domingo, 28 de março de 2010

Inter perde, Grêmio ganha: a velha gangorra do futebol gaúcho

Terminado o jogo no Centenário, com nova derrota do Inter, Fernando Carvalho e Vitório Piffero repetiram que o "foco" é a Libertadores, tentando diminuir a importância dos 2 a 0 (sexta partida sem vitória).

De tanto ouvir a palavra foco da boca dessa dupla 'que se acha' concluo que está faltando um bom oftalmologista no Beira-Rio. Mais até do que um técnico ou alguns jogadores verdadeiramente capazes.

Se o foco colorado é a Libertadores, e é mesmo, está tudo desfocado, a começar pelo planejamento colorado, que decidiu apostar num técnico estrangeiro quando se tem um histórico de que esse pessoal que vem de fora não dá certo por aqui.

Isso me lembra a direção do Grêmio no ano passado. Também planejou tudo errado quando começou a temporada com Celso Roth, sabidamente um técnico que morre na beira da praia.

Depois, com a contratação de Autuori, deixando o time com um interino durante 40 dias.

Conclusão: o Grêmio perdeu a Libertadores de 2009 por culpa de sua direção, e o mesmo vai acontecer este ano com o Inter.

Em tom de desespero, o vice FC na tentativa de unir o grupo, a comissão técnica, a direção e a torcida, declarou, como se o Inter estivesse sendo perseguido por algum inimigo invisível (talvez a imprensa que insiste em perguntar se Fossati cai):

- Ninguém vai nos derrubar -, afirmou o dirigente.

Acrescento: a própria direção está se derrubando.

Já a Criatura (Vitório Piffero, cria de FC) não perde a pose:

- Quero um Gre-Nal para ajeitar a casa.

VP até não deixa de ter razão: nem derrota em Gre-Nal conseguiria deixar a casa mais desajustada do que está, e, com sorte, muuuuita sorte, o Inter até poderia vencer.

Agora, sorte é o que o Inter não vem tendo. Teve chances para empatar o jogo com o Caxias. Mas a bola sempre encontrou um caxiense pela frente. Grande atuação do zagueiro Anderson Bill e também do goleiro Wellington.

Além do mais, o que os adversários têm acertado de chute lotérico contra o Inter é impressionante. O Edu Silva acertou o chute de sua vida.

O Inter levou 3 a 0 do Zequinha no 4-4-2. Voltou ao esquema de três zagueiros e levou mais dois.

O problema não é o esquema, é a falta de qualidade, conforme escrevi antes do jogo.

FECHANDO A CONTA

O Grêmio fez a sua parte. Fechou 50 jogos de invencibilidade no Olímpico. Não é pouca porquera, não. Poderia ter goleado o Esportivo, ficou no 2 a 0 graças ao goleiro Caio, emprestado ao Esportivo.

Willian Magrão mostrou que está de volta. Fez um gol e jogou bem. Mithyuê fez bela jogada no gol de Maylson, o sexto dele no Gauchão. Cada vez mais titular.

Jonas segue esbanjando futebol. Imaginem quando Borges voltar.

O Gauchão é engana-bobo, mas que o time está mostrando um crescimento impressionante, está. Tem um time titular e várias opções de qualidade.

Quando defendi a contratação do Silas até que eu não estava tão errado.

10 comentários:

  1. Continuo achando o Silas insuficiente, espero estar enganado. O gauchão pode ser o que for, só sei que está dando ao Grêmio a chance de criar opções (Mithyuê, Maylson, Bérgson) para o brasileiro.
    O FC está desesperado pois é ano de eleição. O inimigo invisível deve ser um fantasma.
    Francisco, continuo achando esse Romário aí ruim.
    Ah, muito bonitos os dois gols do caxias;

    ResponderExcluir
  2. http://3.bp.blogspot.com/_h_-JsQj19o0/S7APOmuu-OI/AAAAAAAAAIg/mSTxoPIad2k/s1600/_DSC3939.JPG

    Pronto, agora teu nome já tá na história!

    ResponderExcluir
  3. Ilgo, se tu defendeu a contratação do Silas, por que meteu pau no cara no início de março?

