sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Cinco Anos da Batalha dos Aflitos

Liguei o rádio de manhã pra ouvir o programa do Mendelski, na Guaíba. Entrou o Reche, sempre muito animado apesar do horário, e logo depois do Juremir.
Alguém levantou a bola: dia 26 de novembro, cinco anos da Batalha dos Aflitos. Um dos grandes momentos da história do Grêmio.
O Juremir, claro, cheio de despeito, há anos diz que foi o ‘barraco dos Aflitos’.
Fosse o Inter a vencer um jogo com sete jogadores, num ambiente hostil, a definição seria outra. O Inter também teria feito um DVD e sabe-se-lá-o-que-mais.
Que o Juremir e outros colorados queiram diminuir o feito épico, histórico, antológico do Grêmio, eu entendo e não questiono. Faz parte da nossa rivalidade. Um sempre querendo diminuir o outro, e isso só contribui para tornar os dois grandes.
Ao longo do dia, porém, deparei com textos de gremistas (?) tentando abafar o eco estrondoso daquele jogo mágico que ficará pra sempre na minha memória.
As expulsões, a revolta, o pênalti defendido pelo Gallato e o gol do menino Anderson. As lágrimas.
Lágrimas não podem ser recolhidas. Vencer o Náutico naquelas circunstâncias é algo memorável, algo que deve ser festejado.
Não importa se foi pra sair da segunda divisão ou sobre os porquês de o Grêmio ter chegado à última rodada naquela situação terrível, por culpa de um ano que começou mal planejado pela diretoria da época, mas que depois acertou o passo.
O fato é que todos (eu repito, todos) os torcedores gostariam de ver o seu time protagonizando uma façanha desse tipo, algo sem precedentes no futebol mundial.
Mas quem fez isso foi o Grêmio.
Para uns, causa inveja. E a inveja é uma merda.
Para mim, causa orgulho.
Acho que vou lançar uma nova cerveja...

Da série TEU PASSADO TE CONDENA ou ESQUEÇAM O QUE EU ESCREVI ou
EU TENHO DIREITO DE MUDAR DE OPINIÃO ou SE ARREPENDIMENTO MATASSE
Trecho da coluna do Juremir publicada no CP dia 30/11/2005:

Milagres e estilo

O Internacional é um time de pobres. Nós. Nunca terá convicções de gremista. São duas visões de mundo. O Grêmio é a cara do Rio Grande: arrogante, fanfarrão, pachola, varzeano e, por isso mesmo, capaz de se impor e de vencer em qualquer situação. O Inter, como qualquer pobre de caricatura, está sempre meio envergonhado, vai logo dizendo, 'desculpe qualquer coisa', intimida-se com facilidade. Na casa dos ricos, tem medo de sujar o sofá. Como todo pobre complexado, quer jogar bonito, ganhar com elegância, mostrar boas maneiras. O Grêmio, como rico prepotente e seguro de si, não está nem aí para os bons modos: quer é resultado, a qualquer preço. Ao ser roubado, contra o Corinthians, Tinga já levantou se explicando. O Inter discutiu durante três minutos e acatou a decisão do árbitro. Já em Recife, os jogadores do Grêmio peitaram e chutaram o juiz, criaram um clima terrível, condicionaram tudo e levaram varzeanamente o resultado. O pênalti deveria ter sido batido novamente, pois o goleiro gremista se adiantou. Mas o juiz já estava apavorado, louco para expulsar alguém do Náutico e se ajoelhar diante dos gremistas. Acho que Anderson cobrou a falta para ele mesmo na hora do seu gol impossível. Que importa? O Grêmio já tinha vencido a batalha da 'catimba'.

25 comentários:

  1. eh mesmo, a inveja eh uma merda, q o digam os q têm a cara de pau de achar q o Barça não era forte na final de 2006, huá huáhuá

    ResponderExcluir
  2. se teu time marcou um gol, jogando com 7 contra 10, imagina o meu que marcou DOIS GOLS, jogando com sete contra ONZE. E olha q um desses onze era um tal de Portaluppi,HUÁ HUÁ HUÁ
    08 de julho de 1983, depois de de estar levando 3X1, e com apenas SETE jogadores, fizemos esses dois gols em ONZE huá huá huá
    É o que eu sempre digo, queres ser alguém na vida? ESTUDE ANTES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Estuda você, rapaz. O jogo teve que ser "entregue" pelo time do Grêmio, pois os argentinos, revoltados, estavam ameaçando MATAR todos os jogadores brasileiros se a partida terminasse com derrota. Os alambrados estavam se soltando com a fúria da torcida, o estádio lotado, e uma tragédia ali era eminente. E o Grêmio, para pelo menos chegar vivo com o empate do América contra o Estudiantes, teve que deixar os marginais empatar a partida. Isso teu pai não te ensinou, né? Vc estava de fraldas nessa época ou nem tinha saído do saco dele?? Aquele jogo foi épico para o Grêmio, que saiu VIVO de campo. Mas com certeza, pior ainda é perder com 11 para o Mazembe.

