domingo, 7 de novembro de 2010

São Renato

Bem que um padre católico poderia ter aproveitado o evento de ontem no Gigantinho, onde houve a canonização de Madre Bárbara, e santificar também o Renato Portaluppi.

Ele juntaria as súmulas dos jogos do Brasileirão, desde o início, algo como AR e DR, Antes de Renato e Depois de Renato. Acrescentaria o que se dizia do grupo gremista, fatos que ocorriam no vestiário, vídeos de jogos, etc.

Com isso, ficaria provado o milagre que Renato Portaluppi fez com o time do Grêmio. Antes de Renato, li e ouvi muita gente metida a especialista, de entendido em futebol, afirmar que o time do Grêmio era ruim, que era um grupo para cair.

Essa gente não foi capaz de considerar que tudo era efeito do trabalho cometido pela dupla Meira-Silas, com aval e complacência do presidente do clube.

A contratação de Renato pelo Guerra mudou tudo. Os 'ruins' de antes viraram bons e até craques. Os desmotivados viraram guerreiros sob o comando de Renato.

O que Renato fez foi milagre. São Renato.

É aquela velha história, quando o time está desarrumado, ninguém mais presta.

Qualquer tentativa de diminuir a importância de Renato - dizer, por exemplo, que ele tem sorte - será aqui rechaçada veementemente.

Se for preciso, darei nomes aos hereges, aos ateus e aos 'atoas'.

São Renato.

Provas da santidade são muitas. A começar pela indicação de jogadores considerados médios para baixo, sobras, refugos. Esses jogadores chegam e mostram qualidade, como se estivessem iluminados pela luz do treinador.

Douglas, o 'preguiçoso', o 'bolinha no pé', se tranformou. Está mais faceiro que lambari na sanga.
Fábio Santos consegue, finalmente, manter regularidade.
Lúcio se revela um volante que marca e sair com velocidade para o ataque.
Fábio Rochemback, o 'Gordo', de jogador pesado e lento, se transforma num maestro, que tanto faz solo de piano como carrega o piano. E isso com alegria e entusiasmo juvenis.

Renato perdeu um titular importante, festejado por uns, nunca por mim, o Borges, e transformou André Lima no companheiro ideal para o craque Nilmar, digo, Jonas.

Há meses, sob vaias de colegas, declarei que Jonas e Nilmar se equivaliam, eram atacantes com luz própria, que criam jogadas e fazem gols.

Hoje, confesso que errei. Jonas é melhor que o Nilmar.

E o Gabriel, o que dizer do melhor lateral que passou pelo futebol gaúcho nos últimos anos...

Em tudo está a mão de São Renato.

Renato fala demais às vezes, mas um santo tem direito de cometer certos excessos.

SAIDEIRA

O Grêmio venceu o Ceará ao natural. goleada que começou com dificuldades, com São Victor (este já deveria estar canonizado há tempo) fazendo seus costumeiros milagres.

Depois, semeados por Douglas e Jonas, principalmente, os gols foram brotando. A goleada só não foi maior porque a arbitragem não deixou.

Com isso, o Grêmio - outro milagre - passou o Inter, o atual campeão da Libertadores e virtual bicampeão do mundo - essa Inter de Mião está mais pra Inter de Limeira.

A vaga na Libertadores 2011 é palpável. Mas, se minha tese estiver certa, o lugar está reservado ao Botafogo. Espero estar errado.

Vamos ver como será o jogo contra o Avaí. Bem, vamos confiar nos poderes de São Renato.

Outra tese: Corinthians campeão. Vamos ver o que fará o Simon no jogo em SP.

FECHANDO A CONTA

Que bola esquisita aquela recuada pelo Bolívar para o Pato. Tudo muito estranho. Saiu o Renan, queridinho dos zagueiros, e a zaga faz esse tipo de coisa.

16 comentários:

  1. Tu presta atenção que essa vaga aí tá reservada sim, mas acho que é para o são paulo.
    Acho que nessas últimas rodadas "coisas estranhas" vão começar a acontecer nos jogos do cruzeiro (vamos ver hoje o que acontece no barradão...) e minha esperança é que no meio da confusão de influências entre Rio-SP sobre uma vaguinha pra nós.

    ResponderExcluir
  2. AR e DR; só tu Ilgo. kkkkk
    Vamos ver o que sairá hoje na Resacada e Morumbi.
    Botafogo 54 33 13 15 5 48 34 14 54
    Grêmio 53 34 14 11 9 59 42 17 51
    O Botafogo tem 54 pontos e 5 derrotas contra 9 do Grêmio. O aproveitamento do Grêmio é de 50% enquanto o do Botafogo é de 54%.
    São 4 pontos para chegar no Cruzeiro e Corinthians e dependendo dos resultados de hoje pode aumentar.

    ResponderExcluir
  3. Fui ver os gols do empate e considero os dois primeiros sofridos de cada equipe como falha dos goleiros. A mais gritante sem duvida é a do colorado. A do Atlético o goleiro pulou em "slow motion" numa cabeçada onde a bola foi mansinha até a rede.

    ResponderExcluir
  4. A verdade e o futuro será definido dia 13 na minha forma de ver. Contra o Santos com seu toque e velocidade será um bom teste. O Furacão e o Bugre vão ser barreiras até o confronto final com o Botafogo.

    ResponderExcluir
  5. Francisco,
    o Bota tem 3 pontos certos contra o Inter.
    se o bota perdeer pro avai, aí sim.

