quarta-feira, 3 de março de 2010

Grêmio e Inter arrancam bem

O Grêmio teve um começo arrasador, com Maylson fazendo 1 a 0 com muita categoria após um belo passe de Jonas. Depois, o que se viu foi o Avenida partindo para cima. Deu espaço, e o estreante Edílson aproveitou, invadindo a área e batendo forte, cruzado. (No final, Edilson ainda cruzou na medida para Jonas fazer 3 a 1.)

Quando se desenhava a goleada, o lanterna do Gauchão reagiu. Victor fez três grandes defesas, mostrando que o sistema defensivo tricolor continua frágil. Após muita insistência Fábio Pinho descontou com um golaço. Um chute violento, indefensável.

O Grêmio não jogou com seu time titular, e isso pode servir de atenuante para as dificuldades encontradas. Entre os “reservas” havia Adilson e Willian Magrão, titulares para nove entre dez gremistas. A desfalque mesmo é Borges, porque William, talvez por falta de ritmo, voltou a jogar um futebol apenas discreto.

INTER

O Inter pegou um adversário frágil pela frente e fez o que deveria ser uma rotina nessa situação: aplicou uma goleada. Mais do que isso, o Inter não deixou o Santa Cruz esboçar reação, controlou o meio de campo, esteve firme atrás e foi eficiente nas finalizações.

No primeiro tempo, faltou mais velocidade na execução das jogadas e melhor qualidade no passe final. No segundo, quando Mazaropi avançou um pouco mais seu time na delirante esperança de reação, o Inter foi soberano, e os gols fluiram ao natural. Para completar, o técnico Jorge Fossati deu sinais de flexibilidade em relação ao esquema com três zagueiros. Talvez ele não seja tão radical em sua preferência pelo 3-5-3, o que já é algo para ser comemorado.

Alguns colorados manifestaram estranheza pelo fato de ele enfrentar o modesto Santa Cruz com três zagueiros, mas é preciso treinar e testar essa estrutura de equipe. No final, o Inter tinha em campo o 4-4-2, com Índio e Sorondo na zaga, e Bolívar e Juan nas laterais.

OS HERMANOS

A Argentina bateu a Alemanha por 1 a 0 (gol de Higuaín, foto) em Munique. Os alemães estavam invictos há dez jogos. Está certo que a Alemanha já não é a mesma, mas o Brasil também já não é o mesmo. Idem a Argentina. Está tudo muito nivelado.

Há quem destaque a Espanha, mas tenho lá minhas dúvidas. A vitória da Argentina mostra que os nossos vizinhos não estão tão mal quanto faziam parecer. O contestado Maradona estava eufórico. “Mostramos contra uma grande equipe que estamos vivos”, desabafou. Sim, a Argentina está viva para o Mundial.

11 comentários:

  1. Olá; o pessoal parece estar de ressaca, pois não postaram nada até agora. Até que gostei do Edílson, mas continuo querendo ver o Spessato com uma seqüência. Temos bons volantes, mas esta faltando quem resolva e segure o meio. Ninguém sentiu a falta e até melhorou com a saída de Rochemback. Collaço com jogos e confiança em minha opinião é titular. William chegou atrasado em quase todas as jogadas por falta de ritmo, mas não sei se tem velocidade. Se contra o modesto Avenida me coloca Willian (Fernando), Rochemback (Adílson), Maylson e só o Hugo imaginem contra um Santos ou Cruzeiro. Com Bérgson e Mithyuê na velocidade e disposição dos guris o Avenida não teria atacado tanto. Rodrigo não me agradou e esta fora de forma. Mário ficou um pouco perdido no aguardo do Rodrigo. Quando tomou a iniciativa foi bem. Típico de falta de treino e posicionamento. Hugo não foi bem e não criou nada.

    ResponderExcluir
  2. Sem um homem que leia o jogo e saiba criar os espaços fica complicado. No momento tem sido Douglas este elemento, pois o Leandro até o momento da lesão não mostrou nada do que esperaram tanto dele. Lembrar de algumas jogadas e assistir DVD é bem diferente do dia a dia em campo alguns anos depois. Michel Bastos assim como vários melhora com o tempo e outros se acabam. Alguns viram bons vinhos e outros vinagre. KKKKK

    ResponderExcluir
  3. Continuo com minha inabalável convicção que Emerson seria a solução para 2010, pois daria tranqüilidade e faria o meio rodar e jogar. Matheus Magro seria o substituto para 2011. Fernando também vem me agradando e sempre que pode tenta finalizar. Gosto de jogador que queira ganhar uma partida e não só participar.

