quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Renato e os diretores de futebol remunerados

Está certo o Renato. O Grêmio não precisa de mais um diretor de futebol remunerado. Não foi possível o Rodrigo Caetano, paciência.

Renato se diz satisfeito com o atual diretor, o Cicero Souza, profissional de sua confiança.

Não sei se o Cícero é bom, mas se tem o apoio do técnico, é o que interessa.

Se o Caetano pudesse vir seria ótimo. É um profissional reconhecido, e testado. Seu torno seria também a correção de um erro (mais um) cometido pela atual direção.

Confesso que fiquei apavorado com alguns nomes que foram citados na imprensa desde a recusa do Caetano.

Um, do Atlético de Minas. Sim, do Atlético, que ainda luta para fugir do rebaixamento; do Atlético que pagou uma fortuna por Luxemburgo; do Atlético da parceria com a Traffic.

Inacreditável. Só pode ser especulação, chute mesmo, da imprensa. Só pode. Mas sempre tem alguém pra soprar esses nomes. Repórter não inventa.

Outro nome citado é o de um dirigente vascaíno, da era Eurico Miranda, e atualmente no Bahia.

O Grêmio não precisa de gente estranha, gente sem qualquer compromisso com sua história, sua tradição. Podem até ser profissional altamente capazes, mas devem custar caro. Melhor investir em gente aqui da aldeia, identificada com o tricolor.

Tem um cara que demonstrou capacidade para o cargo, o Paulo Deitos. Gremista e conhecedor das coisas do futebol.

Mas se o Renato está satisfeito com o Cícero está na hora de mirar o foco em jogadores.

32 comentários:

  1. Ilgo!

    Concordo plenamente com a tua tese. E mais, também não sei se é verdade, apenas ouvi comentários que o Rodrigo Caetano ganharia algo em torno de R$ 100.000,00, isso é inaceitável.

    Reconheço os méritos do RC, fez um grande trabalho no Grêmio, conhece jogadores, o mercado, etc, etc, mas apenas curriculum não serve. Assim como, apenas o amor ao clube também não é suficiente.

    É preciso focar estes dois nortes: experiência de mercado e identidade com o clube. Creio que o Deitos como conhece a base porderia ser um bom nome, mas deve haver outros e outros ainda. Além do que é preciso que as pessoas que se comprometeram com o Futebol também tenham responsabilidade, isto é, o Sr. Vicente Martins está há anos no clube, precisa, agora que terá um destaque maior, ser competente e provar que é merecedor deste cargo.

    P.S.: Não votei nas eleições do Grêmio, mas se tivesso votado, iria de Paulo Odone, mesmo não gostando quando o político mistura-se ao pessoal. Agora é inevitável que se a eleição fosse agora, teríamos uma batalha épica, pois tenho certeza que os figurões que elegeram o DUDA (em quem eu votei na época) certamente iriam abraçar, outra vez, os eleitores no pátio do olímpico.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ilgo,

    a primeira coisa que eu gostaria é entender o escopo do trabalho desse diretor de futebol. Ele vai cuidar das categorias de base? Vai apenas cuidar da logística, marcar passagens e hotel? Vai procurar oportunidades no mercado?

    Na minha opinião, ele deveria cuidar da base e buscar oportunidades no mercado. E se esse for o caso, acho que não se deve economizar, dentro de determinados limites. Um bom trabalho na base e um talento descoberto já pagam o salário do cara por um ano.

    Ainda nesse linha, acho que o atual não foi muito bem. Do time titular do Grêmio, apenas o Adilson saiu da base. A base do Grêmio ganhou muito pouco esse ano. Além disso, qual foi o talento descoberto pelo Grêmio nos últimos anos? Onde estava o profissional Cícero quando o Oscar, grande revelação do São Paulo, começou a dar sopa e saiu de graça para o Co-irmão? Acho que manter o Cícero e não investir em alguém que realmente conheça o ramo é dar tiro no pé.

