domingo, 21 de março de 2010

Jonas cada vez melhor, ainda mais com Mithyuê por perto

Jonas marcou dois gols e perdeu outros tantos. Revelou outra habilidade: a cobrança de falta com bola colocada, ao estilo do RG dos velhos tempos e do Zico, de tempos ainda mais distantes.

Fico pensando nos colegas e naqueles que riram e discursaram contra mim quando disse no programa Cadeira Cativa, da Ulbra, que Jonas era um jogador do tipo do Nilmar.

Ou seja, um atacante que não depende apenas do time e de um esquema para ele. Mas um jogador que tem qualidade para criar jogadas tanto para si mesmo como para os companheiros. Borges que o diga.

Ontem, mais uma vez com uma parceria fraca (William empacou quase todas as jogadas do ataque), ele ainda conseguiu se destacar. Perdeu uma ou outra situação, é verdade, mas eu não esqueço que no ano passado, quando mais ou menos nesta época, Nilmar também perdia gols. Tanto que muitos colorados, alguns deles da imprensa, pediam Alecsandro como titular. O futebol tem dessas coisas.

Aí, o mestre Silas sacou do banco a solução. O time perdia por 1 a 0. Entrou o garoto Mithyuê. Foi um sol que iluminou o ataque gremista. Aliás, já havia ocorrido isso antes. O Grêmio chegou aos 3 a 1 com facilidade. Dois de Jonas e um de Maylson, que, repito, em breve irá brilhar no futebol europeu. Ele ainda perde gols com naturalidade impressionante, mas arrisca, chuta de qualquer distância, e acabou marcando um belo gol sobre o Ypiranga. Titularíssimo.

SAIDEIRA

No finalzinho entrou William Magrão, o titular que está faltando. Poderia sair Ferdinando. Mas saiu Douglas, o cara que arrumou o time para o Silas. Um dia ainda veremos o Magrão entrando no lugar de um zagueiro, na lateral, no ataque e até no gol, mas nunca no lugar de Ferdinando.

FECHANDO A CONTA

O Inter, titular, ficou no empate com o Pelotas: 2 a 2. Foi um resultado criminoso. O Inter foi melhor e mereceu vencer. Teve um gol anulado, lance polêmico. Duro de engolir para a torcida no Beira-Rio, pior que undebergue com limão e sal, foi o gol do Gavião no finalzinho. Muriel bateu forte a cabeça na trave. Mas ninguém deu bola pra isso. Não ouvi nenhum repórter referir que o goleiro poderia ter se machucado com gravidade. O gol estava acima de tudo.Depois, vaias para Fossati. Também, tirar o Giuliano para colocar Bruno Silva é pedir.

12 comentários:

  1. Ilgo,uma humilde correção: Quem saiu para a entrada do Magrão foi o Maylson.
    Só lembrando que o matador Borges fez vários gols por iniciativa própria, tem capacidade para isso também, e claro, também foi servido pelo Jonas, que está muito bem mesmo, temos um bom ataque, Jonas e Borges, e pelo menos uma ótima reposição, Mithyuê, e quem sabe o Bérgson também tenha oportunidades e confirme suas qualidades demonstradas na base.
    AGORA A CORNETA: ILGO, TU CONTINUA ACHANDO O WILLIAM E O VAL BAIANO MELHORES QUE O BORGES? EHEHE
    Abraço e vô tomar uma Patrícia para comemorar a nossa liderança e a crise que está batendo na porta do aterro.

    ResponderExcluir
  2. - Jonas tá jogando muito bem, mas tem que parar de ser fominha e as vezes tem que olhar os outros jogadores mais bem posicionados;

    - William é um jogador médio, mas fica mais difiil de aprecer seu futebol quando o resto do time boicota sua principal jogada: a bola aérea. Várias vezes ele estava sozinho na área ou com apenas um marcador e não alçavam a bola para ele;

    - Mithyuê é melhor que William, de longe;

    - Douglas é craque. Joga em qualquer time brasileiro, dono da camisa 10. Maior acerto do Meira, junto com a vinda do Borges. Pontos para o Meira.

    ResponderExcluir
  3. É verdade, o Meira cometeu muitos erros, mas temos que admitir que as contratações do Douglas e do Borges foram acertos extraordinários do Meira,quantos times por aí possuem um matador no ataque e um armador como o Douglas? e lembrando que os dois possuem contratos longos com o Grêmio.
    Boto muita fé no Leandro também, pena que ele está numa fase de lesões, mas quando se recuperar, aposto que pelo estilo de jogo, se tornará ídolo da torcida, tem boa técnica, raça e é polivalente, espero que tenha sequência de jogos.
    REFORÇANDO O QUE DISSE O CLÁUDIO: DOUGLAS É CRAQUE!! Só noto que não é muito badalado pela imprensa, se jogasse no Inter...

