segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Roth arrumaria a casa no Olímpico?

Há uns três meses, poucos jogadores serviam para os colorados. A zaga era velha, os laterais irregulares, o meio-campo instável e o ataque inoperante.

No time ideal dos colorados, escapavam, alguns poucos. Unanimidade mesmo, salvo engano, o Guinazu. Depois, ficariam no time Sandro, Giuliano, D’Alessandro e Kleber. Bolívar, um dos líderes do time, era aceito por uns, desprezado por outros. Alecsandro todos queriam ver longe, uma injustiça.

Veio o Celso Roth e tudo mudou. Agora, observem que o setor mais importante de um time de futebol já estava fechadinho, aceito pelos torcedores quase sem restrição. Sandro, Guinazu, Giuliano e D’Ale. Tinga reforçou o meio-campo. Giuliano virou uma espécie de talismã.

Sobis, mesmo fora de sua melhor forma, qualificou o ataque.

O trabalho de Roth foi facilitado pelo fato de que ele já contava com um meio de campo formidável, o ponto alto do time, e também porque não havia focos graves de indisciplina e insurreição. Tudo isso ajudou. É claro que ele azeitou a máquina, corrigiu posicionamentos, etc. Mérito de Roth, sem dúvida. Ele fez o time render mais.

Se Roth tivesse desembarcado no Olímpico talvez não alcançasse o mesmo resultado em tão curto prazo. O comando do clube é apático e leniente, o vestiário é caótico e alguns jogadores pensam apenas em si e desprezam o essencial no futebol, o coletivo.
É intolerável ouvir Douglas dizer que não tem obrigação de marcar. No futebol moderno, só o goleiro não precisa marcar.

Sem contar o excesso de lesões. Duvido que exista no País algum time de ponta com tantos jogadores lesionados ao longo da temporada, boa parte delas musculares.

Alguém lembra do Leandro jogando três partidas inteiras consecutivas? E estamos em agosto, quase setembro.

A direção demorou demais a perceber o que a torcida já havia visto há muito tempo: Silas não servia. E isso agravou a crise.

Por fim, a qualidade técnica do time. Vou citar jogadores que já deram boa resposta outras vezes e com alguma freqüência, o que pode ser um indicativo de que num time ajustado podem ser úteis: Edilson, Rafael Marques, Neuton, Adilson, Magrão, Maylson, Rochemback, Douglas, Souza, Hugo, Jonas, Borges e André Luís. E, claro, o Victor.

Os demais, tirando os jovens da casa, não fazem falta. O mesmo vale para algum nome da lista acima que não passar a mostrar mais comprometimento. Aliás, total comprometimento.

Renato não poderia ter voltado ao seu clube de coração em pior momento. Já escrevi isso antes de ele assumir. Se ele tiver mais apoio, inclusive do festejado preparador físico Paulo Paixão (que me parece ausente), ainda pode dar certo.

Cabe à torcida participar, ir aos jogos, incentivar e depois cobrar.

É preciso exigir mais garra do time, de todo o time, mas sem esquecer a direção.

É preciso mais garra também da direção.

SAIDEIRA

Sábado fiz um curso para cervejeiro. Em breve, estarei lançando a minha cerveja. Todos os botequeiros serão convidados, com exceção dos petistas.
Quem tiver interesse em aprender a fazer uma cervejinha caseira aqui vai a minha dica (garanto que é fácil):

Alquimia da Cerveja - www.alquimiadacerveja.com
Blog Pessoal - www.mestresdacerveja.com.br
"Uma viagem ao Mundo e a Cultura da Cerveja Artesanal"

10 comentários:

  1. Ilgo, você já provou esta receita? Tô muito afim de tentar "produzir" minha bebida. Alguém já experimentou?

    ResponderExcluir
  2. Ilgo complementando o que tu disse sobre os jogadores, agora que a direção se desfez do nego hugo, tem que tentar trazer 1 atacante de fundamento e mandar embora alguns outros nomes, ozeia, uendel....
    Acho que a direção deveria baixar os preços dos ingressos dos jogos restantes do gremio em casa, pois essa pressão da zona de rebaixamento vai até o fim do campeonato, nd melhor do que ter torcida no estadio e do jeito que o time esta só baixando o preço.
    Me convida que vou experimentar a ceva, abraco.

