sábado, 6 de novembro de 2010

Os colorados e Renato, o 'incomodador'

Renato fica ou não fica? A questão deveria interessar apenas aos gremistas. Notórios colorados, no entanto, estão metendo a colher nesse angu. Ouvi dois deles num programa de esportes, ontem, interpretando frases do Renato, que muitas vezes é afoito e espontâneo demais ao falar - sempre foi assim, desde jogador -, como um interesse de voltar ao Rio.

Essa conclusão foi baseada principalmente em declarações de Renato em seus primeiros dias em Porto Alegre, que ele não conseguia ter privacidade, não podia sair à rua sem ser assediado, etc. 'Renato está triste, está infeliz', concluiu o cronista colorado não assumido.

É nessas horas que reavalio uma convicção que (ainda) tenho: que todos os cronistas esportivos são isentos e honestos em suas análises.

É claro que o cronista a que me refiro pode realmente pensar assim, e nesse caso estaria sendo honesto. Não tenho motivo para duvidar disso, até por seu histórico. Nessa hipótese, então, ele estaria sendo no mínimo precipitado ao chegar a tal conclusão - de que Renato não quer ficart aqui - até por falta de mais elementos.

Outro, este assumido, chegou a dizer que Renato não está com essa bola toda porque fracassou na Sul-Americana, da qual o Grêmio foi eliminado prematuramente. Na ânsia de diminuir a importância de Renato, ele desprezou o fato de que o técnico recém começava seu trabalho, feito em cima da desgraceira deixada por seu antecessor, que hoje me nego a citar o nome.

Assim como eles podem ser precipitados em suas análises, eu também me dou o direito de talvez estar sendo precipitado. Mas pelo que tenho lido e ouvido, os colorados da mídia ou não, estão loucos para ver Renato pelas costas.

E por que? Será que temem um crescimento descomunal do Grêmio com Renato? Pode ser, mas acho que para eles deve ser insuportável ver a torcida do Grêmio tão feliz com seu ídolo maior, algo que o torcedor colorado não consegue realizar com seus ídolos do passado, recente ou distante.

Aqueles que lutaram ferozmente como petistas ameaçados com a perda do poder contra a vinda de Renato para o Olímpico como treinador, estão desconsolados.

Alguns, hoje, até negam, na maior cara de pau, que um dia atacaram Renato. Tem um que chegou a declarar que Renato sequer é treinador.

O fato é que Renato está incomodando muita gente, e não são apenas os colorados e os adversários.

SAIDEIRA

Renato a mim não incomoda, pelo contrário. Sempre defendi sua contratação, desde que Roth entregou o Brasileirão para o SP, acumulando derrotas em Gre-Nal. Ali ele deveria ser substituído. Eu queria o Tite. Renato era minha segunda ou terceira opção. Depois, de novo, na Libertadores. A torcida do Grêmio queria Renato, segundo enquetes feitas. Eu junto, mas ainda com Tite como primeira opção.

Agora, Renato me inquieta. Eu achava que o time não jogaria sem Maylson. Renato provou que joga e vence. Queria um time com três volantes de ofício. Renato não me ouviu, e continuou vencendo.

Renato descadeirou minhas teses. Esse Renato incomoda mesmo...

PENDURA

Não acredito que o Grêmio consiga vaga na Libertadores. Nos três últimos jogos foi prejudicado pelas arbitragens. Sua ascensão foi bloqueada por outros 'interésses' ou por incompetência mesmo. Mesmo assim, sempre resta uma esperança. E a esperança aumenta ou diminui a partir do resultado de Grêmio x Ceará, neste sábado.

É preciso vencer e torcer para que Avaí x Botafogo tenha uma arbitragem isenta.

Já o Inter joga em ritmo de treino, fixado apenas na disputa do Mundial, que irá vencer a julgar pelo futebol que a Inter está jogando.

6 comentários:

  1. ZÉ ALBERTO ANDRADE E GUERRINHA!

    ResponderExcluir
  2. Quem diz que o Renato sequer é treinador é o pinotti. O mesmo que disse que o time do Grêmio era um dos piores do br, e que lutaria para não cair. Aliás, ele vem dizendo isso há uns dois ou três anos.

    ResponderExcluir
  3. começaram as lesões na internazionale... ai ai...
    já pegaram o time misto do barça em 2006...

    ResponderExcluir
  4. Olá Ilgo; para meu gosto Renato fala demais. Prefiro treinador calado e menos garganta. Saber valorizar o grupo é uma coisa e falar em resultado sem o ter é outra. Prometer título é fácil, mas quero ver é a taça no armário.
    Tudo bem que o Grêmio mudou e está animado, mas eu fico com os pés no chão e prefiro esperar. Treinadores muito personalistas são folclóricos e raramente obtém os títulos que propagam. Espero sinceramente que não seja o caso. Estou cansado de ouvir “NÃO VAMOS CAIR” e o time sair da A para B, C ou D. Repouso, canja e água fresca não fazem mal...

    ResponderExcluir
  5. Agora é esperar e ver quem vai botar fogo...
    A reta final está livre e quem souber tirar a melhor vantagem chega. Nico Hülkenberg que o diga.
    Nada tenho contra o Renato para que fique claro. Preferência de estilo e time é coisa pessoal.

    ResponderExcluir
  6. Ilgo, eu ouvi esse programa de rádio, foi inacreditável!!! Me revoltei na horas, cheguei a escrever sobre isso noutro blog. Chega desses colorados da mídia querendo pilhar o gremio, secando descaradamente. É muita vergonha e inaceitável para uma empresa de comunicação que os donos se dizem gremistas!

    ResponderExcluir