    Sobre o Deitos, o pessoal lá do sempreimortal fala muito bem dele. Li o material que ele escreveu sobre futebol e concordo com 100% do que foi escrito. O problema é que ele teve uma oportunidade na base do Grêmio durante o ano passado e parte desse ano. E como eu disse acima, acho pífio o resultado que estamos colhendo na base nesse momento, tanto em termos de talentos quanto de resultados.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  3. Ilgo,
    Paulo Deitos fez parte do trabalho da base e foi muito ruim( vexame na Enio Costamilan e juvenil foi eliminado pelo Ju perdendo os 2 jogos de 3x1), ele mesmo sempre externou no patio do olímpico que não queria o Renato como treinador e sim o Beto Almeida, muita teoria, mas na prática pensamento pequeno, então não acredita em tudo que você lê porque contra os fatos não tem argumentos, só em pensar que ele acreditava que esses cobras criadas que tem no vestiário iriam respeitar um treinador sem nome e sem currículo que nem Beto Almeida, o Juventude e Caxias tem o tamanho dele e mesmo assim não deu certo ano passado no Ju, daí eles gostam de dizer que Tite, Mano Menezes e Felipão vieram de times pequenos, mas a diferença é que eles fizeram grandes campanhas e resultados com esses times p/ depois justificar uma aposta de um grande clube, coisa que não tem no currículo do Beto Almeida.
    Cícero é responsável por trazer o Viçosa sem indicação do Renato, no momento que você traz um Viçosa ou qualquer outro desse nível você deixa de botar seus jogadores da base na vitrine, esse é mais um fato, Cícero é um ótimo profissional p/ fazer trabalho burocrático pensando no futuro em substituir o Verardi.
    Rodrigo Caetano tem trabalho comprovado dentro do Gremio tanto base como profissional, através dele o Grêmio arrecadou muito dinheiro com jogadores da base e uma coisa muito importante que é seu conhecimento de futebol que isso você tem ou não tem, não se compra na esquina.
    Eu também achava difícil Rodrigo vir trabalhar com Renato pelo simples fato que um gosta de trabalhar com jovens da base e outro não.
    Quanto Mailson valia antes do Renato chegar e quanto está valendo agora, não é difícil de enxergar os fatos, mas nem todos tem esse interesse.

    ResponderExcluir
  4. Ilgo, sou colorado e nessa matéria concordei mil por cento contigo. Quando lí sobre o interesse do Portoalegrense por diretores do CAM e do amigo do Eurico também achei piada.
    Paulo

    ResponderExcluir
  5. Ilgo, sinhôzinho, patrãozinho, chefinho, sou Inter de Milão e concordo dois mil por cento contigo

    ResponderExcluir
  6. Ilgo, chefinho, adoradinho, sou Barça e concordo três mil por cento ocntigo.
    P.S. se eu não estiver aqui quando colocares um comentário já deixo dito que concordo DEZ MIL POR CENTO CONTIGO

    ResponderExcluir
  7. Vou botar um pouco de sal e manjerona no assunto BASE. Se não houver interferência explicita do presidente não haverá o aproveitamento de garotos por parte do Renato salvo algum que caia nas graças. Renato pode ser o PAPA ou o maior vencedor assim como o Muricy, mas não é favorável aos garotos. Renato assim como alguns técnicos (Luxa, Leão...) tem mania de dar pitacos em tudo e fatalmente entrará em choque com a direção do Grêmio. O mesmo ocorreu como Muricy e o SP. O SP está em um processo de reestruturação e profundo aproveitamento da base. Em breve deve ter um plantel barato altamente valorizado e cobiçado. O Oscar citado pelo Leandro M. é mais um que Muricy desprezou e agora mostra seu valor. Provavelmente o Paulo César Carpegiani escale a dupla de Campeões da Copa São Paulo Casemiro e Zé Vitor contra o Atlético-GO no próximo domingo. Claro que é para mostrar ao Ney Franco que merecem uma convocação para a Seleção Brasileira Sub-20 e conseqüentemente valorização assim como de Lucas Gaúcho e outros. Ninguém é bobo nesta hora e quer valorizar seu plantel trazendo recursos ao clube coisa que a turma do DUDA não soube fazer. Estou usando o SP como referência, mas poderia usar outro do RS. Até o Juventude vem ocupando mais espaço que o Grêmio na divulgação da BASE.
    Novamente no treino de hoje Bergson entrou e marcou, mas não é escalado. Como valorizar o jogador assim? É mais fácil fazer um esquema que favoreça Viçosa ou Douglas que colocar um meia atacante goleador nato como Bergson. Estão matando a GALINHA DOS OVOS DE OURO. Nada como um dia depois do outro para a verdade aparecer. Quem viver verá.

