terça-feira, 23 de novembro de 2010

A cerveja Celso Roth

O Grêmio de 2011 vai apostar mais nos jogadores formados nas categorias de base.

Quem me garantiu isso é o futuro assessor do futebol, César Dias, depois do programa Cadeira Cativa, do Reche, na UlbraTV, ontem à noite.

É vantajoso investir na base em todos os sentidos. Num cálculo por cima, se colocar dez jogadores formados no clube no grupo principal, entre os profissionais, em vez de buscar esses jogadores fora, a economia chega a uns R$ 600 mil reais por mês só em salários.

É o que me contou o César, que mostrou estar muito preparado para assumir o posto. Ele ainda frisou o lucro que pode gerar cada guri que se alcançar projeção maior. Então, o foco é mesmo investir na gurizada formada no Olímpico.

A notícia é boa, porque essa é um tecla que eu e alguns botequeiros, principalmente o Chico Coelho, batemos há anos.

Entrei nesse assunto com o César, que lamentou a não contratação de Rodrigo Caetano, porque algumas pessoas podem achar que o Renato não gosta de investir na base.

Afinal, em poucos dias ele trouxe vários jogadores de fora, abrindo mão de alguns guris que vinham despontando. Caso do Bérgson, por exemplo. Mas logo que chegou, ele deu chance para alguns da base, e a resposta não foi das melhores.

Então, diante da emergência, no desespero para tirar o time da zona de rebaixamento, Renato foi às compras. E fez muito bem, conforme comprovam os resultados.

Tem muito guri bom na base, mas tem muito enganador também. O importante é ter olho clínico, insistir com aqueles que tem maior potencial, dar as chances que normalmente são dadas apenas aos que vêm de fora.

Um que merece oportunidade é o Mythiuê. O próprio Bergson merece ser melhor observado. O Pessali, que anda em má fase, o Matheus Magro, etc.

SAIDEIRA

Boa notícia vinda da Itália: Eto'o foi suspenso e não joga mais o italiano. Melhor assim. Diminuem as chances de que ele também se lesione. Logo ele, o goleador da Inter.

Já o Inter está a mil. Todos os jogadores à disposição do Celso Roth, que normalmente se atrapalha com o excesso de qualidade.

Por falar em Roth, um lote de 25 long neck da '1983' (ontem presenteei o Reche com um kit) não deu certo. Joguei as cervejas fora.

Batizei o lote de "Celso Roth". Por que?

Porque estava sem gás...

9 comentários:

  1. Ilgo,
    Em relação à esse menino Bergson que foi 2 vezes convocados, olhei esses dias uma entrevista dele no globo.com muito legal, ele tem um otimo relacionamento com jogadores mais esperientes, na reportagem diz que fabio Rochemback só aceita ficar no quarto com ele, você ser escolhido p/ ficar com capitão do time, esse guri deve ter uma cabeça muito boa, só que daí fiquei sabendo que o Renato deixou ele fora da maioria dos jogos e ainda desde sua chegada não utilizou ele nem uma vez, nas noticias sempre aparece na mídia que ele se destaca no jogos treinos e jogos pelo gremio B e pelo que vi nessa matéria do globo.com tem uma convocação dia 30/11 p/ sulamericano e ele não estando na vitrine do seu clube as chances dele diminui assim sendo Gremio perde a chance de valorizar seu patrimônio.
    Espero que você esteja certo em dizer que próxima direção vai valorizar a base e vou esperar p/ ver se Renato realmente não tem nada contra usar a base.
    Abração!
    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Kkkk; sem gás. Gostei.

    Boa noticia sobre aproveitamento da BASE Ilgo. Claro que quantidade não significa qualidade e muitos não terão o sucesso desejado nos profissionais. Tem alguns que só mais tarde vão conseguir espaço e descobrir a posição certa. Sempre haverá as estrelas e os carregadores de piano.
    Sou favorável até a manter uma equipe fora disputando algum campeonato ou liga na Europa e América do Norte. Somos torcedores, mas o futebol hoje é negócio e sem grana não há como manter um clube na ponta.

    ResponderExcluir
  3. O jogador do Santa de quem comentei finalmente é apresentado no Santos.
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2010/11/com-neymar-como-espelho-victor-hugo-e-apresentado-pelo-santos.html

    ResponderExcluir
  4. Estou no cartola que nem o rotho em 2008, depois da liderança no primeiro turno, a derrocada no segundo.
    Essa direção é patética. Comprometeu as finanças do time até 2012 (quero ver se livrarem do leandro antes disso); acabou com a base; alimentou clima de revanchismo político (destaque para a demissão do haroldo santos); por fim, fracassou no futebol.
    Gostaria de ver mais do Bergson. Só vi alguns jogos que o silas colocou o guri como centroavante.

    ResponderExcluir
  5. O pessali não tá em má fase, ele rompeu os ligamentos do joelho no último grenal (onde o grêmio ganhou com gol dele...)

    ResponderExcluir
  6. eu confeso que até defendi o roth pos saida. achei injusto. mas de um tempo pra ca ele vem largando umas indiretas contra o gremio na imprensa que me fizeram pegar nojo. toma vergonha na cara. fez aquela cagada no ruralito e cdb, a direção bancou ele e se ele ganha algo bom hj é por causa do gremio, senao tava na sargeta. alias, que fim deu aquele caso dele com a pf?

    ResponderExcluir
  7. É impressionante a quantidade de lesão de joelho no Grêmio. Os últimos foram Spessato e Edilson.
    Alguma coisa está muito errada no preparo dos jogadores.

    ResponderExcluir
  8. Francisco Coelho e Nivo,
    Sinto em Dizer que a informação não está correta em relação a lesão no joelho do Pessali.
    Ele teve sim uma lesão de menisco, mas foi muitos meses antes do Grenal, já estava jogando varios jogos, só que esse ano infelizmente foi um ano muito ruim dele, foi reserva em vários jogos e muitas vezes que saiu jogando foi substituído, isso que o treinador Cristian do juniores já conhecia ele de Bento Gonçalves e é admirador do futebol dele, mas ele realmente teve um ano muito ruim antes da lesão e depois também, esse grenal referido que ele fez o gol também não foi muito bem, mas sobrou uma bola p/ ele fazer o gol.
    Acho que na verdade o Grêmio tem que fazer uma grande lista de jogadores jovens e emprestar eles p/ jogar por vários times do Gauchão(Caxias, Juventude e Porto Alegre), vai ser útil p/ jogadores e grupo, assim vai ser mais justo avaliar todos eles de maneira que os que se destacarem voltem p/ disputar o brasileiro de 2011.
    Abs.
    Roberto
    Acredito que ele tem que ser emprestado p/ algum time p/ disputar o gauchão e recuperar seu bom futebol.

    ResponderExcluir
  9. Hahahaha...Muito boa Ilgo!

    ResponderExcluir