sexta-feira, 5 de novembro de 2010

As arbitragens e a trama diabólica

A punição do pernambucano Nielson Dias, o sujeito que conseguiu ver pênalti do Léo, mesmo muito perto do lance, é justa. O SP acabou vencendo por 2 a 0.

Já o Héber Roberto Lopes segue intocável. Este, ao contrário de Nielson, é mais antigo, tem histórico de bons serviços prestados à CBF. Entendam: bons serviços à CBF e à sua famigerada Comissão de Arbitragem não significa bons serviços prestados ao futebol.

Voltando ao jogo em MG. Engana-se quem acredita que o erro 'humano' aconteceu para beneficiar o São Paulo.

Foi para impedir que o Cruzeiro assumisse a ponta, com 3 pontos de vantagem sobre o Corinthians, que, já escrevi há muito tempo, é a bola da vez.

O Corinthians, no ano do seu centenário, será o campeão. Estou apostando.

Pode ser paranoia minha, mas sempre há uma trama maior, algo muitas vezes imperceptível, porque são tantos 'erros humanos' pra cá e pra lá que deixa qualquer paranoico confuso.

Há quem acredite que tudo acontece para beneficiar o Fluminense. Que ele é a bola da vez para ser campeão.

Há quem acredite que o pênalti não marcado sobre o Fluminense - Heber a favor do Botafogo assinalou um na última rodada, conforme lembrou um colega botequeiro no post anterior - foi para ajudar o time carioca. Pode até ser, mas foi principalmente para impedir que o Grêmio continuasse sua escalada rumo ao trio ou quarteto da Libertadores.

Porque aí prejudicaria o Botafogo. O objetivo é colocar o Botafogo no grupo de cima. E afastar, eliminar, destruir, quem ousar se aproximar, ameaçando a trama macabra que a minha mente doentia percebe.

O Botafogo está praticamente dentro do G-4. Mas será o suficiente? Ele não precisa subir mais ainda para ter certeza de que irá disputar a Libertadores? Acho que pode sobrar para o Cruzeiro.

Agora, para concluir, o presidente da tal comissão é o sr. Sérgio Corrêa. Nunca vou esquecer esse nome.

Eu estava na redação do CP, fazendo um jogo decisivo da Copa do Brasil, Grêmio x Palmeiras. Bola cruzada da linha de fundo, bem no finalzinho do jogo se não me engano, e o Jardel vindo de trás manda a bola para a rede.

aí aparece essa figura citada acima com a bandeira - seu 'instrumento', como diziam os narradores - erguida, marcando um impedindo que tirou mais um título do Grêmio.

Nem me lembro que ano foi. Mas faz tempo.

Hoje, esse cidadão acima de qualquer suspeita comanda a arbitragem.

No ano passado, ele foi alvo de uma denúncia de Jorge Rabelo, da comissão de arbitragem do RJ, na qual Corrêa é acusado de tentar comprar aposentadoria antecipada de alguns juizes do quadro da Fifa. Um deles o Djalma Beltrami, que em troca de sair antes do quadro da Fifa apitaria mais jogos importantes. Mas como garantir isso se é 'sorteio'?, questionou o denunciante num documento oficial.

Essa é a nossa arbitragem...

SAIDEIRA

Renato falou demais. Falou bem, mas falou demais. Mexeu com os novos dirigentes, talvez estimulado pelos atuais. Botaram pilha no Renato.

Uma frase dele me intrigou: 'por enquanto estou pedindo' (para calarem a boca). O que ele quis dizer? O próximo passo é mandar (calar a boca), ou ele vai partir para a porrada?

Ou será capaz de largar o clube, porque, afinal de contas, seu objetivo foi atingido (impedir o rebaixamento).

Não duvido de nada.

Agora, os cartolas que estão chegando, meio que patrolando, falaram demais demais mesmo. E não gostaram da reação de Renato.

Nada que uma boa conversa regada a 1983, aqui no boteco, não resolva.

