segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Imprensa e os exageros

A revista Veja desta semana traz na capa o rosto de César Cielo e o título ‘Enfim, um herói’. Trata-se de um exagero. Que é bom termos ídolos no esporte não resta dúvida. São exemplos para a garotada. Gente que supera desafios e acaba vencendo.

Cielo bateu recorde mundial nos 50 metros, uma façanha atingida graças a muito trabalho, trabalho árduo, mas longe daqui, mais precisamente nas piscinas de Alabama, Estados Unidos. Isso não faz dele um herói nacional. Não porque suas braçadas vencedoras foram encorpadas em outro país, mas simplesmente porque herói é outra coisa. Pelé não foi herói, nem Senna. Menos ainda o jovem e bravo Cielo, que entra na galeria dos grandes astros do esporte brasileiro. E deu.

Veja, na ânsia de criar um novo ídolo, ou por falta de assunto melhor, saiu com esse excesso, justificável, mas um exagero.

Já o jornal Zero Hora se superou ao manchetear em seu belo caderno de esportes, edição de hoje, página central: Douglas é Maxi. É outro caso de excesso jornalístico. Não faz mal pra ninguém, talvez apenas para o próprio garoto. Não sei exatamente o pode haver por trás de um exagero tão grande, mas penso que a motivação é a mesma que levou a Veja a alçar Cielo à condição de ídolo verde e amarelo.

Nós, aqui do RS, também carecemos de ídolos. Nilmar foi embora, Taison encolheu, o furacão Daiane já passou. Tem ainda o João Derly, mas o judô não é exatamente um esporte popular, sem contar que não é atraente. Ficam aqueles caras se agarrando, se puxando, rolando abraçados. Enfim, uma coisa chata, com todo o respeito aos judocas meus conhecidos, ou não. Claro que judô feminino é mais legal.

Douglas entrou no jogo de ontem, fez duas ou três jogadinhas, e só. Longe de merecer uma manchete tão ufanista. O curioso que tanto destaque para o garoto, que realmente é promissor, e só isso, promissor, como muitos que já vi, acontece justamente no dia seguinte em que li uma notinha na internet: Manchester United desiste de Douglas Costa.

Foi ontem à noite, na redação do CP que dei de cara com essa notícia. Até comentei com os colegas: será que um dia esse clube realmente se interessou pelo jovem gremista? A informação de maior credibilidade que li sobre o assunto apontava que o clube inglês queria Douglas por umas semanas para testes. Bem, nem milhões de euros, conforme anunciado exaustivamente (houve o mesmo semana passada em relação ao Sandro, do Inter), nem programa de testes. Os ingleses que façam testes com seus conterrâneos.

Agora, prefiro os excessos da imprensa (nos casos acima sem maiores conseqüências) do que a censura, como essa que o judiciário está impondo ao jornal Estadão para resguardar Sarney e cia. Espero que o sr. Lula se manifeste a respeito com a mesma veemência com que atacou os críticos do bolsa família.

Vou esperar sentado.

8 comentários:

  1. Rio Negro e Solimões; poucas pessoas tiveram o privilégio de ver de perto como eu o encontro das águas e navegar em ambas. Divisor de águas é como considero as próximas partidas do Grêmio contra o Palmeiras e o Grêmio Barueri. Se o time não engrenar e vencer convencendo só com radicais alterações para voltar a ter personalidade. Não há meia solução. Achar que fulano ou beltrano resolvem é enganar a si mesmo. Ontem ouvi de dois atletas consagrados (um treina o Avaí e outro joga no Palmeiras) que o ideal é entre 21 e 23 atletas no plantel. Depois destas pedreiras teremos Flamengo, Atlético – MG, Botafogo, Vitória, Náutico, Fluminense e Goiás. Mesmo sendo pró Douglas não creio que só uma andorinha faça verão. Outras mudanças se fazem necessárias e partes das soluções estão em casa. Roberson, Pessalli, Mithyuê, Saimon, Mário, Ricardo, Emerson, Isael ou algum outro podem ser a solução. Contratar por CD, ter visto uma ou duas vezes ou DVD dá em mais problemas e despesas. O Rafael achou o Romário gordinho. Quem sabe com 17 anos, levando alguns treinos puxados não fica delgado.

    ResponderExcluir
  2. Ilgo, o empresário do Douglas Costa mora na Itália. É por isso que os "interesses" só aparecem por lá.

    ResponderExcluir
  3. Só um detalhe, qualquer um que tenha acesso a internet sabe que essas notícias não saem do nada. Há foruns de discussão de torcedores ingleses, o próprio youtube e outros canais que volta e meia levantam este assunto. Torcedores falando no Douglas e nas declarações do Fergusson. Seria muita imaginação acreditar que o empresário do Douglas Costa paga os jornais para darem determinadas notícias. Ou será que essas coisas acontecem por aqui também? Será que os jornais de Poa recebem para noticiar certos interesses?
    MUdando de assunto, o sandro vai ou não vai?

    ResponderExcluir
  4. O Sandro que tu fala Rafael é o Sandro Henrique Alves Soares? Se for, parece que o guri vem gastando a bola e Autuori o puxou para treinar com os profissionais. Para os padrões gremistas até estranho, pois só tem 1,67. Hoje treinou e foi o destaque do treino. O problema é treinar, treinar e não jogar. Perde o gás. Em minha opinião urge o Grêmio B e um cronograma de jogos para dar ritmo e cara aos que estão na fila. Segundo consta o Corinthians estaria repatriando o Lucas Leiva. Deve ser pedido do Mano que viu a pátria em perigo com as reposições após as vendas. Para o Grêmio não é bom e sim se a transferência fosse por valorização e briga de grandes clubes trazendo mais receita.

    ResponderExcluir
  5. Terá Collor o rabo de Simon preso?
    — Evite pronunciar meu nome nessa Casa porque na próxima vez que eu tiver que pronunciar o nome de vossa excelência nesta Casa gostaria de relembrar alguns fatos, alguns momentos, talvez extremamente incômodos para vossa excelência — disse Collor.

    ResponderExcluir
  6. O grande capitão sub 17 Gerson Fraga Vieira comandará o Brasil na VII Copa Internacional de Sendai; também segue na delegação buscando vaga de titular o grande volante Émerson Gustavo Pinto dos Santos. A duvida é se Émerson atuará como volante, meia ou meia atacante. Com 1,78 vamos ver onde Nizzo após contato com a fera o posicionará.

    ResponderExcluir
  7. Este é um torneio e não copa. A moto vermelha vai virar verde...

    ResponderExcluir
  8. Francisco:
    o Collor é um bravateiro, não merece crédito (só do Lula). ele falou isso e o simon pediu ao fundo que ele dissesse logo o que era. O Simon insistiu. o Collor disse que faria no momento que quisesse.
    é um cascateiro. por favor, evitemos de citar certos nomes aqui, é um boteco, mas é uma casa de respeito.
    Ah, não é censura. se quiser pode falar, eu mesmo falo de vez em quando, depois de beber umas e outras eheheheh

    ResponderExcluir