    Nivo, não duvido essa do sao paulo, mas
    aindo fico com o botafogo como prefeirdo da Cbf.
    se bem que o presidente da com. de arbitragem
    é paulista, se nao me engano.

    sabem qual o maior adversario do curintia
    é o palmeiras, que vai entregar pro cruzeiro e pro fluminense

    ResponderExcluir
  6. O palmeiras não vai entregar. Lá os clubes não se prejudicam dessa forma. Teve um ano que o sp teve a chance de rebaixar um dos outros três no campeonato paulista e mesmo assim não entregou.
    Não lembro do ney ter ido à julgamento. Pois bem, o Rochemback vai.

    ResponderExcluir
  7. Um caso apenas não muda tudo. Essa do SP, foi em um silmples regional. Peninha do Curitnhains e chance de fazer média.
    Acaso esqueces do ano padassado a entregada geral do Curintian pro Framengo? Prejudicando o SP (não era com o Inter q eels estavam preocupados).
    Pode ser q o Felipão queria fazer uma média e exija a vitória, mas a torcida do Palmeiras com certeza vai querer perder pro Flu.
    Já o SP joga antes com o Flu, vai tentar vencer pois tem chances de Libertadores.
    P.S. Pegamos o misto do Barça em 2006, Chico izidro? HAHAHAHAH
    É vcs pegaram o FORTÍSSIMO Hambuguer q nem banco de resrvas tinha, hahahaah

    ResponderExcluir
  8. Renato estaria pedindo segundo a "preocupada" imprensa "isenta" do RS 400, 500 mil. Bom, acho que o que ele está fazendo com o time seria barato, além do mais a lojinha nunca esteve tão cheia, ele leva torcida ao estádio e sem dizer que se tivesse um Marketing forte aproveitaria forte a imagem do Renato!

    Não sabia também que na nossa "isenta" imprensa gaudéria tinha tantos Analistas Financeiros, Economista...sim, porque a preocupação com a saúde financeira do Gremio é grande. O RENATO SE PAGA!!!
    O QUE NÃO SE PAGA E GENINHO, LEÃO, DE LEON, NELSINHO BATISTA. NÃO CONCORDA ILGO????

    ResponderExcluir
  9. Marcelão, tem muita gente querendo ver o RP pelas costas.
    Ele se paga. Veja quanto custou o Silas pro Grêmio?
    Os economistas de plantão poderiam calcular quto. o Grêmio deixa de ganhar se não ficar com a vaga naLibertadores, pelo título brasileiro, etc,
    tudo foi perdido por causa de um técnico 'barato'...

    ResponderExcluir
  10. A rodada foi boa para meus pitacos e fiquei em 3° na liga do Cartola FC.
    Quatro brasileiros na disputa pelo prêmio de melhor jovem da Europa. A premiação é do jornal italiano "Tuttosport" de melhor jogador sub-21 do ano.
    André, Douglas Costa, Philippe Coutinho e Rafael brigam para suceder Alexandre Pato no Golden Boy 2010.
    Para quem saiu sem ser aproveitado devidamente Douglas deu a resposta aos críticos.

    ResponderExcluir
  11. Estava lendo no clicrbs que a proposta do Grêmio para Renato gira em torno de 360 e que hoje estaria recebendo uns 275. Seriam uns 100 mil a mais. Quantos brasileiros recebem 100 mil por mês?
    Não há no Brasil clube de futebol que não esteja devendo uma vela para cada santo.
    Os valores absurdos do futebol atual é geral e na principal liga (inglesa) os clubes estão quebrados. Na Espanha e Itália a situação é critica e na Argentina beira o fundo do poço. O Uruguai e Paraguai já foi há tempos.
    Nem a milionária F1 vem conseguindo bancar os custos com pilotos e o basquete vai ao mesmo ritmo.
    Sem a BASE para "fabricar" dinheiro é complicado. As seleções (valorização) dos plantéis já estão sendo elaboradas. Logo teremos a sub 20, 17 e 15 convocadas. Quem entrar e se destacar passa a valer o peso em OURO.
    A relação CUSTO X BENEFÍCIO tem de ser muito bem avaliada e qualquer erro de é prejuíso certo.
    Devemos lembrar que a remuneração atual na tabela do Clube dos 13 coloca a dupla do RS na 3ª ou 4ª categoria do futebol brasileiro.

    ResponderExcluir
  12. Quer saber quanto você vale? Procure um plano de aposentadoria e veja o quanto é necessário para uma aposentadoria de 10 mil mês.

    ResponderExcluir
  13. Acaba de sair a convocação da sub 17. Nenhum gremista convocado.

    ResponderExcluir
  14. "Hoje, confesso que errei. Jonas é melhor que o Nilmar."

    QUE ESPETÁCULO!!!

    ResponderExcluir
  15. Esses economistas não falam nada dos 400 mil/mês do rotho.
    Eu acho que o Grêmio está em um beco sem saída. A nova direção vai ter que dar ao Renato o que ele quer. Graças a incompetência da atual direção, que gastou muito mais do que poderia.
    Claro que teremos cortes de custos, como o joilson e o ozeia, que irão embora. Mas pára por aí. Não sei quem mais poderia sair para aliviar a folha sem gerar custos de rescisão. Talvez o Borges, que chegou a ser pretendido pelo parmera. O Grêmio certamente vai querer segurar o Fabio Santos.

    ResponderExcluir