendo como rabo de cavalo. Para baixo. Kkkk
    Hoje foi o dia do Mano na Globo.

    ResponderExcluir
  15. Pelo que estamos vendo os gremistas dia 08 não terão um bom “dia dos pais”. O Fluminense vem completo ajustado e querendo manter a ponta.
    A convicção desta gestação com o 4 4 2 derreteu como gelo em uma tarde de 40 graus.

    ResponderExcluir
  16. Joilson Bumerangue. Daqui a pouco ele entra de novo no time, né Francisco?

    Frederick, o Iser é outro nome interessante, mas acho que esse pessoal do Interior pra dar certo precisa de dirição forte para dar sustentação. Exemplos: Felipão, Mano, Cassiá e Tite. Quem estava por trás deles?
    Agora, não sei se o Iser não é um cara porrada, pulso firme, capaz de garantir a bronca.

    ResponderExcluir