domingo, 21 de novembro de 2010

A dança das cadeiras na ponta e a vitória colorada

O time B colorado surpreendeu o Botafogo. E os gremistas. E os colorados...

O Inter fez uma partida digna, bateu o Botafogo, permitindo que o Grêmio terminasse a rodada em quarto lugar. Mais que isso, revelou jogadores que podem ser úteis no Mundial.

O Grêmio passou a ser o favorito à quarta vaga na Libertadores, se ele for mesmo confirmada. O Atlético PR, que bateu até na sombra no sábado, vai muito desfalcado para a próxima rodada; enquanto o Botafogo decide sua sorte no Olímpico.

A vitória sobre o time paranaense foi difícil, arracancada a fórceps, na força, na garra, e com apoio decisivo da torcida.

Foi um jogo ruim tecnicamente, muitas faltas. O Atlético apelou demais para as faltas. Acho que só o goleiro não levou amarelo. O Guerron fez uma dezena de faltas, muitas por trás, e só foi amarelado no finalzinho. Perigoso esse Guerron.

Admito que temia pelo empate.

Edmilson cavou um pênalti. Acho que não houve uma falta no lance.

Quando vi Douglas escalado pra bater... Não gosto de jogador que bate colocado. Se o goleiro adivinha, já era. O goleiro não adivinhou.

Depois, foi uma dificuldade para manter a vantagem. Faltava qualidade ao time. Jonas e Gabriel fizeram muita falta. Sobrou bravura.

E aí entrou o Clementino. É um atacante perigoso, ladrão de bola, arisco, sempre atento. E fez um golaço, mostrando que não se intimida, vai pra cima da zaga.

Mais do que na maioria dos outros jogos, essa vitória atribuo ao esquema de Renato, que conseguiu neutralizar o Atlético, teve o controle de meio de campo e foi incessante na busca do gol, mesmo sem muita qualidade.

Foi uma vitória aos trancos e barrancos. O importante foram os três pontos.

Se o Cruzeiro tivesse perdido para o Vasco, até que daria pra sonhar com o terceiro lugar.

SAIDEIRA

Foi pro espaço a minha tese de que tudo estava armado para o Corinthians ser campeão brasileiro. Quer dizer, a chance ainda existe, mas as coisas estão mais a favor do Fluminense.

O sr Heber Roberto Lopes foi, digamos, generoso para o Muricy. A expulsão do zagueiro do SP pela falta no Fred, um toque leve por trás, foi de amarelo. Fred não tinha a tal "clara e manifesta situação de gol".

Depois, a expulsão do Richarlison. Um abuso de poder.

O jogo estava 1 a 1. Acho que o Flu venceria de qualquer modo, mas teve sua tarefa facilitada pela ação do sr Héber.

Em Salvador, Carlos Simon viu pênalti no toque de mão de Ralf. Me pareceu um toque involuntário, mas foi um lance de interpretação.

O técnico Tite reclamou, com elegância, mas reclamou. Disse que Simon apitou pressionado pela história de que existia armação pra beneficiar o Corinthians. Então...

Se não há armação pra beneficiar o Corinthians, existiria esquema para prejudicar o Cruzeiro?

Hoje, é o Cruzeiro o maior prejudicado por aquele pênalti marcado sobre o Ronaldo.

Dificilmente o Cruzeiro recupera aquele ponto (o jogo terminaria empatado).

O Fluminense, então, entrou no vácuo e assumiu a ponta. Com a mãozinha do Héber, sem querer, claro.

GORJETA

O Neuton marcou um golaço. Nenhuma surpresa. A meu ver, é jogador para fazer sucesso na Europa, fácil.

5 comentários:

  1. Ilgo,
    Esse Viçosa não pode vestir camisa do gremio, bola queima os pés dele, não consegue ficar em pé, fez um gol contra cruzeiro porque estava embaixo da goleira não tinha como errar, mandem embora ele e tragam um atacante afirmado p/ reserva do Jonas.
    Esse não foi Renato que indicou foi o Cícero conforme o Duda falou numa entrevista numa rádio.
    Mesmo com a fase boa temos que fazer uma boa análise do grupo p/ não passarmos pelo que passamos antes da chegada do Renato.
    Na minha opinião devem sair do gremio os jogadores Souza, Leandro, Joilson,Viçosa, Oseia,Fabio Santos, Gilson(único aposta errada do Renato). Obs. Bruno Collaço deve ter chance no próximo ano já que foi muito bem na Ponte Preta e mereçe oportunidade.
    Abraco
    L

    ResponderExcluir
  2. Bota sufoco nisso Ilgo. Foi jogo para cardíaco ser acompanhado de equipe médica. Tenho receio destas galinhas mortas que nada tem a perder como o Bugre. Sempre querem mostrar serviço e podem aprontar.
    Realmente já deve ter gente pensando no plantel 2012 e fazer uma renovação geral para encolher as despesas.
    Tem muita mala com e sem alça para sair.
    Falta um 5 e um 10 que poderiam ser Mateus Magro e Pessalli. Collaço e Spessato podem ser aproveitados. Claro que o ideal seria um “Conca” mas quem não o tem deve procurar um substituto. Mithyuê retorna e vamos ver como vai estar.

    ResponderExcluir
  3. 22/11/2010 às 00:00:00 - Atualizado em 21/11/2010 às 23:47:00
    Augusto Mafuz - Paraná \ on line

    Fraude
    O jogo no futebol brasileiro passou a ser um jogo de pôquer, em que a decisão não está na arte de jogar, mas no ato de fraudar. O árbitro atua como executor do ato ilícito, isso quando dele não participa.

    O meia Edílson do Grêmio já havia perdido a bola para Rodholfo, quando se jogou na área. O árbitro Spindola, que já estava sob a pressão gaúcha, usou o poder de interpretação e concorreu para que a fraude se transformasse no segundo gol do Grêmio, repercutindo diretamente na solução final do jogo que foi o segundo gol. O terceiro foi simples consequência do estado que se criou a partir da fraude.

    Mas não pense que o Atlético foi vítima só da fraude. Foi vítima, também, de si próprio. Conformista desde o início do jogo com o resultado de empate, foi projetado para jogar atrás. Confundiu marcação, como prioridade, com a retranca. Enquanto aquela trabalha mais à frente, diminuindo o espaço para a pressão de quem manda, a retranca aumenta esse espaço e, em consequência, o volume de jogo do adversário.

    ResponderExcluir
  4. Os macacos ganharem do bota foi inesperado. Bem que dizem que sempre acontece uma catástrofe com o bota nos momentos decisivos. Não vi o jogo, mas o morangos foram valentes.

    ResponderExcluir
  5. Rafael; ja estou em segundo na liga. Creio ter acertado a mão.
    Quando parei de trocar a soma tem sido maior.

    ResponderExcluir