    ResponderExcluir
  8. Franciso,
    Concordo plenamente contigo, são muitos burros e não valorizam quem paga as contas.
    Será que eles vão conseguir pensar que devem usar todos jogadores que estão no profissional no brasileiro sub20, já que não jogam no principal ao menos usem eles nessa competição importante e que valoriza os jovens.
    Será que o Cícero que Renato está fazendo campanha p/ ficar vai ser inteligente e pensar realmente no bem do Gremio.

    ResponderExcluir
  9. Ai estão os nomes idade e posição. Faça sua avaliação:
    • Busatto 20 Goleiro
    • Marcelo Grohe 23 Goleiro
    • Matheus 19 Goleiro
    • Matheus Oliveira 21 Goleiro
    • Victor 27 Goleiro
    • Spessato 19 Zagueiro
    • Mário Fernandes 20 Zagueiro
    • Neuton 20 Zagueiro
    • Ozéia 28 Zagueiro
    • Paulão 24 Zagueiro
    • Rafael Marques 27 Zagueiro
    • Saimon 19 Zagueiro
    • Vilson 22 Zagueiro
    • Dener 19 Lateral-direito
    • Edilson 24 Lateral-direito
    • Gabriel 29 Lateral-direito
    • Fábio Santos 25 Lateral-esquerdo
    • Gilson 24 Lateral-esquerdo
    • Lúcio 31 Lateral-esquerdo
    • Adílson 23 Volante
    • Henrique 21 Volante
    • Fábio Rochemback 28 Volante
    • Ferdinando 30 Volante
    • Willian Magrão 23 Volante
    • Douglas 28 Meia
    • Fernando 18 Meia
    • Pessalli 20 Meia
    • Maylson 21 Meia
    • Souza 31 Meia
    • André Lima 25 Atacante
    • Bergson 19 Atacante
    • Diego 26 Atacante
    • Borges 30 Atacante
    • Jonas 26 Atacante
    • Leandro 30 Atacante
    • Júnior Viçosa 21 Atacante
    • Roberson 21 Atacante

    ResponderExcluir
  10. Esta foi a equipe derrotada dia 24/10/2010 N.HAMBURGO 4 X 0 GRÊMIO.

    Até o momento ainda tenho esta derrota como algum protesto contra o treineiro. O mesmo ocorria com o time de Silas.

    Gustavo Busatto 1
    Guilherme Seefeldt Krolow 2
    Mario Figueira Fernandes 3
    Eduardo Schroeder Brock 4
    Mateus Andre Magro 5
    Carlos Alexandre Silva da Rosa 6
    Matheus Kappel 7
    Fernando Lucas Martins 8
    Emerson Gustavo Pinto dos Santos 9
    Weverson Leandro Oliveira Moura 10
    Bergson Gustavo Silveira da Silva 11
    Helton Brant Aleixo Leite 12
    Patrick Hartwig Borges 13
    Jonas Henrique Pessalli 14
    Roberson de Arruda Alves 15
    Almir Junior de Brito Pinheiro 16
    Wesley Pacheco Gomes 17
    Everaldo Stum 18

    ResponderExcluir
  11. Francisco Coelho,

    respeito a tua opinião pois acompanho através do blog do Ilgo os teus comentários sobre a base e eles sempre me parecem muito bem embasados. Pelo que eu vejo dos teus comentários, tu pareces acompanhar a base bem de perto.

    E, baseado nos teus comentários, eu vejo que o Bergson parece ser a grande promessa dessa geração que está chegando. Mas ele teve algumas oportunidades com o Silas e, na minha opinião, não foi bem. Na época do Silas ele teve bem mais oportunidades do Roberson. Mas o Roberson eventualmente jogava bem. O Bergson eu não vi jogar bem nenhuma vez ainda (no profissional).

