terça-feira, 30 de novembro de 2010

A volta do Obinês

Alguns gremistas adotaram ultimamente o Obinês, um idioma surgido no início do século no bairro Azenha.

O Obinês apareceu logo depois da Hecatombe ISL, fenômeno que fragilizou um poderoso clube e que deixou esqueletos em seu armário sombrio e misterioso. De vez quando um esqueleto aparece, como agora no caso envolvendo o presidente da CBF, o sr. Ricardo Teixeira, acusado de receber alguns milhõezinhos de dólares da empresa suiça.

Os primeiros sinais de que surgia uma nova lingua apareceram ali por 2003 e 2004. Seu criador: Flávio Obino, então presidente do tal poderoso clube, o Grêmio.

O Obinês é, em síntese, uma forma de fugir da realidade. Se o time perceu o campeonato, levou uma goleada, foi rebaixado pra segunda divisão, etc, é imprescindível ter capacidade de, em meio à desgraça, encontrar um alento, um sopro de vida e de esperança.

Flávio Obino, herdeiro do que sobrou do clube após o devastador tsunami ISL, diante de tragédias sucessivas que não soube enfrentar da maneira mais adequada, aos poucos foi buscando aspectos positivos, que ele parecia mesmo acreditar que eram relevantes.

Em suas entrevistas, à medida em que a desgraça se avolumava, nunca deixou de registrar 'conquistas', para ele fundamentais, que ele não conseguia entender por que não eram valorizadas pela imprensa e pela torcida, mais preocupadas com coisas 'banais' como mais uma quedazinha pra segundona.

Então, no olho do furacão, aparentando serenidade, de cabeça erguida, lembrava, solene:

- Mas o melhor site é do Grêmio. O melhor ônibus também.

Não sei se em algum momento alguém adepto do Obinês não lembrou de algum título de futebol de botão, ou de peteca, ou de alguma beldade gremista ter sido eleita miss ou musa de alguma coisa.

O fato é que o Obinês, que parecia sepultado, voltou. Hoje, alguns gremistas buscam alguma coisa aqui ou ali para reagir a avalanche colorada, que acaba de arrastar mais uma Libertadores e avança rumo ao bi mundial.

De vez em quando um gremista solta algo assim:

- É, mas o Gauchão quem ganhou foi o Grêmio. No Brasileirão, nós estamos à frente deles.

É o Obinês mostrando, como qualquer lingua, que é vivo, dinâmico, tem variações.

Eu, por exemplo, me refugiei na cerveja 1983. Criei esse marca como forma de reagir diante da iminência do bi colorado. Como eu sei que dói muito não ter sido o primeiro clube gaúcho campeão do mundo, e o quanto foram massacrantes esses 23 anos de espera para os colorados, lancei a 1983.

Agora, respeito quem recorre ao título do Gauchão, prêmio consolação desde que a dupla Gre-Nal conquistou o Brasil, as Américas e o Mundo.

Cada um reage como pode.

Preocupante, mesmo, é quando o Obinês aparece em declarações de dirigentes, como tem acontecido na atual gestão do Grêmio.

Se a realidade é ruim, deve ser enfrentada, nunca atenuada ou jogada pra baixo do tapete.

Só falta, terminada a temporada, o presidente Duda, no caso de o Inter ser bi do mundo (toc-toc-toc), sair por aí dizendo:

- É, mas aqui no Rio Grande do Sul quem manda é o Grêmio...

20 comentários:

  1. O Andershow ta pra vir pro Grêmio por emprestimo ou é onda da imprensa?

    ResponderExcluir
  2. Por mim o Duda pode até parabenizar, torcer ou sei lá o que, mas nada vai ser mais patético que o choro dele na saída do Meira e Silas.

    ResponderExcluir
  3. vcs sentirão saudades minhas

    ResponderExcluir
  4. Ilgo!

    Obinês é boa! Para um tapa de luva no Adalberto Aquino, teu colega de cadeira cativa, que tentava a todo sopro de utopia se colocar a frente do inter.

    Nossas façanhas já foram imagináveis e, porque não, algumas delas, serão impossíveis de se repetir (Aflitos), mas o fato é que estamos numa década desgraçada, resquícios da péssima administração do Cacalo (1997 e 1998), quando trouxe jogadores pé-de-pinga (beto, j. manuel, entre outros) e também do Guerreiro 1999 a 2002.

    O mal deixado pela ISL, leia-se, principalmente contratações equivocadas (para ser respeitoso), salários volumosos para ex-jogadores (strada, paulo nunes, e por aí vai).

    Compreendo o pobre Adalberto Aquino, pois é triste ter que ver, ver e ver o principal adversário ganhar, ganhar e ganhar, enquanto nós nos afundamos nos esqueletos escondidos nos armários!

    Lembro que em 2004, o pobre OBINO mostrou o cofre do grêmio, estava tão, mas tão vazio que nem teia de aranha tinha. Assim, cá entre nós, é difícil fazer alguma coisa.

