terça-feira, 25 de agosto de 2009

É o que lhes cabe nesse latifúndio

Sem D'Alessandro e Nilmar, o Inter se tornou um time comum, em nada superior aos que brigam pelo título. No começo do campeonato, era apontado favorito por muita gente, inclusive por mim. Nos últimos jogos, com as constantes alterações e sem um jogador sequer capaz de desequilibrar como os dois citados, o time ficou irregular. Tite ainda busca manter a estrutura vencedora, mas falta a qualidade que sobrava e que criou nos colorados uma expectativa de que o Inter seria campeão até com um pé nas costas.

Contra o Palmeiras, na derrota por 2 a 1, o Inter fez o que estava ao seu alcance. Perdeu porque o Palmeiras foi superior. O resultado em si é até natural, mas na curva descendente cada ponto perdido é um drama. O Inter está caindo gradativamente no campeonato. Outros times já subiram e caíram, até aí tudo bem, é normal num campeonato tão disputado e tão longo.

Contra o Santos, na Vila Belmiro, onde, assim como o Grêmio o Inter se torna um cordeirinho, o Inter terá de fazer o que nunca conseguiu ali: vencer. Neste ano, o Santos até quem tem perdido demais em seu campo, o que levou Luxemburgo a cobrar só vitórias a partir de agora nos jogos em casa. Sobrou para o Inter.
Se o Inter jogar sem medo, ser ousado sem se expor demais, vence o Santos. O time do Santos é apenas razoável. Disputa uma vaga na Sul-Americana, mais nada. O G-4 é apenas um sonho delirante, febril.

Agora, se o Inter perder, a situação para o técnico Tite começará a ficar insustentável. Domingo, o adversário será o Goiás, que neste ano tem tudo para garantir ao menos uma vaga na Libertadores. Com Fernandão, o Goiás é capaz de vencer o seu ex-clube em pleno Beira-Rio. E isso, se ocorrer, fará a casa cair, inevitalmente. Ninguém conseguirá segurar Tite, para alegria da grande maioria dos colorados que nunca engoliu sua contratação.

Por outro lado, o Grêmio se reforça. Se for confirmada a contratação de Leandro, com Lúcio confirmando que está bem e com o garoto Mithyuê voltando, o Grêmio terá um time mais competitivo, potencialmente semelhante ao do Inter. Ambos, então, irão disputar vaga na G-4.

É o máximo que lhes cabe nesse latifúndio.

4 comentários:

  1. Não entendi o delírio dos 16 milhões de euros. Era tão óbvio que o valor não era esse.
    Mithyuê não pode ser considerado reforço. Ele estava a pouco tempo no Olimpico, vinha fazendo trabalho de adaptação aos gramados. É cedo apontar ele como diferencial imediato.
    O Grêmio não ganhou do santos porque se acovardou. Esse santos é muito ruim.

    ResponderExcluir
  2. URGENTE. O Fernandinho, que destruiu o thiego em barueri, esta sem clube. Não seria muito melhor do que o leandro???

    ResponderExcluir
  3. O Gremio tentou o Fernandinho e não conseguiu. Se tentou com determinação, não sei.

    ResponderExcluir
  4. Esse fernandinho deve estar fazendo as malas para a Europa. Ou talvez um grande de sp, tipo o corinthia, que ninguem sabe como tem dinheiro sobrando para contratações.

    ResponderExcluir