    ResponderExcluir
  3. Antonio, a ceva é muito boa, mais forte, mais encorpada.
    vamos ver como vai ficar a minha. agora, o mais legal é que é fácil e requer pouco investimento.

    sobre o Hugo, já vai tarde. aliás, nem deveria ter vindo.
    tem muita gente que deve ir embora.

    A ceva já tem até nome. ainda não foi feita mas já tem nome.

    Será uma surpresa. aguardem. para os amigos é grátis, para os inimigos vai ceva choca.

    ResponderExcluir
  4. Celso Roth nunca mais. Ou alguém esqueceu 2008?
    O inter fez um pacto com o diabo, dai roth , abel, pifero, clemer e todas essas coisinhas vão na carona do fernandinho beira-rio...
    Venderão Maylson para ficar com Souza?
    Odone/Pelaipe 2011.

    ResponderExcluir
  5. Douglas; toc toc toc na madeira. Pelaipe NÃO.
    A marca Ilgo tem de ser: Du Boteco ou Dal Fredo. kkkkk
    Hugo o que veio sem vir e saiu sem chegar. Coisas do Meira que ja foi tarde também.

    ResponderExcluir
  6. Buenas, só o que me resta é o cartola fc. Meu time anda mais ou menos bem por lá. Ainda descubro quem é o Lamb que está na minha cola.
    Me afastei do noticiario esportivo, fiquei deprimido.

    ResponderExcluir
  7. Rafael; levanta a cabeça cara. Não, não podemo se entrega pros home. Fernando, Magrão, Rochemback e Douglas ja da um caldo. Prefiro Matheus ou Bruno, Fernando, Magrão e Douglas mas vamos ver. Souza vai de ala direita.
    O Lamb deve ser o filho do Ilgo. Eu cai para 9 mas vou tentar subir na tabela com novos jogadores.

    ResponderExcluir
  8. O Lamb é o meu filho Matheus. ele acompanha futebol há 3 anos e já dá surra em mim, o que prova que quanto mais se trabalhar nessa área menos se sabe. ehehe

    sobre a marca da cerveja, só adianto que vai irritar o roedor, ehehehehe
    e isso não tem preço.

    só preciso de um design para fazer a logo do rótulo. mas vou achar logo logo.

    O Roth sabe armar um time, que aos poucos ele mesmo costuma desmontar. o que eu quis dizer é que nem ele, experiente, daria jeito no time do Grêmio.

    Renato só dará certo se as contratações indicadas por ele derem certo. todas elas.

    Enquanto isso, o Inter contrata Ylan. Suicídio é um dever, mas antes vamos beber...

    PESSOAL, estou atrás de uma mãe de santo, ou algo parecido, que teria feito um trabalho pro Inter ser campeão da Libertadores. é o boato que corre na cidade. quem souber me avise. também não sei se é verdade...

    ResponderExcluir
  9. sim, o teu flho q também atende por RAFAEL. HUÁ HUÁ HUÁ
    douglas? huá huá huá, escrvestes todos os nomes relacinados ao Inter co minúsculas, mas escreevstes Celso Roth, HUÁ HUÁ HUÁ
    Esse desespero sim, QUE NÃO TEM PREÇO, HUÁ HUÁ HUÁ
    PS. Celsinho Rothinho, me desculpa, viu com ote gosto? escrevo só o teu nome dos vermelhos, com MAISCÚLAS HUÁ HUÁ HUÁ
    P.S. Cerveja MARIANINHA, não, não me irrita.

    ResponderExcluir
  10. Ilgo; atentai bem... O Antonio Lopes que vai muito bem no Avaí, pois tem diretoria ou presidente recebe R$80.000,00. O Grêmio lutou para trazer o Leandro que ganha uns 220 mil pelo que falam e não joga nada. Hugo que já foi tarde também ganhava uns 220mil. Só ai já vai 440.000,00 mil fora mensalmente além de ocuparem a moita por 7 meses. Douglas também pode arrumar as malas, pois de craque não tem nada. O Corinthians pode querer, pois Ronaldo fala que sente falta do mesmo... Com a grana que o Cadu ainda está rendendo ao Grêmio daria para contratar com folga um 5 de primeira e sobra troco para um 9 ou 8,5 argentinos dos bons ou uruguaios. Já cheguei à conclusão que agora só vindo da base ou dos azuis hermanos para dar sangue ao elenco. Nada de paraguaios como o Chivas de meia hora mexicano. O Porto quer Neuton e Benfica o Maylson. Não terá nestes clubes alguém que sirva para o Grêmio?

    ResponderExcluir