10 comentários:

  1. Esses dirigentes já vão deixando as informações vazarem não estão fazendo o trabalho direito. O Renato também é torcedor, então dirigente "dirige" direito, treinador treina, e torcedor torce e reclama também.
    Ilgo, esse jogo que tu falou foi em 1996, semi-final da copa do Brasil, o Grêmio saiu perdendo e aos 16min do segundo tempo, empatou aos 17min, virou aos 30min, e aos 48 fez o gol que o bandeirinha anulou e deu aquela pancadaria.
    Além de tudo essa eliminação mexeu com a equipe que na semana seguinte foi eliminada pelo América de Cali da semi-final da libertadores.
    Pode-se dizer que perdemos o foco e acabando perdendo dois títulos com a mesma robalheira desse bandeirinha ladrão.

    ResponderExcluir
  2. Ilgo,

    O que falta ao Grêmio para ser mais decisivo na reta de chegada dos títulos importantes?
    Essa década chegamos a 3 semi-finais de libertadores: 2002 (roubados pelo Olímpia quando mandou voltar um pênalti), 2007 (roubado contra o Boca naquele primeiro gol que desestabilizou o time ... depois foi aquele vareio), e 2009 (perdeu para o Cruzeiro quando o time perdeu chances incríveis com o Máxi Lopez e o Alex Mineiro quando o jogo estava 0x0 no Mineirão). Em dois casos foi roubado da arbitragem, mas em todos faltou aquele jogador com ESTRELA, predestinado, que não precisa ser um grande jogador mas na hora de brilhar para sempre ele aparece. Um JARDEL, um DINHO, um Renato! Foi a geração do Tcheco, que sempre foi um bom jogador mas não conseguiu alcançar a glória em 2007 e 2008. Imagina por pouco ele não foi Campeão da Libertadores e do Brasileirão, seria idolatrado assim como um Dinho capitão de dois títulos importantes. O Douglas me parece o mesmo tipo, é um bom jogador mas não tem estrela!
    O inter tem isso com o D´alessandro, que é irritante mas na hora de decidir na libertadores chamou o jogo contra o SP e o Chivas.
    Além do mais damos um azar sempre decidindo os títulos contra times bons em boa fase, assim foi com o SP em 2008 quando eles fizeram 75 pontos (quase 10 a mais do que é a previsão de título para esse ano), e nós 72. E o inter sempre escapa do Boca na libertadores.

    ResponderExcluir
  3. Porque sou gremista, artigo de LUPICINIO RODRIGUES, no Jornal ùltima hora de POA em 1963 !!! http://wp.me/pKJQL-324

    ResponderExcluir
  4. Ilgo,

    Sobre o Renato, eu acho que a declaração do Renato é parte da estratégia de negociação dele para a renovação de contrato.

    O Renato já deu declarações de todo o tipo para enfraquecer a nova diretoria. Por exemplo: "se fosse com a atual diretoria eu já teria renovado". Agora veio com essa.

    Minha tese é que quanto mais fraca ficar a nova diretoria perante a torcida mais eles estarão na mão do Renato. Se não renovar com ele, a próximo ano já vai começar com a corneta comendo solta. Então, na prática, a torcida está ao lado dele e "contra" a diretoria. Então ele pode pedir o que quiser.

    E caso o Grêmio não aceite? Na primeira tropeçada no ano que vem vai estourar a crise. E ai quem será a salvação? Renato. E ai vai pedir mais dinheiro ainda...

    ResponderExcluir
  5. Então o Sérgio Corrêa era o bandeira daquele jogo? Eu estava no Olímpico, nunca vou me esquecer. Se não me enganos foi na semi-final da Copa do Brasil de 1996. Foi o maior jogo que eu já assisti no Olímpico. O Palmeiras saiu ganhando, mas o Grêmio teria virado para 3x1, não fosse o bendito bandeirinha. Agora é manda-chuva da arbitragem no Brasil. Prêmio a incompetência. Será que isso só acontece no Brasil?

