domingo, 29 de agosto de 2010

Renato arma time faceiro

Confirmada a escalação com dois volantes e dois meias no meio de campo, minha previsão é de que o Grêmio vai perder outra, e talvez até de goleada.

É um meio de campo faceiro. F. Rochemback há muito tempo deixou de ser um jogador de marcação forte, de pegada, tanto que raramente suja o calção.

Gilson estreia. Foi contratado como lateral. Dizem que quebra o galho também no meio. Por que não o garoto Fernando, ou Adilson, que está voltando? Gilson poderia ser um terceiro jogador de marcação, saindo Souza ou Douglas.

Renato, porém, quer os dois meias, além de dois atacantes. É pouca gente marcando num jogo fora de casa e contra um adversário que sempre complica, ainda mais jogando em sua casa.

Então, temo o pior.

E mais: Renato imita Silas no pior que Silas fez, que é justamente insistir num time com dois meias, ainda mais meias que não sabem e, no caso de Douglas, não gostam muito de marcar.

Bem, começou o jogo. Rezemos.

FINAL DE JOGO

Renato corrigiu parcialmente seu erro no intervalo, ao colocar Adilson no lugar de Gilson. O meio-campo ganhou um volante mais combativo. Gilson em todas as bolas que recebeu para fazer jogada ofensiva foi mal. Na marcação, pouco acrescentou. O meio-campo ficou vulnerável, conforme eu previ e qualquer um podia imaginar.

Com Douglas e Souza o time jogou quase num 4-2-4, com momentos de 4-3-3, já que Souza jogou quase como um ponta direita. Jogou é modo de dizer, porque ele pouco fez.

Gostei do FR, apesar de sua falha no gol. Acho que dá para acertar o time com ele de segundo ou terceiro homem de meio campo, saindo um dos 'articuladores' que nada ou quase nada articulam. Deixa-se de ter um articulador precário para ganhar mais combatividade e força no meio-campo, com três volantes.

O resultado acabou sendo justo, e bom. Empatar com o Atlético na Arena não é fácil.

Agora, minha preocupação aumentou, principalmente depois que Renato, no vestiário, sinalizou que gosta de jogar com dois meias de criação. Não vejo nada mais anacrônico no futebol do que jogar com dois meias, em especial dois meias que não marcam. Mais ultrapassado só o 4-2-4. Ou dois pontas.

Em função desse conceito equivocado, por exemplo, Maylson sequer ficou no banco, perdendo lugar para Leandro. Está bem, ele acertou o cruzamento e deu alguns passes, mas é visível que se tornou um burocrata da bola, sem compromisso com o jogo, ao contrário de Maylson, que não é um virtuose, mas é aplicado, marca e ataca. E não toca a bola pro lado e pra trás.

Assim, diante do que é posto no momento pelo Renato, o Grêmio vai penar até o final. Infelizmente, Renato segue os passos de Silas e mostra sua preferência por um time com dois meias.

Renato deveria imitar, por exemplo, o Roth, que não abre mão de três volantes e ainda tem um meia articulador, D'Ale, que dá combate e se entrega para o time.

16 comentários:

  1. ja ta 1x0 e certo q vamos perder, até pq o gremio nao ganha de ninguem mesmo, tanto faz se em casa ou fora......

