segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A recuperação gremista e as injustiças no futebol

No tópico anterior escrevi que o melhor que poderia ter ocorrido para o Grêmio, neste momento, foi a eliminação da Sul-Americana. Assim como o Goiás, que vai cair logo adiante, o Grêmio também não iria longe e ainda comprometeria a trajetória no Brasileiro.

Com foco na luta para sair da zona de rebaixamento, o time armado por Renato Portaluppi não foi nenhuma maravilha, mas ao menos estava mais arrumado, mais brigador, mais concentrado. O resultado foi uma vitória por 2 a 0, sem maiores sobressaltos, tanto que Victor praticamente não trabalhou.

Willian Magrão, autor de gols, poderia ter feito ao menos mais um. O Goiás escapou de levar uns 3 ou 4 a 0, sem exagero.

E pensar que estavam colocando o Magrão de zagueiro, deixando de explorar o maior potencial desse jogador, que é a chegada forte ao ataque.

Os maiores problemas do time foram os laterais. Ambos são irregulares.

Ferdinando é um volante razoável, um bom reserva, nada mais do que isso.

Neuton foi o grande destaque do time. Gostei também do Douglas, mais comprometido com a partida, e do Jonas.

Não sei exatamente o que começa primeiro: as individualidades prejudicam o coletivo; ou se o coletivo mal ajustado é que prejudica as individualidades. As duas opções estão corretas, a meu ver.

É muito perigoso julgar jogadores em meio ao caos técnico e tático de um time, como estava ocorrendo com Silas. Neuton, por exemplo, começava a se transformar num perna de pau para muitos torcedores. E aí, num time mais organizado, ele ressurge com força, qualidade e ousadia.

Neuton pode jogar tanto de zagueiro pela esquerda como de lateral.

Ainda é cedo, mas já se vislumbra uma equipe de futebol no Olímpico.

Falam em contratações. Antes de buscar medalhão decadente e jogador mediano, melhor investir firme na base.

SAIDEIRA

É impressionante o clima de decisão que tentam armar para o jogo contra o Chivas. O time mexicano já está liquidado. O mesmo time que perdeu para o Fluminense por 3 a 0, com mais uns três reforços, ganha do Chivas no Beira-Rio lotado.

Aí vem o Guinazu dizer que só fica fora se cortarem a sua perna. Vai fazer média com a torcida assim...

O Tinga faz tratamento intensivo para não ficar de fora. Só se for para participar da festa, entrar na fotografia do time campeão da Libertadores, título, aliás, do qual ele não participou. Pelo contrário, quase comprometeu ao ser expulso no Morumbi.

Na verdade, o lugar na foto deve ser do Giuliano, não do Tinga.

O que dizer, então, do Renan? Muito mais direito tem o Abondanzieri de aparecer na foto de campeão. O argentino merece até por seu comportamento profissional, sofrendo calado a injustiça de ter sido descartado na hora do filé.

O castigo vem a galope, se diz na campanha.

6 comentários:

  1. hehehe, blogueiro, mais um daqueles teus palpites tipo monbach: na~otemcomo errar. priemiro tu diz q o Inter já é campeão, depois diz q o castigo vem a galope. Vais errar como? ganhando ou perdendo o Inter, tu terás acertado, heheheh

    ResponderExcluir
  2. ILGO O GREMIO ANUNCIA VILSON ZAGUEIRO RESERVA DO VITÓRIA, E UM TAL DE GILSON DO PARANÁ, LATERAL ESQ, CUJA POSIÇÃO ESTA CHEIA NO OLIMPICO. DIAS ATRAS ESCREVI QEU O TRICOLOR PRECISAVA DE REFORÇOS, MAS DAI A APOSTAR EM JOGADORES DESCONHECIDOS, QUE NO MAXIMO SAO MEDIANOS, ENTAO PEGA OS GURI DA BASE, EX-SAIMON, EXCELENTE ZAGUEIRO, MAS É GURI PRECISA DUM CARA EXPERIENTE QUE ORIENTE ELE NA ZAGA.
    PARA FINALIZAR, ACHO BOA A CONTRATAÇAO SE FECHAR DO LATERAL DIREITO GABRIEL, ELE CRUZA BEM SABE FAZER GOLS, PECA NA MARCAÇAO, MAS COM CERTEZA SE VIER SERA TITULAR, VAI FALTAR APENAS O ATACANTE, PQ O BORGES SE MACHUCA NA PIOR HR POSSIVEL, E O JONAS SOZINHO NAO DA CONTA, O RESTO NAO EXISTE.
    ABC ILGO.

    ResponderExcluir
  3. Ilgo; como foram rápidos agora né? Um zagueiro e dois laterais em uma semana. Falta o 5 cinco. O Willian que vinha mal desde a cirurgia desabrochou. Se contrataram um lateral esquerdo é sinal que Uendel, Lúcio e Fábio vão dançar. Bastou dar confiança ao Neuton e o guri se soltou. Tem ainda o Dener que é bom. O bumerangue Joílson pode ser que agora vá...
    O que o medo de uma eleição faz...

    ResponderExcluir
  4. Até agora não vi nenhuma discrepância nas indicações do Renato. Jogadores de pouco valor em busca de espaço. Gabriel seria o diferente mas tudo indica que está bem e quer mostrar futebol. Vem pelo salário e prestígio. Melhor que contratar bichado como o Uendel.

    ResponderExcluir
  5. Vendo com olhar critico lembro-me da chegada dos desconhecidos Willian e Teco assim como Victor e Réver. Como em futebol nem sempre 2+2 é 4 vamos ver em ação, pois Rodrigo chegou como xerife e saiu pela porta dos fundos.

    ResponderExcluir