domingo, 14 de novembro de 2010

As arbitragens decidindo o Brasileirão

Desde o começo do campeonato estou afirmando aqui: o Corinthians será o campeão brasileiro de 2010.

Se alguém ainda tinha alguma dúvida, penso que ela se dissipou com a arbitragem do jogo Corinthians 1 a 0 no Cruzeiro.

Antes mesmo do pênalti marcado pelo juiz Sandro Meira (Meira de novo não) Ricci, o Cruzeiro já havia sido prejudicado em três ou quatro impedimentos, lances de muito perigo. Teve também um pênalti a seu favor e que não foi assinalado.

A realidade é que houve dois pênaltis discutíveis. E ainda entra aquilo que eu sempre digo: é nessa hora que o juiz mostra a sua face, suas intenções.

Quando foi a favor do Corinthians, dedo em riste marcando o pênalti. Quando a favor do Cruzeiro, segue o jogo.

Ricci é um juiz festejado por muita gente metida a entendida em arbitragem. Pode ser que ele seja bom mesmo, talvez o melhor que anda por aí. Pode ser.

De uma coisa eu não tenho dúvida: depois de sua atuação no sábado ele será o novo queridinho da CBF e da comissão de arbigragem, essa comandada pelo bandeirinha que prejudicou o Grêmio contra o Palmeiras numa Copa do Brasil, isso lá no século passado, anulando gol legítimo de Jardel.

Juiz que quiser crescer na arbitragem precisa fazer certas concessões. Conheço um que cresceu demais quando beneficiou o Corinthians (Ops, de novo?) num jogo da Copa do Brasil contra o Brasiliense. Um escândalo. Ele foi punido? Que nada, pelo contrário.

No tópico anterior, em meio a uma gripe infernal, escrevi me referi as 'jararacas de preto', que continuam no caminho do Grêmio, e no caminho de quem ameaçar tirar o título do Corinthians.

Contra o Santos, o juiz expulsou o Jonas merecidamente, mas não se faria o mesmo se fosse um atacante do Santos enfiando os braços no marcador.

Na verdade, sei. Ele não expulsaria o jogador do Santos. Tanto é que depois pelo menos dois jogadores santistas, que já tinham cartão amarelo, mereceram o segundo e não levaram. O Grêmio jogou quase todo o tempo com um a menos.

Depois, teve um pênalti em Lúcio que o juiz ignorou.

Então, são os juizes decidindo os rumos do Brasileirão.

Se alguém pesquisar vai verificar que o Corinthians é o maior beneficiado por 'erros humanos' neste campeonato.

Vai verificar que o Grêmio passou a ser vítima depois que passou a ameaçar uma vaga na Libertadores.

É claro que nada disso é intencional. São apenas erros humanos, mesmo que sempre pendendo para uns e outros.

Pura coincidência.

SAIDEIRA

Gostei do Edmundo hoje, na Band, comentando as arbitragens. Disse ele que existe armação de juizes no futebol. E lembrou um jogo entre Figueirense e Juventude. Se alguém tiver detalhes desse jogo, que me lembro vagamente, mas sei que foi um escândalo, por favor escreva.

FECHANDO A CONTA

A campanha do Inter no Brasileirão já está virando vexame. Perder em casa para o Avaí por 3 a 2 com o time completo, foi demais. O Avaí conseguiu livrar 2 a 0, depois o Inter, no segundo tempo, foi para cima e empatou. Mas aí levou mais um gol.

Lauro levou três gols. Está difícil escolher o goleiro do Mundial. No final, dá Renan.

GORJETA

O lance do pênalti em Ronaldo, que foi experiente e esperto na jogada, é muito parecido com o de Bolívar sobre Lúcio que o sr. Simon não marcou. O Lúcio ia dominar no peito e foi acossado com os braços e o corpo pelo zagueiro.

Neste domingo, o sr Simon acertou ao marcar pênalti a favor do Fluminense. A dificuldade dele parece ser (ou parecia) é marcar pênalti em Gre-Nal.

14 comentários:

  1. Ilgo,

    eu sou testemunha, acompanho o teu blog a bastante tempo e tu sempre levantou a suspeita sobre os "rumos" do campeonato. Tu cantou a pedra e, pior, é que de fato vai se confirmar. O Corinthians não perde mais o campeonato.

    Mas o pessoal do Cruzeiro fez muito bem. Todo mundo vai ser punido (presidente, Cuca, jogadores, etc), mas fizeram muito barulho. Se mais times tivessem feito a mesma coisa...