    ResponderExcluir
  2. Mesmo segundo falam tendo vestido a azul quando guri nunca fui com o Rochemback. Outro que não me agrada é o Jonas. Jonas bom para mim é o Jonas Pessalli. Como Pessalli é quieto fica no esquecimento. O centroavante Jonas é de estação. Deve estar no Inverno ou inferno. Kkkk O bom zagueiro Manuel depois de ser driblado pelo Jonas procurou se antecipar em todas. Encarou a marcação como pessoal e mesmo estando na posição deu cobertura nas investidas do Jonas. Manoel não é um zagueiro refinado, mas extremamente dedicado. É o zagueiro zagueiro.
    A velocidade do Maikon Leite levou de roldão a defesa e até o Victor ficou sem ação. Temos um guri (Jean) assim e emprestamos outro (Mithyuê). Maikon Leite já operou o joelho e mostra estar totalmente recuperado e sem trauma. Outro que era rápido e definidor e sumiu com Silas é o Bergson. De goleador dos juniores justamente pela velocidade e raciocínio rápido parece ter de passar por recondicionamento após ganho de massa nos profissionais.
    A fase do falastrão Souza e a do Douglas são brabas. Deveriam ir para o B ou ficar treinando em separado por uns 15 a 30 dias.
    Sem tempo para conhecer os juvenis e juniores tendo de montar uma equipe a cada 2 dias Renato fica fundindo a cuca.
    Vai errar e acertar.

    ResponderExcluir
  3. Pelo que vi Ilgo tanto Vilson como Paulão são 3. Paulão é bola para o mato que o jogo é de campeonato e o Vitor um espanador. O 4 é Neuton, mas tem de ter mais calma e antecipação. Neuton esta indo muito na imposição física e deveria ir mais na técnica. Manter Rafael Marques é pedir para levar chumbo. Lento e desatento. A proteção da volancia está falha e não há primeiro combate e sim porteira aberta. Sempre formamos bons primeiros volantes e agora nada. Depois dos premiados Lucas e Rafael terão perdido a fórmula? Algo não vem funcionando pois estão espalhados vários bons volantes oriundos do Grêmio em outras equipes. Só não estão funcionando no Olímpico.
    Só para lembrar: Uma das grandes promessas do Grêmio após lesão de joelho chegou a desistir mas retornou ao RS e mesmo não tendo jogado bem marcou dois hoje. John Jairo Palácios de 21 anos natural de Tumaco – Colômbia salvou o Júlio Camargo no Caxias. Nos juniores era chamado de poste pois tem 1,86. Mérito do Julinho que acreditou no jogador.

    ResponderExcluir
  4. Segundo revela a imprensa o Grêmio estaria emprestando Uendel (o que veio sem jogar) e Roberson ao Paraná Clube. Faz bem e permite avaliar os jogadores.
    Aparentemente com os juvenis Cristian de Souza acertou a mão e vem ganhando bem com: Ederson, Guilherme, Matheus Teixeira, Santiago, Carlos Alexandre, Misael (Rodrigo), Leandro (Calyson), Mateus Carioca, Cleber (Lucas), Everton (Diego Fabian) e Ivair (William).
    Amanhã Andrey que vem perdendo tudo bota os juniores em campo. Vamos ver o que vai dar. Será que Renato vai assistir????
    Na última partida pela COPA ENIO COSTAMILAN, 1.Tiago Machowski, 2.Gabriel Orlandini Spessato, 3.Gerson Fraga Vieira, 6.Dener Assuncao Braz, 5.Mateus Andre Magro, 10.Bruno Renan Trombelli, 7.Juliano Fogaca Soares, 8.Emerson Gustavo Pinto dos Santos, 9.Everaldo Stum e 11.Almir Junior de Brito Pinheiro eles perderam por 1 a 0 da Sapucaiense. No papel é um baita time e ainda teve no banco: 12.Matheus Lacerda Matos, 13.Wander Pereira Martins, 14.Patrick Hartwig Borges, 16.Marcelo Vieira Medeiros Junior, 17.Jonas Henrique Pessalli e 18.Guilherme Morano. Algo está errado.

    ResponderExcluir
  5. É de lamentar! É tudo o que eu consigo dizer agora!

    Somente a torcida salvará o Grêmio, não acredito que consiga uma vaga na Sulamericana, que dirá ir mais além.

    Eu acreditava no Renato se ele iniciasse um trabalho, em condições melhores, sem pressão.

    Inventar escalação como ele fez ontem, é um nítido atestado que não se trata de um treinador. O Renato pode ser tudo, gente boa, ídolo, motivador, mas não treinador.

