quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Política gremista em ebulição

O Grêmio é um marasmo em ebulição. Não acontece nada, mas ainda assim o clube está em efervescência. É um vulcão adormecido, pronto para explodir.

O primeiro sinal aconteceu hoje. Evandro Krebs, assessor da presidência, se desligou. O vulcão começou a se manifestar.

Krebs para quem não sabe é o responsável (ou o culpado, depende do ponto de vista) pela ascensão de Duda Kroeff ao poder.

Ele conseguiu unir seis movimentos do clube em torno da candidatura de Duda. Não foi difícil, porque todos queriam o fígado do ex-presidente Paulo Odone, sobrando para o seu candidato, o Antônio Vicente Martins. Até o ex-presidente Fábio Koff deu sinal de vida no Olímpico, aparecendo para apoiar o candidato do G-6.

O que está doendo nesse pessoal todo é que Duda Kroeff virou as costas ao movimento que o apoiou. E mais: tomou uma decisão que parece provocação: manteve o sr. Luís Onofre Meira no futebol. Pior, no comando do futebol.

Depois de 17 anos do clube, Meira hoje é o titular do futebol gremista. E Meira, para quem não se tocou ainda, é remanescente da gestão Paulo Odone.

O movimento que elegeu Duda queria o afastamento de Meira, o que seria natural depois do rotundo fracasso dele (ao lado do sr André Krieger, que picou a mula após o vexame protagonizado durante a Libertadores, uma das coisas mais absurdas que eu já vi no futebol) na temporada.

Sabe-se lá por que, Duda bancou Meira, e assim desafiou seus apoiadores. Duda está brincando com fogo.

Sempre defendi que ele deveria assumir o comando do Grêmio, ouvindo todas as facções, tudo bem, mas tomando a decisão por sua cabeça.

Eu só não imaginava que da cabeça do presidente fosse sair esse tipo de decisão, totalmente contrária ao bom senso.

Se eu fosse o Lula, usaria aquela palavra para definir a decisão de manter (e promover) Meira, contrariando as correntes que o apoiaram, e, principalmente, contrariando grande parte da torcida.

A saída de Krebs foi apenas o primeiro sinal de que o vulcão pode entrar em erupção. É situação brigando com situação.



ENQUANTO ISSO...

Contratações de peso (Hugo e Borges são consideradas de peso pela direção e parte da torcida, todos neófitos de futebol) seriam anunciadas logo depois do campeonato. Agora, ficaram para a virada do ano. Enquanto isso, é anunciado o glorioso Ferdinando. Marquinhos, cérebro do Avaí, é ignorado. Léo está indo, Douglas Costa pode ir, e por aí vai. Menos mal que Réver ao que parece vai ficar. Maurício, do Palmeiras, é um bom zagueiro. Nervosinho, mas é bom.

5 comentários:

  1. Ilgo, para os padrões atuais do futebol brasileiro, Hugo e Borges são jogadores de peso sim, dois jogadores que foram protagonistas de um título nacional por um grande clube como o São Paulo em 2008, são jogadores importantes considerado o padrão atual do futebol nacional. Podes responder que atualmente os dois são reservas do São Paulo, mas o Marquinhos do Avaí, que tu fez menção no post, sequer fardava no São Paulo e no Atlético Mineiro. É muito fácil só criticar, acho que essa direção faz muita burrada, mas as contratações do Hugo e do Borges são acertadas e possuem um peso considerável no mercado nacional. Quando o Diego Tardelli, reseva no Flamengo e que nunca se firmou no São Paulo foi para o Galo, será que teve gente criticando a contratação, alegando que ele era reserva do Mengo? Claro que sim, porque é fácil criticar por criticar, difícil é conseguir enxergar potencial num jogador. Ilgo, pra ti, o que seria uma contratação de peso,melhor que Hugo e Borges, e que o Grêmio fosse capaz de pagar? Só não me vem com William e Val Baiano, PELO AMOR DE DEUS...

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu concordo quase totalmente com o Ilgo nessa. O Hugo eu até acho bom jogador, mas nunca pode ser a solução. O Borges eu tenho dito sempre que não tenho uma opinião formada, mas acho que pelo valor anunciado é insanidade.

    ResponderExcluir
  3. Deixando claro, nunca gostei desse Duda, desde a primeira entrevista. É um sentimento apenas, não sei explicar. Fora algumas declarações dele.

    ResponderExcluir
  4. pessoal, o Hugo é bom jogador. ponto.
    agora, é preguiçoso, omisso, se esconde do jogo, não chama o jogo para si.
    para a função dele tem o douglas costa e o souza, talvez o roberson.
    é claro que é um acréscimo, mas NUNCa PRA SER TItular de um time que queira ser campeão brasileiro.
    ele pode vir, mas acho que há outras prioridades.
    quem vai ser o articulador? O Hugo?, pelamordedeus.
    Melhor tentar com o Marquinhos
    ou buscar o Ibson, ou o valdivia.
    sobre o borges, tem uma duzia por aí mais em conta.

    ResponderExcluir
  5. Pois é Ilgo, temos opiniões diferentes, não vi esse Hugo omisso em 2006 no Grêmio, tanto é, que sua saída, foi muito lamentada pelos gremistas.Já o Borges, pra mim, é um bom atacante, melhor que a média...
    Nos resta agora esperar e ver como esses caras irão se sair no tricolor...

    ResponderExcluir