    Eu esperava um grau de indignação parecido com esse por parte dos dirigentes do Grêmio. Não no jogo de ontem, que acho que o juiz cometeu erros, mas o que o Jonas fez é inadmissível e até mais grave do que os erros do Juiz. Mas o jogo contra o Corinthians foi um escândalo. Penalty, expulsão absurda, falta de critério nos amarelos, etc. Tenho certeza que aquele juiz estava comprado. E pior é que nós ganhamos. Tínhamos a devida "isenção" para botar a boca no trombone.

    Me sinto um idiota pagando mensalidade de sócio do Grêmio, indo a todos os jogos, se isso não muda nada, absolutamente nada. O campeão já está decidido. Será que a quarta vaga já não está decidida também?

    Por isso, confio muito mais nos campeonatos organizados pela Comebol do que na CBF. Acho os torneios organizados pela Comebol mais "limpinhos". Nesses, o Corinthians NUNCA foi campeão. Porque será?

    ResponderExcluir
  2. Na conmebol é a mesma coisa, só mudam os times.
    Não vi o jogo do Grêmio, estive fora. Mas imagino como devem ter sido os roubos.
    Ainda festejando com a eminente aposentadoria do simon.

    ResponderExcluir
  3. Só pude assistir parte do jogo. Justo o vermelho do Jonas. Tem coisas que o Jonas faz que não consigo entender. Deveria pagar o salário do Victor este mês como multa.
    Tem uma inhaca frente ao Santos que uma hora terá de ser quebrada.

    ResponderExcluir
  4. Aos poucos, alguns poucos ainda começam a se dar conta que o futebol é um negócio(e dos mais rentáveis!),não se ganha mais dentro de campo,com o melhor time! E sim com aquele que for mais lucrativo aos cofres deles(CBF,Comebol,FIFA,Federações).E isso não se restringe a campeonatos brasileiros, americanos, europeus mas até mesmo copas do mundo.Realmente a máfia tomou conta.

    ResponderExcluir
  5. Roberto; tu que assistiu ao treino onde o Bergson foi destaque. Tens alguns outros da BASE para destacar?

    ResponderExcluir
  6. Rafael,

    embora eu concorde que mesmo no caso da Comebol eventualmente ocorram casos de resultados suspeitos (aquela classificação do Olimpia em 2002 é um exemplo disso), acho os campeonatos da Comebol, como eu disse antes, mais limpinhos. E uso números para reforçar meu argumento.

    No campeonato Brasileiro, clubes fora do eixo foram campeões 9 vezes. Cariocas e Paulistas ganharam 30 vezes (já incluindo esse ano). Esses números poderiam ter explicação no número de clubes ou na força econômica desses estados, mas o fato é que esse massacre não se repete na Libertadores. Gaúchos e Mineiros = 6 títulos. "Centro do País" (Cariocas e Paulistas) = 8. Porque será?

    O Grêmio já jogou algumas vezes contra o São Paulo, Santos, Palmeiras, Corinthians e Flamengo na Libertadores, e não me lembro de nenhuma arbitragem suspeita. Pior, não lembro de nenhuma eliminação para esses clubes. Coincidência ou paranóia?

    ResponderExcluir
  7. lembro de Caxias eFigueira o roubo todo e depois puniram foi o árbitro(ele que recebeu ordens do armando marques).
    COm o Zezé Perrella eles não se metem muito, ele deve ter alguma pr ausar contra eles, masé aquela historia de lobo não come lobo, quem mnada no campeonato eh a globo smepre disse.
    é torneio rio-são paulo e n´so feitos de trouxas. Mas ajuda a eles atitudes arrogantes com a do Renato, quando memso roubado ocntra o curitnhinas como ganhou fez toda aquela banca.
    Ali era hora de gritar, detonar e salientar q nem sempre o curinthians vai erar o pênalti dado.
    A commenbol é patiufe também, claro q eh. Só que lá não é tão descarado qaunto aqui.
    E aqui bancamos os babacas. HJ TU SOH encontra gente falando que opênalti pro Flu foi tão pênatli quanto o do CUritnhiansd, ORA MAS E PÊNALTI DOS MINEIROS? POMBAS:EH torneiro rio são paulo porque SOMOS OTÁRIOS E DEIXAMOS.