    ResponderExcluir
  4. Quando Fossati desembarcou em POA, eu estava convencido de que havíamos feito uma ótima opção. Pelo histórico do treinador e pelo fato de sair daquele circulo vicioso de treinadores brasileiros.
    Mas já não penso mais da mesma forma. Primeiro, pelo esquema adotado. Sempre fui contra o 3-5-2. Não confio neste esquema. Creio que se ganha um jogo com o domínio do meio de campo. De nada adianta ter 3 zagueiros e deixá-los constantemente expostos ao ataque adversário. Também creio que devam jogar os melhores, sempre. O Inter possui pelo menos 6 jogadores de alto nível para o meio de campo; W.Matias, Sandro, Guiñazu, Giuliano, Andrezinho e D’Alessandro (ainda tem o Tiago Humberto). É inconcebível que escolha-se apenas 3.
    Contra o Emelec o time cresceu muito quando mudou para o 4-4-2. Mas isto não é suficiente. Tanto que Fossati perdeu Indio, Eller e Danilo e “cavocou” outro zagueiro na base para manter o maldito 3-5-2 contra o S.Cruz. Não existe um plano B? Não existe alternativa? Se perdermos mais um zagueiro, Fossati fará o que? Vai improvisar um volante como zagueiro (se não me engano ele já fez isso)?
    Qual o treinador que não queria ter um meio de campo com Sandro, Guiñazu, Giuliano e D’Alessandro, com Andrezinho e W.Matias no banco?
    Só Fossati prá manter um destes 4 no banco. Espero estar errado, mas acho que não chegaremos a lugar algum...

    ResponderExcluir
  5. Francisco, qual Émerson tu te referes? O da seleção?
    Quanto ao William, achei muito ruim a atuação dele. Fez mais faltas que o Maxi Lopes e só não tomtou cartão pq o juiz aliviou muito os jogadores do Grêmio, na minha opinião. Dou desconto porque foi o primeiro jogo dele, mas não fiquei com confiança no jogador. Dificuldade no domínio da bola. Mas vamos esperar para ver. Maxi foi pessimo na estreia dele ano passado e depois evoluiu bastante.
    Gostei do garoto Fernando. Muito habilidoso, cria espaços para sair jogando. Lembrou o Rafael Carioca, mas menos marrento (parafraseando o Mancini).

    ResponderExcluir
  6. Com relação ao inter, concordo com o Cremonese. Pelo menos em boa parte. O 3-5-2 é bom para times fracos. Apenas 3 no meio quando se tem vários meias no elenco é desperdício.
    O William Magrão, ao sair do jogo, fez gelo no joelho direito. Talvez ainda esteja sentindo algo. Ele foi realmente mal ontem, lento e pesado.
    Rodrigo foi mal. Não espero muito dele. Acho que a zaga vai acabar sendo Mário e Ozéia, ou Mário e Rafa Marques.

    ResponderExcluir
  7. Cláudio; Emerson Ferreira da Rosa. O outro creio ser o baiano Émerson Gustavo Pinto dos Santos que joga com a 10 e que joga muito. Só necessita ter mais calma nas finalizações e rezar para ter uma oportunidade pois futebol tem.

    ResponderExcluir
  8. Rafael; todos os operados de joelho no passado estão com dificuldade e apresentando seqüelas. O canhoto Teco que formava a zaga com William praticamente foi alijado do futebol após a cirurgia. Mithyuê também andava com o joelho inchado e dolorido após treinos e não resistia a duas partidas. Alguns falam que o Mário não esteve bem na zaga. Observei bem a partida e só houve na minha visão indecisão de quem ia no lance e o Rodrigo pretendeu orientar a zaga. Quando Mário tomou a iniciativa foi bem e só um jogador leve e habilidoso consegue efetuar o desarme e dar as arrancadas e finalizações do Mário. Claro que após algum tempo na lateral é necessário uma readaptação e manter mais a posição. Treino é para isso. Se o Silas colocar Mário e Ozéia creio que possa dar certo, mas Ozéia a meu ver necessita perder peso para ganhar mobilidade.

    ResponderExcluir
  9. Uma pessoa com este currículo e gremista de coração: 1992: Grêmio-RS; 1993-1994: Botafogo-SP; 1994-1997: Grêmio-RS; 1997-2000: Bayer Leverkusen – Alemanha; 2000-07/2004: A.S Roma – Itália; 07/2004-18/07/2006: Juventus Torino – Itália; 19/07/2006-21/08/2007: Real de Madrid – Espanha; 22/08/2007-21/04/2009: Milan AC – Itália; 31/07/2009: Santos FC-SP. Mora em Porto Alegre e quer após parar trabalhar no futebol. Tem mais de 70 jogos pela seleção. Emerson Rosa.

    ResponderExcluir
  10. Anda feia a coisa para alguns dos ditos grandes e que muito investiram. O SP um dos que mais contratou medalhões foi vaiado sob o comando do descobridor de talentos Milton Cruz tendo o treinador titular na platéia após AVC. O Corinthians do chorão Mano sai do terrão e vai navegar em ondas nunca dantes navegadas num cruzeiro faturando e mostrando um marketing sem time. O Palmeiras faz Marcos querer largar a meta e o cabeça fraca do Diego Souza mais uma vez é expulso. Na Beira d’água os vermelhos ganham, mas não convencem e a torcida na fossa já pede a cabeça do Fossati. No RJ segue tudo como dantes entre vitórias e derrotas. Muricy virou sombra e assombra pelo R$.

    ResponderExcluir
  11. JHON JAIRO PALACIOS GRANJA saiu no BID hoje e ja pode jogar pela SER Caxias. Vamos ver como será seu desempenho.

    ResponderExcluir