    ResponderExcluir
  6. Tem o pessoal dos esquemas. Tem na política, tem no futebol.

    Boa dica essa do Lupicinio.

    Renato só falou porque sentiu um clima complicado no vestiário com esse bate-boca entre dirigentes. Ele quer a vaga na Libertadores.

    Corr~ea deve ter sido agraciado pelos bons serviços prestados à CBF. Assim como outros conseguem outras coisas...

    Foi em 1996, bem lembrado.

    ResponderExcluir
  7. Ilgo, esse jogo foi em 1996, mas não foi libertadores? Confesso que não lembro.

    Muito estranho não ter havido nada com o Heber, depois do penalti escandaloso que ele não deu. Pensei nisso qdo lia noticia da geladeira do arbitro do jogo do São Paulo.

    PQ A DIREÇÃO DO GREMIO NAO SE MANIFESTA, FORMALMENTE, PEDINDO TRATAMENTO IGUALITÁRIO??? MEDO DE REPRESÁLIA? BALELA. SEM FAZER NADA ELES CONTINUAM NOS GARFANDO!

    Como que tá a produção da cerveja? To afim de encomendar umas.

    ResponderExcluir
  8. Outro mistério: por que o quarto juiz, o Francisco Neto, que impediu o bandeirinha de validar um gol do Santos (dentro da minha paranoia a ideia era truncar o crescimento do Santos na briga pelo título) contra o Inter, não sofreu punição?

    CERVEJAS EM PRODUÇÃO. TENHO ALGUMAS PARA PRONTA ENTREGA.
    PEDIU, LEVOU.

    ResponderExcluir
  9. Tudo isso soh tem um jeito de acabar: JUSTIÇA DO TRABALHO.
    A "outra justiça", a COMUM, não dá porque eeles ameaçam com desfiliação e rebaixamento e os cubes se cagam, MENOS O GAMA (q encarou e se deu bem, depois a própria imprensa PREIÇA questinou dizendo q o Gama estava na terceira divisão por conta daquilo: OBAGEM, estava ou está, sei lá, pq é clube muito pequeno, mas q ganhou a parada dos ladrões ganhou.Só q era briga de cachorro grande, tnha o Arruda, então Senador poderoso q peitou o M do teixeira.)
    JUSTIÇA DO TRABALHO, o euricão usou algumas vezes e conseguiu o que queria.
    Se a IMPRENSA ESPORTIVA GAÚCHA não fosse preguiçosa, se tivesse CORAGEM de lutar, faria ampla reportagem investigativa, entrevistaria PRINCIPALMENTE EX-ATLETAS q tenham jogado em RJ/SP e fora de lá e quesqionaria qual o tratamento, ex. como funciona reclamar do árbitro com a camisa de time grande de SP, e a mesma reclamação quando a camisa é de time de fora, mesmo q grande, tipo a Dupla Gre-Nal ou de BH?
    Véspera de Copa do Mundo, tudo q poderíamos querer p desmascararmos esses patifes da cbf pro mundo inteiro ver.
    Só que aí, ESTRANHMAENTE a globo e o diogo mainrdi da revista INVEJA se calam, ficam quietinhos e aceitam a tapioca do ministro bem direitinho.
    Sim, eles vão DENUNCIAR a patifaria da gastança co emrpeeiteiras, reformas, novas construções os cambau, MAS SÓ IRÃO FAZÊ-LO depois que não tiver mais volta.
    P.S. Fo Copa do Brasil, não significa q o Grêmio fosse gnahar o título, iria p final com o Cruzeiro, ou perderia nos pênaltis, pois a partida ia pros pênaltis, mas foi roubado sim. Acho q era o Dacildo Mourão o juiz? Talez não, oesse acho q foi o eliminou o Inter na Copa do Brasil 94.
    O Palmeiras tentou levar também no braisleirão daquele ano, queria jogar no chiqueiro deles pq o Morumbi estava em reforma parcial. KOFF SE MORDEU e exigiu q fosse no Morumba. Aí deu Grêmio.

    ResponderExcluir