terça-feira, 9 de março de 2010

A bandeira de Walter

O destrambelhado Walter disse coisas importantes, e, para mim, surpreendentemente lúcidas em sua entrevista à rádio Gaúcha, domingo, reproduzida na ZH.

Ele tocou o dedo na ferida nessa relação do jogador cria da casa e do que vem de fora.

Não disse nada de novo, mas mostrou algo elogiável, a indignação diante dos privilégios que os jogadores contratados têm na relação com a gurizada.

Por exemplo: ele esperava ter mais oportunidade nesta temporada. Aí, quando veio o Kléber Pereira ele concluiu que continuaria na fila. Segundo ele, seria o sexto atacante.

Ele deve ter pensado: se não me valorizam aqui, melhor ir embora. É claro que algum empresário esperto se aproveitou dessa revolta de Walter, botou pilha nele. O resultado todos sabem.

Outro aspecto interessante: o técnico Fossati criticou o jogador logo depois do jogo contra o Emelec, no qual Walter entrou e salvou o time.

Fosse Walter um Edu, por exemplo, Fossati faria a crítica?

Jogador prata da casa, jovem, sempre é mais cobrado.

Quando um guri entra no time, muitas vezes porque não tem ninguém mais pra jogar, precisa dar uma resposta ótima, excelente. Já os 'talentos' importados recebem todas as chances, e mais um pouco.

É o caso de Joílson, que estava fora dos planos depois de ter fracassado, e de repente virou titular, inclusive jogando um Gre-Nal.

Fazem isso com um guri da casa?

A sequência de jogos tão necessária muitas vezes é sonegada aos jovens oriundos da base.

Penso que a revolta de Walter tem muito desse aspecto que envolve o guri querendo espaço, consciente de sua capacidade, mas que pela frente uma barreira quase intransponível, enquanto outros de futebol inferior são titulares ou estão sempre entre os principais do grupo. Edu é um exemplo disso.

Sem contar a questão salarial. Qualquer um que vem de outro clube ganha muito, mas muito mais, que um guri da base.

O Ferdinando, por exemplo, será que ele não ganha mais do que o Adilson?

O Renato Cajá chegou aqui ganhando 50 mil mensais. O Walter ganha 15 mil.
Então, meio sem querer e, claro, pensando apenas em sim mesmo, Walter levantou uma bandeira pela valorização dos jogadores formados em casa.

Não duvido que outros jovens assumam também essa bandeira e passem a cobrar mais fortemente melhores oportunidades e, pelo menos, igualdade de tratamento aos jogadores que vêm de fora.

QUESTÃO DE ORDEM

Só pra não deixar transitar em julgado. Tudo indica que as lesões musculares são mesmo resultado de uma preparação física inadequada. O Grêmio contratou o Paulo Paixão, mas ficou com o Anderson. Será que o Dunga aceitaria isso: não o Paulo, mas o Anderson?
Eu me lembro que o falecido Telê tinha um filho, o Renê. Imaginem: o clube contratando o Telê, mas levando o Renê. Não pode dar certo.

EM TEMPO

Abraço a todos e grato pelos cumprimentos. Tem um boi corneta na linha dizendo que eu fiz 60. Falta muito. Agora, o Chico Izidro é impressionante. Tinha 35 anos quando entrou no jornal, isso 15 anos atrás. Hoje, ele aplica que não chegou aos 40.
Sobre programa na TV é uma ideia boa, já pensei sobre isso, seria um programa sobre blogueiros e seus amigos. Falando de futebol e outras coisas. O problema é grana para alugar espaço. E eu sou péssimo vendedor.

9 comentários:

  1. Fizeste aniversário dia 8, Ilgo? Fiz dia 9! Parabéns para nós. Concordo, em parte, com o que disseste sobre o Walter e a valorização dos garotos. O grande mote na jogada é a tal da experiência. É verdade que precisam botar um pouco mais de confiança na rapaziada, mas são eles quem protagonizam lances como o do Leandrão, na final do Inter com o Corinthians, ano passado, e, até mesmo, o próprio Walter, que não foi expulso contra o Emelec por insanidade do juiz. Abraço! (Fabrício Coelho)

    ResponderExcluir
  2. Acho q deves ter um pouco mais de responsabilidade qndo criticar o trabalho do Anderson. Não acredito q esteja fazendo nada de muito diferente em relação ao q o Paulo faria. E tua comparação à função de técnico é completamente descabida. Como tu provavelmente sabe, são funções bastante diferentes dentro do dia a dia do futebol. A função de técnico é muito mais personalista, individual do q o preparador físico. Mas isso deve saber, não é?