    Sei que a amostragem é pequena, mas eu não vi nenhuma virtude significativa nele para um atacante. Ele não me pareceu rápido e nem habilidoso. Vi ele trombando com os zagueiros e sempre perdendo a divida.

    Pelo jeito na base ele joga diferente. Qual é a grande virtude dele? Com que estilo de jogador ele se parece? Ele sentiu a subida para o profissional?

    Abraço,

    ResponderExcluir
  12. Ah, concordo com o comentário do Francisco sobre a óbvia rota de colisão entre o Renato e o Odone. Isso tá com cara de que não vai acabar bem...

    ResponderExcluir
  13. Leandro M; veja. A imagem fala melhor. Eu diria que a velocidade, drible e o raciocínio rápido alem de um potente chute com as 2 canetas são seu forte. Também sabe cabecear. Pode estar faltando confiança e jogos para pegar ritmo. O Roberson pela meia direita partindo para a área é bom jogador. Também creio estar faltando ritmo e confiança nas jogadas. A torcida pega muito no pé dos guris. Douglas erra e ninguém chia, mas basta um guri perder uma jogada e vem grito.
    http://www.youtube.com/watch?v=GZyGo5YIWjc

    http://www.youtube.com/watch?v=Q1T5AXThTkY

    ResponderExcluir
  14. Neste treino foram 3.

    http://www.youtube.com/watch?v=duO6BoWmQKQ&feature=related

    ResponderExcluir
  15. Ilgo, o que vc escreveu está perfeito!

    Bom, mudando de assunto..qto aos "100 mil" sócios dos coloridos. Me explica uma coisa, pq antes deles chegarem a esse número, a cada semana a "isenta" imprensa divulgava mais ou menos 1000, 2000 novos sócios. Chegaram nos tal "100 mil" e a coisa estagnou? Se a coisa continuasse naquele ritmo, hoje, eles, estariam com mais ou menos 300 mil sócios, não acha Ilgo???kkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Francisco Coelho,
    Se possível gostaria de saber seu email porque quero
    enviar um email com um link p/ você olhar em relação
    a um jovem da base.
    Abraço.
    Rafael

    ResponderExcluir
  17. Qual o trabalho comprovado do RC no Grêmio?
    Isso está virando verdade incontestável sem que ninguém diga pontualmente o que foi feito.
    Anderson, Carlos Eduardo e Lucas não são crias dele. Já estavam no clube. O que é certo é que mandaram Zé Eduardo (Santos) e Bruno Cezar (Corinthians) embora quando ele estava lá. Se eu estiver errado, por favor me corrijam.
    E pra terminar: foi a gestão atual que mandou o RC embora ou ele que quis sair?
    E, nessa linha, a gestão futura não o trouxe ou ele que não quis voltar?
    Às vezes acho que este blog se alimentar dos Benficas.

    ResponderExcluir
  18. Rafael; chicoelho@globo.com ou chicoelho@oi.com.br

    ResponderExcluir
  19. Esse Rafael não sou eu, que fique claro hehehe
    Leandro M., não podemos esquecer que o silas (toc toc toc) escalava o Bergson como centroavante, posição que não é a sua.
    Gui, claro que o RC lançou os jogadores que já estavam no Olímpico. Seria quase mágico se ele pegasse jogadores sabe-se lá de onde e lançasse em 2 ou 3 anos. O grande mérito dele foi ter estruturado as categorias de base, dando condições de se lançarem os mais promissores aos profissionais.

    ResponderExcluir
  20. Oi Francisco,

    obrigado pelos vídeos. Baseado neles, me parece que a grande virtude dele é a finalização. De fato ele parece um bom cabeceador.

    Mas nós próprios vídeos, assim como a minha impressão inicial, acho ele lento conduzindo a bola. No vídeo sobre as jogadas, ele me parece que sempre alonga um pouco a bola na hora de conduzi-la, o que facilita o desarme. Em quase todos os lances do vídeo ele teve que dividir a jogada por alongar demais o drible.

    Caso essa minha impressão esteja correta, bom finalizador mas lento na condução de bola, acho que ele tem que jogar dentro da área e, nesse caso, acho que o Silas (toc,toc,toc[2]) não esteve errado em escala-lo como centroavante.

