terça-feira, 18 de agosto de 2009

Autuori ainda não disse a que veio

O goleiro Victor salvou Celso Roth no ano passado. Domingo, salvou Paulo Autuori. No primeiro turno do Brasileirão de 2008, Victor fez milagres. O esquema de três zagueiros implantado por Roth depois de fracassar no Gauchão e na Copa do Brasil, só não desmoronou porque Victor deu a sustentação necessária para que se firmasse. Se o esquema de Roth era tão sólido, por que Victor muitas vezes foi escolhido o destaque maior do time?

Contra o Flamengo, Victor evitou uma goleada no primeiro tempo. O esquema de Autuori fracassou. A defesa vazou como há muito não se via dentro do Olímpico. Algo inaceitável para um técnico tido e havido (não por mim) como um especialista, um profissional superior. Alguém pode dizer que falta material humano de qualidade. Roth com jogadores iguais ou piores nunca tomou um “vareio” (é como se dizia “chocolate” nos meus tempos de craque em Lajeado) tão grande jogando em casa, e talvez até jogando fora.

Jadilson compromete. Ele liquida qualquer esquema. É ruim marcando e improdutivo no ataque. Ele faz uma ou duas jogadas conseqüentes por partida e entrega atrás por absoluta inaptidão para marcar, para se posicionar razoavelmente. Nos velhos tempos, seria um ponta-esquerda, um “Volmir Massaroca”, com todo o respeito ao Volmir, que foi um ponta que entortava lateral direito. Agora, quem escalou o Jadilson, sabendo quem é o Jadilson? Eu não fui.

Então, para não me alongar, resumo: não vejo vantagem do Autuori sobre o Roth (toc-toc-toc). A diferença em favor do primeiro, é que ele é um sujeito educado, equilibrado, diferente do segundo. Agora, o que me parece cada vez mais nítido é que Autuori não consegue tirar o máximo do potencial de cada jogador. Algo que Roth sabe fazer em muitos casos, fora quando implica com um ou outro jogador.

Autuori demora a enxergar. Por exemplo, Douglas Costa, até prova em contrário, só pode jogar numa função: na frente, como segundo homem de ataque, com ampla liberdade. Na função do Souza, como foi domingo, ele não deu certo. Não chegou a ser um fracasso, mas praticamente não criou nada em termos ofensivos. Na verdade, Douglas ainda é um jogador indefinido. Tanto pode se tornar um craque (esta é a possibilidade menor), como entrar na galeria das gloriosas decepções. A propósito, depois que ele começou a jogar sumiram as propostas milionárias ou é impressão minha?

Em resumo: Autuori está longe de justificar tanto empenho da direção em contratá-lo, um empenho tão grande que custou uma campanha melhor na Libertadores, quem sabe até o título.

A boa notícia é que ele agora, no desespero, descobriu que há bons jogadores na base gremista, algo que nós, freqüentadores aqui do boteco (em especial o Francisco) sabemos há muito tempo. E isso que não acompanhamos os treinos diariamente.

EM TEMPO

Maxi Lopez está indo embora mesmo. Começam as especulações sobre quem pode vir para o seu lugar. Não será fácil encontrar alguém a essa altura. Mas fica o registro: Maxi chegou aqui decadente, desprezado pelos europeus. Em pouco tempo, ganhou projeção suficiente para retornar aos euros. O Grêmio é especialista em recuperar jogadores. Lúcio, que está voltando, era só um lateralzinho a mais no Palmeiras, quando veio para o Olímpico. Aqui se destacou e foi pra Europa. Vamos ver em que condições ele está retornando. Espero que não seja para ficar na enfermaria.