      Excluir
    3. Estuda você, rapaz. O jogo teve que ser "entregue" pelo time do Grêmio, pois os argentinos, revoltados, estavam ameaçando MATAR todos os jogadores brasileiros se a partida terminasse com derrota. Os alambrados estavam se soltando com a fúria da torcida, o estádio lotado, e uma tragédia ali era eminente. E o Grêmio, para pelo menos chegar vivo com o empate do América contra o Estudiantes, teve que deixar os marginais empatar a partida. Isso teu pai não te ensinou, né? Vc estava de fraldas nessa época ou nem tinha saído do saco dele?? Aquele jogo foi épico para o Grêmio, que saiu VIVO de campo. Mas com certeza, pior ainda é perder com 11 para o Mazembe.

      Excluir
  3. e já que dizes que SE fosse o Inter, isos e aquilo, te digo, se fosse o Inter que levasse 2 gols, COM ONZE em campo, de sete jogadores, vcs diriam "são moranguinhos, não são bravos q nem nós", HUÁ HUÁ HUÁ

    ResponderExcluir
  4. Ilgo,

    também li esses posts. As vezes me parece que algumas pessoas não tem a correta compreensão sobre os fatos.

    Naquele jogo se jogava mais do que a volta para a elite. Se jogava a vida do Grêmio. Se perdesse, e ficasse mais um ano na série B, era o fim do Grêmio da forma como o conhecemos. Seria um 2006 com cota de TV menor ainda, sem Anderson, torcida abatida, Coirmão na Libertadores, sem Mano Menezes, etc.

    Isso por si só já seria dramático o suficiente para um jogo. Adicione a isso um time com 4 jogadores a menos, 10 minutos para acabar o jogo, no campo do adversário e um penalty contra. Eu já tinha desistido!!!

    O que se comemora não é um título, não é uma vitória e não é uma façanha. O que se comemora é uma RESSURREIÇÃO.

    Eu vi o Grêmio ganhar os títulos mais importantes que um clube pode ganhar. Chorei em todos eles. Mas nada chega perto da emoção que senti naquele 26/11/2005.

    Viva 26/11, a data da páscoa Gremista.

    ResponderExcluir
  5. Rafael; recebi li e assisti. Também já respondi para o seu e-mail terra. Pode enviar que respondo.

    Como ando em Recife passo seguido pela Av. Conselheiro Rosa E Silva (endereço dos Aflitos) e ainda escuto o desespero das Barbies como é chamada a torcida do Náutico. Aliás os alvirrubros normalmente não gostam de gremistas. Tem traumas...

    ResponderExcluir
  6. Tendo observado o mercado e sabendo onde e como dói o calo vou dar um pitaco. Sei que este ano não foi bem, mas com apenas 27 anos cairia bem no Grêmio o Rodrigo Ribeiro Souto. Como o SP vai liberar o Richarlyson pode ser que dificulte, mas vai investir em Casemiro18, Zé Vitor 19 e Wellington 19.

    ResponderExcluir
  7. O Rodrigo Souto é bom jogador. A passagem dele pelo São Paulo me pareceu discreta, mas no Santos ele foi bem.

    Não foi ele que foi trocado pelo Arouca?

    ResponderExcluir
  8. não sabia q curtia minhas colunas e que as guardava na memória a ponto de ir buscá-las.
    Bem, então deves ter lido algumas, tais como:
    - O Site da FALHA de São Paulo. Que foi CENSURADO pq mostrava a forma podre de se fazer jornalismo.
    - Ou a profissional DEMITIDA pelo jornaleco reaça o ESTADÃO, q tem a cara-de-pau de se dizerm em "censura há....", mas demite quem ouse elogiar os programas do governo ELEITO DEMOCRATICAMENTE.
    - Ou aquelas em que defendo as COTAS PARA NEGROS (alô COELHOOOOOOOOO) nas faculdades.
    E tem várias outras.

    ResponderExcluir
  9. HUÁ HUÁ HUÁ tá explicado pq o Izidro escolheu "RECIFE" com sua ilha da fantasia (vive fantasiando): é que lá vcs ganham Gre-Nau, huá huá huá
    Sim, pois se algum vermelhoe branco q trema p vcs, certamente não é o VERMELHO E BRANCO DO GIGANTE DA BEIRA-RIO.
    QUE, aliás, tem mais de 20 vitórias na frente de vcs em confronto direto e que vcs JAMAIS venceram num mata-mata q não fosse de Gauchão, HUÁ HUÁ HUÁ

    ResponderExcluir
  10. Essas tuas brincadeiras não tem graça, roedor maldito. Seu reaça safado, defensor de banqueiro. Quer falar em censura? Então explica o caso do jornalista que o lulla mandou embora do país, depois teve que rever sua decisão por PRESSÃO ou então explica por que a ficha da dirma não saiu antes das eleições.

    ResponderExcluir
  11. Só digo uma coisa, EU ESTAVA LÁ!!!
    tenho o ingresso para provar.