    ResponderExcluir
  3. Ilgo, para o Wianey a culpa das lesões é o calendário do Gauchão. Paixão é intocável, indubitável, iquestionável.
    Véio ridículo!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Ilgo; tens feito revisão no bobo (coração)? Mas falando de futebol e o assunto do momento “LESÂO” estava olhando a relação do Corrêa no CP. HUGO, BORGES, LEANDRO, LÚCIO, SOUZA, OZÉA e ROCKEMBACH. Ao que tudo indica Hugo e Borges que vinham da metodologia do Carlinhos Neves pode ser fadiga assim como Leandro. Os demais é caso diferente, pois Lúcio e Souza foram joelhos e Ozéa apendicite e Rockembach acidente. No Alegrete quando guri tudo se tratava com salmoura quente e tala de taquara. Cada preparador usa uma metodologia universal e complementa com seus “estudos” e invencionices onde mora o perigo. Eu nunca escuto um médico sem ter mais 2 avaliações, pois eles erram e muito. Na média fico com o tratamento mais simples para não correr risco. Chá, canja e repouso não fazem mal. Conversei com 2 pessoas da área e ambas concordam que a mudança de clube e metodologia (preparador físico) de trabalho tem 90% de probabilidade de ser a causa das lesões musculares. Isso não quer dizer que A ou B sejam melhores e sim que quem pula sempre 10 vezes ao pular 15 pode ter distensão.

    ResponderExcluir
  5. Ilgo; poderia pedir ao Corrêa para fazer uma entrevista com o Emerson Rosa e divulgar no fim de semana. Já deve estar recuperado da cirurgia.
    O Julio Cesar de Paula Muniz Junior é mais um gremista a reforçar o Juventude. Se os preparadores do Grêmio temem o frio e chuva da serra para treinarem no período da copa recomendo as termas de Mossoró. É quente, chove muito pouco e as águas termais são ótimas para recuperar musculaturas além de poucos locais para fuga de algum festeiro. KKK Com a provável venda do Mário na próxima janela já é bom ir planejando quem ocupará a vaga.

    ResponderExcluir
  6. Ilgo, porque Nilmar, Sóbis e Pato nunca se rebelaram?
    Prá mim Walter não tem nenhuma defesa ou justificativa.
    Tem que levar chibatadas sim. Disciplina é fundamental. Esta anta estava entrando no time aos poucos. Em breve veríamos o que seria do guri. E vou te ser bem honesto; ainda não vi 10% do que falam dele dentro de campo. Leandro (sem o Damião, pelamordedeus) mostrou mais do que ele por enquanto...
    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  7. É verdade Chicão/Cremonese/André (heheeh, Cremonese pq teu time ganhou algo lá com as "Bases", hehehe). Mas tens razão, o Walter não mostrou M nenhuma até, além daquele passe sem querer q deu p um gol de uma partida q não decidiu M nenhuma.
    E se ele é coitadinho perto dos que vem de fora, ora, ele TAMBÉM veio de fora, e os guris que estavam lá e que CONTINUAM lá nas BASES? Ganhando, quando muito, o dinheiro da passagem?
    Ah, aí o Waltinho, pobrezinho, deve achar "É, mas eu fiz por emrecer...".AH, é? E os MEDALHÕES? Não fizeram nada pra merecer mais que ele o pobre Waltinho?
    Deixem esse BABACA de molho por 4 anos, pra ver o que é bom p tosse.

    ResponderExcluir
  8. O Alemão me criticou porque critiquei o Anderson Paixão. Não vou entrar no mérito. Só faço uma pergunta:
    O Anderson, com o currículo que tem e sem o sobrenome Paixão, seria contratado para treinar um grande time?
    Ele até pode um dia provar que é tão bom quanto o pai, mas por enquanto é muita responsabilidade pra ele.

    ResponderExcluir
  9. Hoje alguns dos grandes medalhões fracassaram e foram vaiados. Kaká depois que casou perdeu a virgindade e a força. KKKKKKKK Cris deu uma pegadinha no Kaká que desabou e desandou os merengues do Real no empate com o Lyon. O Manchester acabou com a banca do Milan. O goleiro do Milan é fraco de doer assim como a zaga. Juro que não entendo o Fluminense. Querem contratar fim de carreira como Tinga e vendem pratas como Maicon e Wellington Silva. Walter para quem não sabe segue o mesmo caminho de Carlinhos Bala, Kuki e Rosembrik se não souberem levar perdem todos. O Francisco Noveletto aparentemente é o único que sabe levar o guri. Quanto mais a imprensa bater e a namorada passar as informações pior fica. Walter tem mais potencial de goleador que o Pato, mas a cabeça de um Mané Garrincha menos letrado. Não vamos e encontramos o Adriano e o Maxi Lópes na sombra da figura feminina.

    ResponderExcluir