8 comentários:

  1. Acho que com o Autuori, Roth ou Rospide a libertadores ia dar no mesmo.
    Já estou farto dessa história do Grêmio recuperar jogadores. O roger galisteu seco se recuperou e foi embora. O Lucio também. Fora o Diego Souza, agora o Maxi, entre tantos outros. É uma lista que não acaba mais. Sem o Maxi, a coisa fica feia, pois se está ruim com ele imagina sem.
    Parece que o Autuori resolveu olhar pra base. Vejam o que escreve o clickrbs: "A aposta em jovens é fruto de observação quase obsessiva. Autuori já esteve duas vezes em Eldorado do Sul acompanhando o time juvenil. (...) Uma vez por semana, o técnico convoca cinco juniores para treinar entre os profissionais. Mantém, ainda, encontros diários com o coordenador técnico Edson Aguiar, (...) para saber como é desenvolvida a unificação de métodos de trabalho entre base e profissionais."
    Parece que o Pessali vai aparecer no banco, contra o santos: "(...)Ontem, instalado na cabine de rádio número 6 de um Olímpico vazio, conferiu com atenção o time B. E gostou de Pessalli."

    ResponderExcluir
  2. Maxi fica. Acabou de ser dito pelo Meira. O Benfiquinha deu a notícia a pouco. Gremio negou a proposta de venda.

    ResponderExcluir
  3. Quem diria: Cosme Rímoli pautando a imprensa. Más vamos ao Grêmio x Ypiranga. Contrariando-me Autuori não só gostou da atuação do Pessalli como o incluiu na delegação contra o Santos. Logo quando o achei pouco efetivo no ataque e raramente saiu no mano a mano pela excessiva preocupação com a marcação chamou a atenção do rei do TIQUE. Roberson que além do belíssimo gol rodou criando e buscando espaços dançou. Gostei também do Felipe um volante com muito boa movimentação e arremate toque rápido na bola evitando muita condução.

    ResponderExcluir
  4. Na ala esquerda com Fernando achei que houve muita bola lateral e pouca eficiência nas jogadas com Isael. Isael é clareou bateu. Deveria bater com mais calma e entre as três barras. Gostei do volante Felipe. Marcou correu e arrematou umas três vezes creio sempre com toques rápidos evitando condução da bola. A lateral direita foi fraca na contenção e o apoio razoável. Uma postura errada da zaga e dançou Thiego e Neuton. Não vi e a péssima narração com a troca de nomes quem falhou também entre Felipe e Matheus. O narrador passou 99% do tempo falando em Marcelo Pitol. Desencarna. Concorda Rafael? Creio que Pessalli com a 8, Roberson com a 11 e Isael com a 10 deu nó no narrador. KKK

    ResponderExcluir
  5. Já falaram que fica o Maxi, mas para mim deveria ir se entrar uma grana. Estive olhando as alternativas e entre Bieler, Maxi e Boselli sou mais o Mauro Boselli. Tem a mesma idade é menor e mais rápido com muito boa impulsão e colocação em campo.

    ResponderExcluir
  6. Grohe; Sergio, William Thiego, Nilton e Marçal; Felipe, Matheus, Pessalli (Bérgson) e Isael (Vinícius); Roberson e Ricardo (Alex) foi o time "B". Seguem para Santos: Adilson, Collaço, Douglas, Joilson, Jonas, Léo, Makelele, Grohe, Mario, Pessalli, Perea, Rafael, Réver, Ricardo, Souza, Tcheco, Thiego e Victor. Novamente as laterais serão os pontos de ataque dos peixeiros. Para Collaço é vida ou morte.

    ResponderExcluir
  7. Opa, esse Alex do B é aquele pereba da taça bh? ainda não mandaram ele embora?
    O Roberson nunca vai ter a chance dele, se continuar assim. Até o Colaço (o até fica por conta do desconhecimento e pouco tempo de profissional) passou na frente dele. Ou o Roberson apronta todas na noite ou aí tem coisa.
    Ressuscitar o Pitol?

    ResponderExcluir
  8. Más ILGO; o (TOC TOC TOC) ja está descendo a rampa (descendre la rampe) como água morro abaixo. Bebeto de Freitas já abandonou o galinheiro. Aparentemente virou moda os jogadores sairem atirando nesta administração. Jadilson será o próximo? tir ami ou ennemis? Más será um time tranquilo e sem cartões ou trombador e faltoso o Grêmio com Tcheco hoje? Pelo que meu faro (tino) ou premonição indica que, Pessalli entrando hoje vai dar confusão e medalhão virará banqueiro.

    ResponderExcluir