    Como eu disse anteriormente, estou falando apenas em tese, já que eu o vi poucas vezes jogar. Confio em vocês que viram ele jogar inúmeras vezes.

    Na base, ele joga em que posição?

    Abraço,

    ResponderExcluir
  21. Concordo em parte com o que o Gui falou, acho que o Rodrigo Caetano não é um oconcur na administração profissional de futebol. Não nos esqueçamos que ele indicou o Diego, volante que hoje está no Fluminense. Jogador abaixo da crítica.

    Mas eu não tenho dúvida que ele é bem melhor do que o atual (o tal do Cícero). Como disse o Rafael, naquela época parecia que o Grêmio tinha uma política de aproveitamento dos jovens. E não por acaso apareceram esses nomes citados.

    Na atual gestão, não parece haver isso. Do time titular do Grêmio, o único que tem origem na base é o Adilson. E eu acho que ele está jogando apenas porque o Vilson se machucou.

    ResponderExcluir
  22. Marcelão, as adesões de sócios do Inter estagnaram da mesma forma que a sua inteligência. Se o ritmo for 2000/semana eternamente, em 10 anos serão mais de 1 milhão de sócios. No próximo centenário o Inter teria mais de 100 milhões de sócios. Tá bom assim ou precisa desenhar?

    ResponderExcluir
  23. Leandro M,
    Houve, sim, uma tentativa de aproveitamento dos jovens (Adilson, Mailson, Mythiue, Bergson, Roberson, Fernando)
    Todos esses tiveram chance, mas só o Adilson vingou.
    E quem formou esses atletas?
    Certamente não surgiram do nada, vieram da gestão anterior.
    Não estou dizendo que o RC não fez nada de bom, só estou discordando da mania de endeusamento de certas pessoas, ainda mais quando as pessoas limitam-se a passar a informação adiante, sem investigar a fonte.
    Eu quero que me provem o que RC fez, de concreto, para ser tão valorizado.
    Francamente, para mim usaram o caso RC para meter pau na gestão atual. Vide o que o blogueiro escreveu.

    E fica a pergunta: se ele é tão indispensável assim, o esforço da futura gestão para trazê-lo não teria sido insuficiente?

    ResponderExcluir
  24. http://www.youtube.com/watch?v=N8l4u8Je8RU

    ResponderExcluir
  25. Muito inteligente professor, mas a minha inteligência estagnou desde a vez que comi a tua mãe! lembra dela sentada no meu colo qdo fui na tua casa? bjo na tua bunda!kkkkkk

    ResponderExcluir
  26. Vamos por partes como falava Jack the Ripper. Adílson tem 23 anos e vem de anos amargando reserva onde Lucas era o titular e depois Rafael (carioca). Adilson segundo Mano tinha um problema de perda de rendimento após um tempo. Não tinha fôlego e só jogava 30 minutos. Maylson tem 21 e foi lançado pelo Mano como meia de contenção (segundo volante) pela esquerda. Mythiuê 21 foi adaptado como meia direita pelo Julinho Camargo. Bergson 19 e Roberson 21 são da mesma posição mas Bergson como é ambidestro foi deslocado para a esquerda e surgiu como 10 meia pela esquerda. Fernando 18 é de geração diferente e jogava de volante saindo pela direita. Como tem bom cruzamento foi adaptado como meia direita.
    Só que nenhum destes jovens foi lapidado e sempre tiveram de entrar por falta de medalhão e desespero dos treinadores por não ter mais ninguém para colocar e salvar a pátria (cargo a perigo). Basta ler os jornais da época e das pré temporadas. Todos nos inicios de temporada eram preteridos por alguma indicação de QI (empresário).
    Roth queimou o Douglas Costa e Douglas hoje é um dos indicados a melhor da Europa sub 21. A torcida pegava no pé do Douglas ao errar uma jogada assim como o Collaço e Douglas arrumou as finanças do DUDA e Collaço foi um dos melhores da Macaca. Sinal que falta é jogar e dar tranquilidade aos guris. Cadu quase foi mandado embora da base por ser magro e estar ocupando lugar de um jogador forte e promissor. Cadu foi uma das melhores revelações. Anderson era tido como cabeça de vento e virou heroi nos Aflitos.
    Renato Portaluppi era jogador problema e até cortado foi de seleção. Continua problema e querendo ser a estrela.
    Para não alongar: Falta é exercícios com os fundamentos na base e treino qualificado (jogos). Gostaria de ver um treinador com paciência e conhecimento para aperfeiçoar a gurizada. Em minha opinião (René Rodrigues Simões, Ney Franco, Dorival e Cuca) já na estrada e Marquinhos Santos dos novatos, Marcelo Veiga dos juvenis do Flu, José Carlos Lelles do Coritiba.