    ResponderExcluir
  8. não precisa ser humilde "LEANDRO" e lembrar q fui eu quem lembrei essa fato de Inter, Grêmio mais Cruzeiro termos meia-dúzia de Libertadores contra uminha E ROUBADA COM ARBITRAGEM BRASILEIRA no principal jogo, deles os queridos da globo,Fla e Curintian (no caso a de 1981 a LBERTADORES MAIS FÁCIL da história, onde o maior adversário do Flamengo foi o Galo, 2 empates e num jogo extra - só passava o Campeão do Grupo- o wrigth aplicou no galo).

    ResponderExcluir
  9. Se soubesse postar vídeos no you tube eu postaria uma musiquinha mais ou menos assim:
    ' Pq o timão, no braisleirão é o bão, e na Libertadores é o maior CAGÃO:
    Como se explica?
    Arbitragem brasileira, arbitragem brasileira, arbitragem bagaceira, arbitragem bagaceira,
    arbitragem TRAPACEIRA, ARBITRAGEM TRAPACEIRA...."

    ResponderExcluir
  10. COMPLICADO O TEMA ARBITRAGEM, PQ NO FIM TDS ACABAM SENDO SUSPEITOS DE TEREM BENEFICADOS ALGUNS CLUBES EM MOMENTOS DECISIVOS. LEMBRO DE 1 LANCE LA NA COPA DO BR DE 1996, ERA GREMIO X PALMEIRAS NO OLIMPICO E O GREMIO PRECISAVA DE UM PLACAR DE 3X1, O JARDEL MARCOU 1 GOL E FOI ANULADO, POIS O JUIZ DISSE QUE ELE ESTAVA IMPEDIDO.
    ESSE FOI APENAS UM QUE ME LEMBREI LOGO DE CARA, SE FOR PENSAR SURGIRAM MUITOS, O PROBLEMA É QUE NÃO SE PODE GENERALIZAR O E ACHAR QUE TDS OS ARBITROS ROUBAM E TAL, O CORINTHIANS, SEMPRE FOI BENEFICIADO E EM JOGOS E LANCES QUE DECIDEM, VOU LEMBRAR APENAS 1 NO CAMPEONATO PAULISTA 199E POUCOS,EM QUE A PORTUGUESA ESTAVA EMPATANDO O CORINTHIANS TEVE UM PENALTI ACHADO E QUE TIROU O TITULO DA LUSA.
    MAS VOLTANDO AO TRICOLOR ACHO QUE O TIME PODE GANHAR OS ULTIMOS 3 JGS E TORCER PRA QUE O PALMEIRAS PERCA PRA LDU A FINAL DA SULAMERICANA, E ESTAREMOS NA LIBERTADORES DO ANO QUE VEM.
    SÓ 1 SAIDEIRA, JONAS Q PAPELÃO SE IRRITAR COM MARCAÇÃO E SER EXPULSO INFANTILMENTE, FAZ TEMPO QUE O JONAS GRANDE GOLEADOR DA TEMPORADA DEVE PRA TORCIDA TRICOLOR 1 GRANDE APRESENTACAO EM 1 GRANDE JOGO, GRENAL, FINAL OU CLÁSSICO......... ATÉ PQ O GRANDE JOGADOR NÃO SE ESCONDE EM JGS IMPORTANTES, GOLEADOR DO BRASILEIRÃO VÁRIOS FORAM(JOSIEL, SOUZA, DIMBA...), MAS CRAQUE POUCOS SÃO.............

    ResponderExcluir
  11. O roubo na conmebol não é entre os brasileiro, mas quando enfrentamos o boca e outras coisas do tipo.

    ResponderExcluir
  12. soh q não é todos os jogos, aqui eh tudo q eh jogo decisivo se eles precisarem tem ajuda do apito.
    Acaso achas q esse time mediocre do curinthians, esses jogadores,a chas q 9 deles, por exemplo, fariam sucesso aqui? Ora, eh por isso que vários desses medíocres q fazem sucesso la, são comprados por um GRANA PRETA E O PESSOAL esquece q as arbitragens não vem junto. aí eles ffracassam. Uma coisa eh a moleza de jogar lá se atirar na área e ganahr pênalti, outra eh aqui q tem de ralar.
    Olha o Andrezinho contra o Atl Go, preferiu cavar pênalti do marcar o gol, pode issso? Mas isso pq eh cria do Mengão, lá, quando o Mengão tá de bem com aCBF, caí na intermediária eh p~enalti.

    ResponderExcluir
  13. O nome do bandeirinha em questão é Paulo Jorge Alves.

    http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Campeonatos/0,,MUL233019-4620,00.html

    ResponderExcluir