    ResponderExcluir
  4. Tá de brincadeira né Ilgo? Criticou o EXCELENTE Borges e pediu a contratação desse traste chamado William. Quando tu erra fica quieto, né? Um pouco de humildade, por favor. O leitor é esperto, não esquece. Comentários assim diminuem a credibilidade do jornalista. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá; penso que para quem assistiu atentamente à partida do Grêmio notou semelhança entre as jogadas do Bérgson e do Mithyuê. Lamentável foi a saída do Mithyuê por falta de pernas. Gostaria de ver ambos criando jogadas. Fica visível para quem tem dúvidas a importância de jogos para ganho de ritmo e pernas (Mithyuê) ou terminam sendo jogador de ½ partida. Não há como negar que Rochemback é ex jogador e insistir além de barrar alguém prejudica a equipe e custa R$ caro. Na minha forma de ver o goleiro vermelho falhou feio e este fim de semana foi de falhas homéricas pelo Brasil. Cotaram uma asa do Pato Abbondanzieri e ele ficou só olhando a pomba sem asa do Edu Silva. Parecia um Pato preso ao chão. Como diz um amigo: pato gordo não avoa. KKK Maylson e WilliaN ainda estão com as pernas presas por falta de jogos. Jonas e WilliaM criam confusão, mas na hora da briga (gol) correm. Vão perdendo gols assim que depois Borges chega e acaba com a festa. Centroavante que perde gol deveria ter de pagar multa e a dupla do Grêmio ficaria devendo salário. Vão ser ruim assim la na beira d’água. Na falta de talento e quem tenha sangue frio bota um guri como o Romário ou o Mamute e já vai preparando para o amanhã.

    ResponderExcluir
  6. As pessoas tem de entender que tudo tem fim e que alguns jogadores foram bons, mas a idade é implacável. Pato Abbondanzieri, Rogério Ceni, Marcos já não “avoam” mais e tem de dar lugar aos mais novos. Todos sabem do sonho de Victor R$ em jogar fora e tem de iniciar um revezamento para definir o substituto e dar ritmo ao mesmo. Ficar esperando é que não resolve. É nítido que houve erros de avaliação no Olímpico para permitir a contratação de alguns jogadores e que o olho de Rospide é CURTO. Treinador a meu ver é aquele que deixa o jogador a vontade em campo e observa suas características e aos poucos vai arrumando seu posicionamento, mas todos vêem o resultado. Dorival pelo que fez no Sport, Vasco e Santos me parece ser o CARA. Se havia uma pré disposição de implantar o 4 4 2 no Grêmio deveriam cobrar do Andrey as escalações. A diferença é que nem todos os clubes dão liberdade e bons jogadores ao treinador e ai o trabalho muitas vezes fica prejudicado.

    ResponderExcluir
  7. Eu sabia que os Fiscais da Coerência viriam com tudo.
    Seguinte, defendi a contratação do Silas. Critiquei quando ele cometeu um monte de besteira, e disse claramente que Ferdinando terá de ir para o banco quando Willian Magrão voltar em plena forma.
    Pro Gauchção, o Ferdinando está bem, ainda mais sem o FR como era antes na fase em que o time tomava gol em cima de gol.
    Borges - sim, eu já escrevi que subestimei o Borges, não omiti isso. Ele me surpreendeu positivamente. Quero ver se nçao é só coisa do gauchão (lembrem de Taison e alex mineiro).
    William defendi pq acho que o time precisa de um centroavante assim, além de ser barato em comparação com um Kleber Pereira, por exemplo.

    ResponderExcluir
  8. 1. não dei pau no Silas no início, só qdo ele insistiu com o FR e voltou a aproveitar o Joilson (que alias estava no banco no último jogo).
    2. critiquei o Silas por não usar melhor e mais os jogadores da base, como o Maylson.
    3. O EXCELENTE Borges me surpreendeu. Engraçado que ninguem elogiou o cara qdo. ele perdia gol feito no começo.
    4. O Borges mostrou que é um grande goleador no Gauchão. vamos ver depois nos grandes jogos. tudo indica que irá confirmar, mas isso já aconteceu antes com o Taison e com o Alex Mineiro, entre outros menos votados.
    5. indiquei o Willian por entender que todo time precisa de um atacante aipim nem que seja para ficar no banco. além disso, é um jogador barato.
    Até mais Fiscais da Coerência. Continuem atentos.
    agora, um chope pra descontrair.

    ResponderExcluir
  9. Ilgo, só pra esclarecer que não fui eu o "fiscal da coerência"! Só cometesse uma injustiça: Eu sempre elogiei o nego Borges, até quando ele estava perdendo gols fáceis, e outra, o cara já foi goleador do São Paulo em campeonato brasileiro, pode ficar tranquilo, não é jogador só de gauchão.

    ResponderExcluir
  10. Só pra constar que eu também elogiei a contratação do Silas e depois pedi a cabeça dele, portanto nem teria moral de cobrar ninguém. O meu único trunfo, é a questão centroavante,disso conheço, pois sou centroavante de área, e já marquei 400 e poucos gols, a maioria de canela, meu estilo é parecido com o do William, infelizmente, mas estou numa fase melhor... ehehhehe

    ResponderExcluir