    ResponderExcluir
  27. http://www.youtube.com/watch?v=N8l4u8Je8RU

    ResponderExcluir
  28. Dizer que o RC não teve mériitos porque os jogadores que foram lançados já estavam no clube é o mesmo que dizer que o Renato não teve méritos na ascensão do Grêmio, alegando que a maioria dos jogadores já estavam aqui. Ou dizer que o rotho não teve méritos na conquista da libertadores, porque os jogadores já estavam no beira-lago.

    ResponderExcluir
  29. Gui,

    nenhum dos jogadores citados por ti recebeu o mesmo número de chances que o Fábio Santos, Oséia, Ferdinando, William, Edilson, entre outros.

    Ainda houve os que receberam MUUUUITA chance até que deu certo: Rockembach e Douglas.

    Eu acho que existe duas formas de tratar esse assunto: uma é deixar o técnico fazer as escolhas baseado nos seus critérios (empresário "amigo", amigo pessoal, etc). A outra é o clube possuir uma política de futebol que enfoque no aproveitamento dos jovens e seja quem for o técnico deve respeitar isso.

    Não sei se o Rodrigo Caetano era o responsável por essa melhor organização no passado (talvez fosse o Pelaipe ou Odone), mas na época deles essa transição da base para o profissional era mais bem planejada.

    De fato algumas pessoas usaram a saída do RC para criticar o Duda. O problema é que o Duda/Meira também não se ajudaram. Eles contrataram o Mauro Galvão para fazer essa tarefa, lembra? Essa eu nem preciso falar que foi dinheiro no lixo, não é?

    ResponderExcluir
  30. O Grêmio que sempre dependeu de goleiros estrangeiros solucionou o problema e hoje é referencia. As laterais zaga e volancia tem sido o forte das revelações assim como os meias. A grande deficiência é de revelar atacantes até pela forma de jogar. Como a maioria prioriza a marcação os atacantes são acessórios. Centroavante hoje é cheque em branco na mão e até o momento não houve a preocupação ou qualificação da turma de treineiros para produzi-los. Até o Mamute que sempre encantou pela força e marcar muitos gols anda esquecido. Wesley é uma promessa e não é usado. Alguns até tiveram passagens por seleções, mas não foram devidamente aproveitados.
    Leandro M. tem razão quando coloca que Douglas e Rockembach foram colocados mesmo não jogando nada e isso não é feito com os da base. São 2 pesos e duas medidas sempre pendendo para que chega de fora.
    Que falta gente qualificada basta olhar o Bruno César hoje indicado a duas categorias que passou em branco no Olímpico. Só para citar um e não alongar. Malas com longos contratos é que não faltaram nas últimas gestões e amontoaram dividas ao clube.
    A meu ver a definição ocorre no sub 17 e daí pra frente é treino e jogos só para aperfeiçoar.
    Sem uma política clara da direção e acompanhamento do dia a dia não vai para a frente. RC tem alguns méritos, mas a meu ver é limitado. Pelo que tenho acompanhado no momento os clubes do PR estão bem de base assim como Cruzeiro e Atlético e no RJ Xerém tem se destacado assim como o SP. Mesmo tendo aproveitamento o Santos ainda apanha dos manos e até menores tem batido o Palmeiras.
    No RS a fama da imprensa está no aterro, mas tem gente trabalhando bem no interior.

    ResponderExcluir
  31. Francisco Coelho,
    Recebeu meu email?

    Rafael

    ResponderExcluir
  32. Chico Iz, digo, coelho26 de novembro de 2010 às 16:22

    claro que recebi

    ResponderExcluir