    Para terminar.
    Reconheço, na minha visão, os parcos acertos da gestão DUDA, quais sejam:
    1. pagamento da dívida com o Timão, indo Willian em troca da quitação do zagueiro que o grêmio trouxe no ano 2000 (não me recordo o nome);
    2. pagamento da dívida com o palmeiras, resquício do tempo da ISL, referente a contratação do paulo nunes;
    3. pagamento da dívida com o zinho, mais de 5 milhões de reais;
    4. contrato com o Vitor por 5 anos;
    6. Contratação do douglás, que para mim é um grande jogador;
    7. contratação do Renato Portaluppi

    ERROS da gestao DUDA
    1. contratação do hugo, leandro, willian, ferdinado, ozeia, entre outros
    2. gasto excessivos com folha de pagamento, algo que supera os 3,5 milhões por mês. Na gestão ODONE, o PELAIPE gastava 1,7 milhão
    3. Silas
    4. Manutenção do Silas após copa do brasil
    5. manutenção do silas até praticamente o final do primeiro turno do brasileirão

    Por enquanto era isso.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Ilgo, o Obinês foi a língua oficial do SCI de 1983 até 2006.

    ResponderExcluir
  6. Ao colega Denigelson, acrescentaria como acertos a aquisição do Mário Fernandes, a vinda do Rochembach, Borges, Lúcio e Maxi Lopes (deu resposta, embora tenha nos traído ao final).
    E como erros, o maior deles, foi a demora na espera do Autuori em meio a libertadores 2009.

    ResponderExcluir
  7. Ilgo, sobre o "primeiro clube gaúcho campeão do mundo", procurei no site da FIFA e não encontrei o gremio. Os únicos brasileiros que estão lá são Corinthians, São Paulo e Internacional. Acho que está errado. Como sou meio atrapalhado nestas coisas, posta o link prá mim, por favor. Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Anon, tu por acaso viu se tinha o nome do Santos, de Pelé, nessa lista?
    Ter orgulho em vincular seu nome ao da fifa é pra mim um absurdo. não conheço entidade mais venal no planeta.

    Anon, 1983 continua doendo em ti, não é mesmo?
    Tenho uma 1983 reservada pra ti, com copo e tudo. ehehehehe

    Deni, perfeita tua análise de erros e acertos, com a colaboração do Claudio. O problema é que os erros macros superam os acertos eventuais.
    Sobre o Aquino, grande gremista e entendido em futebol. Ele tá sofrendo e aí recorre até a título regional.

    ResponderExcluir
  9. Muito bem lembrado Claudio!

    Autuori teve uma passagem tão infeliz que nem me lembrei deste cidadão. Concordo, também, com os jogadores.

    Acrescentaria que para o ano que vem, com a contratação de um zagueiro, um volante e um lateral esquerdo, teremos grandes chances de título.

    ResponderExcluir
  10. Ilgo!

    Gosto do Aquino e como ele é do Conselho, tem que se manifestar mesmo.

    Agora que dói querer colocar o título regional acima da disputa do mundial, isso dói. Mas com boa administração, podemos retomar o caminho de títulos.

    ResponderExcluir
  11. falar em entidade venal, Paulo Odone exaltava o novo estádio "padrão FIFA"
    e se procurares nos tues próprios CP do tempo em que trabalhavas lá, vais encontrar DEZENAS DE citações gremistas louvando a entidade venal, se vangloriando do "ranking" fifa; sem falar nas INCONTÁVIES vezes em que a fifa AMEAÇOU oficializar o toyotão.
    HUÁ HUÁ HUÁ

    ResponderExcluir
  12. SAIMON e FERNANDO pré convocados para a seleção Sub 20.

    ResponderExcluir
  13. Já que o SP gosta do Leandro e o Leandro ama o SP porque não trocar o mesmo pelo Rodrigo Souto e mais alguém. Sérgio Mota ou até Richarlyson.

    ResponderExcluir
  14. Perfeito.

    Acho que além desses reforços, precisamos de um jogador de criação no meio. Não podemos depender somente do Douglas. Nosso co-irmão tem vários jogadores no meio de qualidade: d'alessandro, andrezinho, giuliano.
    Precisamos no mínimo de um outro meia de qualidade para encarar a libertadores.

    ResponderExcluir
  15. huá huá huá O DOENTE FALAA COM ELE mesmo em questão de minutos, HUÁ HUÁHUÁ
    SEMPRE, s-e-m-p-r-e- o mesmo estilo, jogadores do time dele com inicial maiúscula, do Inter, om minúscula, bah, cara tu é uma figuraça mesmo, dá até pena

    ResponderExcluir
  16. Bem, estádio padrão fifa é uma coisa, significa que ele vai atender a todas as exigências impostas para realizar qualquer tipo de jogo oficial, inclusive copa do mundo. Título chancelado pela fifa é outra coisa.
    O sp não vai querer trocar o leandro pelo rodrigo souto e mais alguém. Eles vão esperar o Grêmio mandar o leandro embora ou esperar até conseguir um negócio favorável para eles.
    Por falar em elano, parece que ele está acertado com o santux.

    ResponderExcluir
  17. Olá Rafael; ele (Leandro) deve estar com a barba de molho, pois não esperava o estouro da boiada. Pelo que falam Elano ja estaria todo ajustado no papel faltando a liberação turca. Outro que falam estar acertado é o gorilão do Adriano com os manos. Se confirmada Tite terá muita dor de cabeça com este pessoal.
    A turma do aterro é que está mais quieta depois das brigas e esperando a hora H. Tenho que o vermelho será o merengue frente ao Barsa. Kkkk
    Mourinho ficou inho.

    ResponderExcluir
  18. HUÁ HUÁ HUÁ o filhote de reaça faz jus aos ENSINAMENTOS do paipai "estádio padrão fifa" é uma coisa, CAMPEONATO OFICIALIZADO PELA FIFA não é a msma coisa, huá huá huá

    ResponderExcluir