    E repito. Somente a torcida salvará o Imortal.

    ResponderExcluir
  6. Ilgo se rendendo definitivamente ao Roth!

    ResponderExcluir
  7. Ilgo, vi no Blog do David Coimbra, filme do Pessali. O garoto joga demais, tu não acha? Será que não querem craques no time do Grêmio? ou não querem "queimar" o guri fazendo ele jogar bola...
    o filme no You tube está em: http://www.youtube.com/watch?v=YhMD9oX4jk8&feature=player_embedded#!
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. HUÁ, HUÁ, HUÁ
    Q medinho delaaaa, ai, ai, ai

    ResponderExcluir
  9. Ilgo não se rendeu ao Roth, ele é quem aderiu às minhas ideias sobre futebol.

    Pessali é citado pelo Francisco aqui há mais de ano. Pode não ser melhor do que os meias que estão jogando, mas vai jogar com muito mais vontade, o que já muita coisa.

    Renato ainda vai acertar o time. é começar a afastar os pseudo medalhões.

    Hugo quis escalar o time, por isso foi afastado por Renato e depois negociado.

    ResponderExcluir
  10. Assisti o filme que o Antônio relatou. Deve ser montagem. Um jogador com esse talento no Grêmio, e não é aproveitado? Ou então ja foi vendido por uma mixaria, como fizeram com o Bruno Renan. Em Curitiba, Gilson lembrou muito o F. Santos, chega na linha de fundo e coloca a bola na cabeça, só que do torcedor que estiver desatento na arquibancada. O Neuton na reserva, por isso o presidente tem insônia. O Gabriel me surpreendeu, esperava menos. Ouvi críticas ao Douglas, principalmente depois que tentou de letra. Se pudesse aconselhar meu xara, diria pra ele ficar dando tapa de lado, se omitindo e depois se tornar o folclore nas entrevistas, como o Souza. Também ouvi críticas ao Vilson, que inexplicavelmente ficava no confronto direto com o um atacante extremamente rápido. No lance do gol, xinguei até a mãe do nosso gordo, mas no 2º tempo voltou bem. Então no segundo turno: Victor, Gabriel, Vilson, Mário e Neuton, Adilson, Gordo, Maylson (Pessali) e Douglas, Jonas e Borges. Queremos a copa.

    ResponderExcluir
  11. Ilgo, o Roth sempre treinou assim. Usa o mesmo esquema. A diferençã é o elenco. Em 2008, o ano que dizem que ele jogou fora o brasileirão, o time do Gremio era lamentável (Atacantes: Soares, Marcel, Reinaldo e Morales, a cereja (uva)do bolo, prometida pelo Krieger.) Como ser campeão assim?
    Bem diferente são os jogadores que ele tem na mão hoje.
    Abraços do anônimo Cláudio

    ResponderExcluir
  12. A grande verdade é que ele carregou o time nas costas, junto com a torcida, até onde deu. Depois faltou qualidade. E tb um pouco de "sorte" com a arbitragem. Se tivessem marcado aquele penalti na Arena da Baixada a historia seria diferente.

    ResponderExcluir
  13. Discordo. Quando o rotho estava lá na frente, com o Grêmio, ele começou a errar feio. Entrou em jogos como contra o flamengo e o fluminense simplesmente para não perder. Retrancão. O flu lutava para não cair. Fora a escalação inversa marcel x perea.

    ResponderExcluir
  14. TE PREPARA LOCO, TU NAO SABE O Q TE ESPERA, VAI RINDO, EU TE ACHO DAE VAMO VE QUEM RI MELHOR SEU PUTO DE MERDA

    ResponderExcluir
  15. HUÁ HUÁ HUÁ, q medinho delinha, huá huá huá

    ResponderExcluir
  16. esse jogador o almir veio do inter ele é um baita jogador agora esta no gremio esse guri ja era pra ta no profi fo gremio vamos gremio coloca esse guri no profi.dalhe dalhe gremio

    ResponderExcluir