    ResponderExcluir
  4. Só para contrariar. O gol + bonito do fim de semana foi o do ex gremista Felipe Mattioni (Mallorca) e que realmente pretendeu e fez o gol ao contrário de um endeusado que até placa recebeu recentemente. Mithyuê para quem não o conhecia já mostrou + serviço que o sonho de Meira (Leandro). Outro que tem muito + potencial e que não vem tendo a oportunidade é o Bérgson. Basta botar o guri 3 partidas e será mais falado que o Anderson, pois tem mais fôlego fome de bola e futebol além de gostar de marcar gols. Um 4 3 3 com Mithyuê, Borges (Jonas) e Bérgson com Adilson ou Willian (Matheus) Maylson (Bruno) e Douglas dá para encarar os meninos da Vila. Como o jogo é jogado e um dia diferente do outro a Macaca deitou e rolou no Porco. Dos 3,5 milhões gastos por Meira mensalmente basta cortar Rochemback, Hugo, Souza, Joilson e Ferdinando. Enquanto a imprensa e dirigentes temem colocar garotos o Romelu Lukaku, de 16 anos (não tem cara nem corpo de 16 e sim de 23) é o goleador da Bélgica com seu 1,90 de altura e 94 kg. A diferença entre o Santos e os clubes do RS é que com a venda de 1 jogador do Santos da para comprar 2 a 3 dos gaúchos e sobra troco. Mário, Victor e Mithyuê valem juntos menos que Paulo Henrique. E ainda tem gente que duvidava do Mattioni como duvida do Spessato.

    ResponderExcluir
  5. Francisco, uma pergunta pra ti: Qual a posição preferencial do Bérgson? Pois noto que o Silas fala nele como um centroavante, mas pelo que me lembro dos poucos jogos inteiros que vi dele nas categorias de base, me parece que ele jogava mais como um segundo atacante e por vezes até de meia. Agora fiquei na dúvida, e ninguém melhor que tu para me responder essa questão. Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Sem colocar na fogueira não da para ver se o carvão é bom. O centroavante cearense com 1,85 Romário poderia ser testado pelo Silas, pois agora mesmo com as lesões e cartões fatalmente será necessário algumas substituições ao longo do ano. William com M pode até melhorar de rendimento, mas sem testar o Romário e só por treino não da para avaliar. Treino é treino e jogo é jogo.

    ResponderExcluir
  7. Um abração André; meia atacante pela esquerda ou o falso ponteiro esquerdo. É pouca coisa mais adiantada que o Mithyuê que prefere sair atacando. É a posição em que jogam o Robinho e Ronaldinho só que Bérgson assim como Mithyuê gosta do drible seco (curto) e velocidade na arrancada. Pessalli também gosta do drible curto, mas é mais 10 distribuidor como Douglas só que destro, mas prefere o lado esquerdo do campo. Já o Messi prefere a direita sendo canhoto assim como o Madson no Santos. Bérgson é um Anderson com mais fôlego velocidade e fome por gols em minha opinião. Comparando (Anderson Luis de Abreu Oliveira) 1,76 com 69 kg e (Bérgson Gustavo Silveira da Silva) 1,79 com 76 kg. Anderson sempre teve um problema com fôlego e respiração pela boca o que não ocorre com Bérgson e é mais alto e forte para encarar laterais e zagueiros. Eu não entendo o porquê de estar como centroavante no site assim como o Roberson (invenção do Roth e do Rospide) que agora no Juventude joga na posição correta de meia atacante pela direita. Claro que um meia atacante pode eventualmente jogar no centro, mas tendo gente de referencia no elenco “cada macaco no seu galho”. A mesma facilidade do Mithyuê no passe para o terceiro gol tem o Bérgson só que do lado contrário. Há por parte dos canhotos uma tendência de fechar pelo meio e só os bons conseguem chutar com a parte de fora do pé. Neto era um deles.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela aula Francisco, realmente é impressionante o teu conhecimento detalhado dos meninos do Grêmio, e pensar que tem gente lá dentro da base sem a mínima capacidade...
    Mas tudo bem Francisco, quando eu for presidente do Grêmio, tu será o chefe das categorias de base, com plenos e irreversíveis poderes. Já o Ilgo será o vice de futebol, poderá ecolher o técnico, o goleiro, os zagueiros, os laterais, os volantes, os meias, os segundos atacantes, mas CENTROAVANTE, quem decide sou eu!!! Ahahahahahah

    ResponderExcluir
  9. André, boa essa. tudo bem, vai rindo. O William é mais limitado do que eu pensava, e o Borges não é tão limitado quando eu pensava. Me quebrei e tu acertou nessa paixão pelo Borges.
    Agora, eu de vice de futebol serei chefe do Francisco, não é assim?
    Se ele se fresquear, vai dançar como o Deitos.
    Sobre o Douglas, realmente joga muito. Ele entrou no time e o gremio só venceu e venceu.
    sobre a badalação, é melhor deixar como está, é melhor para o Douglas e para o Grêmio.

    ResponderExcluir
  10. Que nada André; só fico observando com olhos críticos e não como torcedor. Agora mesmo estava assistindo na ESPN o pessoal babando pelo Messi. Joga muito, mas tem gente aqui que joga + e o que falta é oportunidade. Basta Soltar jogadores como Madson, Mithyuê, Bérgson, Maikon Leite, Neymar, Roger Flores, Pessalli, D'Alessandro, Ganso, Ronaldinho e poucos outros que farão estragos aos adversários. Sempre os canhotos serão maioria entre os de + habilidades. Olha que tem muito guri que ainda não apareceu e tem uma fila esperando oportunidade. Os meias Émerson, Ricardo Maria, Matheus Caitano, Pedro Yuri e os atacantes Yuri (infantil) e Jean Rosa juvenil prometem. No gol + bonito só o PVC votou no Maylson e realmente o gol + bonito e com grau de dificuldade foi o dele. Dominar e bater de prima na pequena área tem + dificuldade.

    ResponderExcluir
  11. Pô Ilgo; tu ja está me queimando antes de assumir. KKKKKKKKKKK Assim não vou nem amornar a cadeira.

    ResponderExcluir
  12. Ihhhh... nem assumi e já tá dando rolo na minha diretoria... ahahahahah

    ResponderExcluir