    ResponderExcluir
  12. Sim Leandro M. e pelo desempenho o Arouca foi melhor em visibilidade com a boa campanha do Santos. Provavelmente a instabilidade e o esquema do SP não favoreceu ao Rodrigo Souto, mas é bom jogador e arremata bem. Como é um jogador tranqüilo poderia contribuir na distribuição do jogo. Me agrada o futebol do Jucilei (Corinthians) e a disposição do Willians (Flamengo. O Pierre do Palmeiras tem disposição, mas é faltoso em excesso.

    ResponderExcluir
  13. Vai ver que quem está lendo a edição do dia 27 do Jornal do Commercio de Recife é o Sobrenatural de Almeida. Kkkkk
    Tem cada um....

    ResponderExcluir
  14. como eh um coelho preto?

    ResponderExcluir
  15. Muito se fala que o Inter ganha todas no Mata-Mata do Grêmio. Embora isso seja verdade, esconde um fato que não demonstra um certo equilibrio: São 6 confrontos, 1 vitória do Inter e 5 empates. E desses 5 empates, 2 foram contra o banguzinho.

    Essa é mais uma onda inventada pelo Fernando Carvalho. Por puro medo! Na última e única vez que Grêmio e Inter estiveram na Libertadores juntos o coirmão fez um dos seus tradicionais fiascos. Se tornou o PRIMEIRO e ÚNICO campeão da América a não passar da primeira fase no ano seguinte à conquista do título. O Grêmio cumpriu o seu destino de vencedor e foi até a final. O resto da história todos sabem.

    Será que o medo de replay está dominando o FC?

    ResponderExcluir
  16. vcs levaram 12 anos pra conquistarem o BI da Libertadores, Nóa APENAS 4. HUA HUÁ HUÁ
    E teu grêmio foi o primeiro clube Gaúcho a ser LANTERNA NUM GRUPO de 4, e ainda se acham cmapeao da talsupercopa q inventaram do nada, NÃO EXISTIA ANTES, depois q ganahrama Copa do Brasil AÍ PEDIRAM pro Vasco aceitar q os jogos entre os dois valesse Supercopa, HUA HUA HUA
    Foram dois jogos da Libertadores, só isos, e icaram em ULTIMO LUGAR HAHAHAHAHAH

    ResponderExcluir
  17. A verdade é que os coloridos não perdoam o GRÊMIO por ter tornado um campeonato de segunda divisão numa batalha épica, com direito a documentário(premiado) e festa. Eles queriam nos ver rastejando, mas esqueceram que somos do Grêmio, somos diferentes, somos imortais. É eles não podem nos perdoar por ter tirado deles a graça de tocar uma flauta!!!

    ResponderExcluir
  18. Como não sou de ficar no muro já escrevo. Estamos no intervalo do jogo.
    Estes foram para SP: Marcelo, Victor; Mário, Neuton, Paulão, Rafael; Fábio, Gilson, Lúcio; Adilson, Rochemback, Ferdinando; Douglas, Maylson, Roberson, Souza. André, Bergson, Diego, Jonas, Júnior Viçosa.
    Quem será que ficou fora do banco? Ozeia, Maylson, Roberson e Bergson

    ResponderExcluir
  19. Continuo com minha firme e inabalável convicção que mesmo tendo transformado água em 1983 Renato ainda vai ter de me provar saber escolher um plantel e aproveitar a BASE. Até o momento dou nota 8. Falo em escolher plantel, pois sempre considerei ter o Grêmio um bom plantel. Faltava uma definição de jogo e colocar o dedo na tomada. Mário pelo visto como falam aqui no nordeste pisou em rastro de corno. A cada jogo uma lesão. Clementino e Paulão mesmo sendo toscos são altamente oportunistas. Douglas sendo refinado é instável e emocional. Deve ser vendido urgentemente enquanto tem valor no mercado assim como Souza.
    A coisa tá feia para a turma do Rotho sem gás.

    ResponderExcluir
  20. Só para provocar: Se perderem o Roth continuará à frente dos colorados?

    Estou de olho em Independiente x Estudiantes. Tem uma bela gurizada surgindo no Independiente.

    ResponderExcluir
  21. Putz...

    ter que ler isso é aquela velha..."melhor que ser cego"

    Mas aquilo não passou de uma comédia pastelão num cenário de várzea!

    "Várzea da várzea" com diria um amigo!

    Só pra gremista foi um feito, na visão do torcedor de fora não passou de uma pelada em que até chutaram a bunda do juíz!

    O gremio diminuiu demais nos últimos anos!

    A única coisa que concordo de tudo isso é que o gremio sempre pressionou mais arbitragem, nos bastidores, etc....

    basta ver que o Jonas agora após dar 2 cotoveladas no adversário foi absolvido enquanto ano passado o D'Alessandro foi suspenso por 6 jogos por xingar o adversário!

    Se o Inter tivesse historicamente pro seu lado essa pressão teríamos talvez o dobro de títulos, no mínimo!
    Rafa 9

    ResponderExcluir